#Basquetebol Escalões de formação

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,349
1,406
Pois. Bem me parecia.
Quanto ao estar connosco, ao que sei distribuem os jogafores do CAR por várias equipas... Em nome do desenvolvimento dos jogadores e do basquetebol português.
Sendo ou não nosao jogador, qualquer rapaz que possa ir para um país como Espanha ou França vai logo que puder e ainda bem que assim é...
...da mesma maneira que para Portugal vêm jogadores jovens de futebol de todo o mundo
Nao funciona assim o CAR.
Basicamente o jogador pertence ao clube X. Vamos supor que o clube não consegue ajudar no desenvolvimento do atleta porque não tem a estrutura/recursos humanos para isso. Então a federação propoe ao jogador ir para o CAR para que ele treine com os melhores e ao fim de semana volta a casa/equipa original.

O caso do Apolo é este. O Apolo é dos Açores e na época passada veio para o CAR e aos fins de semana ficava na Figueira onde vivia com uma Tia e jogava no Ginásio (é obrigatório o jogador voltar a casa aos fins de semana, ninguém fica no CAR durante os fins de semana). Este ano ao invés de viver com a Tia vive na casa do Porto e joga por nós.

A federação convidou o Tiago Almeida vários anos mas como aqui ele tinha mais competição e tínhamos estrutura para ajudar o seu desenvolvimento, ele nunca foi.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,471
14,293
Nao funciona assim o CAR.
Basicamente o jogador pertence ao clube X. Vamos supor que o clube não consegue ajudar no desenvolvimento do atleta porque não tem a estrutura/recursos humanos para isso. Então a federação propoe ao jogador ir para o CAR para que ele treine com os melhores e ao fim de semana volta a casa/equipa original.

O caso do Apolo é este. O Apolo é dos Açores e na época passada veio para o CAR e aos fins de semana ficava na Figueira onde vivia com uma Tia e jogava no Ginásio (é obrigatório o jogador voltar a casa aos fins de semana, ninguém fica no CAR durante os fins de semana). Este ano ao invés de viver com a Tia vive na casa do Porto e joga por nós.

A federação convidou o Tiago Almeida vários anos mas como aqui ele tinha mais competição e tínhamos estrutura para ajudar o seu desenvolvimento, ele nunca foi.
Sim é exatamente isso. Quando joguei nos Escalões Jovens da Ovarense, na época em que estava nos Sub 16 tive um colega meu nesse regime. O CAR não distribui nada. Os Atletas pertencem a Clubes, mas vão para o CAR na perspetiva de treinarem e evoluírem mais rapidamente. Claro que só os mais mais promissores são convidados e lá competem entre si.

Levantam-se muito cedo para treinar, vão para as aulas, têm outro treino à tarde, estudam e deitam-se cedo. É uma vida rígida com tudo controlado. Esse meu colega alguns meses depois, por causa disso, até desistiu e regressou a Ovar para fazer a sua vida normal e treinar no Clube. Nem todos conseguem ter essa força de vontade.
 

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,928
7,871
Porto
E quase de certeza que o Panzo irá para Espanha no proximo ano.
Está confirmado que vai. Curioso que era um miudo que ia a chorar para os treinos quando era miudo pois não queria jogar basket... Foi a persistência do pai (acho que foi nosso jogador) que fez dele o jogador que é hoje...

Fiquei hoje a saber que conheço o pai dele.
 
  • Like
Reações: Flamma

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,349
1,406
Está confirmado que vai. Curioso que era um miudo que ia a chorar para os treinos quando era miudo pois não queria jogar basket... Foi a persistência do pai (acho que foi nosso jogador) que fez dele o jogador que é hoje...

Fiquei hoje a saber que conheço o pai dele.
Já eu não conheço o senhor de lado nenhum mas é uma animação vê-lo na bancada. Em ambas as fases finais ele meteu a bancada toda a dançar
 
  • Haha
Reações: mega_dragon

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,349
1,406
Está confirmado que vai. Curioso que era um miudo que ia a chorar para os treinos quando era miudo pois não queria jogar basket... Foi a persistência do pai (acho que foi nosso jogador) que fez dele o jogador que é hoje...

Fiquei hoje a saber que conheço o pai dele.
Só uma pequena curiosidade.
A filha tem 12 anos e ja tem quase 1.80
 
  • Haha
Reações: Flamma

guardabel

Bancada central
O senhor é uma animação na bancada, mas não devia arbitrar jogos do filho, como aconteceu no MaiaBasket-Vasco, em sub16 (o jogo está no youtube). Tomou várias decisões nitidamente a inclinar o campo a favor do Vasco (que acabou por ganhar apenas por 4 pts), o que levou também ao incendiar dos ânimos na bancada e depois nos jogadores do Vasco, que responderam ao público.

E isto mostra também o estado da formação de arbitragem no basquete em Portugal, em que, muitas vezes, se tem que recrutar árbitros na bancada ou entre treinadores para jogos os jogos poderem acontecer.
 
  • Like
Reações: Flamma

Blue

Bancada central
14 Julho 2015
2,034
855
Conquistas
4
  • Dale Dover
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
  • Hulk
Neste momento está a jogar em Albufeira a seleção distrital do Porto.
Uma delícia ver o Apolo e o Panzo jogarem em conjunto.

EDIT: Já vos tinha lido a falar dele, mas nunca tinha visto jogar o Panzo. 16 anos, 1,99m, joga dentro e fora, belíssimo jogador.
E o Apolo é completamente diferenciado. Que saia de Portugal já no próximo ano e vá para uma grande academia europeia ou College USA.
 
Última edição:

Blue

Bancada central
14 Julho 2015
2,034
855
Conquistas
4
  • Dale Dover
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
  • Hulk
O Apolo jogou 10 minutos contra Coimbra.
14 pontos (85% FG%), 3 reb, 5 ast e 3 stl. +/- de 28, 23.5 MVP

O Panzo jogou 12 minutos.
12 pontos (83% FG%), 4 reb, 5 ast, 2 stl e 2 blk. +/- de 32, 22.5 MVP

Um nível completamente à parte dos restantes jogadores em campo.
Vamos ver contra Lisboa e Aveiro, as 2 melhores seleções que terão outros bons jogadores.
Claramente têm um potencial distinto da esmagadora dos basquetebolistas portugueses na História.
Que vão para fora o mais depressa possível seguir a sua formação em contextos mais competitivos.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,957
2,387
Lisboa, 1979
Acho intrigante como ninguém coloca a hipótese, do Apolo, pelo menos esse, já que é tão bom, continuar no FC Porto e passar já à equipa profissional ou na próxima época. Já nem digo o outro, que joga numa equipa da cidade e que nem equipa tem na divisão principal.


Veio para o FC Porto para quê? O FCP não é mais que barriga de aluguer?


O que tira o FC Porto disto?
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,756
14,622
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Acho intrigante como ninguém coloca a hipótese, do Apolo, pelo menos esse, já que é tão bom, continuar no FC Porto e passar já à equipa profissional ou na próxima época. Já nem digo o outro, que joga numa equipa da cidade e que nem equipa tem na divisão principal.


Veio para o FC Porto para quê? O FCP não é mais que barriga de aluguer?


O que tira o FC Porto disto?
Se tem esse potencial todo que dizem, pois não conheço, porque motivo ficaria no Porto ou em Portugal?
 
  • Like
Reações: Calabote

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,349
1,406
Acho intrigante como ninguém coloca a hipótese, do Apolo, pelo menos esse, já que é tão bom, continuar no FC Porto e passar já à equipa profissional ou na próxima época. Já nem digo o outro, que joga numa equipa da cidade e que nem equipa tem na divisão principal.


Veio para o FC Porto para quê? O FCP não é mais que barriga de aluguer?


O que tira o FC Porto disto?
O Porto este ano fez algo que eu nunca tinha visto fazer, aceitou um jogador que está no Centro de Alto Rendimento.
Literalmente o Apolo chega na sexta, treina, joga sabado e domingo e depois vai embora.
Por isso sim, neste momento o Porto é uma barriga de aluguer e eu não tenho dúvidas de que o Apolo quer é sair de Portugal e para ele o Porto é so mais um passo
 
  • Like
Reações: Flamma