#Andebol Alfredo Quintana - Eterno #1

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
8,108
18,648
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Tenho a idade dele, uma pessoa até fica mal disposta e triste com isto.

Uma pessoa que tinha sempre um sorriso na cara e um grande profissional.


Muita força para a família. Acredito que o Futebol Clube do Porto vai prestar toda a ajuda e que fará uma homenagem justa ao Quintana, até já houve ideias interessantes neste tópico.

Descansa em paz, Alfredo. Até sempre.
 

Patrao

Bancada lateral
29 Agosto 2016
870
817
Sem palavras... Já nem falo da tremenda qualidade que tinha, mas.. é um jovem de 33 anos, com a vida bem encaminhada e imensa pela frente, que estava na conversa estava num momento em amena cavaqueira e no seguinte já cá não está.

a tragédia da vida humana na sua plenitude.

meus sentidos pêsames à familia e equipa.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Nem sei o que dizer ...

Embora o desfecho pudesse ser este , tendo em conta toda a situação e a gravidade da mesma, sempre me agarrei á mais profunda esperança que um qualquer milagre pudesse acontecer e que o Quintana pudesse regressar á normalidade da sua vida e á companhia da sua pequenina. Infelizmente a injustiça da vida decidiu levá-lo na sua tenra idade apenas com 32 anos mas o legado que deixa dentro de portas e a nível nacional é imenso e jamais será esquecido.

O meu obrigado Quintana e descansa em paz grande Campeão!!

A maior das forças á sua familia!!
 

Dragon

Tribuna Presidencial
15 Junho 2015
7,398
5,373
Conquistas
1
  • Jorge Costa
JN


Alfredo Quintana: O fim da linha chegou depois da imortalidade



"Tenho lutado desde que era criança. Não sou um sobrevivente. Sou um guerreiro extraordinário", afirmou, no ano passado, Alfredo Quintana. Mas até o melhor dos guerreiros tem as suas fraquezas. O dono das balizas de andebol do F. C. Porto e da seleção nacional não era exceção. Defendeu muitas bolas, algumas de forma milagrosa, mas nada pôde fazer perante este ataque, silencioso e covarde, direto ao coração.


O bom gigante, Alfredo Quintana, não resistiu à paragem cardiorrespiratória que sofreu na passada segunda-feira. O guarda-redes luso-cubano faleceu, esta sexta-feira, no Hospital de S. João, no Porto. Tinha 32 anos.

Deixa mulher portuguesa, Raquel Ferreira, e uma filha de quase dois anos, a pequena Alicia, que eram a luz dos seus olhos. Eram também o principal motivo do sorriso aberto que sempre o caracterizou.

"Desde que fui pai, a minha vida fora do andebol mudou toda. É uma sensação indescritível. Gosto de brincar com ela, de andar com ela às cavalitas pela casa toda... Na próxima competição em que esteja muito tempo longe de casa, a minha mulher e a minha filha têm de ir lá. Nem que seja por uns dias", disse há sensivelmente um ano, em entrevista ao JN. Sintomático.


Quintana deixa também uma legião de amigos e fãs. Fãs do homem e do atleta. Foi a brilhar nas balizas de andebol, no F. C. Porto e na seleção nacional, que ganhou notoriedade neste país adotivo e permitiu que muitos conhecessem o extraordinário ser humano por detrás do equipamento do não menos brilhante guarda-redes.


Pela porta do F. C. Porto, levou o andebol português para outra dimensão. Chegou ao país em 2010, para representar os azuis e brancos, e em 2014 naturalizou-se português, passando a integrar também as opções da seleção lusa, que ajudou a atingir os melhores resultados de sempre em campeonatos Europeu (6.º lugar) e Mundial (10.º).

Ao serviço dos dragões enriqueceu o currículo com as conquistas de seis campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças nacionais. Também na Invicta enriqueceu em termos familiares e culturais. Estudou na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, habitava Gaia e, apesar de tudo, ainda não se tinha adaptado totalmente ao país.


"Costumo dizer que, na minha vida, tive sempre de me adaptar. Quando vim para Portugal, custou-me muito, mas não a jogar andebol. Nisso, eu sabia que, mais tarde ou mais cedo, com trabalho iria ter sucesso. Nunca entrei em paranoias, de que tinha de fazer 20 defesas no primeiro dia, porque a vida não é assim. Só tinha de trabalhar e esperar. O que me custou foi o frio e o idioma. Já estou habituado, mas ainda me custa", afirmou, também ao JN.


Quintana nasceu em Havana, Cuba, a 30 de março de 1988. Em idade escolar, no país natal, sentiu a obrigação de praticar uma atividade desportiva e escolheu o... basquetebol, tal como o irmão gémeo. A alternativa era passar tardes inteiras a estudar, algo que na altura não gostava. Depois, ainda praticou basebol, mas foi, por fim, no andebol que encontrou o porto de abrigo.


"Jogava a lateral. Mas um dia tivemos de ir a uma competição e não tínhamos guarda-redes. Eu já era alto e disse ao treinador que podia ir para a baliza. Nunca mais saí. Tinha oito ou nove anos", contou ainda ao nosso jornal. O resto é história.

Diz a sabedoria popular que "nós só morremos quando somos simplesmente esquecidos". Portanto, Alfredo Quintana apenas partiu nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro de 2021, pois há muito atingiu a imortalidade.