Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,748
28,965
Um dos assuntos do dia e que vai mexer com a vida e o bolso de muitos de nós. As taxas crescem a olhos vistos e atingem valores que não sabemos onde irão parar. As rendas das casas (em crédito habitação) irão aumentar dezenas ou mesmo centenas de euros mais tarde ou mais cedo.

O que fazer? Que estratégias adotar?
Continuar à mercê da taxa variável ou mudar para taxa fixa?

Fica o tópico para que nos possamos ajudar uns aos outros e até partilhar "estados de vida".

Participem!
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,511
49,054
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Belíssima ideia.

Posso partilhar o meu caso. Em Janeiro a minha taxa, variável a 12 meses, vai ser atualizada e, pelas minhas contas, a prestação da casa vai aumentar mais de 120€. Há uns meses falei com o meu banco que me baixou o SPRED senão o aumento ainda seria maior. Vou falar com eles novamente a breve prazo e ver o que se pode fazer para a subida não ser tão grande. Talvez baixar ainda mais o SPREAD - neste momento está em 0,95 (estava a 1,5) - mas não sei se o farão.

Quem quiser calcular quanto vai pagar pode fazê-lo aqui:
Só têm que saber o valor em dívida, os meses que faltam para terminar o contrato e a soma do SPREAD com a taxa euribor.

Por exemplo:

Capital em dívida >> 100 000 €
Taxa de juro (spread+euribor) >> 1.5 + 2.6 = 4,1%
Prestações a pagar (meses) >> 360

Fica com uma prestação de 483,20 €


Para estarem a par das taxas euribor - e das suas brutais subidas - podem ver aqui:

Alguém que esteja na área da banca ou economia que nos possa dar umas dicas para se negociar com os bancos seria ótimo.
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,400
6,558
44
Lisboa
Quando fiz o crédito, euribor já estava baixa, logo spread ficou nos 1.8.
Vou contactar o gestor, para me dizer o que é necessário para renegociar contrato, baixar spread...
Não sei se alguém tem ideia do que é necessário para um cliente renegociar o crédito habitação, mas se alguém souber.
Sobre a taxa fixa e variavel, não sei até que ponto qual a mais favoravel.
 

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Quando fiz o crédito, euribor já estava baixa, logo spread ficou nos 1.8.
Vou contactar o gestor, para me dizer o que é necessário para renegociar contrato, baixar spread...
Não sei se alguém tem ideia do que é necessário para um cliente renegociar o crédito habitação, mas se alguém souber.
Sobre a taxa fixa e variavel, não sei até que ponto qual a mais favoravel.
Chegas lá a dizes que tens outro banco que te leva um spread mais baixo.
 
  • Like
Reações: LR

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,511
49,054
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Sobre a taxa fixa e variavel, não sei até que ponto qual a mais favoravel.
Pelo que percebo, quando eles fazem a taxa fixa fazem uma média de 10 anos (salvo erro), logo, essa taxa não será tão alta como a que existe atualmente, pelo menos no prazo de 12 meses. O problema da taxa fixa é que se mantém durante um mínimo de 5 anos e, caso a guerra acabe e a inflação desça e o BCE volte a baixar as taxas ficas agarrado durante 5 anos a pagar mais do que devias. Mas o oposto também pode acontecer. Estares 5 anos a pagar menos porque as taxas podem subir ainda mais.

Não sei se estou enganado mas penso ser esta a matemática básica.
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,400
6,558
44
Lisboa
E quanto aos seguros ligados ao credito habitação? O de vida e da casa. Também se pode renegociar ou alterar para outras seguradoras, correto?
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,511
49,054
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
O de vida e da casa. Também se pode renegociar ou alterar para outras seguradoras, correto?
Podes, mas no meu caso - não sei se era tanga ou não - a senhora do banco disse-me que o seguro de vida não podia mexer. Por sinal o mais alto no meu caso. Não sei se será por estar ligado a uma seguradora do meu banco e se saísse perdia benesses ou assim.
 
  • Like
Reações: LR

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,748
28,965
Pelo que percebo, quando eles fazem a taxa fixa fazem uma média de 10 anos (salvo erro), logo, essa taxa não será tão alta como a que existe atualmente, pelo menos no prazo de 12 meses. O problema da taxa fixa é que se mantém durante um mínimo de 5 anos e, caso a guerra acabe e a inflação desça e o BCE volte a baixar as taxas ficas agarrado durante 5 anos a pagar mais do que devias. Mas o oposto também pode acontecer. Estares 5 anos a pagar menos porque as taxas podem subir ainda mais.

Não sei se estou enganado mas penso ser esta a matemática básica.
Podes fazer no mínimo de 2 anos de taxa fixa.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,748
28,965
E quanto aos seguros ligados ao credito habitação? O de vida e da casa. Também se pode renegociar ou alterar para outras seguradoras, correto?
Podes mudar o seguro de vida para outra identidade, mas tens que ver primeiro como está alinhavado o teu contrato. No meu não tem problema nenhum, pois não há obrigação de ter o seguro de vida no banco de empréstimo e posso mudar para outra companhia sem prejuízo algum.
 
  • Like
Reações: Emanuel85 e LR

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,511
49,054
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
O mínimo é 2, depois podes fazer a 3,4,5 e por ai fora. Pelo menos no Novo Banco é assim.
É o meu banco, por acaso. Vou ter que voltar a ligar-lhes para decidir o que fazer. Isto está de tal maneira que, se ficar com a taxa euribor 12 meses como tenho agora, a minha prestação vai aumentar quase 180€.

Uma pergunta: posso mudar o crédito para a taxa euribor a 6 meses, por exemplo, que está muito mais baixa que a de 12 meses?
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,748
28,965
É o meu banco, por acaso. Vou ter que voltar a ligar-lhes para decidir o que fazer. Isto está de tal maneira que, se ficar com a taxa euribor 12 meses como tenho agora, a minha prestação vai aumentar quase 180€.

Uma pergunta: posso mudar o crédito para a taxa euribor a 6 meses, por exemplo, que está muito mais baixa que a de 12 meses?
Isso já não sei e é até uma boa questão. Hoje mesmo fui lá e poderia ter falado nisso... 🤔
Também sou Novo Banco e a 12 meses.
 

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,130
1,649
Pelo que percebo, quando eles fazem a taxa fixa fazem uma média de 10 anos (salvo erro), logo, essa taxa não será tão alta como a que existe atualmente, pelo menos no prazo de 12 meses. O problema da taxa fixa é que se mantém durante um mínimo de 5 anos e, caso a guerra acabe e a inflação desça e o BCE volte a baixar as taxas ficas agarrado durante 5 anos a pagar mais do que devias. Mas o oposto também pode acontecer. Estares 5 anos a pagar menos porque as taxas podem subir ainda mais.

Não sei se estou enganado mas penso ser esta a matemática básica.
Sim é mais ou menos isso, mas tudo depende das condições do crédito que se conseguem arranjar.
Posso falar no meu exemplo: fiz crédito habitação em 2020 na CGD com taxa variável euribor a 12 meses + 1,25% spread.
No início deste ano, com as "novidades" que se avizinhavam andei a investigar e o Bankinter estava com condições de taxa fixa de 1,5% sendo que poderia fazer o seguro de vida fora do banco que normalmente é melhor e mais barato.
Tentei negociar com o CGD, mas para taxa fixa não tinham proposta e o melhor que me faziam era baixar o spread para 1,1% na taxa variavel.
Assim decidi mudar o crédito para o Bankinter, com taxa fixa de 1,5% e com o seguro de vida fora do banco . Real Vida.
Pagaram todas as despesas de Transferência do Crédito (escritura, documentação, taxa de amortização de 0,5%,...) e como constava na promoção ainda me deram uma prestação de borla.
Neste momento a taxa variável a 12 meses está em +/-2,7% + 1,1% de spread iria ficar com uma taxa de 3,8% + seguro no banco que era mais caro.
Agora tenho taxa fixa de 1,5% com seguro fora do banco.
 

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
3,459
1,756
33
Lisboa
Eu mandei para o doutor finanças, também vou ter atualização em 2022, se calhar devia ter ido falar com o banco primeiro (CGD). Ainda tentei falar com o meu gestor de conta que me tratou do crédito na altura, mas não tenho gestor de conta já :). O Bankinter parece bem fixe, mas o meu crédito é superior a 150 mil :D por isso acho que eles têm limite de 150.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,511
49,054
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Sim é mais ou menos isso, mas tudo depende das condições do crédito que se conseguem arranjar.
Posso falar no meu exemplo: fiz crédito habitação em 2020 na CGD com taxa variável euribor a 12 meses + 1,25% spread.
No início deste ano, com as "novidades" que se avizinhavam andei a investigar e o Bankinter estava com condições de taxa fixa de 1,5% sendo que poderia fazer o seguro de vida fora do banco que normalmente é melhor e mais barato.
Tentei negociar com o CGD, mas para taxa fixa não tinham proposta e o melhor que me faziam era baixar o spread para 1,1% na taxa variavel.
Assim decidi mudar o crédito para o Bankinter, com taxa fixa de 1,5% e com o seguro de vida fora do banco . Real Vida.
Pagaram todas as despesas de Transferência do Crédito (escritura, documentação, taxa de amortização de 0,5%,...) e como constava na promoção ainda me deram uma prestação de borla.
Neste momento a taxa variável a 12 meses está em +/-2,7% + 1,1% de spread iria ficar com uma taxa de 3,8% + seguro no banco que era mais caro.
Agora tenho taxa fixa de 1,5% com seguro fora do banco.
Parece-me bem interessante a proposta do bankinter. No meu banco disseram que a taxa fixa seria 2% porque era a média dos 10 anos. Afinal não é bem assim....

O meu seguro de vida e da minha mulher (a casa está em nome dos dois) está nos 105/mês e a subir todos os meses uns cêntimos. Dava-me jeito baixar isto bastante mas como a idade de a ambos já está perto dos 50 não sei se consigo.
 

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,130
1,649
Parece-me bem interessante a proposta do bankinter. No meu banco disseram que a taxa fixa seria 2% porque era a média dos 10 anos. Afinal não é bem assim....

O meu seguro de vida e da minha mulher (a casa está em nome dos dois) está nos 105/mês e a subir todos os meses uns cêntimos. Dava-me jeito baixar isto bastante mas como a idade de a ambos já está perto dos 50 não sei se consigo.
Não sei o valor do seu empréstimo nem o período de tempo, mas posso dizer que é mais do dobro do meu valor.
Como disse no post atrás, tenho seguro de vida na companhia Real Vida com ITP60%, capital em divida 123 mil euros, prazo 30anos, eu tenho 49 anos e a minha esposa 45 e o valor pago é 48,62Eur.
 
  • Like
Reações: Dexter2020

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,051
39,641
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Quando fiz o crédito, euribor já estava baixa, logo spread ficou nos 1.8.
Vou contactar o gestor, para me dizer o que é necessário para renegociar contrato, baixar spread...
Não sei se alguém tem ideia do que é necessário para um cliente renegociar o crédito habitação, mas se alguém souber.
Sobre a taxa fixa e variavel, não sei até que ponto qual a mais favoravel.
E quanto aos seguros ligados ao credito habitação? O de vida e da casa. Também se pode renegociar ou alterar para outras seguradoras, correto?
tens andado a perder muito dinheiro, os spreads já há 2 ou 3 anos, que andam a rondar o 1,1% actualmente andam nos 1%, e os seguros no banco tambem te cobram sempre mais.

Contata decisões e soluções, dr finanças ou algum do genero, eles tratam-te disso tudo.

Sobre as taxas tens que analisar o teu caso, podes pensar numa taxa mista e fixar a 4 ou 5 anos, andam ai ainda algumas propostas interessantes.

 
  • Like
Reações: LR

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,051
39,641
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Isso já não sei e é até uma boa questão. Hoje mesmo fui lá e poderia ter falado nisso... 🤔
Também sou Novo Banco e a 12 meses.
É possivel, envolve renegociares o credito, no limite podes transferir o credito, nos ultimos 2 anos os creditos eram quase todos a 12M e 6 meses, a maior parte a 12M, atualmente muitos fazem a 3M até porque em termos de markting é mais apelativo.