Covid-19

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,761
22,008
Gaia
Duas situações a reter e a estudar:
-Rússia a ser verdade que um País de quase 150 M e perto da cHina só tem 12 infetados é notavel e é preciso ver como fizeram
-Zero mortes na Alemanha em 800 infetados, o que deve significar algo sobre a qualiddae do SNS Alemão, aliás nos País Nórdicos e do Norte da Europa há ZERO mortes enquanto nos Países do Sul em especifico  na Itália a mortandade é enorme
 

aaveloso

Bancada central
22 Novembro 2016
1,224
1,247
Braga
Uma boa notícia: a Coreia do Sul parece estar a conseguir controlar o surto.
Apesar de ser o país com mais casos, a seguir à China, tem apresentado de forma consistente (há 6 dias consecutivos)
redução no número de novos casos, em percentagem e mesmo em valor absoluto.
A Coreia está a ter uma prestação exemplar, sem trucidar os seus cidadãos.
A Coreia, que é do tamanho de Portugal mas tem 51 milhões de habitantes, conseguiu realizar mais testes
do que o resto do mundo inteiro. Mais de 180 000 testes realizados.
É bom lembrar que o presidente da Coreia decretou estado de guerra, mobilizou militares na reserva e requisitou milhares de civis no combate ao vírus. Tudo sem pânico. É outra cultura.
 

aaveloso

Bancada central
22 Novembro 2016
1,224
1,247
Braga
grandeporto disse:
Duas situações a reter e a estudar:
-Rússia a ser verdade que um País de quase 150 M e perto da cHina só tem 12 infetados é notavel e é preciso ver como fizeram
-Zero mortes na Alemanha em 800 infetados, o que deve significar algo sobre a qualiddae do SNS Alemão, aliás nos País Nórdicos e do Norte da Europa há ZERO mortes enquanto nos Países do Sul em especifico  na Itália a mortandade é enorme
Mais do que a qualidade vai ser importante a quantidade,
Isto é, os países do 1º mundo têm todos qualidade para lidar com estes doentes mas uma capacidade limitada.
Embora reconheça que o caso da Alemanha é um bocado estranho. Pode ser da média das idades, não sei.
A Coreia do Sul e o Japão têm uma média de camas por habitante muito superior à dos países
da União Europeia, tipo 4x mais. Talvez por isso a Coreia tenha uma taxa de mortalidade muito baixa.
Na União Europeia, a Alemanha lidera a capacidade e nós estamos ligeiramente acima da média.
Temos melhor média do que os USA onde acho que isto vai ter um efeito devastador por o sistema de saúde ser privado.
 

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,779
5,268
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
azul+forte disse:
Quer dizer que estamos a lidar com algo mais grave do que todos gostaríamos que fosse.
Pelos vistos, mais grave que uma pneumonia. Que não cura com antibióticos.
Algo que se transmite de forma mais aguda que as gripes e está escondido, sem dar sinais e infectar outros, quase 20 dias.
Algo que não vai ter cura tão cedo e sobre o qual a OMS diz: Não sabemos ainda ao certo com o que estamos a lidar.
e, ainda assim, dos 100 e tal mil infectados, 50 e tal mil recuperaram - até agora.

se fosses ministro da saúde e tivesses que ir falar à tv haveria suicídios em massa.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
grandeporto disse:
Duas situações a reter e a estudar:
-Rússia a ser verdade que um País de quase 150 M e perto da cHina só tem 12 infetados é notavel e é preciso ver como fizeram
-Zero mortes na Alemanha em 800 infetados, o que deve significar algo sobre a qualiddae do SNS Alemão, aliás nos País Nórdicos e do Norte da Europa há ZERO mortes enquanto nos Países do Sul em especifico  na Itália a mortandade é enorme
-No caso da Rússia desconfio, é um país que vive muito à base da propaganda e cá para mim os números devem ser bem mais do que são anunciados.
-No caso alemão é uma boa surpresa, mas ainda é esperar para ver, porque apenas 12 ficaram curados. A Holanda também tem um sistema de saúde eficiente e já confirmou pelo menos uma morte, de um homem de 86 anos.
-O caso mais surpreendente para mim é o da Polónia que tem apenas 5 infectados.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,867
5,194
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
tripeiro_de_gema disse:
Não consigo entender, por um lado o governo desaconselha viagens de estudo/finalistas, mas por outro não coloca certos controlos/entraves sobre quem vem de Itália.
A bota não bate com a perdigota.
Por mencionares em viagens de finalistas...eu há 11 anos tive a minha a Lloret del Mar e tanto eu como muitos dos meus colegas de turma e de escola quando regressamos às aulas estavamos com gripe. Eu por exemplo até estive 1 semana de baixa. Se fosse hoje íamos logo todos de quarentena por Corona Virus e a nossa situação clínica teria cobertura total e em exclusivo da comunicação social
Palhaçada mesmo.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Governo italiano vai proibir entradas e saídas de Milão, Veneza, Pádua. 12 províncias e 16 milhões de pessoas isoladas do resto do país.

25% da população .


E já parece que os números portugueses devem ser tão figedignos como os chineses. Se isso acontecer tem dir malta presa.
 

sangueazul

O Porto precisa de uma revolução
12 Julho 2016
6,868
10,866
katatonia10 disse:
e, ainda assim, dos 100 e tal mil infectados, 50 e tal mil recuperaram - até agora.

se fosses ministro da saúde e tivesses que ir falar à tv haveria suicídios em massa.

Se fosse ministro da saúde diria o que um ministro responsável teria de dizer. Felizmente não sou. É estou atento, o que não significa alarmado, mesmo com dois cardíacos operados em casa.
 

Mihaly Siska

Tribuna
3 Junho 2014
2,970
3,146
Caros colegas, nisto sou como o Klopp, a minha opinião pouco vale porque não é a minha praia, mas está à vista de todos que temos de ser bastante cautelosos nesta fase e seguir os cuidados recomendados.

Saúdo a criação deste tópico. Dá uma perspectiva mais local sober o fenómeno, com as experiências do dia a dia de cada um. Um verdadeiro exemplo de serviço público. E com grande qualidade das intervenções. Tudo o que é expectável num PORTISTA! Bem hajam.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,190
5,102
aaveloso disse:
Uma boa notícia: a Coreia do Sul parece estar a conseguir controlar o surto.
Apesar de ser o país com mais casos, a seguir à China, tem apresentado de forma consistente (há 6 dias consecutivos)
redução no número de novos casos, em percentagem e mesmo em valor absoluto.
A Coreia está a ter uma prestação exemplar, sem trucidar os seus cidadãos.
A Coreia, que é do tamanho de Portugal mas tem 51 milhões de habitantes, conseguiu realizar mais testes
do que o resto do mundo inteiro. Mais de 180 000 testes realizados.
É bom lembrar que o presidente da Coreia decretou estado de guerra, mobilizou militares na reserva e requisitou milhares de civis no combate ao vírus. Tudo sem pânico. É outra cultura.
Mas na Coreia do Sul tomaram logo medidas de prevenção, pelo menos a nível dos e-sports, que costumo acompanhar de vez em quando. Primeiro jogos sem público, sem apertos de mão entre jogadores ou treinadores e com toda a gente que entrasse no recinto a medir a temperatura. Numa segunda fase cancelaram as entrevistas e recentemente anunciaram uma pausa indefinida na competição.

Por cá não se fez nada e acho que nem se vai continuar a fazer, a não ser que o número de infectados comece a aumentar exponencialmente.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317


A evolução dos números em Itália e Espanha. Creio que podemos esperar algo similar em Portugal.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,855
3,485
O que me ta a assustar mais é a maneira que os USA tao se a cagar para isto, desde o presidente a dizer que isto vai desaparecer em Abril ou que isto e so uma gripezinha. Acho que o mundo todo mais tarde ou mais cedo vai começar a tomar decisões como as de Itália enquanto na maior economia do mundo ainda se discute se isto é um hoax político, what a mess.

Além que na ultima pandemia global (gripe espanhola) de facto houve uma acalmia no verão mas depois no outono é que a epidemia tomou as proporções que até hoje tao nos livros de história.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
35,637
15,754
ixnay disse:


A evolução dos números em Itália e Espanha. Creio que podemos esperar algo similar em Portugal.
11h46 - Aumenta o número de vítimas mortais em Espanha

Três homens morreram depois de infetados com o novo coronavírus no país elevando para 13 o número de vítimas mortais no país.

Há neste momento 589 pessoas infetadas, mais 159 do que no sábado.
https://www.rtp.pt/noticias/pais/covid-19-a-situacao-do-novo-coronavirus-ao-minuto-no-pais-e-no-mundo_e1210297

Holanda com 265 casos!
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
dragao86 disse:
Mas mesmo assim é muito pouco para um país com uma área territorial com mais de 300km², uma população acima dos 35M de habitantes e sem esquecer que a Polónia é um destino turístico muito procurado na altura do inverno e da primavera.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,899
8,162
Esmoriz
D10s disse:
O que me ta a assustar mais é a maneira que os USA tao se a cagar para isto, desde o presidente a dizer que isto vai desaparecer em Abril ou que isto e so uma gripezinha. Acho que o mundo todo mais tarde ou mais cedo vai começar a tomar decisões como as de Itália enquanto na maior economia do mundo ainda se discute se isto é um hoax político, what a mess.

Além que na ultima pandemia global (gripe espanhola) de facto houve uma acalmia no verão mas depois no outono é que a epidemia tomou as proporções que até hoje tao nos livros de história.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk
Grande Trump que já disse coisas como: os casos estão a descer, quanto por acaso estavam a subir nos EUA, que o covid-19 vai desaparecer milagrosamente no verão, que pessoas com sintomas devem continuar a trabalhar, que os números da OMS são falsos, considerando que a taxa de mortalidade é mais baixa do que aquilo que é divulgado meramente por aquilo que chamou um palpite e, a minha favorita, sugerindo que a utilização da vacina da gripe iria controlar a pandemia.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
35,637
15,754
@Manageiro de futból  - Foi aquela em que ele se saiu com "You take a solid flu vaccine — you don’t think that would have an impact or much of an impact on corona?"

Resposta na sala: NÃO!

Uma vacina "forte" contra a gripe ia resolver... uma "normal" não. O que esperar de alguém que mete Mike Pence a liderar o assunto - o mesmo que não conseguiu controlar o surto de HIV em Indiana quando este era o governador.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,899
8,162
Esmoriz
dragao86 disse:
@Manageiro de futból  - Foi aquela em que ele se saiu com "You take a solid flu vaccine — you don’t think that would have an impact or much of an impact on corona?"

Resposta na sala: NÃO!

Uma vacina "forte" contra a gripe ia resolver... uma "normal" não. O que esperar de alguém que mete Mike Pence a liderar o assunto - o mesmo que não conseguiu controlar o surto de HIV em Indiana quando este era o governador.
Sim, foi esse momento. Não morrem da doença, morrem da cura. Mas pelo menos não morrem da doença.