Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

benHur78

Arquibancada
12 Agosto 2018
463
319
Mr. Mister disse:
Se perdermos o clássico penso que muita coisa ainda vai descambar/cair e mais verdades virão ao de cima. Só lamento é que seja à custa de maus resultados.
Não muda nada! O que muda? O campeonato já foi entregue! Estás a 7 pontos amigo. No máximo ficas a 4 e vais perder no mínimo dos mínimos, mais 2 ficarás a 6 pt. O que é que muda, sinceramente?!

Ou és daqueles que sonha alto, e sonha que o Benfica agora é que vai começar a perder a torto e direito e tu vais ganhar TODOS os jogos até ao fim?! O que é que a ilusão da matemática às vezes faz.

Queres te agarrar a essa probabilidade mínima, tudo bem.


 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Villas disse:
Eu só não percebo porque se discute tanto a saída de Pinto da Costa. As coisas estão tão bem.
Eu não percebo é porque é que não se discute quem vem a seguir. Discutir a saída de PdC é absolutamente inútil.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Vlk disse:
Eu não percebo é porque é que não se discute quem vem a seguir. Discutir a saída de PdC é absolutamente inútil.
Talvez o melhor comentário das ultimas mil páginas deste tópico..e não as li todas.
E acrescento mais, 99% dos comentários anti PdC não passam de um esvaziar de frustrações pelos resultados sem qualquer ligação ao dever de sócio para com o clube.

A prova do que eu digo pode ser verificada facilmente, é só marcar uma reunião na casa de alguém para se discutir a criação de uma lista e ninguém vai aparecer, com as desculpas do costume:

- não vou que é engodo, chego lá e fazem-me a folha (a malta dos SD pensa que me engana)
- não posso porque não tenho vida pessoal que me permita tal coisa
- não vou porque não concordo com o local da reunião
- não vou porque vivo longe mas dou o meu total apoio (a mesma desculpa ia servir no dia da eleição e o apoio total ficava pelos 10% e perdia as eleições)
- não vou que nesse dia tenho que levar o meu filho à catequese
- não posso ir porque nem sócio sou, gosto é de mandar umas bocas pelo computador
 

Capucho

Tribuna
3 Julho 2009
4,019
5,200
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
nuno queiros disse:
Já aqui contei dezenas de vezes como foram as eleições e mesmo assim ainda há dúvidas...
Os mitos urbanos só existem porque a malta não se preocupa em procurar a resposta, mas ca vai mais uma vez:

As eleições foram no espaço por baixo das bancadas onde normalmente se desenrola as entregas das rosetas aos sócios ou os dias/hora do clube.
Não havia cabines de voto, a malta tinha que dobrar/riscar o boletim em público à frente de todos.
O boletim era uma folha A5 em azul escuro (da cor dos cartões de sócio <25anos) difícil de anular o voto como é óbvio.
Não houve coacção de ninguém e durante os 10 minutos que estive lá dentro não vi nenhum incidente, inclusive já aqui contei que vi um sócio a riscar o boletim todo com o presidente a uns meros 5 metros dele.
Não consegui perceber se havia terminal MB para actualizar o pagamento de quotas como havia na AG realizada semanas antes do acto eleitoral (para se votar é necessário ter quotas em dia) pois tinha as minhas em dia, tal como os amigos que foram comigo.
Isto foi o que eu vi...tudo o que digam fora disto começo a desconfiar.
Tudo verdade! Só faltou dizer que alguns dos nulos contaram na mesma.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,377
40,212
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
nuno queiros disse:
Talvez o melhor comentário das ultimas mil páginas deste tópico..e não as li todas.
E acrescento mais, 99% dos comentários anti PdC não passam de um esvaziar de frustrações pelos resultados sem qualquer ligação ao dever de sócio para com o clube.

A prova do que eu digo pode ser verificada facilmente, é só marcar uma reunião na casa de alguém para se discutir a criação de uma lista e ninguém vai aparecer, com as desculpas do costume:

- não vou que é engodo, chego lá e fazem-me a folha (a malta dos SD pensa que me engana)
- não posso porque não tenho vida pessoal que me permita tal coisa
- não vou porque não concordo com o local da reunião
- não vou porque vivo longe mas dou o meu total apoio (a mesma desculpa ia servir no dia da eleição e o apoio total ficava pelos 10% e perdia as eleições)
- não vou que nesse dia tenho que levar o meu filho à catequese
- não posso ir porque nem sócio sou, gosto é de mandar umas bocas pelo computador
Excelente comentário.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Capucho disse:
Tudo verdade! Só faltou dizer que alguns dos nulos contaram na mesma.
Tenho uma máxima na minha vida...só falo daquilo que vejo. (por isso não escrevi isso, nem estive lá tempo suficiente para ver se o valor dos nulos que foi apresentado corresponde minimamente à verdade).
E isso leva-me a um defeito que quase me custou um casamento, só acredito naquilo que vejo (tenho muita dificuldade em aceitar como verdade absoluta aquilo que me contam).
Palavra de um laico ;)
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,511
13,720
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Vlk disse:
Eu não percebo é porque é que não se discute quem vem a seguir. Discutir a saída de PdC é absolutamente inútil.
Discutir quem vem a seguir é uma conversa tipo pós Brexit, é futurologia sem sentido nenhum. Alvitrar nomes como já se fez aqui mais de centenas de vezes é inútil e a prova disso é que já se fala nisso há anos e nunca ninguém viu nenhum putativo candidato. Ou se apareceram dois a dizer que "talvez", Villas Boas e Oliveira, disseram-no que só após PdC se afastar considerariam essa hipótese. Isso é muito vago e demonstra do meu ponto de vista um tacitismo político cobarde - ou seja não afrontar o atual líder e aquando da sua renúncia ou morte aparecerem como pessoa que sempre disseram bem de tudo que ele fez e então captarem os votos de uma maioria que não "raciocina" - mete-me impressão chamar estúpidos às massas por formação política mas temos exemplos ancestrais que as massas só fazem revoluções se para tal tiverem uma direção política - ela não existe e estamos aqui num patamar embrionário sobre essa questão, 3,4 anos atrás quem questionasse o líder era trucidado ou apelidado de infiltrado ou de não ter gratidão.
O que pode mudar esta questão?
Vários fatores entre eles a falência ou quase falência da SAD, questões judiciais com condenação (mas aí...nem daqui a 10 anos estava resolvido e o "homem" já estava no cemitério - vejam o caso do slb que tem processos a decorrer, alguns inquéritos e avança se avança a passo de caracol - We are in Portugal). E o último fator o desaparecimento ou incapacidade devido a doença do dito, mas aí voltamos ao início; quem temos com massa encefálica capaz a liderar um projeto? NINGUÉM. Poderá devido à erosão vir a aparecer mas ainda não apareceu.
De qualquer modo a pergunta do @Vlk tem acuidade mas isso já foi falado aqui diversas vezes mas sem aparecer alguém não vale nada. 
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
O @Devenish não percebeu...
Não é fazer futurologia, é fazer planeamento, que é diferente de estar atrás de um PC à espera que algo aconteça.
Discutir quem vem a seguir é sinónimo de tertúlia, encontros, criação de listas.

Estar aqui constantemente a dizer mal de tudo e de todos não leva a lado nenhum.
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,432
6,608
44
Lisboa
na altura ouvi por alto a resposta oficial do clube ao que saiu no lixo sabado....

impressão minha ou na "nossa" resposta não desmentiam o conteúdo da noticia, só referiam que se houver caso está em segredo de justiça e que não foram chamados a prestar declarações?

Pelo menos tinha ficado com essa impressão, que o clube não desmentiu.



 

Alberto Barbosa

Arquibancada
10 Junho 2019
232
0
LR disse:
na altura ouvi por alto a resposta oficial do clube ao que saiu no lixo sabado....

impressão minha ou na "nossa" resposta não desmentiam o conteúdo da noticia, só referiam que se houver caso está em segredo de justiça e que não foram chamados a prestar declarações?

Pelo menos tinha ficado com essa impressão, que o clube não desmentiu.
O clube negou e disse que se houvesse um caso, a Sábado não teria maneira de saber porque estaria em segredo de justiça.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,511
13,720
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
nuno queiros disse:
O @Devenish não percebeu...
Não é fazer futurologia, é fazer planeamento, que é diferente de estar atrás de um PC à espera que algo aconteça.
Discutir quem vem a seguir é sinónimo de tertúlia, encontros, criação de listas.

Estar aqui constantemente a dizer mal de tudo e de todos não leva a lado nenhum.
Então não percebí. "Tertúlia", encontros" e criação de listas (principalmente esta parte) pressupõe que tenhamos em mente alguém capaz de mobilizar uma candidatura não de cosmética tipo "Tino de Rans" mas séria.
Se antes da existência das SADs não era uma tarefa fácil mas possível hoje em dia é necessário uma figura de peso para avançar e só aí vale a pena. Ou julgas que embora estejamos num mundo diferente do de antigamente em que a internet tem relevância tudo passa por aqui? Posso-te dizer a ti e a todos aqui que desde há cerca de 3 anos tem havido reuniões de pessoas com certa relevância na Sociedade a discutir este tema mas não chegaram ainda a uma efetivação (ou seja elaboração de uma lista) porque tem havido recusas de várias pessoas a encabeçar um movimento.
Indo atrás na história do Clube quando Américo Sá avançou para Presidente do Clube foi fácil porque tínhamos um Clube à deriva e falido. Quando PdC avançou em 1982 e disse que lhe perguntaram se queria encabeçar uma candidatura ele mentiu porque quando meteram a "faca nas costas" de Américo Sá no chamado Verão quente de 1980 a estratégia estava já montada para ser ele. E isto não tem a ver com a resposta que estou a dar mas PdC não encontrou um Clube falido, quem encontrou um Clube falido foi Américo Sá no início da década de 70. Digo isto porque muita gente escreve aqui "vai deixar o Clube como o encontrou" - isso é uma mentira.
E nunca fui fã de Américo Sá e no chamado Verão quente de 80 estive algum tempo do lado de PdC e Pedroto mas passado algum tempo ví que estava errado ao saber que eu e muitos estávamos nas Antas a ver o Porto e PdC ia para Guimarães ver os jogos (aonde estava Pedroto) e que se ria quando nós perdíamos (curiosamente o filho por outros motivos fez igual muitos anos mais tarde). Talvez PdC tivesse alguma razão (embora aquela desculpa que Américo Sá estivesse vendido ao CDS e ao centralismo fosse falsa e hilariante - podiam ter dito que queriam uma Presidência de rutura e que por essa razão não queria continuar) mas não sou adepto do "vale tudo" até porque Américo Sá o quis reconduzir no lugar e manter Pedroto a treinador e ambos recusaram. E o tri de 80 não foi perdido apenas pela "mão de Manaca" e fico-me por aqui.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
A ver se percebi a discussão dos últimos posts.

Só podemos discutir sobre a inevitável sucessão de Pinto da Costa quando houver listas apresentadas?

Enquanto não aparecem temos de nos limitar ao silêncio e não podemos divagar sobre o assunto?

É isso?
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,511
13,720
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Absolution disse:
A ver se percebi a discussão dos últimos posts.

Só podemos discutir sobre a inevitável sucessão de Pinto da Costa quando houver listas apresentadas?

Enquanto não aparecem temos de nos limitar ao silêncio e não podemos divagar sobre o assunto?

É isso?
Da minha parte acho que não escreví nada que sugerisse isso. Apenas me referí a uma coisa básica; tem que haver alguém de "peso" a encabeçar um digamos movimento de mudança.
Antes do 25 de Abril, e falando de história não comparável nesta questão no aspeto de ditadura que não existe, havia quem criticasse, havia que se reunisse, houve muitos golpes que falharam até que houve um com organização que derrubou o regime.
Levando para esta questão; toda a discussão é útil - eu há muitos anos que me manifesto opositor dado não verificar da parte do atual Presidente nenhuma vontade de mudança ou para sair ou mudar o rumo das coisas.
Toda a divagação é bem vinda, toda a liberdade de expressão - mais um que se conquiste para um FCP que tem que mudar já é bom.
Agora temos que ver que estamos numa agremiação desportiva e não num partido político ou organização sindical ou patronal; quando se perde aparecem muitos, quando se ganha não aparece ninguém ou regressam os da "situação" a gozar com os outros.
 

drulo

Bancada lateral
9 Junho 2013
528
20
nuno queiros disse:
Talvez o melhor comentário das ultimas mil páginas deste tópico..e não as li todas.
E acrescento mais, 99% dos comentários anti PdC não passam de um esvaziar de frustrações pelos resultados sem qualquer ligação ao dever de sócio para com o clube.

A prova do que eu digo pode ser verificada facilmente, é só marcar uma reunião na casa de alguém para se discutir a criação de uma lista e ninguém vai aparecer, com as desculpas do costume:

- não vou que é engodo, chego lá e fazem-me a folha (a malta dos SD pensa que me engana)
- não posso porque não tenho vida pessoal que me permita tal coisa
- não vou porque não concordo com o local da reunião
- não vou porque vivo longe mas dou o meu total apoio (a mesma desculpa ia servir no dia da eleição e o apoio total ficava pelos 10% e perdia as eleições)
- não vou que nesse dia tenho que levar o meu filho à catequese
- não posso ir porque nem sócio sou, gosto é de mandar umas bocas pelo computador
Então mas não posso ter uma opinião crítica sem me candidatar a presidência do clube?
Ou só posso ter opiniões boas?

Se não quiser fazer parte da direcção do clube, o que de facto não quero, não posso achar que quem lá está neste momento está a fazer um mau trabalho?

Discordo totalmente daquilo que disseste.

E sim, há queixas contra a administração actual porque estamos no pior momento dos últimos 35 anos. Mal seria que ass não fosse. Se o clube estivesse de vento em popa a ganhar títulos, ou pelo, se sentisse profissionalismo e empenho em toda a direcção, haveria menos críticos, obviamente.

Estavas à espera de quê, que o pessoal fique calado quando perdemos final atrás de final e o clube está pior a cada dia que passa?

Não é o presidente o responsável máximo pelo clube? Não devemos responsabiliza-lo pelo que se passa hoje, da mesma maneira que o responsabilizamos pelos muitos sucessos que o clube nos deu durante o seu mandato?

Portanto, se tu não achas que se deve apoiar o presidente e a sua direcção, estás no teu direito. Tal como eu estou no meu em achar o contrário.

Não podes é vir aqui desvalorizar a opinião dos outros com filosofias baratas e falsas.
 

Capucho

Tribuna
3 Julho 2009
4,019
5,200
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
nuno queiros disse:
O @Devenish não percebeu...
Não é fazer futurologia, é fazer planeamento, que é diferente de estar atrás de um PC à espera que algo aconteça.
Discutir quem vem a seguir é sinónimo de tertúlia, encontros, criação de listas.

Estar aqui constantemente a dizer mal de tudo e de todos não leva a lado nenhum.
Estar a discutir quem é o próximo é sinal que o Porto ainda não está morto de todo.
Se o presente preocupa, nem quero imaginar o futuro.
 

Capucho

Tribuna
3 Julho 2009
4,019
5,200
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Devenish disse:
Então não percebí. "Tertúlia", encontros" e criação de listas (principalmente esta parte) pressupõe que tenhamos em mente alguém capaz de mobilizar uma candidatura não de cosmética tipo "Tino de Rans" mas séria.
Se antes da existência das SADs não era uma tarefa fácil mas possível hoje em dia é necessário uma figura de peso para avançar e só aí vale a pena. Ou julgas que embora estejamos num mundo diferente do de antigamente em que a internet tem relevância tudo passa por aqui? Posso-te dizer a ti e a todos aqui que desde há cerca de 3 anos tem havido reuniões de pessoas com certa relevância na Sociedade a discutir este tema mas não chegaram ainda a uma efetivação (ou seja elaboração de uma lista) porque tem havido recusas de várias pessoas a encabeçar um movimento.
Indo atrás na história do Clube quando Américo Sá avançou para Presidente do Clube foi fácil porque tínhamos um Clube à deriva e falido. Quando PdC avançou em 1982 e disse que lhe perguntaram se queria encabeçar uma candidatura ele mentiu porque quando meteram a "faca nas costas" de Américo Sá no chamado Verão quente de 1980 a estratégia estava já montada para ser ele. E isto não tem a ver com a resposta que estou a dar mas PdC não encontrou um Clube falido, quem encontrou um Clube falido foi Américo Sá no início da década de 70. Digo isto porque muita gente escreve aqui "vai deixar o Clube como o encontrou" - isso é uma mentira.
E nunca fui fã de Américo Sá e no chamado Verão quente de 80 estive algum tempo do lado de PdC e Pedroto mas passado algum tempo ví que estava errado ao saber que eu e muitos estávamos nas Antas a ver o Porto e PdC ia para Guimarães ver os jogos (aonde estava Pedroto) e que se ria quando nós perdíamos (curiosamente o filho por outros motivos fez igual muitos anos mais tarde). Talvez PdC tivesse alguma razão (embora aquela desculpa que Américo Sá estivesse vendido ao CDS e ao centralismo fosse falsa e hilariante - podiam ter dito que queriam uma Presidência de rutura e que por essa razão não queria continuar) mas não sou adepto do "vale tudo" até porque Américo Sá o quis reconduzir no lugar e manter Pedroto a treinador e ambos recusaram. E o tri de 80 não foi perdido apenas pela "mão de Manaca" e fico-me por aqui.

Acredito que mal apareça uma candidatura mesmo que sendo a brincar outras se vao sucedendo.
Aliás cheguei a dizer entre amigos que se fosse preciso aparecer outras listas eu não tinha problema qualquer em me mandar.
 

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,144
996
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Capucho disse:
Acredito que mal apareça uma candidatura mesmo que sendo a brincar outras se vao sucedendo.
Aliás cheguei a dizer entre amigos que se fosse preciso aparecer outras listas eu não tinha problema qualquer em me mandar.
Será assim? Há uns meses um pequeno grupo (em que participei) trabalhou num manifesto que foi enviado ao presidente e que foi publicado para obter alguma tração e aderência.

"Assinaram" esse manifesto menos de cem pessoas. Na verdade, passou-se dos posts à ação. Aqui no Fórum a reação foi assim assim... Alguns concordaram, outros discordaram, outros disseram que nunca assinariam, outros disseram que estávamos a desestabilizar o clube, que tínhamos outros objetivos, enfim.

Certo é que quem trabalhou no manifesto, rapidamente desmoralizou. Se no espaço cibernética não foi possível ganhar momento, como seria possível ganhar momento longe dos teclados e dos ecrans?

Todos temos mais com que nos coçar, pelo que abandonamos o sonho de tentar resgatar o clube desta gestão.

Desde então tenho visitado o fórum apenas para ler alguns comentários de foristas que aprecio ler. Cheguei (chegamos) à conclusão que à boa maneira portuguesa continuamos à espera da reabilitação do presidente ou da chegada de uma D. Sebastião qualquer, que saído do nevoeiro nos resgata do fundo.

Já me convenci que comemos a carne e vamos comer os ossos do presidente (e da filha, do filho e de todos os outros que com este presidente fizeram vida). É a dura realidade, mas é a vida.