Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

slowhand

Arquibancada
24 Julho 2006
329
52
Não me parece.
As AGs alem de muito limitadas (geralmente vão poucos sócios) são faceis de controlar.
Quem conhece a sala onde se vai realizar a AG sabe que não comporta mais de 300 pessoas.

Se se vier a confirmar a enorme adesão que por aqui se vaticina não vai haver lugar para tanta gente.

Se isso se confirmar a AG terá de ser adiada e marcada para novo local onde possam estar presentes todos os sócios interessados.

Mais uma razão para todos estarem presentes.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,829
3,401
Isto é um não assunto, sinceramente. Supõem-se que todas as entradas novas seriam para votar no André. E se essas entradas novas fossem para votar no Presidente? O que se acharia então?

O que eu defendo é que quem quer ser sócio, pode sê-lo dois, três, whatever antes das eleições. Filiarmo-nos apenas para correr com alguém, eleger-se alguém ou reeleger-se alguém não acho correto.

É ser sócio por interesse, apenas e só. Não sou sócio, apenas adepto de sofá, por razões meramente económicas, mas não me faria sócio só para depositar um papel numa urna. O associativismo tem outros momentos. Não apenas esse.
De todas as mudanças esta é a que menos me causa confusão e que se calhar até concordo na base…. Mas é errado mudar as regras em cima.

De qualquer forma, sócios feitos apenas para votar numa eleição é algo que serei sempre contra, seja para que lado for. 2 anos não me parece descabido. E sinceramente, se esta direção continuar (espero que não…) esta regra vai-nos defender bem mais a longo prazo.
Aliás, há um ano atrás eu bem lia e ouvia os rumores de novos sócios que iriam surgir para votar na lista da Sad e tudo mais. Agora é o oposto.


Todas as outras alterações (tirando a da data das eleições…) me assustam muito. Muito mesmo.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Like
Reações: Maxwel

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,829
3,401
Quem conhece a sala onde se vai realizar a AG sabe que não comporta mais de 300 pessoas.

Se se vier a confirmar a enorme adesão que por aqui se vaticina não vai haver lugar para tanta gente.

Se isso se confirmar a AG terá de ser adiada e marcada para novo local onde possam estar presentes todos os sócios interessados.

Mais uma razão para todos estarem presentes.
Não se poderá dar o caso de estarem 300 pessoas lá bem cedo e eles começarem com essas 300 , independentemente de quem estiver fora?

Porque não será difícil arranjar 300 sócios para votar naquilo que querem…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,101
22,918
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Não se poderá dar o caso de estarem 300 pessoas lá bem cedo e eles começarem com essas 300 , independentemente de quem estiver fora?

Porque não será difícil arranjar 300 sócios para votar naquilo que querem…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Isso não.
Todos os sócios presentes terão de ter acesso à AG.
 

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,685
5,624
AG- ALERTA GIGANTESCO 1️⃣3️⃣/1️⃣1️⃣ 🕘

A poucos meses das eleições para a presidência do Futebol Clube do Porto, eis que o incógnito Conselho Superior ganha protagonismo e, qual alfaiate, elabora novos estatutos com o evidente intuito de ficarem à medida do "fato" encomendado por Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.

Os novos estatutos (escondidos do grande público, alérgicos às redes sociais e enterrados no buraco mais fundo do nosso site) irão a votação no dia 13 de novembro, pelas 21 horas, no Auditório do Estádio Do Dragão e aqui deixo as mudanças mais assustadoras e que colocam seriamente em causa a democracia no nosso FC Porto.

✔ Proposta de voto electrónico

Alteração mais perigosa de todas a votação, visto que a ser aprovada passa a ser fortíssima a probabilidade de FRAUDE nas próximas eleições.

Que empresa irá controlar o voto online? Será escolhida por quem? Isso mesmo, pela atual direção.

Riscos? Inúmeros.

Perda de confidencialidade no voto, utilização de cartões de sócio de pessoas já sem capacidade neurológica, leilão de cartões de sócio (venda do voto), obrigar pessoas a votar em x ou y e que confiança iremos ter no resultado final desta decisão tomada em cima do joelho?

✔ Votação alargada às Casas do Porto

Na teoria uma boa ideia, mas será que há condições de segurança para a executar em locais que estão dependentes da atual direção e que estão espalhados um pouco por todo o mundo?

Obviamente não (o mesmo se alastra ao voto por correspondência), sendo que nestas eleições de 2024 o único lugar admissível para votar tem de ser o Dragão Arena.

✔ 2 anos de sócio sénior para votar

Imaginemos que a Sandra entrou para sócia do Porto em abril de 2023. Pelos estatutos atuais, ela tem direito a votar nas próximas eleições.

Caso esta alteração avance, é-lhe retirado um direito adquirido às portas de eleições.

Pior, o João é sócio do Porto desde que nasceu, tem 18 anos, pode votar em 2024? Não, porque só terá um ano de sócio sénior. . .

Penalização da juventude?! Porque será?

✔ Quotas passam a aumentar automaticamente

Sim, leste bem, a SAD liderada por Pinto da Costa não quer mais perder tempo com AG´s para aprovar o aumento das quotas, e quer que as mesmas passem a atualizar com base no Índice Preços do Consumidor.

Se esta medida já estivesse em vigor, as quotas já teriam aumentado 7%. . .

✔ Apoio financeiro às claques e Casas do Porto

Pois é, os nossos estatutos viraram campanha eleitoral pró-Pinto da Costa e querem agora que passe para o papel o que já há muito é feito por debaixo da mesa.

Quotas/bilhetes com descontinhos/descontões e todo o tipo de apoio a quem Pinto da Costa já encarregou de ser a sua guarda pretoriana para o próximo ato eleitoral.

Ah pois, vocês pensam que há almoços grátis com esta $AD?

✔ Luz verde ao Nepotismo negocial

Sim, os novos estatutos querem autorizar os nossos dirigentes a fazer negócios com familiares pelo meio, desde que (atenção a esta aberração) sejam do "manifesto interesse do clube".

Esperam lá, mas é suposto os nossos dirigentes fazerem negócios sem serem do interesse do Porto? Ups, querem ver que a carraça (a caneta, perdão) fugiu para a verdade?

🔹 Estes novos estatutos para serem oficializados têm de ser aprovados por três quartos dos sócios presentes na AG e o verdadeiro Portista tem de dizer NÃO a este deplorável atentado à democracia, e ao futuro do nosso Porto.

Mudar as regras em cima da hora do jogo é um claro sinal da debilidade do Pinto da Costa atual, e só demonstra que este tem medo de cair com estrondo nas próximas eleições.

André Villas Boas é o nome que entusiasma os verdadeiros Portistas e faz tremer os mamões/tachistas/cartilheiros/puros que há muito prostituíram o seu Portismo em troca de bilhetes/viagens/camarotes/camisolas/jantares/comissões/emprego ou um pouco de tempo de antena no Porto Canal (que cada um destes enfie a carapuça na gamela que achar mais conveniente).

É tempo de nos mobilizarmos e aparecermos na Assembleia Geral do século (inocentemente marcada para uma segunda feira e que terá lugar num local que é fácil de esgotar).

Honremos a nossa história, os nossos valores e o nosso hino ⬇

Quando alguém se atrever a sufocar
O grito audaz da tua ardente voz
Oh, oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós!

NÓS SOMOS O PORTO! 💙

#AssembleiaGeralFCPorto

#AVB2024
Espero que sejam todas rejeitadas.
É absurdo, mas perante estes sinais dados por uma liderança amorfa, que nada faz pelo Clube a nao ser empobrecer o FCPorto etc., ainda há quem consiga defender esta gente?
Mesmo se não existir gente a concorrer "credivel" preferem manter esta gente?
A data das eleições a alterar deveria ser para antecipar, devia ser já em dezembro.
Impressionante o descaramento desta gente....
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Não vos parece de todo estranho ou até antidemocrático alterar estatutos na antecâmara de umas eleições?
Não, porque tem de ser aceite por uma larga maioria de sócios.
As eleições nem sequer foram marcadas, acho que só o Lobo garantiu que se vai candidatar...

E nem todas as propostas são más, as piores nem tem sido as mais faladas, em minha opinião.
Eu, por razões pessoais, vejo com bons olhos o voto eletrónico, à distância. Mas é por uma questão pessoal, permitir-me-ia votar...
 

Maxwel

Bancada central
21 Junho 2022
1,068
2,871
Não, porque tem de ser aceite por uma larga maioria de sócios.
As eleições nem sequer foram marcadas, acho que só o Lobo garantiu que se vai candidatar...

E nem todas as propostas são más, as piores nem tem sido as mais faladas, em minha opinião.
Eu, por razões pessoais, vejo com bons olhos o voto eletrónico, à distância. Mas é por uma questão pessoal, permitir-me-ia votar...
Porque não se lembraram das alterações há 1 ano ou 2 atrás?

Só agora que vêm que vão ter concorrência a sério é que se lembram? Coincidências de um clube democrático...
 
  • Like
Reações: Calabote

Hischier

Bancada central
17 Setembro 2022
2,407
4,818
Estamos a poucos meses de uma guerra civil no FCP. Aproveitem, perder em casa com o Estoril sao "peaners" em comparaçao com o nosso triste futuro imediato e a médio/longo prazo.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Porque não se lembraram das alterações há 1 ano ou 2 atrás?

Só agora que vêm que vão ter concorrência a sério é que se lembram? Coincidências de um clube democrático...
É uma boa questão. Mas não é anti democrático.

Se forem aprovados pode é significar que o clube e os seus sócios estão algo apáticos - ou que concordam com isto, o que duvido.
Mas vivemos numa sociedade com muitas cabeças. Há quem apoie Israel, há quem apoie o hamas, há de tudo, por estranho que me possa parecer.

Sobre o porque do timing, suponho porque só agora estejam a começar a preparar as eleições, deviam estar ocupados com algo, os prémios, as contratações a horas, o R&C, a venda do Otávio não te sei dizer mesmo.
Mas concorrência a sério não têm, porque não apareceu ninguém, nem AVB.

Acredito que depois da AG eleitoral, com as regras definidas, seja uma boa altura para aparecerem os candidatos.
Mas se tivesse já aparecido, essa pessoa poderia mobilizar os apoiantes para ir à AG, poderia ter uma voz ativa na mesma.

Aguardo uma reação e uma posição p.e. do Rui Moreira, do AVB, do Rio, do António Oliveira...dos portistas mais relevantes. Gostava de ouvir o que pensam.

Lá está, espero que os sócios do Porto vão em força à AG e mostrem a sua opinião.
Eu não digo que seja uma antecamara das eleições, mas poderá ser uma boa medição do pulso do associativismo que temos.
 

FC Porto 79

Bancada central
16 Abril 2012
1,035
2,101
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Não vos parece de todo estranho ou até antidemocrático alterar estatutos na antecâmara de umas eleições?
Se até na Porta 27 ( loja do associado ) quando questionada no pagamento de quotas a funcionária referiu serem necessário 2 anos de sócio para se ser votante ...está tudo dito !!! isso padece de validação na assembleia e já o dão por adquirido.
 

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
339
577
Porto
Quem conhece a sala onde se vai realizar a AG sabe que não comporta mais de 300 pessoas.

Se se vier a confirmar a enorme adesão que por aqui se vaticina não vai haver lugar para tanta gente.

Se isso se confirmar a AG terá de ser adiada e marcada para novo local onde possam estar presentes todos os sócios interessados.

Mais uma razão para todos estarem presentes.
Lamento cortar o "mojo"...

Mas seguramente o auditório será mais que suficiente para albergar o numero de sócios que irão comparecer...

O tesão de mijo é muito nas plataformas online mas, onde realmente conta ,a vitalidade do Clube está entregue a meia dúzia de gatos pingados há já um bom a par de décadas... E quase todos eles com agenda!

Por isso, não creio que o cenário vá ser muito diferente nesta AG. E a aprovação dos novos estatudos uma mera formalidade...
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Lamento cortar o "mojo"...

Mas seguramente o auditório será mais que suficiente para albergar o numero de sócios que irão comparecer...

O tesão de mijo é muito nas plataformas online mas, onde realmente conta ,a vitalidade do Clube está entregue a meia dúzia de gatos pingados há já um bom a par de décadas... E quase todos eles com agenda!

Por isso, não creio que o cenário vá ser muito diferente nesta AG. E a aprovação dos novos estatudos uma mera formalidade...
Fico surpreendido se assim não for...