Juvenis (Sub 17) - 2023/2024

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,158
9,371
Esse miúdo Gonçalo Moreira fez quase 30 golos época passada nos juvenis mas esta época fez apenas alguns jogos nos juniores,.está nos sub 23.
Sinceramente não achei nada de extraordinário
Era médio ala mas agora joga a médio ofensivo onde parece ser melhor.
Dos 2006 do SLB o gajo que eu acho que pode ser melhor é o Francisco Neto que nem foi a seleção a época passada.
O Martim Cunha tem esse handicap não tem muita propensão ofensiva mas deixa me que te lembre que uma das grandes promessas da lateral esquerda do nosso clube nunca conseguiu afirmar porque tinha graves dificuldades a.defender.
Rafa Soares era o seu nome.
O Anha Candé é um não assunto, não é português.
Sobre o Cardoso Varela é um dos jogadores sub valorizados aqui do fórum mas o que tem feito deve nos deixar otimistas.
Não sendo o jogador mais falado da sua geração aproveitou a lesão do Tomás para se afirmar e no à sua evolução diz respeito a diferença tem sido notória da época passada para esta.
Tem eliminado algumas das suas fragilidades, melhorou imenso na tomada de decisão, timming de drible e no primeiro toque.
Devemos valorizar esta capacidade de evoluir e melhorar.
Sim mudou pra médio ofensivo e muito bem, jogador muito mexido, técnica e futuramente nota-se que será forte fisicamente apesar de baixo. Mas aqui há a grave situação de deixarmos um jogador promissor da região do Porto ir pro Benfica.

Sim, é verdade sobre o Rafa mas não vejo potencial no Martim. Talvez chegue à B por falta de opções mas dificilmente dá de equipa A.

Não acho o Cardoso Varela subvalorizado aqui. É uma grande promessa. O problema é que só pode assinar em Setembro, e com esta evolução e tantos clubes interessados ainda vamos perder o rapaz.
 

Elcomandante

Arquibancada
4 Agosto 2016
366
744
É superior ao Candé em tudo tirando o físico. Mais técnica, finalização, primeiro toque e sem bola é superior. Aqui estaria no lugar do Candé.
Acho sinceramente que o Candé tem muito mais potencial do que muitos reconhecem (assumindo que tem a idade que tem).

O rapaz do Sporting joga a um nível em que o Candé também se destaca tranquilamente.

Batemos muito na formação do Porto mas a verdade é que o Sporting nem subir uma equipa B à Segunda Liga consegue.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,158
9,371
Acho sinceramente que o Candé tem muito mais potencial do que muitos reconhecem (assumindo que tem a idade que tem).

O rapaz do Sporting joga a um nível em que o Candé também se destaca tranquilamente.

Batemos muito na formação do Porto mas a verdade é que o Sporting nem subir uma equipa B à Segunda Liga consegue.
É a minha opinião porque já vi muitos Candés e todos falharam. E atenção que eu não bato na formação, apenas tento reconhecer a verdade. Aliás devo ser dos que mais defende a formação por aqui.
 
  • Like
Reações: Elcomandante

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
89,875
193,208
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
É a minha opinião porque já vi muitos Candés e todos falharam. E atenção que eu não bato na formação, apenas tento reconhecer a verdade. Aliás devo ser dos que mais defende a formação por aqui.
Viste muitos Candés nos sub 17

Este tem estado na B e não parece fora de sítio
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,158
9,371
Sim mudou pra médio ofensivo e muito bem, jogador muito mexido, técnica e futuramente nota-se que será forte fisicamente apesar de baixo. Mas aqui há a grave situação de deixarmos um jogador promissor da região do Porto ir pro Benfica.

Sim, é verdade sobre o Rafa mas não vejo potencial no Martim. Talvez chegue à B por falta de opções mas dificilmente dá de equipa A.

Não acho o Cardoso Varela subvalorizado aqui. É uma grande promessa. O problema é que só pode assinar em Setembro, e com esta evolução e tantos clubes interessados ainda vamos perder o rapaz.
@Tmgd99 Esqueci-me de dizer que ninguém se compara ao grande João Teixeira...
 

Elcomandante

Arquibancada
4 Agosto 2016
366
744
É a minha opinião porque já vi muitos Candés e todos falharam. E atenção que eu não bato na formação, apenas tento reconhecer a verdade. Aliás devo ser dos que mais defende a formação por aqui.
Por acaso acho que o Candé não é só físico, ainda está muito em bruto, mas tenho um bom feeling com ele. Mas é verdade que são raros os que dão alguma coisa.
 
  • Like
Reações: TennantWho

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,595
1,504
por falar em cande vamos ver se é um caso perdido ou a nova direção conseguirá reatar dialogo
 
  • Like
Reações: quintero
Drago

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,975
2,454
Lisboa, 1979
É com admiração e espanto, mas com consideração, que vejo tantas certezas sobre jogadores sub17.
Eu não tenho essas certezas, aliás, raramente as tenho, até com sub19...


Sobre selecções já vi de tudo. Cepos serem chamados por questões de clube, de empresário e até para dar jeito para uma vaga na universidade. Já vi craques absolutos que chegam aos sub21 e eclipsam. Já vi desdenhados virarem craques. Nem vou ao exemplo Vitinha e Fábio Vieira (até no FC Porto). Basta um Bruno Fernandes.


Eu só tenho um receio. Dispensar potencial. Custa-me mais dispensar um potencial bom jogador que falhar a contratação de um potencial bom jogador.
Por isso, sou inundado de dúvidas, desconfianças e hesitações. Bem longe das certezas que leio nestas duas páginas.

Dou um exemplo, jamais dispensaria um Leonardo Santos. Se bota corpo, com algum outro detalhe, está ali um avançado do caraças. Percebo que um Famalicão, um Vizela, um Rio Ave salivem por ele. A ver se cai de maduro do FC Porto. Sempre à procura do próximo Gustavo Sá, Duarte Oliveira e por aí fora.
Direi o mesmo do Bernardo Lima, Pedro Davide, João Pereira, etc...

Fora condicionantes externos (a famosa falta de Academia e qualidade na liderança técnica nas equipas de especialização - e bato muito nesta tecla - pois estes lugares não podem ser prémios carreira para alguns ex-jogadores, mas sim gente capaz de desenvolver talentos que o tenha provado por MERITOCRACIA), esta equipa tem dois handicaps. Primeiro, é transversal, decorre de torneios e das convocatórias das seleções, há um bloqueio mental nas equipas do FC Porto quando enfrentam equipas da 2ª circular. Há uma catadupa de erros individuais escandalosos, sendo a maior parte deles não forçados! Segundo, normalmente somos sempre a equipa menos potente em campo. Se é bem verdade que esta característica decorre da procura de talento e não de maturação precoce (e bem!), também é verdade que uma parte deste handicap decorre da incapacidade das equipas técnicas em potenciar essas capacidades (pelo motivo que explico acima). Esta falta de potência é mais evidente nas posições ofensivas, onde há jogadores talentosos, mas com dificuldade em responder ao confronto físico das melhores equipas deste escalão. Ora, equipa que não mete respeito no ataque, fica exposta ao atrevimento adversário. Mais perto dos maus resultados.

Há muitos jogadores do meio campo para frente que nem consigo projectar com exactidão que posição poderão ocupar daqui a 2 anos. Tal é a incógnita que tenho sobre o real potencial físico deles.

Mas pronto, ainda bem que há quem tenha certezas onde eu tenho dúvidas.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,268
24,114
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Cai por terra a narrativa.que temos muito talento na geração 2007
A época passada tinhamos 5 nos 2006
Estás a previlegiar quantidade á qualidade.
É com admiração e espanto, mas com consideração, que vejo tantas certezas sobre jogadores sub17.
Eu não tenho essas certezas, aliás, raramente as tenho, até com sub19...


Sobre selecções já vi de tudo. Cepos serem chamados por questões de clube, de empresário e até para dar jeito para uma vaga na universidade. Já vi craques absolutos que chegam aos sub21 e eclipsam. Já vi desdenhados virarem craques. Nem vou ao exemplo Vitinha e Fábio Vieira (até no FC Porto). Basta um Bruno Fernandes.


Eu só tenho um receio. Dispensar potencial. Custa-me mais dispensar um potencial bom jogador que falhar a contratação de um potencial bom jogador.
Por isso, sou inundado de dúvidas, desconfianças e hesitações. Bem longe das certezas que leio nestas duas páginas.

Dou um exemplo, jamais dispensaria um Leonardo Santos. Se bota corpo, com algum outro detalhe, está ali um avançado do caraças. Percebo que um Famalicão, um Vizela, um Rio Ave salivem por ele. A ver se cai de maduro do FC Porto. Sempre à procura do próximo Gustavo Sá, Duarte Oliveira e por aí fora.
Direi o mesmo do Bernardo Lima, Pedro Davide, João Pereira, etc...

Fora condicionantes externos (a famosa falta de Academia e qualidade na liderança técnica nas equipas de especialização - e bato muito nesta tecla - pois estes lugares não podem ser prémios carreira para alguns ex-jogadores, mas sim gente capaz de desenvolver talentos que o tenha provado por MERITOCRACIA), esta equipa tem dois handicaps. Primeiro, é transversal, decorre de torneios e das convocatórias das seleções, há um bloqueio mental nas equipas do FC Porto quando enfrentam equipas da 2ª circular. Há uma catadupa de erros individuais escandalosos, sendo a maior parte deles não forçados! Segundo, normalmente somos sempre a equipa menos potente em campo. Se é bem verdade que esta característica decorre da procura de talento e não de maturação precoce (e bem!), também é verdade que uma parte deste handicap decorre da incapacidade das equipas técnicas em potenciar essas capacidades (pelo motivo que explico acima). Esta falta de potência é mais evidente nas posições ofensivas, onde há jogadores talentosos, mas com dificuldade em responder ao confronto físico das melhores equipas deste escalão. Ora, equipa que não mete respeito no ataque, fica exposta ao atrevimento adversário. Mais perto dos maus resultados.

Há muitos jogadores do meio campo para frente que nem consigo projectar com exactidão que posição poderão ocupar daqui a 2 anos. Tal é a incógnita que tenho sobre o real potencial físico deles.

Mas pronto, ainda bem que há quem tenha certezas onde eu tenho dúvidas.
Tomás Peixoto lesões à parte não é para ti um talento completamente diferenciado?
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,672
5,812
É com admiração e espanto, mas com consideração, que vejo tantas certezas sobre jogadores sub17.
Eu não tenho essas certezas, aliás, raramente as tenho, até com sub19...


Sobre selecções já vi de tudo. Cepos serem chamados por questões de clube, de empresário e até para dar jeito para uma vaga na universidade. Já vi craques absolutos que chegam aos sub21 e eclipsam. Já vi desdenhados virarem craques. Nem vou ao exemplo Vitinha e Fábio Vieira (até no FC Porto). Basta um Bruno Fernandes.


Eu só tenho um receio. Dispensar potencial. Custa-me mais dispensar um potencial bom jogador que falhar a contratação de um potencial bom jogador.
Por isso, sou inundado de dúvidas, desconfianças e hesitações. Bem longe das certezas que leio nestas duas páginas.

Dou um exemplo, jamais dispensaria um Leonardo Santos. Se bota corpo, com algum outro detalhe, está ali um avançado do caraças. Percebo que um Famalicão, um Vizela, um Rio Ave salivem por ele. A ver se cai de maduro do FC Porto. Sempre à procura do próximo Gustavo Sá, Duarte Oliveira e por aí fora.
Direi o mesmo do Bernardo Lima, Pedro Davide, João Pereira, etc...

Fora condicionantes externos (a famosa falta de Academia e qualidade na liderança técnica nas equipas de especialização - e bato muito nesta tecla - pois estes lugares não podem ser prémios carreira para alguns ex-jogadores, mas sim gente capaz de desenvolver talentos que o tenha provado por MERITOCRACIA), esta equipa tem dois handicaps. Primeiro, é transversal, decorre de torneios e das convocatórias das seleções, há um bloqueio mental nas equipas do FC Porto quando enfrentam equipas da 2ª circular. Há uma catadupa de erros individuais escandalosos, sendo a maior parte deles não forçados! Segundo, normalmente somos sempre a equipa menos potente em campo. Se é bem verdade que esta característica decorre da procura de talento e não de maturação precoce (e bem!), também é verdade que uma parte deste handicap decorre da incapacidade das equipas técnicas em potenciar essas capacidades (pelo motivo que explico acima). Esta falta de potência é mais evidente nas posições ofensivas, onde há jogadores talentosos, mas com dificuldade em responder ao confronto físico das melhores equipas deste escalão. Ora, equipa que não mete respeito no ataque, fica exposta ao atrevimento adversário. Mais perto dos maus resultados.

Há muitos jogadores do meio campo para frente que nem consigo projectar com exactidão que posição poderão ocupar daqui a 2 anos. Tal é a incógnita que tenho sobre o real potencial físico deles.

Mas pronto, ainda bem que há quem tenha certezas onde eu tenho dúvidas.
Se fores por aí teremos de ter duvidas em todos porque realmente nunca se sabe o que pode acontecer.
Ainda agora tivemos o caso do Tomás Peixoto 10 meses afastado por lesão.
Acho que estás a confundir certezas/duvidas com o que realmente se fala aqui que é talento/rendimento/profissionalismo.
Ou seja nem sempre os mais talentosos são os jogadores com maior rendimento e muitas vezes não são os que tem melhor carreira profissional.
Os nomes que avancei foi por talento. Nunca sequer referi o trajecto profissional.
Falaste no Pedro Davide que mencionei.Fez um grande golo de pé esquerdo. Ótimo!
O fodido é que de igual para igual(equipas do nosso quilate) é um passador a defender. Aliás quem viu certos jogos concerteza que viu que o jovem nem sabe colocar o corpo em posição defensiva. Aos 17 anos...no FCP.
E depois falo no Martim Cunha que pelos vistos não é do agrado da maioria aqui mas em termos de talento(defensivo é certo) está varios patamares acima do seu colega do lado direito.
E por isso é que foi para os Sub19 e resolveu um problema cronico desde o inicio da epoca nos Sub19 e é também por isso que vai a selecção.
Não em momento algum fiz uma consideração sobre o que vão ser as suas carreiras profissionais.
Aquilo que disse e volto a repetir na posição de lateral o Martim Cunha tem muito mais talento que Pedro Davide.
E fiz isso com outros jogadores.
Dei outro exemplo que foi o João Abreu e o Manuel Miranda.
Manuel Miranda é mais talentoso.
Estou com isto a dizer que o Manuel Miranda vai ser o novo Barella e o João Abreu vai acabar nos distritais? Não.
Como tambem não digo o contrario.
Algumas pessoas ficam é um bocado abespinhadas por não se concordarem com elas em dizer que tudo o que reluz é ouro.
Analisar talento não tem nada de certeza ou de duvida ou sequer de definitivo
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,891
1,382
24
Barcelos
Mas temos os 5 melhores de 2006 e temos 2 dos 5 melhores de 2007. Não temos jogadores medianos, temos craques ou cepos.
Já cá faltava as avaliações da tasca. "Ou são craques ou são cepos" é uma expressão que no século XXI, em que supostamente os adeptos têm acesso a mais conhecimento, não deveria ser utilizada. Por aqui se vê que os (alguns) adeptos portistas são um problema para o clube
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,891
1,382
24
Barcelos
Acho que não.Acho que ainda não tem nacionalidade tuga ou já é internacional sub 19 pela Guiné Bissau.
O mesmo se passa com o Roger do Braga
O Quenda no ano passado foi naturalizado à pressa para poder ir ao Euro. Porque razão não fazem o mesmo com o Anha? Ainda por cima o Anha é um perfil de jogador muito apreciado pelos vários treinadores das seleções jovens nacionais.
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
89,875
193,208
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Que pena aquele jogo em Alcochete onde jogamos o triplo do zborde e perdemos; e com uma arbitragem horrível
Podíamos ir ao Seixal colocar pressão nos putos do Carnide
 
  • Like
Reações: ManuSantiFCP

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,891
1,382
24
Barcelos
Esse miúdo Gonçalo Moreira fez quase 30 golos época passada nos juvenis mas esta época fez apenas alguns jogos nos juniores,.está nos sub 23.
Sinceramente não achei nada de extraordinário
Era médio ala mas agora joga a médio ofensivo onde parece ser melhor.
Dos 2006 do SLB o gajo que eu acho que pode ser melhor é o Francisco Neto que nem foi a seleção a época passada.
O Martim Cunha tem esse handicap não tem muita propensão ofensiva mas deixa me que te lembre que uma das grandes promessas da lateral esquerda do nosso clube nunca conseguiu afirmar porque tinha graves dificuldades a.defender.
Rafa Soares era o seu nome.
O Anha Candé é um não assunto, não é português.
Sobre o Cardoso Varela é um dos jogadores sub valorizados aqui do fórum mas o que tem feito deve nos deixar otimistas.
Não sendo o jogador mais falado da sua geração aproveitou a lesão do Tomás para se afirmar e no à sua evolução diz respeito a diferença tem sido notória da época passada para esta.
Tem eliminado algumas das suas fragilidades, melhorou imenso na tomada de decisão, timming de drible e no primeiro toque.
Devemos valorizar esta capacidade de evoluir e melhorar.
O Martim Cunha não tem projeção ofensiva?🤔
Sobre o Cardoso Varela é o jogador mais sobrevalorizado da nossa formação. Na geração dele (2008) há pelo menos três jogadores que pisam os mesmos terrenos que têm mais potencial que ele.
Quanto à evolução que vês nele sinceramente não sei do que estás a falar. Não noto diferenças significativas de uma época para a outra
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,891
1,382
24
Barcelos
Sim mudou pra médio ofensivo e muito bem, jogador muito mexido, técnica e futuramente nota-se que será forte fisicamente apesar de baixo. Mas aqui há a grave situação de deixarmos um jogador promissor da região do Porto ir pro Benfica.

Sim, é verdade sobre o Rafa mas não vejo potencial no Martim. Talvez chegue à B por falta de opções mas dificilmente dá de equipa A.

Não acho o Cardoso Varela subvalorizado aqui. É uma grande promessa. O problema é que só pode assinar em Setembro, e com esta evolução e tantos clubes interessados ainda vamos perder o rapaz.
Da mesma forma que nós também temos jogadores da região de Lisboa também os clubes de Lisboa têm jogadores da região do Porto. É perfeitamente normal
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,891
1,382
24
Barcelos
Que pena aquele jogo em Alcochete onde jogamos o triplo do zborde e perdemos; e com uma arbitragem horrível
Podíamos ir ao Seixal colocar pressão nos putos do Carnide
Atenção que ainda falta o SLB jogar amanhã com o Braga. Mas, sim, esse jogo também me está atravessado na garganta. A segunda parte foi toda nossa