Lendas do futebol internacional

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
Acho que fora dos nomes mais mencionados, uma das minhas "lenda" preferidas é o Le Tissier. Amor genuíno à camisola e o meu top-10 de golos preferidos de qualquer jogador de sempre. Além disso, 48 penalties marcados em 49 tentativas, sinal de confiança extrema. Recomendo darem uma olhadela, os adeptos mais novos que não o conheçam.

Dito isto nunca o vi um jogo inteiro, só me apercebi dele depois de ter acabado a carreira. Alguém que se lembre de ver a Premier League naqueles anos pode dar uma ideia sobre a forma como jogava? Dominava jogos ou aparecia de vez em quando? Tenho a ideia que jogava um pouco a passo, mas destilava qualidade.
 

ElTigre

Bancada central
15 Abril 2011
1,710
4
London, UK
jardel disse:
Esses rótulos do "melhor de sempre" pecam sempre por exagero.
Em primeiro lugar, eu disse que é "para mim" o melhor 6 da história do futebol.

Não o digo à toa, ainda para mais numa posição em que não há de facto o mesmo número de génios que havia noutras.

Além do mais, mesmo que não seja o melhor, disputa esse rótulo. Ou seja, não sei onde está o exagero, a menos que conheças algum que tenha desempenhado a posição de forma tão distante do mesmo...
 
S

sinal

Guest
Na posição 6, para mim não há sequer discussão, o melhor foi o Rijkaard, era fora do comum.
O Redondo vem no 2ª grupo, ao lado de Vieira, Matthäus, Deschamps, Davids, Makelele etc.

Mas é só uma opinião, e é normal que há quem ache o Redondo o melhor 6, era um grande jogador.
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
JohnnyP disse:
Acho que fora dos nomes mais mencionados, uma das minhas "lenda" preferidas é o Le Tissier. Amor genuíno à camisola e o meu top-10 de golos preferidos de qualquer jogador de sempre. Além disso, 48 penalties marcados em 49 tentativas, sinal de confiança extrema. Recomendo darem uma olhadela, os adeptos mais novos que não o conheçam.

Dito isto nunca o vi um jogo inteiro, só me apercebi dele depois de ter acabado a carreira. Alguém que se lembre de ver a Premier League naqueles anos pode dar uma ideia sobre a forma como jogava? Dominava jogos ou aparecia de vez em quando? Tenho a ideia que jogava um pouco a passo, mas destilava qualidade.
Uau, adorei o que vi dele. Nunca tinha ouvido o nome dele na vida sequer. Pelos videos, Dennis Bergkamp dos pobres. Que qualidade de remate.
 

ElTigre

Bancada central
15 Abril 2011
1,710
4
London, UK
Conheço o Le Tessier porque sempre admirei o Southampton e já li muito sobre a sua história.

Do jogador em questão, fiquei a conhecer melhor quando passou uma reportagem sobre ele no ESPN Classic.

Não tão histórico como outros, mas igualmente fabuloso.
 
S

sinal

Guest
O Schmeichel era muito amigo do Le Tissier, levou umas valentes chapeladas dele, lembro-me bem. O David Ginola era outro artista, mais rebelde mas genial.

Falam do Bergkamp, para mim marcou o golo mais belo que vi algum jogador marcar, este:

https://www.youtube.com/watch?v=paVv3J58grs

Absolutamente incrível, outro golo fabuloso, foi o que marcou contra a Argentina no Mundial 98, era um génio.
 
L

Larry David

Guest
Le Tissier, é um enorme fetiche. Na BPL actual, assim de repente, vejo Berbatov, Taraabt e Dembele, beberem um pouco do estilo dele... e é por isso que gosto deles também. Atentar a "temporazição" do jogo deles. Especialmente os dois primeiros são exemplos algo comparáveis ao Le Tissier em termos do que representam para a equipa. O Taraabt em particular agora está a jogar na mesma posição do Le Tissier, naquele 'buraco' entre meio campo e ataque. São jogadores de luxo para equipas pequenas, que necessariamente implicam uma grande manutenção e uma equipa construida à volta deles, que compense o facto de só verdadeiramente estarem em campo quando têm a bola no pé. Sem ela, não correm muito, não pressionam, são basicamente quase inúteis. Com a bola no pé, o jogo para, de repente a bola deixa de ser mal tratada e o imprevisível pode acontecer.

Já agora, recomendo as 'season reviews' do Sheffield Wednesday de final dos anos 90 - estão no youtube é só pesquisar - e deliciarem-se com o Paolo Di Canio. Garanto que não é tempo mal empregue. Absolutamente fenomenal este homem. Peter Beardsley e Chris Waddle também me deliciam. Outros fetiches que me vêm à cabeça de repente, Signori, Hubner, Savicevic, Prosinecki, Litmanen, Stojkovic, Mostovoi, Laudrup, Mancini, Tikhonov, etc ect há muitos, muitos outros.... que de alguma forma entraram na minha memória fotográfica e por aqui ficaram, mesmo que não fosse nascido ou os tenha visto 'ao vivo'.

Não é um jogador, mas Brian Clough, é um homem que merece ser 'conhecido'. Absolutamente fascinante a abordagem que tinha ao futebol, a postura perante o mesmo e a relacção com a imprensa. Já vi e li imenso sobre ele e por vezes dou por mim a revisitar várias coisas, porque são intemporais e de certa forma inspiradoras. Uma espécie de lufada de ar fresco tendo em conta a mediocridade e monotonia actual.
 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,371
554
Larry David disse:
Não é um jogador, mas Brian Clough, é um homem que merece ser 'conhecido'. Absolutamente fascinante a abordagem que tinha ao futebol, a postura perante o mesmo e a relacção com a imprensa. Já vi e li imenso sobre ele e por vezes dou por mim a revisitar várias coisas, porque são intemporais e de certa forma inspiradoras. Uma espécie de lufada de ar fresco tendo em conta a mediocridade e monotonia actual.
Julgo que há até um filme que retrata a carreira dele. Não me lembro do nome, mas gostei do filme.
 
S

sinal

Guest
Fire, o Hugo Sanchez é uma lenda, a quantidade absurda de golos que marcou ao serviço do Real Madrid, coloca-o já como tal.