Vitória SC
1
FC Porto
2
Nov 11, 2023 at 08:30 PM

Chino

Bancada central
23 Julho 2022
2,443
4,617
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Acho que ninguém tem medo do Vitória, temos medo é de nós próprios e da merda que andamos a fazer em campo.
É por aí. Se o problema desta equipa fosse falta de atitude (como já aconteceu noutros anos e como está a acontecer atualmente nos lamps), o remédio era fácil de identificar e administrar.

Mudando o mindset do balneário, introduzindo um fator de motivação nos jogadores, a qualidade das exibições subia. Fosse a remoção de um jogador problemático da equipa ou o despedimento de um treinador no qual os jogadores deixaram de acreditar ou um wake up call dos adeptos aos jogadores para darem mais em campo, etc., fosse o que fosse, para travões psicológicos a solução é sempre mais orgânica.

SC foi hábil a gerir isso em anos anteriores. Em 2017/18 quando as qualidade das exibições começou a cair na segunda parte da época e o cansaço começou a bater, injetou ao máximo na cabeça dos jogadores "impedir o penta do Benfica" e o "contra tudo e contra todos" para estimular a equipa. E muitos jogos foram ganhos na raça e nesse espírito de "nós contra o mundo": Famalicão com arbitragem habilidosa do Veríssimo, o famoso "vamos ganhar!" do Brahimi, por exemplo.

Atitude tem tratamento imediato disponível. Falta de qualidade geral do plantel e/ou treinador só se resolve com reforços e/ou novo treinador, dependendo do epicentro do problema.

O Porto 2023/24 não tem um problema de atitude, a meu ver. Tem um ou outro caso individual de falta de motivação (Taremi, por exemplo), mas não se pode dizer que toda a equipa anda para ali propriamente a arrastar-se em campo sem vontade, ninguém os pode acusar disso. Eu até vejo o contrário, muita gente esforçadita e cheia de boas intenções e com pouco mais que isso.

Há falta de qualidade nalguns setores. Até podemos argumentar que estamos genericamente melhores do que ano passado mas continuamos bastante inferiores a 2021/22, a última época em que fomos campeões nacionais, a última época em que apresentámos bom futebol durante a maior parte da época.

Falta bastante qualidade na construção, criação, falta um bocado de mais qualidade nas laterais e centro da defesa. O ataque é o nosso melhor setor, embora esteja a passar por uma crise de eficácia, mas creio que isso está intimamente ligado à falta de rasgo e criatividade no meio-campo também. A isso se junta as lesões, que obviamente não ajudam.

Há lacunas abertas por reforços anteriores que os reforços mais recentes ainda não resolveram (porque ainda não se adaptaram ou porque o contexto táctico não os favorece). Seja como for, o problema do Porto 2023/24 tem mais a ver com falta de talento em alguns setores específicos do que com falta de atitude. E isso sinceramente só se resolve no verão ou, cirurgicamente, em janeiro, embora a segunda seja mais difícil que a primeira.

Por isso acho que esse nosso grito de guerra de "temos de deixar de ser conas e pensar e ganhar e mais nada" é um bocado inócuo. É óbvio que neste clube, quer se esteja bem ou mal, pensamos SEMPRE em ganhar todos os jogos. Isso é inegociável. Não podemos é achar que a vontade chega quando a qualidade (seja ela do plantel ou do treinador) não é suficiente.
 
  • Like
Reações: Emanujor e Dias_21

Diego_FCP

Tribuna
13 Junho 2018
2,537
2,689
Como as coisas vão, ganhar já era bom…

5 avançados centro na equipa e nenhum consegue marcar golos recorrentemente…. Triste


Sent from my iPhone using Tapatalk
Quando nao ha qualidade no meio campo para meter as bolinhas com precisão na frente, claro que fica mais difícil marcarem golos!

Se os jogadores nao tem capacidades nem visão de jogo que os torna jogadores acima da média, não podemos esperar opera.

Vemos uma equipa como a Real Sociedad a trocar a bola com qualidade, a bola a não picar, todos os jogadores sabem qual as zonas do terreno que tem que pisar…a jogar como equipa!…mas para isso acontecer há que ter jogadores vários de QUALIDADE! E não 4/5 e o resto jogadores banais para não dizer medíocres!

A aqui é notório que nem SC tem posto a equipa a jogar nem o mesmo tem qualidade no plantel para por os jogadores que têm atualmente a disposição a jogar com qualidade constantemente!

Por alguma razão o SC não queria que Otávio saísse!
Porque o jogador que viesse, jamais teria a qualidade de Otávio e conseguiria fazer metade do que o baixinho mostrava durante os jogos.
 
  • Like
Reações: Dagerman

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,299
10,289
38
Londres
Quando nao ha qualidade no meio campo para meter as bolinhas com precisão na frente, claro que fica mais difícil marcarem golos!

Se os jogadores nao tem capacidades nem visão de jogo que os torna jogadores acima da média, não podemos esperar opera.

Vemos uma equipa como a Real Sociedad a trocar a bola com qualidade, a bola a não picar, todos os jogadores sabem qual as zonas do terreno que tem que pisar…a jogar como equipa!…mas para isso acontecer há que ter jogadores vários de QUALIDADE! E não 4/5 e o resto jogadores banais para não dizer medíocres!

A aqui é notório que nem SC tem posto a equipa a jogar nem o mesmo tem qualidade no plantel para por os jogadores que têm atualmente a disposição a jogar com qualidade constantemente!

Por alguma razão o SC não queria que Otávio saísse!
Porque o jogador que viesse, jamais teria a qualidade de Otávio e conseguiria fazer metade do que o baixinho mostrava durante os jogos.
Só falta dizer que os médios tem que por a bola na linha do golo para os avançados irem lá encostar.

Qual é a razão dos médios não arriscarem passes pelo centro do terreno? Qual é a razão de os médios não levarem a bola no pé uns metros para a frente e limitarem-se ao recebe e passa?
 

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,131
165
Também nao poderemos esperar que os nossos médios controlem o jogo e metam a bola nos avançados quando só jogamos com 2 e destrutivos. Muitos dos nossos problema passam por aqui este ano. E não estou a ver o Conceição a saber lidar com outro tipo de tactica que seja a 4-2-4.
 

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
1,357
1,473
Conices do caralho
Este jogo é para ganhar, nem há outra hipótese

Este e todos até ao final do campeonato porque estamos com uma desvantagem para o 1° classificado
Começa em Guimarães e acaba em Braga, a mentalidade tem que ser esta, ganhar tudo, seja como for
É preciso deixar sangue, suor e lágrimas dentro do campo, de outra forma não conseguiremos
Acho q vai ser preciso mais q sangue, suor e lagrimas…mais disciplina, mais ordem, maior capacidade de finalizacao e menos Carmices ou algo do genero n defesa
 

aliados

Tribuna
30 Junho 2016
3,741
6,148
Sonho:
Diogo
João Pepe Carmo Zaidu
Franco Varela Eustáquio Vasco
Chico Evan

(meio campo talvez um losango com Varela mais atrás, Franco à direita, Eustáquio à esquerda e Vasco mais à frente)

Realista:
Diogo
João Pepe Carmo Zaidu
Franco Varela Eustáquio
Chico Evan Pepê/Namaso

Eu sei que o Taremi não vai para o banco, mas merecia. E o Pepê também, mas até parece mal o moço ir à seleção do Brasil e não jogar.
 

dragO12

Tribuna
7 Maio 2012
2,770
2,533
Podemos passar o resto da época em lamúrias , ou podemos arregaçar as mangas e deixar esta onda de negatividade.
Quem sabe não começa nos adeptos e acaba na equipa?
Não é negatividade, acredita. É banho de realidade. E sim, concordo que é preciso arregaçar as mangas. Mas, enquanto andarem a atirar responsabilidades para o vários departamentos, não vamos lá.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,359
17,896
Eu jogava com

Diogo Costa

João Mário
Pepe
Zé Pedro
Zaidu

Varela
Eustáquio

Pepê
Franco
Francisco Conceição

Evanilson
 

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
7,973
18,308
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Eu jogava com

Diogo Costa

João Mário
Pepe
Zé Pedro
Zaidu

Varela
Eustáquio

Pepê
Franco
Francisco Conceição

Evanilson

Estou muito espantado contigo. Então um 11 titular sem o Marcano? Deve estar para cair um santo do altar 🤨