Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,391
24,475
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Miguel Alexandre disse:
Por acaso pareceu-me que o SC começou a reacção pós-jogo com uma "boca" ao Vitor Oliveira acerca do "o resultado nao contar é uma treta", o gajo nao perdoa e tem que ter alguma calma que é para os treinadores adversarios nao o tomarem de ponta.

Neste caso nao contava para nada mas ele nao gostou e reagiu...leu aquilo como se o Vitor tivesse a por pressao.
Pedires calma ao SC é como pedires a um rio que pare de correr e não desague na sua Foz, é como pedires ao NES para ganhar um par e saia debaixo da saia do padrinho. É contra natura. Agora ele tem é de passar a mensagem e ser mais contundente nos momentos certos. Caso contrário a mensagem não passa.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,346
19,573
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Treinador de Bancada disse:
Pedires calma ao SC é como pedires a um rio que pare de correr e não desague na sua Foz, é como pedires ao NES para ganhar um par e saia debaixo da saia do padrinho. É contra natura. Agora ele tem é de passar a mensagem e ser mais contundente nos momentos certos. Caso contrário a mensagem não passa.
Certo...o timing no futebol é tudo. Nao só no futebol mas no futebol de certeza. Estares sempre ON também é mau.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,169
11,376
Tendo em conta os momentos de jogo e modelo implementado, consigo identificar 4 treinadores que complementam os conhecimentos do Sérgio Conceição.

São eles Jorge Jesus, Hector Cúper, Sacchi e um pouco de Eriksson.

Ainda é cedo, mas já se vê equipa está mais dinâmica, objetiva, intensa e sólida. Continuar com o bom trabalho e com o mesmo nível de exigência.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Acho que podemos tirar algumas conclusões destes jogos de pré-época em relação à constituição do plantel.

O Sérgio utilizou sempre o Ricardo como lateral direito, mas também ensaiou sempre o Ricardo a extremo com o Maxi a lateral. Acho que vamos ter ao longo da época jogos com estas 2 variantes, dependendo da dificuldade dos jogos.

Layun também deve ficar e se de facto Rafa for emprestado ao Saint Etienne, será uma boa opção para poder evoluir num patamar superior.

Tenho dúvidas que Mikel fique no plantel porque não me parece que o Sérgio privilegie um 6 fixo do estilo de Mikel, que apesar de tudo, tem muito mais dificuldades na construção que Danilo. É que depois de Danilo começar a jogar, Mikel pouco tempo de jogo teve e André André foi o mais utilizado nessa posição.

João Carlos Teixeira também deve ser emprestado e é o melhor para ele, se ficar, terá muito pouco tempo de utilização, e neste momento da sua carreira, tem que jogar. Deve ser emprestado a uma boa equipa estrangeira onde possa jogar com regularidade.

Sérgio Oliveira deve ficar devido às inscrições na UEFA.

De resto, acho que os "extremos" serão Brahimi, Corona, Otávio e Hernani e Marega deverá sair para entrar o Richarlison ou outro avançado.

Em relação aos centrais, ou sairá Indi, ou sairá Reyes, não me acredito que saiam os dois.
 
N

nelsonfnq

Guest
Vitor Silva disse:
honestamente é bom ver o FCP a jogar assim pa frente embora ache que devessemos ter uma segunda tactica para os jogos grandes e sermos capazes de alternar entre uma e outra (a la juventus)
A realidade é que 90% dos jogos do campeonato é bater em muros e esta tactica é boa para isso
Parece-me muito ofensiva e desiquilibrada para champions e jogos grandes
Do que eu tenha visto, sempre que saí Danilo/Oliver e Corona para entrar André André e Maxi, ficando o Ricardo Pereira, o FCP joga mais em 3-5-2, em que na ala direita Maxi está mais recuado na linha e R.Pereira mais avançado mas no centro, em que um compensa o outro e criam varias movimentações. Parece-me que nesses jogos mais complicado na ala direita vai ser assim, deixando a esquerda para o Brahimi "inventar" jogadas num sistema clássico de lateral/extremo...
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,017
4,217
Olimpo
Ontem falou-se no tópico do jogo frente ao Portimonense os erros que o Porto comete na pressão na saída de bola do adversário, eu hoje de manhã estive a ler um blogue a analisar o Porto de SC e deu um exemplo com uma imagem do jogo frente ao Vitória que nos mostrava uma deficiente pressão alta do Porto eu já me tinha manifestado sobre isto nos jogos no México porque apesar de eu gostar de ver o Porto a fazer em pressão alta o que nos levou a recuperar bolas em zonas altas, em alguns momentos deixávamos muito espaço entre linhas mas eu associava isso cansaço da equipa, mas esse tipo de erros voltaram a aparecer no jogo em Guimarães e ontem no jogo no Algarve e não podem acontecer porque eu concordo com pressão alta desde que seja feita de forma eficiente e organizada! Uma pressão alta e bem organizada pode de facto trazer muitas dificuldades para o adversário mas se não for organizada também pode comprometer a equipa que exerce a pressão e não isso que queremos para o nosso Porto.

A imagem é esta (adicionei os meus rabiscos):



O que esta imagem nos mostra é um completo desastre, eu diria quase um caos táctico, começo por questionar onde anda a nossa linha defensiva? Claramente não subiu de forma sincronizada com a linha media e avançada o que levou a criar-se um buracão no meio campo mas há a agravante de o Oliver estar mal posicionado, como a imagem mostra o Oliver subiu demasiado para tentar impedir uma linha de passe para o 6 deles que estava no meio dos centrais mas com isso descobriu as suas costas, a linha de passe para o 6 deles já estava a ser devidamente cortada pelo Soares, se não acreditam olhem para a imagem e imaginem uma linha entre o portador da bola e o 6 e vão ver que esse linha iria sempre encontrar o Soares pelo meio, a jogada segue-se com o Toze a baixar conforme indica a seta na imagem e o lateral a meter a bola no Tóze e com um simples passe deixa o 6 jogadores do Porto para trás e fora da jogada! Se o Oliver estivesse devidamente posicionado tal como indiquei na imagem isto não acontecia e o mais provável era o portador da bola meter a bola no GR tal como manda fazer o central deles que está a ser marcado pelo Soares.

O momento de pressão sobre o adversário é algo que ainda pode e deve ser melhorado até porque é dos momentos de jogo mais importantes neste estilo de jogo do SC no entanto com menos de um mês de trabalho era impossível já estar tudo a 100% e diga-se muito trabalho já tem mostrado este Porto de SC, claramente já se notam melhorias em relação ao ultimo ano.
 

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
51
Lisboa
Estamos na pré época e o SC melhor que ninguém sabe que ainda há muito para melhorar, corrigir, nenhuma equipa do mundo fica logo afinada em 1 mês, o importante é ver como se vê fio de jogo, jogadas ensaiadas, futebol que o Treinador pretende para a equipa, os pequenos grandes pormenores só se vão corrigindo, com o tempo, com mais rotinas de jogo etc.

Geralmente gosto de esperar até final de Setembro para ter uma opinião mais profunda, mas até agora tenho adorado, que diferença para melhor com o passado recente.
 

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
Zeus disse:
Ontem falou-se no tópico do jogo frente ao Portimonense os erros que o Porto comete na pressão na saída de bola do adversário, eu hoje de manhã estive a ler um blogue a analisar o Porto de SC e deu um exemplo com uma imagem do jogo frente ao Vitória que nos mostrava uma deficiente pressão alta do Porto eu já me tinha manifestado sobre isto nos jogos no México porque apesar de eu gostar de ver o Porto a fazer em pressão alta o que nos levou a recuperar bolas em zonas altas, em alguns momentos deixávamos muito espaço entre linhas mas eu associava isso cansaço da equipa, mas esse tipo de erros voltaram a aparecer no jogo em Guimarães e ontem no jogo no Algarve e não podem acontecer porque eu concordo com pressão alta desde que seja feita de forma eficiente e organizada! Uma pressão alta e bem organizada pode de facto trazer muitas dificuldades para o adversário mas se não for organizada também pode comprometer a equipa que exerce a pressão e não isso que queremos para o nosso Porto.

A imagem é esta (adicionei os meus rabiscos):



O que esta imagem nos mostra é um completo desastre, eu diria quase um caos táctico, começo por questionar onde anda a nossa linha defensiva? Claramente não subiu de forma sincronizada com a linha media e avançada o que levou a criar-se um buracão no meio campo mas há a agravante de o Oliver estar mal posicionado, como a imagem mostra o Oliver subiu demasiado para tentar impedir uma linha de passe para o 6 deles que estava no meio dos centrais mas com isso descobriu as suas costas, a linha de passe para o 6 deles já estava a ser devidamente cortada pelo Soares, se não acreditam olhem para a imagem e imaginem uma linha entre o portador da bola e o 6 e vão ver que esse linha iria sempre encontrar o Soares pelo meio, a jogada segue-se com o Toze a baixar conforme indica a seta na imagem e o lateral a meter a bola no Tóze e com um simples passe deixa o 6 jogadores do Porto para trás e fora da jogada! Se o Oliver estivesse devidamente posicionado tal como indiquei na imagem isto não acontecia e o mais provável era o portador da bola meter a bola no GR tal como manda fazer o central deles que está a ser marcado pelo Soares.

O momento de pressão sobre o adversário é algo que ainda pode e deve ser melhorado até porque é dos momentos de jogo mais importantes neste estilo de jogo do SC no entanto com menos de um mês de trabalho era impossível já estar tudo a 100% e diga-se muito trabalho já tem mostrado este Porto de SC, claramente já se notam melhorias em relação ao ultimo ano.
http://www.lateralesquerdo.com/pt_PT/2017/07/25/conceicao-prepara-o-melhor-porto-dos-anos-mais-recentes/
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,304
5,020
Conquistas
1
  • Junho/18
A pré época tem dados bons indícios mas também convém não ir do 8 para 80, em competição é sempre mais complicado e existem outros factores que quando for a sério vão começar a surgir.

Até ver não somos favoritos a ganhar o campeonato, aquilo que se calhar dá para afastar é a ideia que só porque estamos a ter alguma dificuldade em reforçar a equipa que isso automaticamente era sinal que não tínhamos capacidade de lutar pelo titulo, as coisas não são assim tão lineares e dá para fazer mais com os recursos que temos se o treinador for melhor, e cada vez mais SC dá ideia de o ser.

Mas da mesma forma que não fazia então sentido entrar em pessimismos exagerados, agora também não faz grande sentido estarmos a criar expectativas desenfreadas, mesmo que cheguemos lá será certamente uma época complicada, e devemos estar preparados para isso e para os dias menos bons.

Digo isto para os adeptos ao mínimo contratempo não se irem abaixo, para muitos o último jogo ou quanto muito os últimos 2 ou 3 parecem sempre ser a medida da equipa, e se assim for da mesma forma que agora estão extasiados arriscam-se num momento menos bom da época a se deixar cair numa espiral pessimista, e toda a gente sabe que a pré época pode até dar alguns sinais sobre como a equipa pretende jogar mas não tem grande correlação com o rendimento da mesma ao longo da temporada.
 

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,193
1,279
Zeus disse:
O blogue que eu disse que li nao foi esse até porque esse é um antro de lampionagem... o blogue que eu li apareceu-me no feed do facebook como publicação sugerida, vou ver se encontro de novo para por aqui o link.
Lol. Deus me livre, sempre a criarem estigmas com tudo. Óptimo blog de futebol. Ainda ontem se fartou de elogiar o jogo do Porto. Enfim. Sempre a meterem rótulos em tudo. Houvessem muitos laterais e esquerdos, estava tudo bem. Mas pronto se o criador não for portista está logo o caldo entornado.
 

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,193
1,279
Zeus disse:
Ontem falou-se no tópico do jogo frente ao Portimonense os erros que o Porto comete na pressão na saída de bola do adversário, eu hoje de manhã estive a ler um blogue a analisar o Porto de SC e deu um exemplo com uma imagem do jogo frente ao Vitória que nos mostrava uma deficiente pressão alta do Porto eu já me tinha manifestado sobre isto nos jogos no México porque apesar de eu gostar de ver o Porto a fazer em pressão alta o que nos levou a recuperar bolas em zonas altas, em alguns momentos deixávamos muito espaço entre linhas mas eu associava isso cansaço da equipa, mas esse tipo de erros voltaram a aparecer no jogo em Guimarães e ontem no jogo no Algarve e não podem acontecer porque eu concordo com pressão alta desde que seja feita de forma eficiente e organizada! Uma pressão alta e bem organizada pode de facto trazer muitas dificuldades para o adversário mas se não for organizada também pode comprometer a equipa que exerce a pressão e não isso que queremos para o nosso Porto.

A imagem é esta (adicionei os meus rabiscos):



O que esta imagem nos mostra é um completo desastre, eu diria quase um caos táctico, começo por questionar onde anda a nossa linha defensiva? Claramente não subiu de forma sincronizada com a linha media e avançada o que levou a criar-se um buracão no meio campo mas há a agravante de o Oliver estar mal posicionado, como a imagem mostra o Oliver subiu demasiado para tentar impedir uma linha de passe para o 6 deles que estava no meio dos centrais mas com isso descobriu as suas costas, a linha de passe para o 6 deles já estava a ser devidamente cortada pelo Soares, se não acreditam olhem para a imagem e imaginem uma linha entre o portador da bola e o 6 e vão ver que esse linha iria sempre encontrar o Soares pelo meio, a jogada segue-se com o Toze a baixar conforme indica a seta na imagem e o lateral a meter a bola no Tóze e com um simples passe deixa o 6 jogadores do Porto para trás e fora da jogada! Se o Oliver estivesse devidamente posicionado tal como indiquei na imagem isto não acontecia e o mais provável era o portador da bola meter a bola no GR tal como manda fazer o central deles que está a ser marcado pelo Soares.

O momento de pressão sobre o adversário é algo que ainda pode e deve ser melhorado até porque é dos momentos de jogo mais importantes neste estilo de jogo do SC no entanto com menos de um mês de trabalho era impossível já estar tudo a 100% e diga-se muito trabalho já tem mostrado este Porto de SC, claramente já se notam melhorias em relação ao ultimo ano.
Na pré época ainda não absorveram a 100% o novo sistema e forma de jogar...

O blog antro de lampionagem analisa muito bem essa imagem. O Oliver devia ter recuado, deixou o seu espaço em aberto e permitiu a progressão da equipa adversária. Só isso. Um lance isolado entre muitos bons.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,346
19,573
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Este é um sistema que está a ser interiorizado, os automatismos só aparecem depois das estapas necessarias serem ultrapassadas.
Ainda ontem no fim do jogo o SC dizia algo semelhante a "somos uma equipa exposta por isso temos que alinhar melhor alguns posicionamentos".

Ou seja, neste momento o mais importante é perceber se a ideia em si é boa e se tem evolução em termos de assimilação e isso parece que sim. Agora é uma questao de trabalho e tempo.

Ainda ontem no golo do Portimonense, o Marcano tem um gajo à direita e à esquerda, o Marcano escolhe cobrir o lance relativamente ao adversário na esquerda (que é o que está mais central) e o Oliver que era o médio que devia tapar aquele adversário, fica a dormir, fruto da falta de automatismo do que na realidade lhe está a ser pedido. É uma questao de trabalho e tempo.

A ideia parece ser adequada veremos se é assimilavel em tempo util.

Parece-me evidente que pelo menos um medio central  e um avançado movel diferente sao mesmo necessarios.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,017
4,217
Olimpo
Nirvanes disse:
Na pré época ainda não absorveram a 100% o novo sistema e forma de jogar...

O blog antro de lampionagem analisa muito bem essa imagem. O Oliver devia ter recuado, deixou o seu espaço em aberto e permitiu a progressão da equipa adversária. Só isso. Um lance isolado entre muitos bons.
Já estive a ver a ler o que escreveu o blogue lateral esquerdo sobre o Porto de SC e de facto estava muito boa a análise mas eu continuo a dispensar esse blogue já me chega levar com as Tv's, jornais, etc... lamps.

Eu tb cheguei a dizer isso no comentário que neste momento é impossível estar tudo a 100% apenas não concordo quando dizes que foi uma lance isolado, este tipo de pressão deficiente tb aconteceu no jogo de ontem de nos jogos no México. É algo que tem de ser revisto e melhorado.
 

VB99

Arquibancada
5 Agosto 2016
164
0
39
Porto
Nirvanes disse:
Lol. Deus me livre, sempre a criarem estigmas com tudo. Óptimo blog de futebol. Ainda ontem se fartou de elogiar o jogo do Porto. Enfim. Sempre a meterem rótulos em tudo. Houvessem muitos laterais e esquerdos, estava tudo bem. Mas pronto se o criador não for portista está logo o caldo entornado.
 

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,193
1,279
Zeus disse:
Já estive a ver a ler o que escreveu o blogue lateral esquerdo sobre o Porto de SC e de facto estava muito boa a análise mas eu continuo a dispensar esse blogue já me chega levar com as Tv's, jornais, etc... lamps.

Eu tb cheguei a dizer isso no comentário que neste momento é impossível estar tudo a 100% apenas não concordo quando dizes que foi uma lance isolado, este tipo de pressão deficiente tb aconteceu no jogo de ontem de nos jogos no México. É algo que tem de ser revisto e melhorado.
Posso saber de onde tiraste a ideia que aquilo é de benfiquistas? Eu não sei mesmo. Sei quem é o criador mas não faço a mínima de que clube é. Ainda há outro gajo que muitas vezes escreve sobre o Porto e sobre jogadores do Porto (se tivesse de apostar diria que é portista). Mas isso interessa para quê? Deve-se julgar é pelo que escrevem, e aí eles são muito justos e muito interessantes.
Vocês criam esses mitos que tudo o que está de fora é mau e está tudo comprado e o caraças. Ainda no outro dia alguém a meter veneno que o Luis Freitas Lobo estava aziado pelo Porto estar a jogar bem... LOL o gajo que tinha orgasmos multiplos quando via o Quintero tocar na bola, que está sempre a babar-se com o Oliver, que fartou-se de elogiar a nova forma de jogar do Porto - e que eu sempre ouvi dizer que era portista ainda por cima - a ser tomado como um adepto de outro clube aziado. Isto é contaminação activa da opinião pública dos adeptos do Porto. Vocês não entendem isso. Sim há pessoal contra nós, mas não está TUDO contra nós. É preciso saber filtrar as coisas. E há pessoas de todos os clubes, jornalistas ou não, que merecem ser ouvidas e com credibilidade.

Naquele jogo contra o Guimarães foi praticamente. Não houve assim tantos erros... No México está bem, mas é normal, condições diferentes e menos tempo de trabalho. É preciso é ter calma. Os indicadores são muito bons. Eu acho que não vi erros de posicionamento do Oliver assim ontem.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,017
4,217
Olimpo
@Nirvanes eu não conheço os autores desse blogue mas foram várias as semanas em que os lamps jogavam mal e eram levados ao colo e depois lá aparecia um post nesse blogue a dizer maravilhas do Rui Vitória e da sua equipa, desde aí cortei... existe outros blogues de igual ou maior qualidade que eu li ou leio um deles foi o que li hoje de manhã e ainda ando a procura dele de novo para meter aqui o link.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,169
11,376
Zeus disse:
Ontem falou-se no tópico do jogo frente ao Portimonense os erros que o Porto comete na pressão na saída de bola do adversário, eu hoje de manhã estive a ler um blogue a analisar o Porto de SC e deu um exemplo com uma imagem do jogo frente ao Vitória que nos mostrava uma deficiente pressão alta do Porto eu já me tinha manifestado sobre isto nos jogos no México porque apesar de eu gostar de ver o Porto a fazer em pressão alta o que nos levou a recuperar bolas em zonas altas, em alguns momentos deixávamos muito espaço entre linhas mas eu associava isso cansaço da equipa, mas esse tipo de erros voltaram a aparecer no jogo em Guimarães e ontem no jogo no Algarve e não podem acontecer porque eu concordo com pressão alta desde que seja feita de forma eficiente e organizada! Uma pressão alta e bem organizada pode de facto trazer muitas dificuldades para o adversário mas se não for organizada também pode comprometer a equipa que exerce a pressão e não isso que queremos para o nosso Porto.

A imagem é esta (adicionei os meus rabiscos):



O que esta imagem nos mostra é um completo desastre, eu diria quase um caos táctico, começo por questionar onde anda a nossa linha defensiva? Claramente não subiu de forma sincronizada com a linha media e avançada o que levou a criar-se um buracão no meio campo mas há a agravante de o Oliver estar mal posicionado, como a imagem mostra o Oliver subiu demasiado para tentar impedir uma linha de passe para o 6 deles que estava no meio dos centrais mas com isso descobriu as suas costas, a linha de passe para o 6 deles já estava a ser devidamente cortada pelo Soares, se não acreditam olhem para a imagem e imaginem uma linha entre o portador da bola e o 6 e vão ver que esse linha iria sempre encontrar o Soares pelo meio, a jogada segue-se com o Toze a baixar conforme indica a seta na imagem e o lateral a meter a bola no Tóze e com um simples passe deixa o 6 jogadores do Porto para trás e fora da jogada! Se o Oliver estivesse devidamente posicionado tal como indiquei na imagem isto não acontecia e o mais provável era o portador da bola meter a bola no GR tal como manda fazer o central deles que está a ser marcado pelo Soares.

O momento de pressão sobre o adversário é algo que ainda pode e deve ser melhorado até porque é dos momentos de jogo mais importantes neste estilo de jogo do SC no entanto com menos de um mês de trabalho era impossível já estar tudo a 100% e diga-se muito trabalho já tem mostrado este Porto de SC, claramente já se notam melhorias em relação ao ultimo ano.
O lance que aconteceu em Guimarães voltou a acontecer com o Portimonense. No entanto, valida quantas vezes esse erro aconteceu e as vezes que as compensações apareceram.

O erro ainda existe, mas eu contei uma ou duas vezes em 90 minutos de jogos, sendo que a função de Danilo foi fundamental e a defesa este sempre bem posicionada e capaz de compensar.

Mas sem dúvida a melhorar.