Tauromaquia - sondagem

És a favor do fim das atividades tauromáquicas em Portugal ?

  • Sim, sou a FAVOR do fim de todas as atividades tauromáquicas.

    Votos: 216 71.3%
  • Apenas sou a favor do fim da lide a cavalo

    Votos: 37 12.2%
  • Não, sou CONTRA o fim de todas as atividades tauromáquicas

    Votos: 50 16.5%

  • Total de eleitores
    303

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Só te fiz uma questão muito simples.

Posso não ser contra ou a favor da tourada? Ou tenho de ser contra?

Se tenho de ser contra, tens de me explicar porquê... e depois dizeres como lutas contra a tourada...

Se posso ser livre, e não ser contra nem a favor, obrigadinho
Creio que a minha resposta foi clara. Ver acima.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,520
24,998
Conquistas
1
Creio que a minha resposta foi clara. Ver acima.
Não diria clara... é meio tendenciosa...

Desconheço que haja alguma lei que a isso obrigue. Cada pessoa tem o seu sistema de valores e crenças. Objectivamente, a tourada implica espetar ferros num ser vivo. Quem quiser é livre de aplaudir. Tal como é legítimo alertar para aquilo que pode ser um anacronismo cultural bárbaro.
Tu desconheces que haja uma lei, eu tenho a certeza.

Não sei de quem estás a falar do aplaudir... nunca disse que aplaudia... depois falas em valores e crenças... não percebo...

A resposta devia ser um claro sim! Só não o é, para quem quer impor opiniões ou visões a outrem.. coisa que se observa muito em alas de opinião mais radicais...
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,739
18,799
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Ora bem, vamos lá à minha opinião bem ponderada sobre isto. Uma opinião que demorei muito a formular.

Não posso comer carne e defender o fim das touradas sem ser hipócrita.

Comer carne é totalmente e 100% desnecessário para uma vida saudável.
Os animais são tão mal ou pior tratados como os touros sujeitos às touradas.

O único motivo pelo qual se come carne, sabendo disto, é apenas prazer sensorial, por diversão.

Comer carne, é defender o mal trato, totura, morte de animais para a nossa diversão.
 
  • Like
Reações: paul93 e Villas

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não diria clara... é meio tendenciosa...



Tu desconheces que haja uma lei, eu tenho a certeza.

Não sei de quem estás a falar do aplaudir... nunca disse que aplaudia... depois falas em valores e crenças... não percebo...

A resposta devia ser um claro sim! Só não o é, para quem quer impor opiniões ou visões a outrem.. coisa que se observa muito em alas de opinião mais radicais...
Alegro-me pela cultura jurídica do colega. Quando à capacidade interpretativa, sendo necessário, esclareço o que escrevi: é livríssimo de ser a favor, contra, indiferente, aplaudir, não aplaudir...

Uma vez que a tourada implica espetar ferros num ser vivo, é natural que se fale de cultura, valores e moralidade/ética, pois são dimensões associadas ao tema.
 
  • Like
Reações: Villas

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,520
24,998
Conquistas
1
Alegro-me pela cultura jurídica do colega. Quando à capacidade interpretativa, sendo necessário, esclareço o que escrevi: é livríssimo de ser a favor, contra, indiferente, aplaudir, não aplaudir...

Uma vez que a tourada implica espetar ferros num ser vivo, é natural que se fale de cultura, valores e moralidade/ética, pois são dimensões associadas ao tema.
E estás a falar com um colega que é tendencialmente contra a tourada...
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,992
5,458
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Eu compreendo opiniões dos dois lados
Nunca gostei que se infligisse dor aos touros no entanto gosto e admiro a coragem dos forcados a enfrentar o touro cara a cara...
Deveria existir um meio termo
Lide a pé sem recurso a espetar ferros (também admiro) e a pega ao touro

Em relação ao sofrimento do touro como já referi sou contra, no entanto como colegas também já frisaram muita da carne que comemos os animais muitas vezes são criados em locais miseráveis no entanto como não se vê...

Em bom rigor o touro é criado principescamente comparativamente a muitos que são criados com o único fim de irem para a nossa mesa
 

liebe_fcp

Arquibancada
16 Junho 2017
275
300
Tu comes carne?
Parece que já vim tarde, já foi praticamente tudo dito, mas retiro uns pequenos tópicos:

-como porque tenho que me alimentar e não sou hipócrita para dizer que consigo ser vegetariano;
-nunca senti prazer ao ver o sofrimento de um ser vivo e reafirmo que quem sente só pode ser uma aberração da natureza (só o entendo numa vingança, tipo espancar o gajo que tentou violar alguém que ames, por exemplo);
-comparar o maltratar de um animal com uma prática homossexual é só ridículo; se gostam de levar no pacote, deixa-os ser felizes e segue a tua vida. Quanto muito podes comparar com uma violação, seja ela de que tipo for.

Estamos em 2021 e muita gente ainda não percebeu, infelizmente.

Fico-me por aqui e não dou mais para este peditório!



Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Dragon_92

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,520
24,998
Conquistas
1
Parece que já vim tarde, já foi praticamente tudo dito, mas retiro uns pequenos tópicos:

-como porque tenho que me alimentar e não sou hipócrita para dizer que consigo ser vegetariano;
-nunca senti prazer ao ver o sofrimento de um ser vivo e reafirmo que quem sente só pode ser uma aberração da natureza (só o entendo numa vingança, tipo espancar o gajo que tentou violar alguém que ames, por exemplo);
-comparar o maltratar de um animal com uma prática homossexual é só ridículo; se gostam de levar no pacote, deixa-os ser felizes e segue a tua vida. Quanto muito podes comparar com uma violação, seja ela de que tipo for.

Estamos em 2021 e muita gente ainda não percebeu, infelizmente.

Fico-me por aqui e não dou mais para este peditório!



Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
Faz bem. Bom apetite!
 

Cheue

12 Maio 2016
18,794
28,652
Conquistas
7
108
Nunca gostei que se infligisse dor aos touros no entanto gosto e admiro a coragem dos forcados a enfrentar o touro cara a cara...
os desgraçados da plebe (forcados) encaram o touro cara a cara.
se levarem muita porrada e não conseguirem pegar o touro ainda lhes chamam nomes e são apupados.

a nobreza (cavaleiro) anda a cavalo - vestido à Goucha - a fugir do touro enquanto lhe espeta ferros,
ao fim ainda é o rei da festa e considerado um gajo muito corajoso...

atrasado e parolo até para o século 19...

e uma grande seca.

eu acho uma grande merda mesmo sem se chegar à parte do sofrimento dos animais, etc...
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,028
4,976
Ora bem, vamos lá à minha opinião bem ponderada sobre isto. Uma opinião que demorei muito a formular.

Não posso comer carne e defender o fim das touradas sem ser hipócrita.

Comer carne é totalmente e 100% desnecessário para uma vida saudável.
Os animais são tão mal ou pior tratados como os touros sujeitos às touradas.

O único motivo pelo qual se come carne, sabendo disto, é apenas prazer sensorial, por diversão.

Comer carne, é defender o mal trato, totura, morte de animais para a nossa diversão.
Mas porque razão não podes fazer uma coisa sem ser hipócrita?

Podes ser responsável no consumo de carne, comendo esporadicamente, comprando local (sabendo das condições dos animais) e ter acima de tudo uma ideia de sustentabilidade em todo este processo.

Se as pessoas deixassem de frequentar McDonalds e afins, seria um enorme passo para as grandes corporações deixarem de massificar a produção de carne. Esse é o maior problema de todos. Ainda ontem vi o último Last Week Tonight with John Oliver e quem trabalha nas fábricas de corte e preparação da carne sofre do mesmo problema. O que ambos têm em comum?

Comer carne não é defender o mal trato, nem a tortura e muito menos diversão. Há quem dependa disso e certamente não se diverte com a situação, ao contrário de quem vai todo pipi a uma tourada, compra bilhete e bate palmas perante a morte de um animal.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,660
64,979
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Lamento, mas é um espetáculo que seria giro no séc 12 e não no séc 21.

Deveria ser proibido todo e qualquer tipo de espetáculo deste género.

Tiraram os animais ao circo, andam a tentar fazer a folha aos caçadores que geralmente são os que mantém as populações animais controladas e temos um grupo paramilitar chamado ira que agride e invade propiedade privada sob pretexto de defesa dos animais, e não se consegue acabar com este espetáculo horroroso. Pior, ainda recebem subsídios públicos! Um nojo!
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,739
18,799
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Mas porque razão não podes fazer uma coisa sem ser hipócrita?

Podes ser responsável no consumo de carne, comendo esporadicamente, comprando local (sabendo das condições dos animais) e ter acima de tudo uma ideia de sustentabilidade em todo este processo.

Se as pessoas deixassem de frequentar McDonalds e afins, seria um enorme passo para as grandes corporações deixarem de massificar a produção de carne. Esse é o maior problema de todos. Ainda ontem vi o último Last Week Tonight with John Oliver e quem trabalha nas fábricas de corte e preparação da carne sofre do mesmo problema. O que ambos têm em comum?

Comer carne não é defender o mal trato, nem a tortura e muito menos diversão. Há quem dependa disso e certamente não se diverte com a situação, ao contrário de quem vai todo pipi a uma tourada, compra bilhete e bate palmas perante a morte de um animal.
Comer carne é defender a morte de animais para o nosso prazer, apenas e só. A partir daí torna-se dificil estabelecer balizas de moralidade sobre o que é ou não aceitável fazer com animais.
Na minha opinião, se tomares todos esses cuidados torna-se mais aceitável, mas a grande maioria das não o faz, nem a grande maioria que defende o fim das touradas e fica muito indignada com o mau trato de cães e gatos. É dissonância cognitiva. É fácil de evitar pensar nisso porque tudo acontece longe da nossa vista, mas não deixa de acontecer.
 

DeZ

Tribuna
9 Março 2012
4,814
6,909
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
O ser humano é um animal omnívoro. Posto isso, qualquer argumento de que "só se come carne por prazer" torna-se imediatamente absurdo.

Comparar comer carne à tortura de animais (essa sim, apenas por prazer) é qualquer coisa de extraordinário.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,739
18,799
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
O ser humano é um animal omnívoro. Posto isso, qualquer argumento de que "só se come carne por prazer" torna-se imediatamente absurdo.

Comparar comer carne à tortura de animais (essa sim, apenas por prazer) é qualquer coisa de extraordinário.
Desculpa amigo, está mais que provado que para a pessoa média, comer carne é totalmente desncessário para uma vida saudável.
Não acho que comer carne seja mau, pelo contrário, acho que até beneficia, mas é desnecessário. Ainda por cima em pleno séc. XXI com todos os suplementos alimentares que temos ao nosso dispor

Se achas que os animais nos matadouros não são sujeitos a tortura, vives muito alheado da realidade.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,075
Invicta
www.google.com
O ser humano é um animal omnívoro. Posto isso, qualquer argumento de que "só se come carne por prazer" torna-se imediatamente absurdo.

Comparar comer carne à tortura de animais (essa sim, apenas por prazer) é qualquer coisa de extraordinário.
Eu diria que é o despero de quem defende esta aberração a falar ...

As justificações (como se houvesse alguma ...) são tão básicas e sem sentido que chegam ao desespero de querer comparar situações incomparáveis.

Vá lá que esta aberração está em vias de extinção e já são inúmeros os recintos fechados e agora transformados em espaços de verdadeira cultura.

Vá lá que são cada vez menos os aficionados, tirando os coitadinhos dos cavaleiros que vivem á custa do estado nas suas grandes quintas e vá lá que tal como aconteceu com o circo com a história dos animais será uma questão de tempo até irem espetar os ferrinhos onde bem entenderem desde que não seja nos pobres dos animais ...

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,991
9,341
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
As pessoas têm é de ser conscientes e procurar a informação. O que não falta por aí são talhos que trabalham com matadouros que dão uma vida e morte dignas aos animais.

Em vez de comprarem a carne que vem dentro das paletes dos supermercados, tentem visitar os talhos dos vossos bairros, leiam a informação sobre a proveniência da carne que eles disponibilizam á entrada.

No talho que frequento até colocaram fotos do matadouro e cópias das licenças deles, além de vários certificados de qualidade dados por associações de proteção animal.

Pago 2 ou 3€ a mais por kilo de carne em média a comparar com as cadeias de hipermercados mas a diferença de qualidade no prato fazia-me pagar até mais se fosse preciso.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Somos seres humanos dotados de razão e existência moral. Comer não é o mesmo que desenvolver uma actividade de lazer. Comer carne de forma moderada ou diminuta não é o mesmo que fazê-lo todos os dias. O sofrimento de seres vivos criados em cativeiro não legitima o sofrimento de outros seres vivos usados para divertimento humano. São dois problemas que não se anulam mutuamente, sendo positivo qualquer avanço em qualquer um deles.
 
  • Like
Reações: Czarli9

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,028
4,976
Comer carne é defender a morte de animais para o nosso prazer, apenas e só. A partir daí torna-se dificil estabelecer balizas de moralidade sobre o que é ou não aceitável fazer com animais.
Na minha opinião, se tomares todos esses cuidados torna-se mais aceitável, mas a grande maioria das não o faz, nem a grande maioria que defende o fim das touradas e fica muito indignada com o mau trato de cães e gatos. É dissonância cognitiva. É fácil de evitar pensar nisso porque tudo acontece longe da nossa vista, mas não deixa de acontecer.
Acho que não estás a ver "the whole picture".

Na UE entre os países que come mais peixe está Portugal, Espanha, Malta... Em toda a Europa podes ainda adicionar a Islândia e a Noruega. Todos estes países têm uma enorme cultura de mar e durante séculos o principal alimento vinha (continua a vir) de lá.

Do outro lado tens países como a Suíça, Áustria, Eslovénia onde mesmo ursos comiam até há pouco tempo. Têm uma enorme cultura de produção de carne bovina, onde é perfeitamente normal subir uma montanha e dares com elas livremente nos pastos.

Achas que há aqui alguma defesa da morte dos animais por apenas e só prazer?

Do outro lado tens um movimento de moda de vegetarianos e vegans, tudo a comer abacates, sojas e seus derivados, ali felizes e orgulhosos deles próprios porque não matam animais, mas esquecem-se que as grandes produções destes alimentos são feitos à custa de desflorestação pelo mundo inteiro, e com ela o fim de muitos habitats de animais e respectivamente a sua extinção... A Amazónia e o sudeste asiático são apenas os exemplos mais óbvios.

Uma vez mais, o que há em comum e de errado com os outros casos que referi no comentário anterior?

O mal das toiradas não tem em nada a ver com o mal do excesso de consumo de carne. São males diferentes e dissociados. Mas um destes males podemos pará-lo imediatamente, o outro temos que ir fazendo as alterações necessários passo a passo, cabeça a cabeça.
 
Última edição:

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,739
18,799
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Acho que não estás a ver "the whole picture".

Na UE entre os países que come mais peixe está Portugal, Espanha, Malta... Em toda a Europa podes ainda adicionar a Islândia e a Noruega. Todos estes países têm uma enorme cultura de mar e durante séculos o principal alimento vinha (continua a vir) de lá.

Do outro lado tens países como a Suíça, Áustria, Eslovénia onde mesmo ursos comiam até há pouco tempo. Têm uma enorme cultura de produção de carne bovina, onde é perfeitamente normal subir uma montanha e dares com elas livremente nos pastos.

Achas que há aqui alguma defesa da morte dos animais por apenas e só prazer?

Do outro lado tens um movimento de moda de vegetarianos e vegans, tudo a comer abacates, sojas e seus derivados, ali felizes e orgulhosos deles próprios porque não matam animais, mas esquecem-se que as grandes produções destes alimentos são feitos à custa de desflorestação pelo mundo inteiro, e com ela o fim de muitos habitats de animais e respectivamente a sua extinção... A Amazónia e o sudeste asiático são apenas os exemplos mais óbvios.

Uma vez mais, o que há em comum e de errado com os outros casos que referi no comentário anterior?

O mal das toiradas não tem em nada a ver com o mal do excesso de consumo de carne. São males diferentes e dissociados. Mas um destes males podemos pará-lo imediatamente, o outro temos que ir fazendo as alterações necessários passo a passo, cabeça a cabeça.
O que achas que os animais comem? Sabias que a maioria da soja produzida no mundo, uma das produções mais desgastantes no planeta, vai diretamente para alimentar os animais que são consumidos pelo ser humano?
A partir do momento em que comer carne não é necessário para uma vida saudável, não passa de um capricho. Um capricho profundamente marcado na nossa cultura, mas um capricho. De certa forma, a tourada também está, ou esteve profundamente marcada na nossa cultura, por isso para mim, não aceito ''cultura'' como um argumento.
Eu como carne, já debati esta questão a fundo comigo próprio e não consigo arranjar justificação moral para comer carne. A única maneira de comer carne ir ao encontro da moralidade de um indivíduo é se esse indivíduo não tiver consideração nenhuma por nenhum direito de animais. Eu como tenho empatia, até sou especialmente sensível ao sofrimento alheio, até de alguns insetos vê lá tu, não consigo pensar da mesma forma, por isso escolho viver conscientemente com a minha dissonância, e tentar melhorar as minhas escolhas no futuro cada vez mais.
 
Última edição:

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,739
18,799
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Somos seres humanos dotados de razão e existência moral. Comer não é o mesmo que desenvolver uma actividade de lazer. Comer carne de forma moderada ou diminuta não é o mesmo que fazê-lo todos os dias. O sofrimento de seres vivos criados em cativeiro não legitima o sofrimento de outros seres vivos usados para divertimento humano. São dois problemas que não se anulam mutuamente, sendo positivo qualquer avanço em qualquer um deles.
É um excelente argumento que tenho mais facilidade em aceitar.
Mas não deixa de ser atribuído um ''direito'' a um animal numa circunstânca e não noutra. Aqui a preocupação é pelo bem estar do animal, mas numa situação o bem estar é considerado em detrimento do prazer que o ser humano extrai do sofrimento do animal, e do outro não.
Podes dizer que há quem tenha cuidado na escolha da carne, mas os matadouros continuam a ser perfeitamente legais e continuam a produzir tonaledas de carne e a causar sofrimento a milhões de animais.
Mas tens razão que no final das contas, o sofrimento total diminui se acabarem as touradas, o que é bom, mas não deixa de haver a tal dissonância nas leis e no seu fim.