Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.09

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.09 Performance da Época

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Deves estar esquecido.

O Abou terminava contrato no final dessa época. Era para ser vendido. O SC insistiu que ficasse e já se falava na renovação desde a pré época.

A renovação implicava, também, adquirir a parte do passe que pertencia ao Lorient.

A renovação custou 12,3 ME e,pelos vistos, o salário mais alto do plantel.

Devia ser mesmo para suplente...
Quando é que ele renovou?
Estás é ir de encontro ao que disse. O mérito daquela época do Abou foi, quase totalmente, do Sérgio.
 
I

Imaginarium

Guest
Ainda me lembro daquele futebol perfumado do Andre, Paulinho Santos, João Pinto, Jorge Costa, etc, etc...tantos e tantos outos.

O ADN do Porto NUNCA foi a prevalência do futebol perfumado. Foi sempre o ser mais forte mentalmente, com mais querer mais raça, o sangue e ADN da cidade e região que representa. Quando e sempre que possível, associar a isso bom futebol. EM grande parte dos casos, isso é e foi possível. Quando não é, o que nos dá as vitórias, é este querer e esta raça.

Lembro-me de grandíssimas equipas dos bois vermelhos, com craques: Ricardo, Valdo, Mozer, etc etc. Jogavam um enorme futebol. Quando chegavam às antas borravam-se todos. E mesmo na Luz, as vezes levávamos massacres em termos de domínio e posse de bola. Mas na hora da verdade foi sempre a raça e esse querer que nos deu aquele "plus" competitivo que fazia equilibrar planteis
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,297
15,436
Vila Nova de Gaia, 1975
Quem ganhou não foi SC, foi o clube, somos todos.
E se há outro mérito de SC é esse: meteu a SAD no lugar, teve tomates de mandar pastar Jankos Ewerthons ou Paulinhos, teve tomates de falar após a taça da liga.

Era esse um dos nossos cancros recentes, os interesses da SAD. Não me venham com merdas, SC mete a equipa que lhe vai na cabeça, sem ceder a essas merdas.

Ou acham que a SAD e o Theodoro não querem que Nakajima jogue p e.? Ou não acham que há outros jogadores que os empresários queriam que jogassem para ser campeões?

Sobre a camisa do Krasnodar, não é própriamente bonita, nem sei para que é chamada ao caso.
Se não acham normal perder uma eliminatória...eu acho anormal ganhar todas.
Todos perdem, Mourinho, Guardiola, Klopp, VP...as vezes com o Liverpool, outras com o Artmedia, Málaga, Schalke, até com o Wrexham!


Era um objetivo? Sim. Falhou? Sim. Acho que ninguém ficou contente.
Mas a luta pelo principal objetivo continua.
Pessoalmente nunca avaliei um treinador nosso pelos insucessos na Champions.
Se o SC meteu a SAD no sítio, fizemos um mega investimento neste defeso e a generalidade dos foristas critica a falta de qualidade do plantel, porque não o podemos responsabilizar?
 

Cax80

Bancada central
19 Agosto 2016
1,079
937
Sabes que somos um dos piores campeões de sempre no binomio jogos realizados/pontos alcançados?

E que esse binomio tem vindo a cair vertiginosamente nos ultimos 5 anos?
a mim, interessa-me é sempre ficar no fim com mais um ponto que o 2º classificado. dados os condicionalismos que ele teve, alguém esperava 2 títulos em 3 anos? ninguém! lembro-me bem que quando ele assinou quase toda a gente pensava que era um refugo e que tinha vindo para uma fogueira a arder. e veio. a perder dinheiro.

critico as opções que por vezes ele toma, mas reconheço nele o espírito do Mestre. tem todo o mérito de ter conseguido mais um titulo com um clube numa situação terrível.
 
25 Maio 2016
198
162
Arcozelo - Vila Nova de Gaia
Serginho…

Lendo tudo que aqui escrevi neste fórum, é inequívoco que já pedia a tua vinda para o Porto desde que estavas em Guimarães.

Eras e és atualmente aquele que tem e transporta a mística que tano caracterizou o nosso clube.

A ti devemos estar sempre agradecidos pois nos últimos anos devolveste tomates ao porto e devolves-te a sede e fome de ganhar e o dar tudo. Sim a mística era mesmo a jogar mal, ganhar pois queríamos sempre mais que os outros.

Serginho…

Ouço comparações com um tal de Vítor Pereira… Bom treinador que estarei para sempre agradecido, mas que apanhou o ciclo vitorioso do bi-tri, que tinha jogadores de jeito, que tinha uma estrutura mais jovem e coesa que apanhou James, Jackson, Alexandro, Danilo, Fernando, Otamendi, Moutinho, Mangala, Varela,… E podia continuar e desafio a irem procurar esses plantéis. Ganhou dois campeonatos e muito bem ganhos… Foi eliminado por um Malaga qualquer na liga dos campeões, não se qualificou num grupo com o Apoel, Zenit, Shaktar, foi eliminado da taça de Portugal por uma acdémica e braga, perdeu uma taça da liga para o braga etc…

Obrigado Serginho por teres o Porto a ser Porto em todas as competições e a dar tudo e a ser o Porto ad História e que a todos nós nos orgulha, o Porto que dá tudo por tudo em todos os jogos e que luta em qualquer competição até ao fim e que quer ganhar…

Serginho…

Também pergunto-me quantos treinadores do nosso passado, tanto apostaram em prata da casa e apostaram nos jovens da formação… Da equipa B campeã quantos foram aproveitados? Dos bicampeões de juniores com o António Folha quantos foram aproveitados? Quantos destes todos tiveram minutos na primeira equipa e foram aposta em mais que um jogo a titulares?

Serginho…

Perder Krasnodar? Inadmissível! Mesmo perdendo cassillas, filipe, militão, Herrera, brahimi, oliver,… Não tens deculpa. Contrata melhor.

Muda o futebol vinho de tasca… Porque de facto tens sem dúvida o pior plantel a nível coletivo e individual dos últimos tempos, mas o futebol é péssimo!

Serginho…

Se calhar e digo isto sem ofensa, existem demasiados românticos do futebol aqui pelo fórum e muito bem e ainda bem que assim é. Pediste o Rui Barros na B, uiiiii que decisão uiiii que alvoroço! Não me lembro de altura nenhuma no Porto em que os jovens da equipa B viessem tão bem preparados para incorporar a equipa A (claro que a qualidade individual ajuda). Contava Pinto da Costa que Robson rejeitou/vetou a vinda do Rui Barros de volta ao Porto, dizia que vinha para a reforma que já não tinha ambição, etc. PdC diz Robson acredita em mim o Rui é diferente e garanto-te que não vai arrepender. Resto é história… Importante transmitir mística e isso só se recupera nas camadas jovens com quem saiba o que é mística e com quem saiba o que é o clube e sentir o clube. Os míudos adoram cada vez mais o Porto e têm renovado e dito sempre que querem antes de tudo vingar cá.

Serginho…

Acima do tudo obrigado e estou te muito e muito grato. Na nossa pior fase e na tua melhor, arriscaste-te, perdes-te dinheiro, e vieste com o Porto dos Tostões acabar com aquele clube dos milhões…

Obrigado por ficares em segundo e atirares a medalha para a bancada (João Pinto / Jorge Costa fariam o mesmo), por não cumprimentares o Presidente do Sporting quando tentou na secretária nos prejudicar, …

Simplesmente Obrigado

Serginho…

Para terminar, não te vou perdoar esta resolução caso Marega.

Não vou mesmo.

Casillas não treinou bem banco 4 meses. Soares insultou (muito menos que Marega) e foi bancada, tentar vender, etc. Militão saiu festa foi banco e bancada. Nakajima… nem se fala. Marchesin, Uribe… bancada e banco.

Sê coerente se não não tens perdão.

Saudações Portistas
 
  • Love
Reações: Mágico Deco

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,502
16,946
33
Vila Das Aves
É de facto curioso ver que quando a coisa corre mal, a culpa é do Conceição, a coisa corre bem e a culpa é do Francisco J. Marques, é do slb que está fraco, é do covid, é das estrelas, é do caralho mais velho, etc, etc, etc.

Percebam uma coisa, o futebol que se pratica até pode não ser grande coisa, tem momentos de sono e momentos de bom futebol, mas será culpa exclusiva do treinador?

É que criticam a falta de qualidade dos jogadores, que tem tijolos nos pés, etc, etc, mas no final a culpa e o ódio vai para o treinador.

Amigos, quem ganha é o F.C.Porto, não é o treinador A ou B ou C, e há uma coisa que sempre esteve presente no ADN do clube e que andou "esquecida" durante alguns anos, a cultura de exigência.

Para mim foi a chave deste campeonato, o Conceição com o seu feitio e com a enorme exigência para com os jogadores, staff, etc, fez com que houvesse mais entrega e sobretudo nunca houve um atirar a toalha ao chão, coisa que aconteceu no nosso concorrente directo.

E para quem defende que o Conceição é um herói porque vai ganhar 2 campeonatos em 3 possíveis, na minha opinião só está a fazer o que se deve exigir no nosso clube sempre.
 
  • Like
Reações: WaywardPines

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,297
15,436
Vila Nova de Gaia, 1975
Quando é que ele renovou?
Estás é ir de encontro ao que disse. O mérito daquela época do Abou foi, quase totalmente, do Sérgio.
E o mérito da época anterior na Turquia com números semelhantes foi de quem?

O SC tomou uma opção (boa na primeira época, má se atendermos aos anos seguintes do Abou, principalmente por causa da lesão) de investir na manutenção do Abou em vez de ir buscar outro avançado (com as limitações que poderia ter neste caso).

Mas a ideia foi sempre de tê-lo como avançado principal.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,531
5,705
Há quantos anos?
5 ou 6
Duvido que as coisas tenham mudado assim tanto.

O que me foi passado é que a comunicação individual é que tem de ser ajustada a personalidade do individuo no sentido de fazer passar a mensagem da melhor forma possivel.

Agora colectivamente todas as regras, procedimentos e abordagens tem de ser aplicadas da forma mais coerente e direta possivel.

E NUNCA em tempo algum apresentares decisões diferentes para situações semelhantes!

É má liderança!

Sobre o caso em concreto do Marega lembro me do caso do Danilo, espero uma atitude semelhante por parte de SC.

Embora o discurso para a CS já tenha sido diferente...
 
  • Like
Reações: simao977

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
E o mérito da época anterior na Turquia com números semelhantes foi de quem?

O SC tomou uma opção (boa na primeira época, má se atendermos aos anos seguintes do Abou, principalmente por causa da lesão) de investir na manutenção do Abou em vez de ir buscar outro avançado (com as limitações que poderia ter neste caso).

Mas a ideia foi sempre de tê-lo como avançado principal.
O mérito é do Abou, que antes das lesões, era um grande avançado, e do seu treinador na Turquia.
A ideia de quem? Precisamente do SC. É só isto que estou a dizer. O mérito foi dele.
No nosso clube, para SAD e adeptos, estava "queimado".
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,297
15,436
Vila Nova de Gaia, 1975
O mérito é do Abou, que antes das lesões, era um grande avançado, e do seu treinador na Turquia.
A ideia de quem? Precisamente do SC. É só isto que estou a dizer. O mérito foi dele.
No nosso clube, para SAD e adeptos, estava "queimado".
Estava "queimado" porque depois do tratamento do NES tinha dito que não voltava a jogar por nós. E sabemos como os adeptos reagem a essas coisas. Não foi pelo desempenho.
 
  • Like
Reações: Moreira

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
5 ou 6
Duvido que as coisas tenham mudado assim tanto.

O que me foi passado é que a comunicação individual é que tem de ser ajustada a personalidade do individuo no sentido de fazer passar a mensagem da melhor forma possivel.

Agora colectivamente todas as regras, procedimentos e abordagens tem de ser aplicadas da forma mais coerente e direta possivel.

E NUNCA em tempo algum apresentares decisões diferentes para situações semelhantes!

É má liderança!

Sobre o caso em concreto do Marega lembro me do caso do Danilo, espero uma atitude semelhante por parte de SC.

Embora o discurso para a CS já tenha sido diferente...
E isto não te parece um caso que, antes do grupo, primeiro tem de ser resolvido indivualmente.
Achas que o tratamento que ele teve com o Nakajima, que para mim, foi o ideal, se adequava a este caso? Obviamente que não. Este caso era diferente do do Naka e do Danilo e deve ser resolvido de forma diferente.
Por exemplo, acho que foi demasiado rígido em algumas situações para o que deve ser numa equipa de futebol, onde o rendimento deve ser dado em campo.
Podes recordar o caso do Danilo e a forma como o resolveu, por favor?
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Estava "queimado" porque depois do tratamento do NES tinha dito que não voltava a jogar por nós. E sabemos como os adeptos reagem a essas coisas. Não foi pelo desempenho.
Mas estava ou não quimado? Quem o recuperou?
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,119
19,068
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Grato ao SC pelos quase confirmados 2 campeonatos em 3 anos! Feito muito importante e histórico numa conjuntura de Padres, sistema, malas e debilidades da equipa ofensivamente!
Falando de hoje, não entendo as opções que tomou! Na minha opinião o timing das substituições foi enorme erro! Devia ter mexido com a equipa na primeira parte, não alterou nada. Tivemos a sorte de mais uma bola parada e mais um lance de génio de Corona (Neste momento se Félix foi 120 este vale 500)!
Quando fez as substituições depois do 2-0 temi pelo resultado e estava certo. A equipa desorganizou-se completamente. Corona que estava em grande na frente, recuou e levou com um avançado do Tondela rapidíssimo, Manafá na esquerda também facilitou, Uribe ficou perdido e os centrais nervosos. A organização da equipa decaiu de forma absurda. Marchesin negou o golo com alguma sorte e o livre podia tb ter dado empate comprometedor! SC mexeu mal e poda ter corrido mal !
Ontem sim com 2-0 punha o Loum e trancava o jogo de vez...era tirar o Soares e por o Loum. Mas se calhar nem no banco estava...
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,531
5,705
E isto não te parece um caso que, antes do grupo, primeiro tem de ser resolvido indivualmente.
Achas que o tratamento que ele teve com o Nakajima, que para mim, foi o ideal, se adequava a este caso? Obviamente que não. Este caso era diferente do do Naka e do Danilo e deve ser resolvido de forma diferente.
Por exemplo, acho que foi demasiado rígido em algumas situações para o que deve ser numa equipa de futebol, onde o rendimento deve ser dado em campo.
Podes recordar o caso do Danilo e a forma como o resolveu, por favor?
O caso do Nakajima não é um caso desportivo nem de gestão de grupo.È um caso legal, tem de ser o departamento juridico a resolver e não o treinador a resolver. O Nakajima tem contrato com o FCP e não com o SC!Ponto assente.

Em relação ao Danilo foi um caso de indisciplina puro e foi abordado da situação que todos sabemos.
O Marega é outro caso de indisciplina mas o discurso para fora já foi diferente, vamos ver o que internamente será feito.
Obviamente espero um tratamento igual ao Danilo
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
O caso do Nakajima não é um caso desportivo nem de gestão de grupo.È um caso legal, tem de ser o departamento juridico a resolver e não o treinador a resolver. O Nakajima tem contrato com o FCP e não com o SC!Ponto assente.

Em relação ao Danilo foi um caso de indisciplina puro e foi abordado da situação que todos sabemos.
O Marega é outro caso de indisciplina mas o discurso para fora já foi diferente, vamos ver o que internamente será feito.
Obviamente espero um tratamento igual ao Danilo
Nakajima em Portimão.
Se me recordo, o Danilo, depois desse evento, apareceu na apresentação de braçadeira, como previsto. O que esperas que ele faça agora?
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
17,971
15,539
O caso do Nakajima não é um caso desportivo nem de gestão de grupo.È um caso legal, tem de ser o departamento juridico a resolver e não o treinador a resolver. O Nakajima tem contrato com o FCP e não com o SC!Ponto assente.

Em relação ao Danilo foi um caso de indisciplina puro e foi abordado da situação que todos sabemos.
O Marega é outro caso de indisciplina mas o discurso para fora já foi diferente, vamos ver o que internamente será feito.
Obviamente espero um tratamento igual ao Danilo
É muito raro eu concordar com a forma como o SC reage aos casos que acontecem no clube e principalmente nos jogos. A sua inteligência emocional deixa muito a desejar em muitos casos.
Seja como for, o caso Danilo e Marega teriam sempre que ter tratamento diferenciado por terem acontecido em diferentes momentos da época onde o que está em causa e possíveis consequências também são diferentes.
Será que se isto tivesse acontecido no inicio de temporada teria sido tratado pelo SC da mesma forma?
 
  • Like
Reações: simao977

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
O facto do FC Porto ser campeão não tira razão a quem critica o trabalho do Sérgio Conceição no FC Porto. Muitas vezes quando se perde não é sinal de que as coisas estão mal e muitas vezes quando se ganha não é sinal de que as coisas estão bem. É preciso contextualizar tudo. Por muito que isto custe a muita gente, o FC Porto vai ganhar o título porque foi a equipa menos má de um campeonato extremamente nivelado por baixo em termos de qualidade.
Podemos querer estabelecer comparações e fazer analogias com o FC Porto de Vítor Pereira e o facto de ter deixado o FC Porto depois de ter sido campeão nacional. É verdade que o Vítor Pereira tinha um 11 superior, mas também é verdade que o Vítor Pereira tinha um banco de suplentes incomparavelmente inferior ao banco de suplentes em número e qualidade do Sérgio Conceição. O grande rival de Vítor Pereira foi o Benfica de Jorge Jesus que chegou a duas finais da Liga Europa. O grande rival de Sérgio Conceição foi o Benfica de Rui Vitória e Bruno Lage que tiveram algumas das piores participações europeias da história do clube. Para alguns adeptos do FC Porto, o FC Porto de Vítor Pereira não era entusiasmante porque tinha demasiada posse de bola e faltava objectividade no ataque, mas para outros adeptos do FC Porto o Vítor Pereira era uma equipa com princípios de equipa grande e extremamente bem trabalhados. Já para qualquer pessoa que goste de futebol e não seja um daqueles adeptos que odeiam futebol mas que amam o seu clube, o FC Porto é uma equipa que joga mal e tem dinâmicas pobres para um clube grande.

Podem dar as voltas que quiserem, mas o actual FC Porto não é diferente do Braga do Sérgio Conceição, ou da Olhanense do Sérgio Conceição. As bases do modelo são as mesmas e a única coisa que difere significativamente é a qualidade dos jogadores. É por isso que em muitos jogos desta e de outras épocas, a jogar em casa ou a jogar fora, o FC Porto cedeu a posse ao adversário e preferiu defender o resultado. É por isso que o Rangers, o Feyenoord e o Young Boys em determinados momentos nos fizeram andar a correr atrás da bola durante largos períodos dos respectivos jogos, tal como várias equipas da nossa Liga o conseguiram fazer. Assim de repente, lembro-me de jogarmos num 7-2-1 nos últimos 15 minutos do jogo em Vila do Conde. Foram muitos, muitos jogos em que acabamos a sofrer a bom sofrer porque é assim que defendemos resultados.

Cada um é como é, mas eu prefiro um FC Porto extremamente aborrecido que domina e controla os jogos com bola no meio-campo adversário e acaba a época como a equipa que menos oportunidades concede aos adversários em toda a europa, do que um FC Porto que dá taquicardias em todos os jogos por não saber defender com bola, ou por partir constantemente o jogo e acabar sempre com o coração nas mãos.

Há muitas formas de ganhar, eu prefiro claramente ganhar da primeira forma e se me disserem que se estão a lixar para a forma como a equipa joga e que só querem saber de ganhar, então só vos tenho a dizer que se é assim, o FC Porto já não quer continuar a ser grande e já não tem qualquer tipo de ambição. O FC Porto tem que ganhar, mas tem que procurar sempre ganhar da melhor forma possível, dominar, ter bola, gostar de ter bola, controlar, meter os adversários a correr atrás da bola, massacrar. Como é óbvio numa época inteira é completamente impossível jogar sempre bem e é aí que o crer, a raça, a ambição de ganhar fazem a diferença, mas não pode nunca ser esta última a única forma de se jogar numa época inteira. O FC Porto tem que praticar um futebol condizente com o seu passado vencedor tanto internamente como na Europa.
Bem exposto.

Mas não me revejo em tudo o que escreveste. A ambição máxima é ganhar. Depois vem o resto. Deixamos de ser grandes quando assim não o for, na minha opinião.
 
  • Like
Reações: Flamma

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Se o SC meteu a SAD no sítio, fizemos um mega investimento neste defeso e a generalidade dos foristas critica a falta de qualidade do plantel, porque não o podemos responsabilizar?
Podes criticar a vontade, desde que reconheças que, ao contrário de todos os megainvestimentos que fazes ano apos ano, neste muito provavelmente vais ser campeão.
Tal como foste no ano em que não investiste, tal como deverias ter sido no ano passado, não tivesse o rival investido noutras vertentes.
Ora, como o objetivo de investir deveria ser esse, ser campeão, pois é justo reconhecer o mérito do SC.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,531
5,705
É muito raro eu concordar com a forma como o SC reage aos casos que acontecem no clube e principalmente nos jogos. A sua inteligência emocional deixa muito a desejar em muitos casos.
Seja como for, o caso Danilo e Marega teriam sempre que ter tratamento diferenciado por terem acontecido em diferentes momentos da época onde o que está em causa e possíveis consequências também são diferentes.
Será que se isto tivesse acontecido no inicio de temporada teria sido tratado pelo SC da mesma forma?
Não não tem.
Indisciplina é indisciplina, seja no estagio de pré epoca ou no ultimo jogo do campeonato para decidir quem é campeão.

Por muitas vezes os treinadores não serem coerentes é que destroem grupos de trabalho com as suas deciões
 
  • Like
Reações: Moreira e Regod