Sérgio Conceição não é o treinador/futebol que escolhia para o FCPorto. Mas é o meu treinador, e espero que sempre, nunca me esqueça desse facto e nunca insultarei ou achincalharei na praça pública, profissionais do meu clube.
Desabafos tenho-os em privado e não em fóruns ou redes sociais, porque acima de tudo, sei que são sempre usados pela comunicação social e pela redes de comunicação do polvo para gerar discórdia.
Não actuar desta forma para mim tinha ban imediato em tudo o que fosse possível e é de uma primária falta de inteligência. Insultar ou achincalhar os nossos, só mesmo nos casos mais extremos. Nunca dar uma pontinha aquela malta nojenta que incorpora o centralismo português.
Posto isto - e em qualquer discussão sobre as valências dos nosso profissionais - convém não esquecer e ter sempre presente que o Sérgio Conceição, sem polvo, era neste momento tricampeão. Neste momento. Não faltava um ponto, já estava feito. Ainda há uma jornada atrás, com 0-0 no marcador, há um penalty do tamanho de uma casa a favor do Fama.
E como nunca me esqueço, e não sou um palhaço que ignora as coisas só porque não gosta das pessoas - Lopetegui e Nes tinham sido campeões, como Sérgio, com todos os seus defeitos e as suas virtudes.
Ignorar isto, e não começar por aqui, é simplesmente vomitar na memória da Luta que começou com Pedroto e Pinto da Costa.
Quero também recordar que com um Ponta de Lança de outra qualidade - e aqui o Sérgio escolheu o Zé Luís, portanto tem que acarretar com a escolha - provavelmente mesmo com o polvo já éramos campeões na mesma.
Não gosto do futebol do Sérgio. Adoro ver o seu Portismo. Adoro ver a forma como está no futebol. Não gosto de cornos mansos, nunca gostei. E o FCPorto e o Norte precisam de gente desta. E quem ficou tão incomodado com o "Tou-me a cagar para isso", talvez deva ir viver para a capital para rolar a janela e chamar "oh seu malandro" qd alguém faz alguma coisa errado no transito.
Mas não gosto daquele futebol. Ter aquela gente tão unida e a correr tanto, mas tanto por jogo mas sentir que se corre de forma tão caótica e que o suor não é rendido, é uma sensação que nunca me escapa.
Mas, o que realmente me faz querer um treinador diferente é sentir que entre o próprio plantel principal, as afirmações da equipa B e o que ainda está para vir dos Juniores, temos uma massa colectiva de jogadores completamente virados para jogar de outra forma. Não sinto que ele mude a forma de jogar e acho que essa forma de jogar não tem absolutamente nada a ver com Coronas, Nakajimas, Otávios, Tomases, Fábios, Vitinhas, Romários e por aí fora. E tenho um certo receio que essa malta seja despachada, não só por causa da tesouraria mas porque o corpo técnico não estará demasiado importado. Já a própria saída do Galeno foi exemplo disso, quer a saída, quer a posição onde fez a primeira pré época no México...
Termino, dizendo, que tenho um enorme prazer quando o Sérgio ganha. Porque sei o efeito que tem naquela escumalha sulista e o efeito que tem na malta que tem o direito de não gostar dele, mas não tem a inteligência suficiente para não ser prejudicial ao Universo Porto.
Não temos que andar com o falo do Sérgio na boca como andam muitas vezes os profissionais do Porto Canal em relação às figuras do clube, mas não temos que ser palhaços ignorantes também, certo?