Covid-19

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,587
1,577
Tinha-me esquecido das divergencias de opinioes que este virus causa. E nem falo só por vocês, falo por mim próprio. Se fizesse um gràfico sobre o que penso desta doença desde o inicio seria parecido com a euforia que se vê no topico das tranferencias.

Ando mais tranquilo vendo que os países que me interessam, CH e P(desculpem o egoismo), parecem estar numa situaçao razoavel, mas se acontecesse o que se vê em Espanha là disparava a minha curva de preocupaçao outra vez.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,922
51,177
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
"víruszeco". "fantochada". 1M de pessoas. antes de escreves, usa a cabeça e pensa se o deves fazer.
Não discordo de que um novo confinamento é incomportavel e que se deve seguir a vida, com os respetivos cuidados - veja-se a nova zelandia, entre outros - mas menos, muito menos na adjetivaçao de um virus que já levou muita vida humana, direta ou indiretamente.
É fácil menosprezar o vírus quando não se tem.

Pelo que vamos vendo, boa parte das pessoas estão a recuperar bem e muitas são assintomáticas.

Mas também há muita gente que sofreu bastante com o vírus. Aliás, recentemente tivemos um forista que deixou o seu testemunho de ter estado contaminado e que apesar de estar recuperado, ainda sofre sequelas do mesmo.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
9,013
2,174
O vírus tem um baixa taxa de mortalidade, apesar de não ser uma gripezinha, pouco mais do que isso é.
Falas assim, porque deves ser um jovem cheio de "tesão do mijo"!! :p

Tens que pensar, que este mundo não é habitado só por jovens, deves ter pais e talvez avós, e esses são os que podem sofrer mais as consequenciais deste viruszeco como o apelidam.

Isto é, nem 8 nem 80, normalmente no meio é que está a virtude.
Respeitar as regras da DGS (que só meia dúzia e que quer saber), e certeza que com os tempos isto vai voltar a normalidade.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Falas assim, porque deves ser um jovem cheio de "tesão do mijo"!! :p

Tens que pensar, que este mundo não é habitado só por jovens, deves ter pais e talvez avós, e esses são os que podem sofrer mais as consequenciais deste viruszeco como o apelidam.

Isto é, nem 8 nem 80, normalmente no meio é que está a virtude.
Respeitar as regras da DGS (que só meia dúzia e que quer saber), e certeza que com os tempos isto vai voltar a normalidade.
Sou um jovem com tesao de mijo é verdade, mas tento não deixar isso turvar a minha visão das coisas, apesar de admitir que isso acontece sempre um pouco. Obviamente não é um viruszinho qualquer, esses são os das constipações.
Eu tento olhar para os números, e eles dizem que isto é realmente mais letal do que uma gripe, mas pouco mais.
Penso que grande parte das pessoas pensa que uma constipação forte é o mesmo que uma gripe, mas na verdade, o vírus influenza é lixado, e deixa muita gente de cama, daí a importância da vacinação, e mesmo assim muita gente morre e fica debilitada todos os anos devido ao comum vírus da gripe.

Eu tenho noção da seriedade das coisas, só não acho piada quando vêm com histórias de que conhecem alguém que por acaso ficou muito doente, para tentar pintar uma realidade diferente, quando não é isso que acontece na grande maioria dos casos.

É preciso sim ter muito cuidado, mas como tu disseste, nem 8 nem 80.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,960
26,048
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Como eu disse na altura do início da pandemia, era óbvio que esta gente não sabia o que estava a fazer. Agora dizem que é impossível um novo confinamento. Então será que agora a vida humana já não tem valor, é isso? Ou será que só agora é que se aprendeu as consequências económicas criminosas daquilo que foi efectuado? Mas pelo menos, mantinham a coerência e afundava-se isto de vez e estava feito. Morria tudo de fome, mas pelo menos de Covid ninguém morria.

Posso estar enganado mas a história acabará por ter um lugar para estes fulanos que destruíram uma economia global com base numa medida absolutamente de loucos.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,525
17,089
33
Vila Das Aves
O vírus tem um baixa taxa de mortalidade, apesar de não ser uma gripezinha, pouco mais do que isso é.
A questão principal se calhar até nem será a baixa taxa de mortalidade.

Diria que os factores mais importantes até serão a taxa de transmissibilidade e o próprio stress no SNS.

Por exemplo, se 200 pessoas tiverem o vírus diagnosticado, até acabam por ao fim de algum tempo por recuperar "bem", é óptimo, o problema foi o stress que todas elas causaram em ir ao hospital.

Lá está, tem de haver o equilíbrio entre o "tou-me a cagar" e o "vamos morrer todos!", coisa que parece não estar a acontecer.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,525
17,089
33
Vila Das Aves
O pulmão do Neymar ficou assim?
Aconselho a veres o raio x de alguém que precise de ir para um ventilador com uma pneumonia
Provavelmente não ficou, porque lá está, é alguém saudável, sem outro tipo de patologias.

Em quem seja mais "parado" ou com outro tipo de doenças, acabam por sofrer mais com isto.

Em relação aos raio-x, são ambos assustadores.

Se calhar é começar a colocar fotos dos pulmões em tudo quanto é lado como nos maços de tabaco a ver se o pessoal atina :ROFLMAO:
 
  • Like
Reações: bertobrb

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,383
1,050
Como eu disse na altura do início da pandemia, era óbvio que esta gente não sabia o que estava a fazer. Agora dizem que é impossível um novo confinamento. Então será que agora a vida humana já não tem valor, é isso? Ou será que só agora é que se aprendeu as consequências económicas criminosas daquilo que foi efectuado? Mas pelo menos, mantinham a coerência e afundava-se isto de vez e estava feito. Morria tudo de fome, mas pelo menos de Covid ninguém morria.

Posso estar enganado mas a história acabará por ter um lugar para estes fulanos que destruíram uma economia global com base numa medida absolutamente de loucos.
Bom dia,

temos que ver aqui uma coisa. Saber os numeros do euromilhoes ao sabado de manha é muito facil.
O que eu quero dizer com isto?
Agora sabemos mais do virus. Temos mais capacidade para testes, temos mais capacidade hospitalar,...existem alguns medicamentos que podem atenuar a doença. Existem máscaras...

Naquel altura:
- pouca capacidade de teses
- nao havia mascaras
- nao havia ventiladores
- chegamos a 80% da capacida de UCI's no nosso país.

Não tenho duvidas que se chegarmos a mais de 75% do nosso SNS, ha confinamento.

O confinamento serve principalmente para nao sobrecarregar o SNS.

É a minha opiniao.
 

Mikoloco

Arquibancada
22 Janeiro 2019
359
267
Cada um sabe de si como é óbvio.

Continua a achar que isto tudo é uma fantochada, que o vírus "é uma gripezita", que isto é tudo inventado, conheço gente que também pensava assim, um já está debaixo da terra, outro esteve lá perto..
Eu, em 2016, lá por meados de Dezembro, apanhei uma filha da puta de uma gripe, estive - e não estou a exagerar, 2 semanas e qualquer coisa de cama, não me conseguia sequer levantar sem vomitar - e o pouco que tentava comer, vomitava.

Pelo outro lado, conheço, pessoalmente, um senhor de 67 anos que apanhou o covid. Resultado? tosse e ficou rouco e preso em casa 1 mês.

Entre estes dois, preferia 100x o covid, do fundo do meu coração.
 

Mikoloco

Arquibancada
22 Janeiro 2019
359
267
"víruszeco". "fantochada". 1M de pessoas. antes de escreves, usa a cabeça e pensa se o deves fazer.
Não discordo de que um novo confinamento é incomportavel e que se deve seguir a vida, com os respetivos cuidados - veja-se a nova zelandia, entre outros - mas menos, muito menos na adjetivaçao de um virus que já levou muita vida humana, direta ou indiretamente.
Foi insensível da minha parte, concordo, mas é completamente rídiculo a tempestade feita num copo de água causada por este vírus.
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
Caricato mas é a verdade, o Gil tem não sei quanto jogadores infetados. Assim que os calimeros começaram a ter jogadores infetados é que se começou a falar em adiamento do jogo, nomeadamente nos jornais.

conclusão no dia em que os fdp tiverem um titular importante infetado de certeza que o jogo deles é adiado!

As regras são iguais ou é consoante o menu que se apresenta. É que aqui também se define o campeão e condiciona o resultado. São os árbitros, é o VAR e agora é quem decide se adia o jogo ou não.

o estado lampião e o polvo é colossal, astuto, inovador, e o objetivo é utilizar subterfúgios para criar vantagem. Este modus operandi está presentenuma larga maioria da sociedade portuguesa, que ao fazer qualquer coisa, tem de a fazer com algo que, esmiuçando e investigando é crime, é moralmente reprovável. Existem pessoas assim que só fazem algo se for diferente das regras pois o vício e a adição a tirar ou criar vantagem ilegal está no sangue. Mesmo que consigam obter os mesmos resultados de forma cristalina.
 
Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,960
26,048
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O confinamento serve principalmente para nao sobrecarregar o SNS.

É a minha opiniao.
Bom dia,
É a tua opinião e eu respeito.
A verdade é que eu não consegui tirar ainda o Euromilhões mas esta desgraça económica não era difícil de prever. A sua dimensão talvez, mas a loucura da medida está aí bem à vista, tanto que nem sequer se pondera ser repetida. Porque se trata de uma medida pura e simplesmente irresponsável.

O sobrecarrego do SNS teria piada, se, por exemplo, se começasse por tratar, à séria, os motivos pelos quais somos dos países com mais diabéticos e hipertensos na Europa. Mas lá está, isso não está na agenda mediática por isso não importa para nada. O que importa é este vírus ultra mega mortal que se dá ao luxo de ser completamente assintomático na maioria das pessoas.

Minha opinião também :)
 
  • Love
Reações: jcmp17

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,584
5,766
A gripe espanhola durou 3 anos em 3 vagas...parece me que sem vacina demorará o mm tempo com uma quebra progressiva de mortalidade devido a diminuição da virulencia
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Bom dia,

temos que ver aqui uma coisa. Saber os numeros do euromilhoes ao sabado de manha é muito facil.
O que eu quero dizer com isto?
Agora sabemos mais do virus. Temos mais capacidade para testes, temos mais capacidade hospitalar,...existem alguns medicamentos que podem atenuar a doença. Existem máscaras...

Naquel altura:
- pouca capacidade de teses
- nao havia mascaras
- nao havia ventiladores
- chegamos a 80% da capacida de UCI's no nosso país.

Não tenho duvidas que se chegarmos a mais de 75% do nosso SNS, ha confinamento.

O confinamento serve principalmente para nao sobrecarregar o SNS.

É a minha opiniao.
Não perceber isto é não perceber o básico.

Este vírus sobrecarrega muito o SNS. Mesmo com mortalidade baixa, há muita necessidade de internamentos (mesmo em adultos com idade jovem), o que faz com que, em excesso de internamentos e sobrecarregamento do SNS, há pessoas que vão morrer sem cuidados médicos. E isso, para mim, numa sociedade justa e decente, é completamente inaceitável. Seja qual for o custo económico. E se for preciso introduzir um rendimento mínimo universal para minimizar os efeitos económicos, que seja. O que não pode acontecer é deixar as pessoas a morrer por falta de capacidade médica.

Por isso, o confinamento em Março foi muito bem aplicado, pelas razões que já enumeraste e que não vou estar a repetir.

Estamos agora muito mais bem preparados e tivemos tempo suficiente para preparar o que aí vem no Inverno. Se as coisas não correrem bem e for necessário confinar novamente, os políticos que estão em funções terão de ser responsabilizados pela sua incúria.

PS: e sim, o Governo tem a obrigação de planear as coisas com o factor da irresponsabilidade das pessoas - que existe em grande escala, como se vê por algum dos comentários neste tópico. Vir dizer depois que a culpa é das pessoas, que são irresponsáveis, será uma desculpa inaceitável.
 
  • Like
Reações: Yggyfcp e Flamma

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
E,nem nossas tropas fora do país em missões da ONU e UE escapam ,88 militares infestados na RCA,isto num contingente de 180 militares.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Como eu disse na altura do início da pandemia, era óbvio que esta gente não sabia o que estava a fazer. Agora dizem que é impossível um novo confinamento. Então será que agora a vida humana já não tem valor, é isso? Ou será que só agora é que se aprendeu as consequências económicas criminosas daquilo que foi efectuado? Mas pelo menos, mantinham a coerência e afundava-se isto de vez e estava feito. Morria tudo de fome, mas pelo menos de Covid ninguém morria.

Posso estar enganado mas a história acabará por ter um lugar para estes fulanos que destruíram uma economia global com base numa medida absolutamente de loucos.
Com base na informação que havia na altura, não tinhamos outra hipotese. Era tudo muito desconhecido.

Hoje, se calhar, já se chegou à conclusão que se pode continuar a viver, com os cuidados devidos, e não fechar nada. Mas, naquela altura, era impossível.
 
R

rubickus

Guest
Com base na informação que havia na altura, não tinhamos outra hipotese. Era tudo muito desconhecido.

Hoje, se calhar, já se chegou à conclusão que se pode continuar a viver, com os cuidados devidos, e não fechar nada. Mas, naquela altura, era impossível.
Eu parto-me a rir quando vou ao Reddit e vejo posts (maior parte das vezes americanos) de pessoas completamente freaked out porque tem de usar mascara para entrar numa loja.

"ai o meu direito a liberdade, nao me podem obrigar a usar mascara"
"ai nao consigo respirar por causa da mascara"
"isto é uma conspiracao do bill gates para obrigar as pessoas a tomar uma vacina que tem um chip que me vai controlar"

pá como nao adorar o ser humano e a estupidez de algumas pessoas.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,841
5,158
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Foi insensível da minha parte, concordo, mas é completamente rídiculo a tempestade feita num copo de água causada por este vírus.
A criação e a manutenção de cenários apocalípticos servem muitos interesses. O pânico é apenas mais uma das nossas fraquezas. E tal como outra qualquer fraqueza, esta é explorada para ganhar uns €s. Infelizmente é o mundo que vivemos e que situações destas se repetirão concerteza.