Covid-19

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,373
1,035
Eu parto-me a rir quando vou ao Reddit e vejo posts (maior parte das vezes americanos) de pessoas completamente freaked out porque tem de usar mascara para entrar numa loja.

"ai o meu direito a liberdade, nao me podem obrigar a usar mascara"
"ai nao consigo respirar por causa da mascara"
"isto é uma conspiracao do bill gates para obrigar as pessoas a tomar uma vacina que tem um chip que me vai controlar"

pá como nao adorar o ser humano e a estupidez de algumas pessoas.
Quando o capacete passou a ser obrigatorio, ou ter que usar cinto...também ouve esta histeria? è que com o capacete para coçar a careca não dá...nao tenho essa liberdade!
 
  • Like
Reações: nike

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
30,762
30,763
51
Moimenta do Douro
Uma vez que o vírus é pouco perigoso o melhor será dispensar qualquer tipo de teste para poupar dinheiro e deixar o SNS mais aliviado.

Quem quiser fazer o teste pode faze-lo nos diversos hospitais privados que estão muito melhor preparados. Sem o Estado a ajudar nos custos, claro.
 
  • Like
Reações: Yggyfcp

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Há outra coisa que é importante relevar.

Li hoje que metade dos casos reportados nos últimos dias se referem a jovens adultos entre os 20 e os 45 anos. Mas lembrem-se de uma coisa: só faz teste que tem sintomas relativamente fortes da doença. (eu sei, por experiência própria: estive com sintomas de constipação/gripe e tentei fazer um teste pelo SNS neste Verão e não me deixaram porque não tinha todos os sintomas mais comuns de Covid-19)

Assim sendo, estes milhares de jovens adultos que foram diagnosticados tinham sintomas fortes. Alguns deles acabarão a precisar de cuidados do SNS, o que sobrecarrega os profissionais e coloca em causa o bom funcionamento do SNS.

Por isso, dizer que "sou jovem e não vou morrer" é de uma irresponsabilidade atroz. Por causa de muitos jovens adultos doentes, muitos (idosos) podem morrer por falta de cuidados médicos.

Usar máscara e ter comportamentos sanitários adequados é o mínimo que um cidadão responsável deve fazer. Não só por si, mas também pelos mais vulneráveis.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,987
50,499
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Eu parto-me a rir quando vou ao Reddit e vejo posts (maior parte das vezes americanos) de pessoas completamente freaked out porque tem de usar mascara para entrar numa loja.

"ai o meu direito a liberdade, nao me podem obrigar a usar mascara"
"ai nao consigo respirar por causa da mascara"
"isto é uma conspiracao do bill gates para obrigar as pessoas a tomar uma vacina que tem um chip que me vai controlar"

pá como nao adorar o ser humano e a estupidez de algumas pessoas.
Teorias da conspiração haverão sempre.

Aquela do G5 ser responsável pelo vírus também é boa.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: rubickus

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Eu parto-me a rir quando vou ao Reddit e vejo posts (maior parte das vezes americanos) de pessoas completamente freaked out porque tem de usar mascara para entrar numa loja.

"ai o meu direito a liberdade, nao me podem obrigar a usar mascara"
"ai nao consigo respirar por causa da mascara"
"isto é uma conspiracao do bill gates para obrigar as pessoas a tomar uma vacina que tem um chip que me vai controlar"

pá como nao adorar o ser humano e a estupidez de algumas pessoas.
Os americanos são um povo a parte mesmo..a sério.. acho que todo aquele país é um filme.
 
  • Like
Reações: rubickus

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Se chegares aos 1000 casos diários aqui, penso que nos acontece a mesma coisa..
Ainda assim não acredito. A nossa economia não o aguentaria (desconfio que nem o primeiro confinamento aguentou). E hoje temos informação e meios que não tínhamos na altura (máscaras, álcool-gel, distanciamento social)
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,803
25,801
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Com base na informação que havia na altura, não tinhamos outra hipotese. Era tudo muito desconhecido.

Hoje, se calhar, já se chegou à conclusão que se pode continuar a viver, com os cuidados devidos, e não fechar nada. Mas, naquela altura, era impossível.
Não era não. Tanto não era que a Suécia o fez. Que me digas que não existiu coragem política e que as consequências podiam ter sido desastrosas é uma outra conversa. Mas este caminho, e posso estar errado, é um caminho nunca antes visto na História. O desligar completo de uma economia completamente interligada e globalizada é algo que a história, com a devida distância, irá julgar em devido tempo. Esperemos que tudo se componha. Mas sinceramente, todos os dados apontam para o contrário.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa

O passo seguinte e necessário no que toca às apps - comunicarem umas com as outras entre países.
Caso contrário, para quem viaja muito, uma app estritamente nacional revelar-se-á bastante limitada.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Não era não. Tanto não era que a Suécia o fez. Que me digas que não existiu coragem política e que as consequências podiam ter sido desastrosas é uma outra conversa. Mas este caminho, e posso estar errado, é um caminho nunca antes visto na História. O desligar completo de uma economia completamente interligada e globalizada é algo que a história, com a devida distância, irá julgar em devido tempo. Esperemos que tudo se componha. Mas sinceramente, todos os dados apontam para o contrário.
Não consigo concordar @MiguelDeco, desculpa. Eu acho que foi o desconhecido que nós impediu de sermos, quiçá e aos olhos de hoje, racionais. Deste bem o exemplo da Suécia mas é um país em vários que tomaram a mesma decisão.

Eu não consigo criticar o continuamento porque o conhecimento sobre isto era 0. Até podemos discutir se o medo se apoderou de nós mas que, à altura e é disse que estamos a falar, era o melhor que fazer, na minha opinião acho que sim.

Agora entendo que as consequências, pelo que se vê, podem ser devastadoras. Agora que os líderes de então, que são os de agora, sejam julgados por isso, tendo em conta o que não se conhecia, acho difícil.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,803
25,801
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Agora entendo que as consequências, pelo que se vê, podem ser devastadoras. Agora que os líderes de então, que são os de agora, sejam julgados por isso, tendo em conta o que não se conhecia, acho difícil.
Também não estamos a tentar converter-nos um ao outro :)
Não sei se te recordas, mas sempre referi aqui as consequências desastrosas que iriam advir deste tipo de decisão. Fui uma das primeiras pessoas e mencionar isso e sempre me mantive coerente em relação a isso. E como eu bastantes pessoas. E verdade seja dita, não era muito complicado de prever.
Aquilo que sucedeu foi uma cedência a uma pressão mediática que cada vez mais ameaça tornar-se doentia. A constante conversa das curvas de previsão de mortos foi das coisas mais doentias que me lembro de assistir enquanto ser civilizado. E ainda por cima, e conforme a realidade veio demonstrar, eram falsas e exageradas.

Quanto ao resto, basta o desemprego disparar e a economia afundar e tu irás ver que toda esta lógica do "prefiro ser confinado a morrer" desaparece rapidamente. Aliás, possivelmente ainda não atingimos o pico da decadência, e já começamos a ver isso no dia a dia. Existem áreas de negócio completamente destruídas e com consequências desastrosas a nível de famílias inteiras que podem ir para o desemprego. E isso terá sérias consequências no plano político, como é óbvio.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Também não estamos a tentar converter-nos um ao outro :)
Não sei se te recordas, mas sempre referi aqui as consequências desastrosas que iriam advir deste tipo de decisão. Fui uma das primeiras pessoas e mencionar isso e sempre me mantive coerente em relação a isso. E como eu bastantes pessoas. E verdade seja dita, não era muito complicado de prever.
Aquilo que sucedeu foi uma cedência a uma pressão mediática que cada vez mais ameaça tornar-se doentia. A constante conversa das curvas de previsão de mortos foi das coisas mais doentias que me lembro de assistir enquanto ser civilizado. E ainda por cima, e conforme a realidade veio demonstrar, eram falsas e exageradas.

Quanto ao resto, basta o desemprego disparar e a economia afundar e tu irás ver que toda esta lógica do "prefiro ser confinado a morrer" desaparece rapidamente. Aliás, possivelmente ainda não atingimos o pico da decadência, e já começamos a ver isso no dia a dia. Existem áreas de negócio completamente destruídas e com consequências desastrosas a nível de famílias inteiras que podem ir para o desemprego. E isso terá sérias consequências no plano político, como é óbvio.
Lembro-me perfeitamente, sempre defendeste o confinamento como uma medida errada e entendo todo os teus argumentos.

Aliás, nem sequer digo que o tempo não te dê razão. Um dia mais tarde vamos avaliar todas as consequências do que se decidiu e chegar a conclusões. E não ponho de parte que se conclua que confinar foi errado. Mas, tendo em conta o que se conhecia, foi a decisão que tinha que se tomar, na minha opinião e não estou a ver que se “crucifique” quem tomou essa decisão.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,373
1,035
Lembro-me perfeitamente, sempre defendeste o confinamento como uma medida errada e entendo todo os teus argumentos.

Aliás, nem sequer digo que o tempo não te dê razão. Um dia mais tarde vamos avaliar todas as consequências do que se decidiu e chegar a conclusões. E não ponho de parte que se conclua que confinar foi errado. Mas, tendo em conta o que se conhecia, foi a decisão que tinha que se tomar, na minha opinião e não estou a ver que se “crucifique” quem tomou essa decisão.
Uma coisa a ter em conta. O estado da economia é 1 consequecia da pandemia e nao por causa do confinamento.

A suecia é 1 exemplo para nós mas não para os seus vizinhos que aí é que se tem que comparar.

A Suécia, a unica coisa melhor que teve em relação aos seus vizinhos foi a liberdade.
O resto: + mortes, pior a nivel economico.

Sem o nosso confinamento, ganahriamos mais mortes (talvez o dobro?). Mas a nivel economico...se calhar estariamos melhor 1 ou 2% percentuais. A nossa economia depende das outras e principalmente de Espanha. Se as outras economias cairam como se viu (a Suécia caiu mais que os seu vizinhos), nós nao iriamos passar impunes.
A nivel de liberdade ai si, ganhariamos...
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Se houver novo confinamento, as pessoas podem não morrer do vírus, mas a nível mental e financeiro, podem surgir graves problemas. E eu prefiro arriscar a primeira hipótese.
Não sou catastrofista.
E para mim, o barómetro mais importante é o número de mortos e internados, por isso...
O número de novos casos passa-me ao lado.