Covid-19

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
A teoria de que o confinamento matou a economia tem uma falha enorme. É que mesmo sem o confinamento estar decretado, muitas pessoas simplesmente deixaram de fazer certas atividades.

O próprio turismo não depende, maioritariamente, de qualquer ação do Governo. Basta ver o que aconteceu com Inglaterra, que obriga os seus habitantes a praticamente deixar de vir passar férias a Portugal.

Há muita coisa que vai para além daquilo que o Governo quer ou não fazer. A globalização tem coisas muito boas, mas em períodos de crise as coisas alastram-se a todos os países, independentemente das políticas locais.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,826
50,396
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Se já em locais obrigatórios há sempre os chicos espertos, estou mesmo a ver pessoal na rua a estar sempre de máscara.

Eu faço a minha parte, mas muito boa gente facilita e de que maneira.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Flamma

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Diria que não irá haver independentemente disso também.
Aponto para o uso obrigatório de máscara e o adiamento das atividades letivas.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ah, não creio que a escola pare. Concordo até que não deva parar, desde que os planos sejam todos cumpridos.

Quanto ao confinamento teremos que esperar para finais de Novembro/ Dezembro e Janeiro. Esses serão os meses mais críticos em termos de carga do SNS.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Sinceramente, o uso de máscara na rua não traz muitas vantagens. A hipótese de uma pessoa ser infetada ao ar livre é muito baixa.

Aliás, a maior parte das infecções estão a ocorrer em meio domiciliário (contexto familiar mais próximo ou mais alargado), lares e provavelmente em meio laboral (indústria, etc). Ou seja, contextos onde os contactos são próximos e prolongados.

Na minha opinião, e tendo em conta os dados que vou analisando, as melhores soluções e talvez das únicas que o governo poderá tomar seriam o uso obrigatório e permanente de máscara no contexto laboral (e obrigatoriedade de manutenção de distanciamento físico em espaços comuns, como cantinas), e maior e melhor vigilância de espaços públicos, de forma a evitar quaisquer ajuntamentos. O resto, e o factor que assumirá maior importância, depende do bom senso da população. Voltar a fazer alguns sacrifícios a nível familiar e evitar reuniões familiares numerosas.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Sinceramente, o uso de máscara na rua não traz muitas vantagens. A hipótese de uma pessoa ser infetada ao ar livre é muito baixa.

Aliás, a maior parte das infecções estão a ocorrer em meio domiciliário (contexto familiar mais próximo ou mais alargado), lares e provavelmente em meio laboral (indústria, etc). Ou seja, contextos onde os contactos são próximos e prolongados.

Na minha opinião, e tendo em conta os dados que vou analisando, as melhores soluções e talvez das únicas que o governo poderá tomar seriam o uso obrigatório e permanente de máscara no contexto laboral (e obrigatoriedade de manutenção de distanciamento físico em espaços comuns, como cantinas), e maior e melhor vigilância de espaços públicos, de forma a evitar quaisquer ajuntamentos. O resto, e o factor que assumirá maior importância, depende do bom senso da população. Voltar a fazer alguns sacrifícios a nível familiar e evitar reuniões familiares numerosas.
Há quem pense que a máscara é uma cura. É útil em espaços fechados e com pouca ventilação, e mesmo assim, se estiveres muito tempo com alguém infetado num espaço desses, com ou sem máscara apanhas na mesma.
Os aerossóis ao ar livre dispersam quase de imediato. Seria extremamente difícil apanhar o vírus dessa maneira, só se algum te tossir ou espirrar para cima.

Posto isto, não me custa nada usar a máscara. Tirando quando vou correr, quando vou correr esqueçam.
 
  • Like
Reações: Yggyfcp
bertobrb

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Diria que não irá haver independentemente disso também.
Aponto para o uso obrigatório de máscara e o adiamento das atividades letivas.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Adiamento das atividades letivas? Esquece, não vai acontecer. Não pode acontecer.
Se isto durar mais 2/3 anos, vamos continuar a adiar e a cancelar tudo?
Vamos ter que viver com isto.
 

dragO12

Tribuna
7 Maio 2012
2,727
2,418
Existem formas diferentes de abordagem neste tipo de situações, nomeadamente ensino misto e pontualmente, quando a gravidade assim o exige, ensino á distância. Ter de viver com isto como se tudo estivesse normal, não me parece ser razoável. Espero estar redondamente enganado, mas ou as pessoas apresentam comportamentos responsáveis ou a coisa poderá atingir proporções catastróficas por está Europa fora.
 
  • Like
Reações: Dragon_92

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,452
8,424
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Ah, não creio que a escola pare. Concordo até que não deva parar, desde que os planos sejam todos cumpridos.

Quanto ao confinamento teremos que esperar para finais de Novembro/ Dezembro e Janeiro. Esses serão os meses mais críticos em termos de carga do SNS.
Era passar na escola do Cerco hoje de manhã que vias os planos... 1 centena de garotos a porta da escola todos juntos sem máscaras.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Like
Reações: incrivelhulk

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,988
39,439
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
As pessoas têm que tentar cuidar de si próprias, e o governo fez pouco para tentar arranjar estrategias e planos em que as pessoas se pudessem suportar para infrentar o inverno.

A escola é uma fonte e contagio obviamente os miudos saem da aula e estão juntos como se nada fosse, mas tambem são miudos não há muito a fazer, alem de que não são um grupo de risco..

E mais que isso é importante não andar a arranjar medidas e proibições para todo o país, Castelo Branco e Lisboa são mundos diferentes.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
As pessoas têm que tentar cuidar de si próprias, e o governo fez pouco para tentar arranjar estrategias e planos em que as pessoas se pudessem suportar para infrentar o inverno.

A escola é uma fonte e contagio obviamente os miudos saem da aula e estão juntos como se nada fosse, mas tambem são miudos não há muito a fazer, alem de que não são um grupo de risco..

E mais que isso é importante não andar a arranjar medidas e proibições para todo o país, Castelo Branco e Lisboa são mundos diferentes.
Eles não, mas ja quem convive com eles como os avós, podem ser...
 
  • Like
Reações: Ivo Gonçalves

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,452
8,424
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não há planos nenhuns. No papel é tudo muito bonito, depois na prática é tudo ao molhe e fé em Deus..
Obviamente. Basta dar um saltinho nos shoppings que dá para perceber que se nem os adultos respeitam distâncias e normas de segurança, mto menos as crianças na escola.
Por exemplo a brincadeira de limitar pessoas dentro das lojas é uma total bandalheira, lojas as moscas e as pessoas amontoadas em filas à entrada da loja.
Eu felizmente faço compras todas online, não passo por esse tormento.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,826
50,396
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Escolas no geral não encerram.

Será caso a caso, consoante os surtos existentes. Agora, será impossível termos ano lectivo completo de forma presencial em todas escolas do país.

Mas também há escolas, que devem conseguir manter a sua actividade o ano inteiro.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Eclipsisboy

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,738
45,888
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Escolas no geral não encerram.

Será caso a caso, consoante os surtos existentes. Agora, será impossível termos ano lectivo completo de forma presencial em todas escolas do país.

Mas também há escolas, que devem conseguir manter a sua actividade o ano inteiro.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Aquilo que tem que acontecer é caso haja um surto numa escola faz se quarentena dos contactos próximos desinfecta se a escola e retoma a normalidade passado o tempo devido é o mais lógico a fazer
Volto a frisar que não faz sentido mandar os putos todos para casa porque isso é dar um tiro nos dois pés em termos de educação no país
Já se deram tiros suficientes no atual mandato do Costa por isso é mesmo importante que não se hipoteque ainda mais um dos pilares da sociedade
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Obviamente. Basta dar um saltinho nos shoppings que dá para perceber que se nem os adultos respeitam distâncias e normas de segurança, mto menos as crianças na escola.
Por exemplo a brincadeira de limitar pessoas dentro das lojas é uma total bandalheira, lojas as moscas e as pessoas amontoadas em filas à entrada da loja.
Eu felizmente faço compras todas online, não passo por esse tormento.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
E os corredores de circulação são outra treta.. ninguem respeita. Tem de se circular sempre pelo corredor da direita..! Alguém respeita isso? Claro que nao.

Estou para ver quando começar a aproximar-se o Natal..