Política nacional

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Ando a ler um livro, " O Papa de Hitler", e não imaginam as semelhanças históricas com o que eu ando a ler e com o momento atual da nossa politica.

Em principio o resultado final não será nem perto do que foi, visto que a dimensão populacional entre um caso e outro é muito grande. Contudo fico preocupado pois este fenómeno também se passa em países bem maiores que o nosso.

Não me vou alongar muito, mas deixo aqui um exemplo:

Nazis - ataque aos judeus - ataque aos cristãos alemães do Partido Democrático do Centro (o maior da altura) - ataque aos portadores de deficiência física ou mental (eutanásia) para a criação da raça pura (ariana)

André Ventura - ataque aos ciganos - já começou nestes debates a discordar do próprio papa (apesar de se dizer católico)...agora cada um que pense por si, não admira que também queira a raça pura e comece a querer eliminar os portistas.

Depois das reticências deixei-me levar pela comédia (espero eu), mas acreditem, as semelhanças são muitas.
 

Linesofcode

Arquibancada
21 Julho 2020
109
153
Bem, acabei de ver o debate com a Marisa. Nem vou tecer comentários, vou só dizer paz à sua alma, acho que a senhora vai desaparecer do mapa. :ROFLMAO: :ROFLMAO:

Entretanto o Costa, os tiques totalitários estão-lhe no sangue, mas começaram a vir mais à tona com a parceria com o comunismo e extrema-esquerda.
 
  • Like
Reações: LuccaLisboa

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,549
25,030
Conquistas
1
Bem, acabei de ver o debate com a Marisa. Nem vou tecer comentários, vou só dizer paz à sua alma, acho que a senhora vai desaparecer do mapa. :ROFLMAO: :ROFLMAO:

Entretanto o Costa, os tiques totalitários estão-lhe no sangue, mas começaram a vir mais à tona com a parceria com o comunismo e extrema-esquerda.
A Marisa parecia os paineleiros desportivos que debatem com o Pedro Guerra nos programas desportivos... são atropelados e se quiserem guerrear com as mesmas armas retóricas, são dizimados...

Quanto ao Costa, ele não me parece totalitarista. Ele parece-me um amiguista... um oportunista... nepotista... um gajo das cunhas e dos favores... não tem integridade nenhuma...

Mas após a eleição do Marcelo Rebelo de Sousa, eu acho que isso tudo vai ficar evidente.
 
  • Like
Reações: N.

Hugo Ribeiro

Bancada central
5 Junho 2019
1,859
1,796
Conquistas
7
45
sintra
  • Rui Filipe
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Lucho González
É pena mas o AV quase metia a Marisa a chorar neste debate. O único que veio preparado para debater este pedaço de estrume falante foi o Marcelo.
Foi um completo atropelo, parecia que estava a debater com uma miúda de escola. Muito mal preparada, não está lá a fazer nada. E este gajo vai crescendo através da incompetência dos outros. Repito, enorme atropelo!
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Haja alguma coerência, finalmente, pois retirar Portugal das organizações relacionadas com os direitos humanos é um passo lógico para quem defende a extinção da escola pública e do serviço nacional de saúde. Um arrojo que faz corar de vergonha qualquer liberal. Não que os portugueses de mal mereçam coisa diferente. Já os portugueses de bem, nos quais obviamente me pretendo incluir, arriscam-se a uma injusta degradação das suas condições de vida. Talvez o Dr. Ventura consiga assegurar o acesso a esses serviços se lhes alocar os exorbitantes 15 milhões de euros de RSI cigano que têm vindo desde há muito a depauperar os cofres do estado e os bolsos dos portugueses de bem.

Espero que o candidato venha a detalhar em futuras ocasiões em que consistem estas inovadoras categorias socio-morais. O próprio conceito de nacionalidade portuguesa parece ter umas certas nuances venturianas que importarão clarificar.

... será que o Papa é um extremista de esquerda? Hmmm, ele que tanto fala de amor. Talvez seja o Olavo Bilac disfarçado. Estes políticos que se enamoram do divino parecem obcecados com crimes e punições. Suponho que seja alguma reminiscência medieval.

Vivemos num mundo de perplexidades.

Não tarda teremos aí a China, a Rússia, a Turquia e a Venezuela a condenar o discurso do Dr.
 
  • Like
Reações: bertobrb

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,299
19,501
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Nem Ventura nem Marisa, por diferentes razões, têm uma ideia para o país. Nenhuma.
Ambos estão-se cagando para Portugal.
Uma não acredita em nações mas sim num federalismo internacional marxista e o outro não acredita em nada nem tem um pensamento coerente sobre nada.

A política como a conhecemos há décadas está moribunda e não conseguimos gerar alguém com capacidade intelectual e de reflexão que impulsione mudança muito porque a dependência do contexto global é total.

A erosão da política e do pensamento e do seu sequestro pelo dinheiro vai ser total.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
7,591
7,756
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Bem, acho que nunca comentei neste tópico antes, nem tenciono voltar a fazê-lo. Não estou para isso, por inúmeras razões.

Mas realmente há situações tão surreais que me levam a estas merdas... como ter que assistir a um colapso civilizacional, que é ver um Cro-magnon a ter tempo de antena e ser discutido publicamente como alternativa "democrática", em pleno século XXI.

Calhou de ter visto, porque tive oportunidade e procurei face às alternativas, os 3 últimos debates presidenciais (medo!) do personagem. Não tenho pachorra para debates políticos na TV, por norma. Mas a pandemia e o isolamento e o camandro fazem com que perca mais algum tempo com estas palhaçadas, mesmo tendo alguma noção do contexto cultural, histórico e sociopático em que vivemos.

Não consigo aceitar ouvir um candidato presidencial usar sistematicamente uma estratégia argumentativa equivalente a uma criança de 12 anos. Sem desprimor pela maioria das crianças dessa idade, pois tenho uma sobrinha de 10, capaz de argumentações bem mais elaboradas e humanamente evoluídas.

O nível é tão baixo que, efectivamente, torna impossível qualquer debate. Nisso, tenho de fazer uma vénia ao Professor Marcelo, o único candidato, até agora, que percebeu como lidar com um adolescente malcriado: com um olhar e um sorriso paternalista e condescendente, como que olhando enternecido para alguém tão absurdamente ridículo que dá pena. E devia dar! Como o Tino de Rans dava há uns anos... numa era em que figuras deste tipo eram apenas ridículas (nem sequer se devia chegar ao ponto de equacionar a possibilidade de tais criaturas terem, efectivamente, ideias políticas ou sociais!). Mas esse tempo chegou... e hoje em dia, até o Tino de Rans parece um génio ao pé deste esterco!

Sou apartidário, mas tenho mais inclinações canhotas. Desprezo a democracia cristã. Ainda assim, devo dizer que dos momentos mais divertidos a que assisti na TV portuguesa nos últimos anos, foi ver a forma como o Professor deu uma aula sobre democracia (ainda que cristã!) ao pseudo-facho, pseudo-tudo, que sabe-lá-o-que-defende-além-de-sacar-votos-aos-burros-e-acéfalos, fazendo-o expor as suas próprias "fragilidades" (entre aspas, porque 'fragilidades' é um mero eufemismo), explicando apenas, de uma forma clara e a quem quisesse ouvir, porque tais coisas nem merecem ser discutidas (com uma pachorra que eu nunca teria!). A Marisa, em quem também não votaria, esteve longe de perceber isso, e quis entrar em discussões que nunca poderia ganhar - entrar nessas discussões é já estar a perder!

Espero que amanhã a Ana Gomes dê o mesmo tratamento professoral e elevado ao menino da lágrima!
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,904
66,451
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
O Ventura combate-se com credibilidade e com integridade e trabalho político.

Obviamente quem vai para a luta na lama, perde com o Ventura... não porque não tenha razão, mas porque não sabe vender o peixe...

O João Ferreira e a Marisa Matias caíram nessa esparrela
O Ventura combate-se com centrismo e moderação. Com inclusão. Com um tom de gozo. Até de algum cinismo. Tipo " oh seu malandro eu andei a ver a sua tese e tem lá coisas muito engraçadas... O que lhe aconteceu depois? O que falhou na sua vida? O que lhe faltou André? Amor? Não deve ser porque tem uma esposa lindíssima. Talvez um caminho? O que você está a seguir não é caminho nenhum. Não é nada. Você não acredita no que diz. Não passa de um demagogo. Uma versão de marca branca do Trump. Só faz barulho, mas ninguém o leva a sério. Você foi corrido do PSD por algum motivo. Só se move por populismo. É lambedor de dedo para saber onde está o vento. Só quer dividir para reinar. A solidez dos seus argumentos e das suas ideias é proporcional ao seu passado político. "

É tão fácil desmontar este palerma.
O Mayan e o Marcelo até brincaram com ele. O Mayan que é muito fraquinho na comunicação. Basta estar preparado e perder uma hora a escrever coisas.

Claro que ser da extrema esquerda como a Marisa ( que acho que não é da extrema esquerda curiosamente, pelo menos da mesma esquerda das Mortágua, acho que ficava bem no ) e o JF é uma desvantagem, porque lá está, não podem usar os dons do centrismo e da retórica, porque qualquer gajo preparado arranja coisas para contrariar.

Admira-me a Marisa se ter preparado tão mal.
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,606
22,567
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Para quem já disse aqui que a Manuela Moura Guedes era uma das vozes da extrema direita, equiparar Passos Coelho a Salazar não é assim tão descabido.
 
  • Like
Reações: Di Charis

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,904
66,451
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Bem, acho que nunca comentei neste tópico antes, nem tenciono voltar a fazê-lo. Não estou para isso, por inúmeras razões.

Mas realmente há situações tão surreais que me levam a estas merdas... como ter que assistir a um colapso civilizacional, que é ver um Cro-magnon a ter tempo de antena e ser discutido publicamente como alternativa "democrática", em pleno século XXI.

Calhou de ter visto, porque tive oportunidade e procurei face às alternativas, os 3 últimos debates presidenciais (medo!) do personagem. Não tenho pachorra para debates políticos na TV, por norma. Mas a pandemia e o isolamento e o camandro fazem com que perca mais algum tempo com estas palhaçadas, mesmo tendo alguma noção do contexto cultural, histórico e sociopático em que vivemos.

Não consigo aceitar ouvir um candidato presidencial usar sistematicamente uma estratégia argumentativa equivalente a uma criança de 12 anos. Sem desprimor pela maioria das crianças dessa idade, pois tenho uma sobrinha de 10, capaz de argumentações bem mais elaboradas e humanamente evoluídas.

O nível é tão baixo que, efectivamente, torna impossível qualquer debate. Nisso, tenho de fazer uma vénia ao Professor Marcelo, o único candidato, até agora, que percebeu como lidar com um adolescente malcriado: com um olhar e um sorriso paternalista e condescendente, como que olhando enternecido para alguém tão absurdamente ridículo que dá pena. E devia dar! Como o Tino de Rans dava há uns anos... numa era em que figuras deste tipo eram apenas ridículas (nem sequer se devia chegar ao ponto de equacionar a possibilidade de tais criaturas terem, efectivamente, ideias políticas ou sociais!). Mas esse tempo chegou... e hoje em dia, até o Tino de Rans parece um génio ao pé deste esterco!

Sou apartidário, mas tenho mais inclinações canhotas. Desprezo a democracia cristã. Ainda assim, devo dizer que dos momentos mais divertidos a que assisti na TV portuguesa nos últimos anos, foi ver a forma como o Professor deu uma aula sobre democracia (ainda que cristã!) ao pseudo-facho, pseudo-tudo, que sabe-lá-o-que-defende-além-de-sacar-votos-aos-burros-e-acéfalos, fazendo-o expor as suas próprias "fragilidades" (entre aspas, porque 'fragilidades' é um mero eufemismo), explicando apenas, de uma forma clara e a quem quisesse ouvir, porque tais coisas nem merecem ser discutidas (com uma pachorra que eu nunca teria!). A Marisa, em quem também não votaria, esteve longe de perceber isso, e quis entrar em discussões que nunca poderia ganhar - entrar nessas discussões é já estar a perder!

Espero que amanhã a Ana Gomes dê o mesmo tratamento professoral e elevado ao menino da lágrima!
Vou só entrar contigo um bocadinho (se não te chateares), mas tens noção que foi a democracia cristã que construiu boa parte da civilização ocidental que nos deu paz e pão nos últimos 60 anos?

Fiquei curioso com esta tua afirmação e gostava de conhecer os teus motivos. 😀
 

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
7,591
7,756
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Vou só entrar contigo um bocadinho (se não te chateares), mas tens noção que foi a democracia cristã que construiu boa parte da civilização ocidental que nos deu paz e pão nos últimos 60 anos?

Fiquei curioso com esta tua afirmação e gostava de conhecer os teus motivos. 😀
paz, pão. pouca liberdade... ;)

Posso entrar numa ou noutra picardia ou boca, na boa!

Não vou mesmo discutir política em fóruns, por questões pessoais. Não gosto da democracia cristã, como tu não gostarás de comunismo (eu também não!), ou de liberalismo, ou de outra coisa qualquer... mas não quero mesmo discutir isso aqui. (numa conversa de café, entre copos, era na boa...)

Agora, o que disse antes é porque acho que há limites para tudo. E, neste momento, assistimos a limites de mero bom-senso e de princípios elementares de vida em sociedade que parecem estar a ser esquecidos por alguns políticos e seus apoiantes... E acho que aí é preciso mesmo cortar o mal pela raiz, o que não foi feito na altura devida, e vamos a ver se já não vai tarde...
 
Última edição:

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,299
19,501
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Acabei de ouvir um bocadinho o Tino de Rans...epa, se é pra palhaçada tem o meu voto. Ou o gajo q só teve 11 assinaturas mas aparece no boletim...

Estou indeciso de facto.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O Ventura combate-se com centrismo e moderação. Com inclusão. Com um tom de gozo. Até de algum cinismo. Tipo " oh seu malandro eu andei a ver a sua tese e tem lá coisas muito engraçadas... O que lhe aconteceu depois? O que falhou na sua vida? O que lhe faltou André? Amor? Não deve ser porque tem uma esposa lindíssima. Talvez um caminho? O que você está a seguir não é caminho nenhum. Não é nada. Você não acredita no que diz. Não passa de um demagogo. Uma versão de marca branca do Trump. Só faz barulho, mas ninguém o leva a sério. Você foi corrido do PSD por algum motivo. Só se move por populismo. É lambedor de dedo para saber onde está o vento. Só quer dividir para reinar. A solidez dos seus argumentos e das suas ideias é proporcional ao seu passado político. "

É tão fácil desmontar este palerma.
O Mayan e o Marcelo até brincaram com ele. O Mayan que é muito fraquinho na comunicação. Basta estar preparado e perder uma hora a escrever coisas.

Claro que ser da extrema esquerda como a Marisa ( que acho que não é da extrema esquerda curiosamente, pelo menos da mesma esquerda das Mortágua, acho que ficava bem no ) e o JF é uma desvantagem, porque lá está, não podem usar os dons do centrismo e da retórica, porque qualquer gajo preparado arranja coisas para contrariar.

Admira-me a Marisa se ter preparado tão mal.
Como é que o centrismo pode combater o André Ventura, se o André Ventura é um monstro que foi criado e alimentado pelo próprio centrismo? A prova disso que o CDS está em morte cerebral, e arrisca-se a deixar muitos votos para o Chega. Para já não há muitas alternativas para combater o André Ventura, o André Ventura pode até ser o pior do mundo nos debates, mas não vai perder votos por isso. Os partidos como o do Chega costumam trabalhar muito bem a comunicação para fora, basta ver a forma como eles se organizam nas redes sociais e estes partidos têm por mérito serem mobilizadores. Depois a Comunicação Social vai dando tiros nos pés, por exemplo a reportagem da SIC, ainda mais nesta fase, só foi mais uma ajuda, e o André Ventura vai se rindo e agradecendo.

Ele está se cagar para as presidenciais, ele quer é apenas aparece à frente das câmaras e servir disso como um teste ou rampa de lançamento para o seu ego e popularidade. O sonho de André Ventura é claramente ser primeiro-ministro, aliás o Chega era um movimento interno do PSD para tirar Rui Rio do poder, ou seja, o André Ventura já tinha planos para tomar de assalto a liderança do PSD, só que as coisas não correram bem.

Eu sou PSD, mas infelizmente a direita tradicional, ou melhor o centro-direita está completamente partido e desorganizado, o meu partido está muito mal representado e sem rumo com um líder sem inteligência política e estratégica, o CDS é como já referi anteriormente e o IL é um partido em crescimento, mas não passará de uma força residual, para já parte do seu eleitorado está concentrado nos grandes centros urbanos, há muita gente que ainda não sabe o que é o liberalismo. O Chega veio para ficar e teremos que lidar com isso, como os vários países europeus têm lidado com isso.
 
Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,688
40,593
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
19% dos portugueses não consegue aquecer suficientemente a casa
Portugal está no ‘top 4’ dos países da União Europeia com maior percentagem de pessoas que afirmaram não poder manter a casa adequadamente aquecida. A média europeia é de 6,9%, mas a realidade é bastante distinta entre os 27 Estados-membros.



Com este frio é dramatico, e vai levar a muita morte..
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,860
6,013
45
Lisboa
Como é que o centrismo pode combater o André Ventura, se o André Ventura é um monstro que foi criado e alimentado pelo próprio centrismo? A prova disso que o CDS está em morte cerebral, e arrisca-se a deixar muitos votos para o Chega. Para já não há muitas alternativas para combater o André Ventura, o André Ventura pode até ser o pior do mundo nos debates, mas não vai perder votos por isso. Os partidos como o do Chega costumam trabalhar muito bem a comunicação para fora, basta ver a forma como eles se organizam nas redes sociais e estes partidos têm por mérito serem mobilizadores. Depois a Comunicação Social vai dando tiros nos pés, por exemplo a reportagem da SIC, ainda mais nesta fase, só foi mais uma ajuda, e o André Ventura vai se rindo e agradecendo.

Ele está se cagar para as presidenciais, ele quer é apenas aparece à frente das câmaras e servir disso como um teste ou rampa de lançamento para o seu ego e popularidade. O sonho de André Ventura é claramente ser primeiro-ministro, aliás o Chega era um movimento interno do PSD para tirar Rui Rio do poder, ou seja, o André Ventura já tinha planos para tomar de assalto a liderança do PSD, só que as coisas não correram bem.

Eu sou PSD, mas infelizmente a direita tradicional, ou melhor o centro-direita está completamente partido e desorganizado, o meu partido está muito mal representado e sem rumo com um líder sem inteligência política e estratégica, o CDS é como já referi anteriormente e o IL é um partido em crescimento, mas não passará de uma força residual, para já parte do seu eleitorado está concentrado nos grandes centros urbanos. O Chega veio para ficar e teremos que lidar com isso, como os vários países têm lidado com isso.
Por motivos muito diferentes, o chega está a ir buscar muitos votos ao PCP e tb alguns ao BE, não é só ao centro direita.

O PSD (que não é nem de perto o meu partido) tem dois tipos brilhantes mas que não pega neles, o Rangel e Poiares Maduro (por alguma razão o Costa se.lembrou deles).
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Por motivos muito diferentes, o chega está a ir buscar muitos votos ao PCP e tb alguns ao BE, não é só ao centro direita.

O PSD (que não é nem de perto o meu partido) tem dois tipos brilhantes mas que não pega neles, o Rangel e Poiares Maduro (por alguma razão o Costa se.lembrou deles).
Rangel parece-me um muito desgastado, Poiares Maduro muito soft para ser líder, mas viria-o a assumir um ministério.
Acho que Miguel Morgado neste momento é dos poucos que consegue reerguer este PSD, vejo-o como um homem com pulso forte e pragmático.