Muito mais importante que o sistema tático, é o maestro que está por trás...
É bandwagon porque gosta tudo de bajular a toupeira branca logo a táctica que ele começou a usar é que é giraE há quantos anos o 3-4-3 não ganhava em Portugal?
Esse argumento vale 0 na minha opinião.
Eu não estava a criticar o 4-3-3 e nem sequer tenho sistemas prediletos, estava apenas a referir que o 4-3-3 não é garantia só por si de nada, e o que não faltam são equipas em 4-4-2 por essa Europa a fora a jogar bom futebol, o nosso sucesso com o 4-3-3 deveu-se mais ao plantel que tínhamos para interpretar essa forma de jogar do que propriamente pela forma de jogar em si, o mesmo é regra aliás com todos os sistemas, o plantel é que realisticamente define até que ponto certa ideia de jogo pode realmente ser potenciada.E há quantos anos o 3-4-3 não ganhava em Portugal?
Curiosamente tenho uma visão distinta dessa. Acho que este plantel está a implorar por um 4-3-3. Temos médios suficientes para várias soluções diferenciadas de trios de meio campo, vamos ter extremos suficientes com Corona, Diaz, FConceição e Pepê, e a saída do Marega torna-se completamente redundante. Até dá espaço para cortar alguns excedentários para se reforçar as alas da defesa.Eu não estava a criticar o 4-3-3 e nem sequer tenho sistemas prediletos, estava apenas a referir que o 4-3-3 não é garantia só por si de nada, e o que não faltam são equipas em 4-4-2 por essa Europa a fora a jogar bom futebol, o nosso sucesso com o 4-3-3 deveu-se mais ao plantel que tínhamos para interpretar essa forma de jogar do que propriamente pela forma de jogar em si, o mesmo é regra aliás com todos os sistemas, o plantel é que realisticamente define até que ponto certa ideia de jogo pode realmente ser potenciada.
No nosso caso, não acho que tenhamos um plantel particularmente fadado para o 4-3-3, isso obviamente pode sempre mudar no defeso, mas pessoalmente não acho uma boa ideia apostar num 4-3-3 sem um jogador como o Moutinho para ser a base desse sistema, assim como um PdL que consiga jogar bem sozinho ao estilo Jackson/Falcao, é verdade que para jogadores como o F.Vieira e o R.Baró isso permitiria que jogassem nas suas melhores posições como médios ofensivos, e no fundo é daí que vem muito desta pretensão em jogar assim, para viabilizar os míudos, se isso depois serviria a equipa é que já não tenho tanta certeza sem os jogadores que atrás referi.
Parece-me que o Taremi não é avançado para jogar sozinho na frente num 4-3-3, ele brilha mais quando tem alguém ao lado que o ajude a arrastar marcações para abrir espaço. Também ganha muito em ter um parceiro a quem possa fazer assistências, ele é muito bom no último passe e já tinha mostrado isso antes do jogo com o Farense. Aliás, eu acho que o Taremi se fosse um bocadinho melhor a finalizar seria o protótipo perfeito de avançado para 4-4-2. O Evanilson poderia ser trabalhado para esse esquema sem dúvida, já o Toni creio que até experimentamos colocá-lo sozinho na frente contra o Olympiakos na Champions mas o resultado foi fraco.Curiosamente tenho uma visão distinta dessa. Acho que este plantel está a implorar por um 4-3-3. Temos médios suficientes para várias soluções diferenciadas de trios de meio campo, vamos ter extremos suficientes com Corona, Diaz, FConceição e Pepê, e a saída do Marega torna-se completamente redundante. Até dá espaço para cortar alguns excedentários para se reforçar as alas da defesa.
Eu acho que temos jogadores para desempenhar esses papéis todos que referes, existe a percepção contrária porque nunca foram realmente testados noutra matriz de jogo. Vejo um Otávio a fazer de Moutinho, um Taremi a fazer de Jackson e um Grujic/Uribe a fazer de Polvo.
A questão de viabilizar os miúdos é sempre pertinente num clube que se quer formador e vendedor para sustentar o seu "estilo de vida".
Eu tenho outra percepção do Taremi, acho que ele encaixa mesmo bem como pivot do trio de ataque.Parece-me que o Taremi não é avançado para jogar sozinho na frente num 4-3-3, ele brilha mais quando tem alguém ao lado que o ajude a arrastar marcações para abrir espaço. Também ganha muito em ter um parceiro a quem possa fazer assistências, ele é muito bom no último passe e já tinha mostrado isso antes do jogo com o Farense. Aliás, eu acho que o Taremi se fosse um bocadinho melhor a finalizar seria o protótipo perfeito de avançado para 4-4-2. O Evanilson poderia ser trabalhado para esse esquema sem dúvida, já o Toni creio que até experimentamos colocá-lo sozinho na frente contra o Olympiakos na Champions mas o resultado foi fraco.
No meio campo sim, temos um plantel mais talhado para o 4-3-3. Um trio com Uribe, Grujic e Otávio seria muito forte. E claro, o Fábio Vieira era quem tinha mais a ganhar nesse esquema, tal como mostrou contra o Manchester City.
O problema continuam a ser os laterais, que não funcionam nem para um esquema nem para o outro.
Diz antes o 5-4-1E há quantos anos o 3-4-3 não ganhava em Portugal?
Ou simplesmente um esquema que varia mediante o processo defensivo ou ofensivo...Diz antes o 5-4-1
Só se diz que é 3-4-3 para parecer "bué ofensives".
E moderno.
Então vinha para o sitio certo.E jogos combinados. Deixa lá isso.
Anda beber um saké
Pode parecer exagero, mas quanto mais cedo fizerem as coisas, melhor.Amigos abram o tópico para a época 22/23 porque a próxima já está perdida so it seems.
Sim. Uma defesa forte, já é o início de uma equipa campeã.Esse são os óbvios e com mais peso, mas ainda falta perceber se o Manafá (acredito que sim) se junta a eles e se o Grujic volta, depois falta perceber o que vai acontecer a alguns dos miúdos, não me surpreenderia que o F.Vieira (se não mudarmos a táctica base) e/ou o D.Leite fossem vendidos e que o R.Baró fosse emprestado.
Neste cenário precisamos de 2 laterais para a titularidade, um central de grande qualidade, e se o Grujic não voltar um médio com as caracteristicas dele já que o Eustáquio que se falta estar a caminho eu vejo com um suplente do S.Oliveira como médio mais construtor. Para o ataque eu pessoalmente acho que já tendo assegurado o substituto do Corona (Pepê) e com o Francisco a se fixar no plantel principal que não são precisos grandes reforços, provavelmente virá sempre alguém para o lugar do Marega mas já temos o T.Martinez e o Evanilson para lançar para a titularidade (nem sabendo se vamos continuar a apresentar uma dupla) e o mais importante é mesmo reforçar a equipa do meio campo para trás.
Isso é o que todas elas me disseramMuito mais importante que o sistema tático, é o maestro que está por trás...
FodeuO SC so renova se a SAD lhe der garantias que param de bater nele no Portal dos Dragoes.