Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,288
4,996
Conquistas
1
  • Junho/18
E há quantos anos o 3-4-3 não ganhava em Portugal?

Esse argumento vale 0 na minha opinião.
Eu não estava a criticar o 4-3-3 e nem sequer tenho sistemas prediletos, estava apenas a referir que o 4-3-3 não é garantia só por si de nada, e o que não faltam são equipas em 4-4-2 por essa Europa a fora a jogar bom futebol, o nosso sucesso com o 4-3-3 deveu-se mais ao plantel que tínhamos para interpretar essa forma de jogar do que propriamente pela forma de jogar em si, o mesmo é regra aliás com todos os sistemas, o plantel é que realisticamente define até que ponto certa ideia de jogo pode realmente ser potenciada.

No nosso caso, não acho que tenhamos um plantel particularmente fadado para o 4-3-3, isso obviamente pode sempre mudar no defeso, mas pessoalmente não acho uma boa ideia apostar num 4-3-3 sem um jogador como o Moutinho para ser a base desse sistema, assim como um PdL que consiga jogar bem sozinho ao estilo Jackson/Falcao, é verdade que para jogadores como o F.Vieira e o R.Baró isso permitiria que jogassem nas suas melhores posições como médios ofensivos, e no fundo é daí que vem muito desta pretensão em jogar assim, para viabilizar os míudos, se isso depois serviria a equipa é que já não tenho tanta certeza sem os jogadores que atrás referi.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,299
19,502
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Até ao fim do campeonato o treinador é Sérgio Conceição. Depois haverá novidades seja ele ou não.

Agora com todos os defeitos do SC acho q se mudarmos vamos mudar para muito pior.
Não temos dinheiro nem para desbloquear o carrinho do supermercado vai ser canalizar tudo para tapar a javardice danosa de gestão que temos e depois negociar com quem nos ature.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,049
9,458
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Eu não estava a criticar o 4-3-3 e nem sequer tenho sistemas prediletos, estava apenas a referir que o 4-3-3 não é garantia só por si de nada, e o que não faltam são equipas em 4-4-2 por essa Europa a fora a jogar bom futebol, o nosso sucesso com o 4-3-3 deveu-se mais ao plantel que tínhamos para interpretar essa forma de jogar do que propriamente pela forma de jogar em si, o mesmo é regra aliás com todos os sistemas, o plantel é que realisticamente define até que ponto certa ideia de jogo pode realmente ser potenciada.

No nosso caso, não acho que tenhamos um plantel particularmente fadado para o 4-3-3, isso obviamente pode sempre mudar no defeso, mas pessoalmente não acho uma boa ideia apostar num 4-3-3 sem um jogador como o Moutinho para ser a base desse sistema, assim como um PdL que consiga jogar bem sozinho ao estilo Jackson/Falcao, é verdade que para jogadores como o F.Vieira e o R.Baró isso permitiria que jogassem nas suas melhores posições como médios ofensivos, e no fundo é daí que vem muito desta pretensão em jogar assim, para viabilizar os míudos, se isso depois serviria a equipa é que já não tenho tanta certeza sem os jogadores que atrás referi.
Curiosamente tenho uma visão distinta dessa. Acho que este plantel está a implorar por um 4-3-3. Temos médios suficientes para várias soluções diferenciadas de trios de meio campo, vamos ter extremos suficientes com Corona, Diaz, FConceição e Pepê, e a saída do Marega torna-se completamente redundante. Até dá espaço para cortar alguns excedentários para se reforçar as alas da defesa.

Eu acho que temos jogadores para desempenhar esses papéis todos que referes, existe a percepção contrária porque nunca foram realmente testados noutra matriz de jogo. Vejo um Otávio a fazer de Moutinho, um Taremi a fazer de Jackson e um Grujic/Uribe a fazer de Polvo.

A questão de viabilizar os miúdos é sempre pertinente num clube que se quer formador e vendedor para sustentar o seu "estilo de vida".
 
  • Like
Reações: tsilva12 e Gomes

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,607
22,570
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Curiosamente tenho uma visão distinta dessa. Acho que este plantel está a implorar por um 4-3-3. Temos médios suficientes para várias soluções diferenciadas de trios de meio campo, vamos ter extremos suficientes com Corona, Diaz, FConceição e Pepê, e a saída do Marega torna-se completamente redundante. Até dá espaço para cortar alguns excedentários para se reforçar as alas da defesa.

Eu acho que temos jogadores para desempenhar esses papéis todos que referes, existe a percepção contrária porque nunca foram realmente testados noutra matriz de jogo. Vejo um Otávio a fazer de Moutinho, um Taremi a fazer de Jackson e um Grujic/Uribe a fazer de Polvo.

A questão de viabilizar os miúdos é sempre pertinente num clube que se quer formador e vendedor para sustentar o seu "estilo de vida".
Parece-me que o Taremi não é avançado para jogar sozinho na frente num 4-3-3, ele brilha mais quando tem alguém ao lado que o ajude a arrastar marcações para abrir espaço. Também ganha muito em ter um parceiro a quem possa fazer assistências, ele é muito bom no último passe e já tinha mostrado isso antes do jogo com o Farense. Aliás, eu acho que o Taremi se fosse um bocadinho melhor a finalizar seria o protótipo perfeito de avançado para 4-4-2. O Evanilson poderia ser trabalhado para esse esquema sem dúvida, já o Toni creio que até experimentamos colocá-lo sozinho na frente contra o Olympiakos na Champions mas o resultado foi fraco.

No meio campo sim, temos um plantel mais talhado para o 4-3-3. Um trio com Uribe, Grujic e Otávio seria muito forte. E claro, o Fábio Vieira era quem tinha mais a ganhar nesse esquema, tal como mostrou contra o Manchester City.

O problema continuam a ser os laterais, que não funcionam nem para um esquema nem para o outro.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,049
9,458
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Parece-me que o Taremi não é avançado para jogar sozinho na frente num 4-3-3, ele brilha mais quando tem alguém ao lado que o ajude a arrastar marcações para abrir espaço. Também ganha muito em ter um parceiro a quem possa fazer assistências, ele é muito bom no último passe e já tinha mostrado isso antes do jogo com o Farense. Aliás, eu acho que o Taremi se fosse um bocadinho melhor a finalizar seria o protótipo perfeito de avançado para 4-4-2. O Evanilson poderia ser trabalhado para esse esquema sem dúvida, já o Toni creio que até experimentamos colocá-lo sozinho na frente contra o Olympiakos na Champions mas o resultado foi fraco.

No meio campo sim, temos um plantel mais talhado para o 4-3-3. Um trio com Uribe, Grujic e Otávio seria muito forte. E claro, o Fábio Vieira era quem tinha mais a ganhar nesse esquema, tal como mostrou contra o Manchester City.

O problema continuam a ser os laterais, que não funcionam nem para um esquema nem para o outro.
Eu tenho outra percepção do Taremi, acho que ele encaixa mesmo bem como pivot do trio de ataque.

No jogo com o Farense vimos ele a aparecer várias vezes no meio do Diaz e Toni e gostei muito do que ele fez nesses momentos e as triangulações que daí vieram. Já contra o Santa Clara no Dragão, a equipa dá um salto qualitativo no jogo e chega ao golo da vitória depois dele passar para avançado centro num 433.

Agora isto depende essencialmente da matriz de jogo, como abordei anteriormente. Se continuarmos a pedir aos extremos que andem a fazer piscinas nas alas, o PL vai estar muito mais sozinho aí concordo que não é a praia do Taremi.

Factualmente isto exige um reset profundo no nosso futebol e sou o primeiro a admitir que vale tanto como outra ideia ou matriz qualquer. Apenas acho que insistir no mesmo esperando resultados diferentes é quase insanidade.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,864
5,186
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Os retranqueiros jogaram a época toda com 5 defesas no 11 titular num esquema 3-5-2!

E no jogo em Braga, ao intervalo, o Amoriola tirou os 2 avançados para fazer entrar + 1 defesa e 1 médio (que viria a fazer o golo). Se pudessem até 2 guarda-redes punham na baliza de tão borrados que estavam para não perderem o jogo.
Já aqui no Dragão nem sequer se preocuparam em tentar marcar golo, pois já vinham como 0-0 na mente!

Grécia 2004 versão 2021
 
  • Like
Reações: Ginjeet e nike

miguel19layun

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
15,909
35,730
Conquistas
5
Podem ser muito competentes a defender, mas ganhar esta liga a jogar dessa forma só mesmo numa época como esta... muita borra e arredados de competições europeias que resultou em maior frescura física para marcar nos minutos finais.
 
  • Like
Reações: Dragao_man

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,709
8,872
30
Porto
Amigos abram o tópico para a época 22/23 porque a próxima já está perdida so it seems.
Pode parecer exagero, mas quanto mais cedo fizerem as coisas, melhor.
Sobretudo quando temos tantas lacunas a colmatar.

Esse são os óbvios e com mais peso, mas ainda falta perceber se o Manafá (acredito que sim) se junta a eles e se o Grujic volta, depois falta perceber o que vai acontecer a alguns dos miúdos, não me surpreenderia que o F.Vieira (se não mudarmos a táctica base) e/ou o D.Leite fossem vendidos e que o R.Baró fosse emprestado.

Neste cenário precisamos de 2 laterais para a titularidade, um central de grande qualidade, e se o Grujic não voltar um médio com as caracteristicas dele já que o Eustáquio que se falta estar a caminho eu vejo com um suplente do S.Oliveira como médio mais construtor. Para o ataque eu pessoalmente acho que já tendo assegurado o substituto do Corona (Pepê) e com o Francisco a se fixar no plantel principal que não são precisos grandes reforços, provavelmente virá sempre alguém para o lugar do Marega mas já temos o T.Martinez e o Evanilson para lançar para a titularidade (nem sabendo se vamos continuar a apresentar uma dupla) e o mais importante é mesmo reforçar a equipa do meio campo para trás.
Sim. Uma defesa forte, já é o início de uma equipa campeã.
 
  • Like
Reações: pipOx e Sakamoto

Gomes

Tribuna
8 Maio 2016
2,673
2,391
Conquistas
3
Valadares
  • Jardel
  • Lucho González
  • Fernando "Bibota" Gomes
Acho claramente que temos um plantel talhado para o 433 ou 4132, então no meio campo é de caras, mas mesmo os extremos se não tivessem que se desgastar tanto no processo defensivo são extremos que partem fácil para o um para um, o Corona mas mastigado,mas o Diaz e o Francisco é sempre em rotação para cima do lateral. Dos avançados, o taremi jogou assim no rio ave, o Tony jogava assim no fama, o único que tinha apoio do centro do ataque era o evanilson com o Marcos Paulo, mas o flu jogou muitas vezes só com o Evanilson na frente, por isso QQ um deles tem rotinas na táctica, com nuances que se poderiam introduzir mas do meio campo para a frente parace-me evidente. Agora tem aqui um jogador que não permitia está táctica, Marega, a posição que poderia fazer era como avançado centro e deixava muito a desejar.
Mas o 433 tem uma vantagem do médio defensivo pode ser mais posicial e estancar muitos contra ataques algo que com a nossa tática no deixa muito expostos, mas claro o problema está nas laterais, pois QQ táctica precisa da ajuda dos laterias e no 433 mais ainda, mas é preciso saber tabelar, centrar, temporizar, e perceber os tempos de jogo, que evidentemente manafa e zaidu não têm. Mais do que QQ táctica precisamos de laterais novos, os outros sectores precisam de retoques. Pelo menos estes deveriam sair manafa, nanu, carraça, zaidu. A qualidade dos laterais iria fazer com que os centrais não se andassem sempre a disposicionar, uma das grandes razões para termos quase 30 golos sofridos.

Ps- e nisto dos golos sofridos é comparar com os jogos da Champions, com os laterais mais contidos sofremos sempre poucos golos, o problema na liga tuga é que os laterais estão sempre projectados no processo de ataque, e um 433 o médio pode sempre compensar muito mais o lado do lateral que está a atacar e não precisa de ser o extremo a desgastar-se tanto.
 
  • Like
Reações: fgomes

Henrique13

Bancada central
14 Março 2012
1,171
601
Constou-me (e atribuo alguma credibilidade) que o SC já se comprometeu verbalmente com a renovação há um par de meses e está determinado a cumprir com a sua palavra.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Cheue

12 Maio 2016
19,567
30,353
Conquistas
7
108
o vídeo que meteram ontem na FC PortoTV é sinal que já se sabe que ele fica...