Fábio Vieira

Fábio Vieira 50

Fábio Vieira

0.00

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,898
6,073
45
Lisboa
Não é essa a questão.
Aquilo que o treinador tem de perceber é que o futebol nem são só focas de circo nem tratores de lavrar terra. Tem que haver um meio termo e tem que haver espaço para todo o tipo de futebolistas. Nem todos vão comer relva, mas não quer dizer que não estão comprometidos. Tem que haver essa capacidade de gerir um grupo de trabalho porque um Fábio Vieira tem claramente características que outros jogadores não têm. O Nakajima teria certamente características que nenhum outro futebolista no Porto tem. Cabe ao treinador tirar o melhor de cada um.

Mas faz algum sentido meter um jogador como Fábio Viera e esperar que ele esteja os 75 min a fechar o Corona? Se era para isso, tinha metido o João Mário. Não podes plantar uma laranjeira e esperar que nasçam maças.
Claro que é essa a questão. Há jogadores que podem ficar a defender só com os olhos porque aquilo que dão ofensivamente compensa e muito o que se perde defensivamente. Mas são muito poucos, e o Fábio atualmente não é um deles nem está lá perto.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,615
25,134
Conquistas
1
Claro que é essa a questão. Há jogadores que podem ficar a defender só com os olhos porque aquilo que dão ofensivamente compensa e muito o que se perde defensivamente. Mas são muito poucos, e o Fábio atualmente não é um deles nem está lá perto.
Se o Fábio não é um desses, não percebo porque o tem metido tanto…

anda a brincar?
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,898
6,073
45
Lisboa
Se o Fábio não é um desses, não percebo porque o tem metido tanto…

anda a brincar?
?
Como assim? Só podia jogar no Porto se fosse o Messi? Pode jogar claro, só não pode é ter o comportamento defensivo do Messi porque também não é assim tão bom ofensivamente para isso se tornar irrelevante.
E o Liverpool e o Moreirense são a mesma coisa?
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,089
9,556
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Os que vêm aqui bater no FV porque não corre para trás, ignorando as 4 assistências que já leva nos últimos 3 jogos, são os mesmos que ignoram as casas que o Marcano dá, enaltecendo os golos que marca.

É o mundo da bola virado ao contrário. E sintomático da cultura de mediocridade que se instalou no clube.
 
  • Like
Reações: Flames

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
10,694
8,576
O Fábio dificilmente vai ter nível para ser titular do FCP, as lacunas a nível de mentalidade competitiva junto com as vezes que deve ouvir dizer que e um craque e que não precisa de correr, e que os treinadores e que tem que lhe arranjar um lugar no 11 de acordo com a suas características não dão para compensar com o facto de ter bons pés.

E a tal coisa, tem a oportunidade de jogar contra o Liverpool, podia falhar tudo mas nunca correr e deixar tudo em campo. O Deco dizia numa entrevista que quando subiu da formação o que ele pensava era em correr.

Mas o culpado e o SC que o mete em campo, parece que se quer enterrar para meter o Fábio em campo de por onde der.
Foi desesperante, ontem fui para o meu novo lugar anual, e na segunda parte estava muito perto dele. Eu que estava na bancada tinha mais vontade de tentar cortar a bola do que ele a 1 metro do adversário.
O ele estar a titular, e o não enconstar já, vai estar relacionado com a incompetência de promoverem jogadores da formação sem um contrato de longa duração, agora vai ser dar tudo para ver se ele nos faz o favor de renovar.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,898
6,073
45
Lisboa
Então o Fábio Vieira se não pode jogar porque não defende… porque é que o Sérgio o mete?
Porque era o jogador que joga em na posição mais próxima da do Otávio e porque o Sérgio esperava que ele defendesse. Pelo menos mais do que aquilo que fez.

E eu não acho que ele não deva jogar. Só acho é que tem que melhorar muito o aspeto defensivo. E acho que alguém pensar que o papel dele é só atacar e não tem que recuar é só parvo e não ajuda em nada o próprio Fábio.

Basicamente é uma questão de identidade. Há aqui quem ache que ele é uma espécie de Messi (e não tem que defender), e há quem ache que está um bocadinho longe disso.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,281
15,012
Conquistas
7
62
Porto
Tal como Leite, Queiroz, Bruno Costa e outros tem limitações que nunca lhe permitirão ter capacidade para ser um titular do Porto.
Já devia ter ido à melhor oferta.
Comparar o Fábio a qualquer um desses diz muito do olho que tens para a coisa. O Fábio tem mais talento numa unha que esses todos juntos no corpo inteiro.
Tem mais que qualidade para jogar no FC Porto, tem que crescer e tem essencialmente que ser liberado de metade da carga defensiva que o treinador lhe exige.

Enquanto não entenderem que há determinados jogadores que não têm que defender como outros, não se vai a lado nenhum.

Há jogadores que simplesmente não são talhados para isso, não têm esse motor. Não há Decos a cair das árvores ou a nascer debaixo de pedras da calçada. Jogadores como o Fábio são jogadores que fisiologicamente não são feitos para levar com grandes cargas defensivos, para correr uma dezena de km e para ter a intensidade sem bola de um Otávio.
Não é porque não lhe apetece, é porque o motor que tem, deve ser salvaguardado para poder fazer a diferença no último terço. Basta olhar para a total ectomorfia dele e para a forma como os grupos musculares dele se dispõem para perceber que se lhe continuarem a pedir isso, não só vão desvirtuar o potencial que tem para decidir na frente, como se vai perder um jogador.

A questão é proteger um jogador destes deste tipo de trabalhos. Tem que haver unidades dispostas a cobrir essa perda de metros. Se não há capacidade dentro do plantel para cobrir essa deficiência, então o Fábio terá papel apenas e só internamente, em jogos que dominamos e temos a bola a maior parte do tempo.

Na Europa, pedir-lhe para acompanhar o Robertson é completamente de loucos, é uma ideia de levar as mãos à cabeça. Mas a grande diferença do Fábio para qualquer um desses é que está na cara o talento que o Fábio tem que os outros não têm. Mas neste contexto de plantel e treinador torna-se impossível tirar sequer 70% do seu potencial. É completamente impossível.

E não acho que lhe falte essa intensidade a um nível tão grande como falam aqui. Parece que estão a falar de um Ganso. O Fábio tem rotação qb para jogar onde tem que jogar, que é ou num meio campo a três no vértice mais adiantado, ou imediatamente por trás do 9. Jogar com ele a defender por fora, esqueçam.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,615
25,134
Conquistas
1
Porque era o jogador que joga em na posição mais próxima da do Otávio e porque o Sérgio esperava que ele defendesse. Pelo menos mais do que aquilo que fez.

E eu não acho que ele não deva jogar. Só acho é que tem que melhorar muito o aspeto defensivo. E acho que alguém pensar que o papel dele é só atacar e não tem que recuar é só parvo e não ajuda em nada o próprio Fábio.

Basicamente é uma questão de identidade. Há aqui quem ache que ele é uma espécie de Messi (e não tem que defender), e há quem ache que está um bocadinho longe disso.
Acho que ninguém acha que o Fábio Vieira é idêntico em qualidade ao Messi…

Nunca vi ninguém a dizer isso.

Mas se o Sérgio avaliou mal a capacidade de defender do Fábio, a culpa é do Sérgio…

Ele deve ter lá outros jogadores que fazem a posição…
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,898
6,073
45
Lisboa
Acho que ninguém acha que o Fábio Vieira é idêntico em qualidade ao Messi…

Nunca vi ninguém a dizer isso.

Mas se o Sérgio avaliou mal a capacidade de defender do Fábio, a culpa é do Sérgio…

Ele deve ter lá outros jogadores que fazem a posição…
Nunca viste ninguém dizer que o Fábio não tem que se preocupar com tarefas defensivas?

Se ele tivesse posto outro e tivéssemos levado "só" 3-0 este tópico ia estar cheio de fanboys na mesma a bater no Sérgio. Os mesmos que culpam o Sérgio pelo mau jogo do Fábio ontem.
 
  • Like
Reações: katatonia10

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,615
25,134
Conquistas
1
Se ele tivesse posto outro e tivéssemos levado "só" 3-0 este tópico ia estar cheio de fanboys na mesma a bater no Sérgio. Os mesmos que culpam o Sérgio pelo mau jogo do Fábio ontem.
Ontem não foi um mau jogo do Fábio… ontem foi um péssimo jogo coletivo…

O Fábio até fez uma assistência e o Taremi um golo… o resto parecia que não sabia o que andava a fazer em campo…

Acho que é óbvio que a culpa da desorganização e da tremenda vergonha que o Sérgio fala… a culpa é dele…
 
  • Like
Reações: Tiago Esteves

sangueazul

O Porto precisa de uma revolução
12 Julho 2016
6,868
10,866
Comparar o Fábio a qualquer um desses diz muito do olho que tens para a coisa. O Fábio tem mais talento numa unha que esses todos juntos no corpo inteiro.
Tem mais que qualidade para jogar no FC Porto, tem que crescer e tem essencialmente que ser liberado de metade da carga defensiva que o treinador lhe exige.

Enquanto não entenderem que há determinados jogadores que não têm que defender como outros, não se vai a lado nenhum.

Há jogadores que simplesmente não são talhados para isso, não têm esse motor. Não há Decos a cair das árvores ou a nascer debaixo de pedras da calçada. Jogadores como o Fábio são jogadores que fisiologicamente não são feitos para levar com grandes cargas defensivos, para correr uma dezena de km e para ter a intensidade sem bola de um Otávio.
Não é porque não lhe apetece, é porque o motor que tem, deve ser salvaguardado para poder fazer a diferença no último terço. Basta olhar para a total ectomorfia dele e para a forma como os grupos musculares dele se dispõem para perceber que se lhe continuarem a pedir isso, não só vão desvirtuar o potencial que tem para decidir na frente, como se vai perder um jogador.

A questão é proteger um jogador destes deste tipo de trabalhos. Tem que haver unidades dispostas a cobrir essa perda de metros. Se não há capacidade dentro do plantel para cobrir essa deficiência, então o Fábio terá papel apenas e só internamente, em jogos que dominamos e temos a bola a maior parte do tempo.

Na Europa, pedir-lhe para acompanhar o Robertson é completamente de loucos, é uma ideia de levar as mãos à cabeça. Mas a grande diferença do Fábio para qualquer um desses é que está na cara o talento que o Fábio tem que os outros não têm. Mas neste contexto de plantel e treinador torna-se impossível tirar sequer 70% do seu potencial. É completamente impossível.
Olho prá coisa e percebo que é um problema, como dizes, de motor. O Fábio não tem motor pra defender.
O Fábio tem talento na unha e falta-lhe na cabeça. No fundo, no motor.
Um jogador inteligente, com aquele talento na unha, que queira jogar pra ganhar, num grande clube, tem de ter motor.
Por exemplo, o Salah tem esse motor e talento na unha.
Ontem foi dos que jogou no campo todo e marcou golos.
É assim com os grandes jogadores. Mas isto sou eu a ver com estes olhos pequeninos de quem em 51 anos, nunca jogou, nem viu (entre outras coisas) jogos de futebol.
O SC disse há dias, de forma assertiva (raridade) que alguns dos jogadores de agora têm falta de compromisso com o jogo, com a profissão e até com o talento que têm. O Fábio, dizem os meus olhos enviesados, é um deles.
Tal como está, é curto para o Porto.
Num Guimarães, Braga, Boavista, não tenho dívidas, era o rei da selva.
No Porto é um desadaptado à realidade do clube que tem que correr mais que os outros e ter talento pra ganhar. O Porto joga sempre contra muitas coisas e, na CL, contra as suas limitações, perante adversários muito melhores. Neste cenário, Fábio não pode ser titular do Porto, sem mudar o motor.
Vemos o jogo doutra maneira, mas a minhanão tem de ser melhor ou pior que a tua, é diferente.
Não precisas de minorar para discordar. É só um conselho.
 

Targaryen

Tribuna
27 Fevereiro 2018
3,860
4,975
Contra o Moreirense, a jogar a 10, a atitude no momento defensivo (e estávamos a pressionar alto) na primeira parte foi a mesma de ontem. Completamente desleixado.
Quando mais de 50% da criação do nosso jogo - contra equipas pequenas, contra equipas como o Liverpool ou Atletico é perto de 100%, daí que o golo anulado tenha nascido de uma daquelas pressões na grande área - o facto do Fabio não ser um todo terreno faz realmente diferença. Mas o problema é precisamente jogarmos esse futebol primitivo onde a única coisa que há a treinar é o pressing quando o adversário sai a jogar desde a pequena área. Esse é o nosso principal recurso ofensivo o que é muito, muito, muito pobre.
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
85,290
191,783
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Vejam o Curtis Jones do Liverpool que é uns bons meses mais novo que o Fábio Vieira, e comparem um e outro a jogar, parecia o sénior a dar abada ao júnior..
Em Liverpool devem dizer aos jogadores que correr dá jeito

Deve ser o terrorista do Klopp que quer gajos rápidos e fortes
 
  • Like
Reações: Mehdi e jpgm97

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,151
7,805
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Toda a gente já percebeu que tipo de jogador o Fábio é neste momento. Quais são as suas qualidades e os seus defeitos.

Toda a gente...menos o treinador, aparentemente. Pedir-lhe para fazer o mesmo que o Otávio não faz puto sentido e estava-se mesmo a ver que ia correr mal. Podia e devia ter entrado J. Mário ou Manafá com o Corona a subir no terreno mas não, siga meter o puto a fazer piscinas o jogo todo atrás do Robertson que é apenas e só o melhor lateral esquerdo do mundo.

Era um desastre à espera de acontecer que o treinador tinha obrigação de antecipar e evitar.


P.S. Diga-se que esta situação foi apenas uma de muitas que contribuíram para o que se passou ontem.
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,690
5,734
Porto
O SC explica, pós-jogo que Otavio é muito importante para dar equilibrios defensivos.
Com uma defesa fragilisada, Otavio lesiona-se e é substituído por Fabio Vieira, o pior dos medios a dar equilibrios defensivos.
Recordo que tinha Vitinha, por exemplo, no banco.
Emblematico!
o vitinha numa linha fica só demasiado estranho. O Fabio na linha pelo menos não é tão fora de agua.
No entanto, eu tambem nao teria feito a mesma substituição. Preferia colocar o joao mario, e subir o corona. Pelo menos o corona tem mais noçoes defensivas que o fabio.