Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Cada um com as suas características. Não me recordo do James Rodríguez a fazer piscinas na lateral, quando jogava e brilhava no FC Porto. Da mesma forma que não se vai pedir ao Uribe que caia na ala, drible dois ou três e cruze para a área, nem ao Taremi que jogue a trinco e desça ao meio dos centrais para iniciar o ataque.

Os jogadores não têm culpa que este treinador os "cape" de tal maneira que se vêem obrigados a tentar ser aquilo que não são. Se cada um jogasse na sua posição e com tarefas de acordo com aquilo que são as suas qualidades, se calhar, as coisas correriam melhor. Para cada um deles e para a equipa!

Agora... no lugar do Fábio, renovavam?! Eu, garantidamente e ainda p'ra mais sabendo que este treinador ficará no clube enquanto quiser, não renovaria! O treinador não conta com ele nem perde uma oportunidade para utilizá-lo como bode expiatório para praticamente tudo o que de negativo sucede nos jogos da equipa. Eu, no lugar do Fábio, repito, não quereria cá estar. Um miúdo cheio de potencial e que vai brilhar para onde quer que vá.
O treinador não conta com ele, mas mete-o ao minuto 13 de um jogo contra o Liverpool. Certamente, de propósito para o queimar.

• Like
Reações: jpgm97 e Ruben1893

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
10,251
10,143
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Para mim, é um comentário parcial e profundamente injusto. Há na equipa tarefas diferenciadas para cada jogador. Manifestar essa revolta com o Fábio quando, por exemplo, Corona esteve TODO o jogo a fazer um frete, um inútil, sempre mal posicionado, sempre sem pinga se taça, sem fechar o corredor, um passador mera figura de corpo presente, para mim é chocante.
O Fábio produziu o pouco futebol da equipa em todo o jogo. Houve quem nada deu, pelo contrário, só estragou.

Acho que desprezar desta forma um médio ofensivo porque...não defendeu o que os outros tinham de defender, a mim, parece-me errado.

Mas peço desculpa, sei que todos temos a nossa opinião, e nao citei por mal, apenas por impulso, mas admito que sinta isso de forma diferente o que o Fábio deu. Mas para mim, o Fábio, no lugar onde jogou, é dos menos culpados.
Injusto é esse comentário… o corona entrou bem no jogo e estava combativo, mas o jogo todo a levar com 2 e 3 flechas não há quem aguente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
Reações: Don Corleone

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Injusto é esse comentário… o corona entrou bem no jogo e estava combativo, mas o jogo todo a levar com 2 e 3 flechas não há quem aguente.

Foram constantes a situações de 2 para 1 que o Corona se viu exposto.
Mas o Fábio não tem nada a ver.

• Like
Reações: Don Corleone

RK

Bancada lateral
12 Setembro 2021
520
773
Conquistas
2
  • Domingos
  • Rui Filipe
Pronto, a culpa é do Fábio.

O Fábio tem culpa que o Corona jogue há cerca de um ano com uma displicência brutal e ninguém perceba porque continua no 11;
O Fábio tem culpa que a equipa tenha jogado com dois centrais que habitualmente não jogam - e um deles nem sequer é opção para o treinador, tanto que teve de se estrear num jogo destes (...);
O Fábio tem culpa que, vá-se lá saber porquê, nestes jogos de Champions, entremos em campo com o pior lateral da história do clube;
O Fábio tem culpa do meio-campo "defensivo" a dois em que um está de rastos (e mesmo assim consegue ser quase sempre um dos melhores) e o outro, desde Abril, de rastos está;
O Fábio tem culpa do sistema táctico que o empurra para a direita, claramente para fora da sua zona de conforto e de onde pode fazer a diferença, mantendo no centro um Toni Martinez a fazer de Marega, com o Taremi a jogar a 10;
O Fábio tem culpa que o maior desequilibrador da equipa - o Luis Díaz - não tenha sequer aparecido no jogo;
O Fábio tem culpa que jogadores como o Wendell, o João Mário e o Vitinha comecem no banco, quando já demonstraram claramente que têm de ser titulares;

...e, sobretudo, o Fábio tem culpa de ter um treinador arrogante, casmurro e cobarde (a culpa é sempre dos outros, não é verdade?!), que comanda uma equipa que não joga nada, nada, nada, nada, nada.

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
10,251
10,143
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Pronto, a culpa é do Fábio.

O Fábio tem culpa que o Corona jogue há cerca de um ano com uma displicência brutal e ninguém perceba porque continua no 11;
O Fábio tem culpa que a equipa tenha jogado com dois centrais que habitualmente não jogam - e um deles nem sequer é opção para o treinador, tanto que teve de se estrear num jogo destes (...);
O Fábio tem culpa que, vá-se lá saber porquê, nestes jogos de Champions, entremos em campo com o pior lateral da história do clube;
O Fábio tem culpa do meio-campo "defensivo" a dois em que um está de rastos (e mesmo assim consegue ser quase sempre um dos melhores) e o outro, desde Abril, de rastos está;
O Fábio tem culpa do sistema táctico que o empurra para a direita, claramente para fora da sua zona de conforto, mantendo no centro um Toni Martinez a fazer de Marega, com o Taremi a jogar a 10;
O Fábio tem culpa que o maior desequilibrador da equipa - o Luis Díaz - não tenha sequer aparecido no jogo;
O Fábio tem culpa que jogadores como o Wendell, o João Mário e o Vitinha comecem no banco, quando já demonstraram claramente que têm de ser titulares;

...e, sobretudo, o Fábio tem culpa de ter um treinador arrogante, casmurro e cobarde (a culpa é sempre dos outros, não é verdade?!), que comanda uma equipa que não joga nada, nada, nada, nada, nada.
O Fábio tem a culpa do que fez e não fez, é um grande jogador, que eu tenho defendido é que aprecio, mas crl se não corre para trás, vamos culpar quem de ele não correr? A não renovação de contrato do Corona?

Mas claro que não é no fabio que vamos depositar as responsabilidades de mais um arraso em casa.

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
9,046
14,364
Conquistas
17
  • Hulk
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
Cada um com as suas características. Não me recordo do James Rodríguez a fazer piscinas na lateral, quando jogava e brilhava no FC Porto. Da mesma forma que não se vai pedir ao Uribe que caia na ala, drible dois ou três e cruze para a área, nem ao Taremi que jogue a trinco e desça ao meio dos centrais para iniciar o ataque.

Os jogadores não têm culpa que este treinador os "cape" de tal maneira que se vêem obrigados a tentar ser aquilo que não são. Se cada um jogasse na sua posição e com tarefas de acordo com aquilo que são as suas qualidades, se calhar, as coisas correriam melhor. Para cada um deles e para a equipa!

Agora... no lugar do Fábio, renovavam?! Eu, garantidamente e ainda p'ra mais sabendo que este treinador ficará no clube enquanto quiser, não renovaria! O treinador não conta com ele nem perde uma oportunidade para utilizá-lo como bode expiatório para praticamente tudo o que de negativo sucede nos jogos da equipa. Eu, no lugar do Fábio, repito, não quereria cá estar. Um miúdo cheio de potencial e que vai brilhar para onde quer que vá.
Ninguém pede ao Fábio Vieira para ser um recuperador de bolas. Aquilo que se pede é que tenha compromisso com a equipa, que corra para acompanhar os adversários, que ocupe os espaços que tem de ocupar, que vá aos duelos quando tem que ir. Isto é INEGOCIÁVEL para qualquer jogador, é uma questão de compromisso que todos têm que ter, e não pedir algo que não faz parte do dossier de qualidades e características dos jogadores (como o Uribe driblar dois ou três).

O Fábio quando o Liverpool tinha a bola simplesmente adormecia, há um lance em que ele está a fechar a linha de passe para o Robertson, mas fá-lo de forma tão à safoda, que a bola entrou com uma facilidade tremenda. Isto é um exemplo de 20 lances em que aquele lado direito foi uma autêntica via verde (e não foi pelo Corona).

P.S. O James sempre teve uma reação à perda da bola interessante.

RK

Bancada lateral
12 Setembro 2021
520
773
Conquistas
2
  • Domingos
  • Rui Filipe
O Fábio tem a culpa do que fez e não fez, é um grande jogador, que eu tenho defendido é que aprecio, mas crl se não corre para trás, vamos culpar quem de ele não correr? A não renovação de contrato do Corona?

Mas claro que não é no fabio que vamos depositar as responsabilidades de mais um arraso em casa.

Então e o Fábio tem culpa de ter entrado para essas funções?
Para mim, é como no caso do Zaidu... o Zaidu não tem culpa nenhuma. Culpa tem quem os mete lá!
Se o treinador queria alguém para defender a ala (que era o que se pedia), juntava o João Mário ao Corona e eles faziam isso. Ou não?

A culpa é do Fábio?!

Se o Taremi tivesse de sair, lesionado, com certeza não iria entrar o Manafá para o ataque.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,314
216,412
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Não se pode comentar a exibição individual sem falar do treinador? Que raio de mentalidade lol
Pode-se falar do Corona, do Marcano, do Zaidu, do Toni e afins mas do Fábio há sempre uma desculpa
Devem ser todos primos do rapaz

Não devia de ter entrado, ponto, culpa do treinador
Estando lá dentro é como outro qualquer e fez um jogo horrível

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
9,046
14,364
Conquistas
17
  • Hulk
  • Madjer
Então e o Fábio tem culpa de ter entrado para essas funções?
Para mim, é como no caso do Zaidu... o Zaidu não tem culpa nenhuma. Culpa tem quem os mete lá!
Se o jogador queria alguém para defender a ala (que era o que se pedia), juntava o João Mário ao Corona e eles faziam isso. Ou não?

A culpa é do Fábio?!
Estás a confundir a estrada da beira, com a beira da estrada. A questão não é se o Fábio era a opção certa para aquele jogo, naquela posição, mas sim, se ele cumpriu com aquilo que estava ao seu alcance.

Não cumpriu minimamente, compromisso e trabalho sem bola é algo que todos devem demonstar, o Fábio não o fez. Porquê? Porque acha que não tem de correr sem bola, ou que não tem que defender? Não sei, se calhar é alérgico…

• Like
Reações: simao977

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,784
52,628
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O Otávio também não é extremo e não é por isso que fica a ver jogar.
Teve o melhor lugar para assistir ao jogo e não pagou bilhete.
O Fábio dificilmente vai ter nível para ser titular do FCP, as lacunas a nível de mentalidade competitiva junto com as vezes que deve ouvir dizer que e um craque e que não precisa de correr, e que os treinadores e que tem que lhe arranjar um lugar no 11 de acordo com a suas características não dão para compensar com o facto de ter bons pés.

E a tal coisa, tem a oportunidade de jogar contra o Liverpool, podia falhar tudo mas nunca correr e deixar tudo em campo. O Deco dizia numa entrevista que quando subiu da formação o que ele pensava era em correr.

Mas o culpado e o SC que o mete em campo, parece que se quer enterrar para meter o Fábio em campo de por onde der.

RK

Bancada lateral
12 Setembro 2021
520
773
Conquistas
2
  • Domingos
  • Rui Filipe
Estás a confundir a estrada da beira, com a beira da estrada. A questão não é se o Fábio era a opção certa para aquele jogo, naquela posição, mas sim, se ele cumpriu com aquilo que estava ao seu alcance.

Não cumpriu minimamente, compromisso e trabalho sem bola é algo que todos devem demonstar, o Fábio não o fez. Porquê? Porque acha que não tem de correr sem bola, ou que não tem que defender? Não sei, se calhar é alérgico…
É curioso... pois, se calhar, bastava o Alexander-Arnold ter jogado para, nesta altura, estarmos a apontar exactamente o mesmo ao Luis Díaz. A atitude foi a mesma do Fábio mas, como o Liverpool estava muito mais forte na ala esquerda, foi na ala direita do Porto que as falhas de marcação mais se notaram.

Seja como for - e eu, como treinador há mais de dez anos -, bem sei que há jogadores que têm algo de especial e necessitam de uma certa liberdade para render. E o futebol moderno tem vindo a acabar com isso, com os 10's puros, como o Fábio poderia ser. Hoje em dia, vemos um 10 como 8 se for destro ou como um ala direito se for esquerdino. Se assim fosse, desde sempre, jogadores como os italianos Totti, Baggio e Del Piero ou os da selecção portuguesa Deco e Rui Costa, se calhar, não teriam chegado nunca ao patamar a que chegaram. Basta dizer que jogadores como o James (que já referi), o Alenitchev e o Belluschi, não jogariam com este treinador. E, se/quando jogassem, seriam empurrados para fora da posição e, inevitavelmente, queimados. Olha o Felipe Anderson, por exemplo. Por cá, nem para os jogos da Taça da Liga servia para este treinador... mas, agora, em Itália está a fazer uma grande época.

Mas, enfim, o Serginho chega ao final e diz que a culpa é de todos menos dele... e vocês acreditam. Há 5 anos que andamos "nesta vida".

Última edição:

RK

Bancada lateral
12 Setembro 2021
520
773
Conquistas
2
  • Domingos
  • Rui Filipe
O Fábio dificilmente vai ter nível para ser titular do FCP
Eu concordo. Não vai ter nível para ser titular do FCP do Conceição, é um facto... mas tem potencial para ser titular de um clube maior, de um campeonato melhor e acredito que, se não for queimado aqui e tiver a possibilidade de escolher a opção certa, sê-lo-à.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,314
216,412
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Uns são primos do rapaz, outros são padrinhos do treinador.
Parece que serviu a carapuça

É continuar a dizer aos meninos que nem precisam de correr
Isso do correr e pressionar é um conceito arcaico do futebol...o Klopp e o Guardiola é que são tolinhos e querem que os jogadores não fiquem parados

TennantWho

Bancada central
26 Dezembro 2014
1,704
1,329

Porque é um médio ofensivo e que o trabalho do Fábio deve ser aquele que cumpriu:

Servir o ponta de lança

Ter Otávio a correr que nem um desalmado e a não fazer metade já chega, não? Parecem os adoradores do Herrera porque corria muito e nunca estava no local certo... Vale de muito!

Enviado do meu M2002J9G através do Tapatalk

• Like
Reações: RK e Gilvanildo12

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,784
52,628
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu concordo. Não vai ter nível para ser titular do FCP do Conceição, é um facto... mas tem potencial para ser titular de um clube maior, de um campeonato melhor e acredito que, se não for queimado aqui e tiver a possibilidade de escolher a opção certa, sê-lo-à.
Não há nenhum clube maior que o FCP.

E isso agora se o Vieira não der jogador e porque foi queimado aqui ...

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
9,046
14,364
Conquistas
17
  • Hulk
  • Madjer
É curioso... pois, se calhar, bastava o Alexander-Arnold ter jogado para, nesta altura, estarmos a apontar exactamente o mesmo ao Luis Díaz. A atitude foi a mesma do Fábio mas, como o Liverpool estava muito mais forte na ala esquerda, foi na ala direita do Porto que as falhas de marcação mais se notaram.

Seja como for - e eu, como treinador há mais de dez anos -, bem sei que há jogadores que têm algo de especial e necessitam de uma certa liberdade para render. E o futebol moderno tem vindo a acabar com isso, com os 10's puros, como o Fábio poderia ser. Hoje em dia, vemos um 10 como 8 se for destro ou um ala direito se for esquerdino. Se assim fosse, desde sempre, jogadores como os italianos Totti, Baggio e Del Piero ou os da selecção portuguesa Deco e Rui Costa, se calhar, não teriam chegado nunca ao patamar a que chegaram. Basta dizer que jogadores como o James (que já referi), o Alenitchev e o Belluschi, não jogariam com este treinador. E, se/quando jogassem, seriam empurrados para fora da posição e, inevitavelmente, queimados. Olha o Felipe Anderson, por exemplo. Por cá, nem para os jogos da Taça da Liga servia para este treinador... mas, agora, em Itália está a fazer uma grande época.
O futebol de hoje em dia é muito diferente do que era há 15, 20 anos atrás quando jogavam os Baggios, os Decos ou os Rui Costas. Hoje em dia qual é a equipa que se dá ao luxo de ter jogadores que não trabalhem sem bola? (Exceptuando obviamente os casos do Messi e do Ronaldo)
No City? Quem não corre não joga, os avançados e os médios são quem mais defende naquela equipa.
Mais, não há melhor exemplo que o Liverpool ontem, quando aos 60 e poucos minutos e a ganhar por 3-0, tens o Salah a ajudar defensivamente o lateral junto à linha de fundo. O SALAH !

Ninguém está a pedir recuperadores de bola, não se pede que hoje em dia um 10 tenha a qualidade defensiva de um 6. O que é normal hoje, é que os jogadores corram, de forma a ocupar os espaços, e a condicionar as ações dos adversários.

RK

Bancada lateral
12 Setembro 2021
520
773
Conquistas
2
  • Domingos
  • Rui Filipe
Parece que serviu a carapuça

É continuar a dizer aos meninos que nem precisam de correr
Isso do correr e pressionar é um conceito arcaico do futebol...o Klopp e o Guardiola é que são tolinhos e querem que os jogadores não fiquem parados
Carapuça?! Não há nada de complexo naquilo que disseste, deixaste apenas uma indirecta infantil. Referias-te a quem defendeu o miúdo e eu fui um deles. Qual é a dúvida?
Os teus argumentos são sempre à base de piadolas, quase sempre sem nexo, como é mais uma vez o caso. Com que então pressão (ofensiva, como nos casos a que te referes) ou fazer baixar jogadores (neste caso, médios ofensivos, como o Fábio) até à zona defensiva, é exactamente a mesma coisa... Hmmm, ok.