Política nacional

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,649
5,687
Porto
Ir a eleicoes...infelzmente quem vai beneficiar (penso) será o Chega.

Penso que será assim:
o PS que descerá 1 pouco em relação as ultimas
o PSD subirá 1 pouco em relação as ultimas
BE vai perder em relação as ultimas
PCP vai perder em relação as ultimas
o Chega vai subir em relação as ultimas
o IL tamb+em deverá subir em relação as ultimas
o resto devera ficar igual...
O PS não sei se desce em relacao as ultimas.
A meu ver enfrentou o covid e passou no teste.
Não foi perfeito, claro que nao, mas acho que não havia resultados positivos, apenas menos negativos.
Tem como contra esta questão da gasolina e que é um absurdo os impostos pagos, mas que antigamente tambem haviam impostos a ser pagos. Se aumentou, até gostava de saber ao certo qual foi o aumento da carga de impostos aplicada. Sera que o aumento de impostos não foi tambem por causa de questoes da UE? Isto é, eles tem o target de reduzir emissoes, e podem obrigar aos paises a colocarem taxas extra para promover as "energias verdes".
Fora isto, tem o caso do cabrita, que eu desvalorizo totalmente pois se efectivamente ia a 200kms quem tem efectivamente a culpa é o motorista e nao o ministro em si, isto porque se for num Uber e mesmo que até pressione para ir mais rapido, em caso de acidente sou eu quem tem a responsabilidade ou é o condutor que tem que efectivamente saber o que está a fazer?

Mas concordo quando dizes que quem vai sair daqui beneficiado será o chega, que basicamente beneficia por ser um partido que assume a utopia de querer fazer diferente de forma extremista. Muita gente agarra-se a essa Utopia popular
 

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,309
3,442
Minho
  • Like
Reações: N.

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,386
1,051
Daqui por umas semanas quando essas 2 malucas mandarem tudo para casa outra vez eu quero ver quem é que lhes vai agradecer.
Acho que é muito improvavel...mandarem-nos para casa.
Ja temos quase tudo vacinado. A meu ver não faz sentido. Aliás foi para isso também que nos vacinámos (para termos a vida de volta de novo).
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,645
6,778
Eu faço cerca de 30 km por dia no trajeto trabalho-casa (e vice-versa) e a quantidade de carros novos, das ditas marcas "premium" que vou vendo durante o trajeto, chego á conclusão que não estamos assim tão mal a nível monetário.

Ainda no outro dia por curiosidade em 10 carros que passaram por mim, 6 eram novos, 4 BMW e 2 Mercedes, todos com preço acima dos 40m€..
Por acaso, encomendei um EQC agora, mas o meu 180 já tem uns valentes aninhos. :unsure: Já estava na altura de mudar para elétrico.

Não tenho nenhum indicador que me permita aferir se estamos melhor ou pior do que há uns anos atrás... é tudo muito empírico. Mas não julgo que estejamos muito longe do que acontecia há uns anos (não me recordo em que área do Norte isso acontecia), mas lembro-me da história que era uma área onde os salários eram dos mais baixos do país mas era onde existia uma das maiores concentrações de carros da marca Ferrari do mundo... não tenho certeza que estejam assim tão longe dessa realidade.
O panorama nacional influencia mesmo aqueles que não saem com essa formatação. Dou-te um exemplo: trabalho com incubadoras e gosto de ver os planos de negócio para obter o traço geral das pessoas que se estão a lançar e com quem vou trabalhar. A parte salarial, por norma, é revista por baixo. Questiono muitas vezes isso nas entrevistas. As respostas andam sempre na linha do "A empresa de contabilidade / O IEFP / O Banco recomendou que o plano fosse cauteloso em termos de previsão de receitas e o custo com o pessoal não ultrapassasse os XX% (variam com a área de atividade) da despesa global. Tudo isto já existe formatado no mercado, e quem quer entrar acaba por ter de cumprir isso ou nem chega a entrar.

Esta é a forma de trabalhar que existe no país. Estimula-se às empresas que entrem com a visão de sobrevivência, e obrigas dessa forma os seus gestores a pensar pequeno e a pagar pouco. É positiva a cautela? Podíamos debater isso. Eu gostei da estratégia do governo em 2015 (volto a dizer que não votei nele), de estimular a economia através do consumo. A liquidez do mercado ajuda a população, ajuda as empresas, ajuda o próprio governo que recebe uma percentagem de todo o dinheiro que roda no país. Seria mais fácil para mim, profissionalmente, em simplesmente baixar os impostos no privado e manter os salários baixos? A curto prazo, sim. A longo prazo, desejo para o país um poder de compra maior e uma geração de riqueza, social e privada, que beneficie da riqueza da população e não da sua pobreza.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,969
5,936
Bragança
O PS não sei se desce em relacao as ultimas.
A meu ver enfrentou o covid e passou no teste.
Não foi perfeito, claro que nao, mas acho que não havia resultados positivos, apenas menos negativos.
Tem como contra esta questão da gasolina e que é um absurdo os impostos pagos, mas que antigamente tambem haviam impostos a ser pagos. Se aumentou, até gostava de saber ao certo qual foi o aumento da carga de impostos aplicada. Sera que o aumento de impostos não foi tambem por causa de questoes da UE? Isto é, eles tem o target de reduzir emissoes, e podem obrigar aos paises a colocarem taxas extra para promover as "energias verdes".
Fora isto, tem o caso do cabrita, que eu desvalorizo totalmente pois se efectivamente ia a 200kms quem tem efectivamente a culpa é o motorista e nao o ministro em si, isto porque se for num Uber e mesmo que até pressione para ir mais rapido, em caso de acidente sou eu quem tem a responsabilidade ou é o condutor que tem que efectivamente saber o que está a fazer?

Mas concordo quando dizes que quem vai sair daqui beneficiado será o chega, que basicamente beneficia por ser um partido que assume a utopia de querer fazer diferente de forma extremista. Muita gente agarra-se a essa Utopia popular
Essa da "culpa é do motorista" até me fez cuspir o fino que estava a começar a beber. Se sobre o Cabrita tivesse sido só essa questão... A carga fiscal é a maior de sempre. O Costa estava na Lista de HONRA do GATUNO CORRUPTO do Vieira para as eleições do clube do regime. Um ministro disse em Reunião que o Clube do Regime não podia ser tratado como os outros. O Secretário de Estado do Desporto sob a sua tutela tinha os processos todos da claque ilegal do benfica numa gaveta a fazer tempo para os arquivarem. O Centeno apressava aprovações de orçamento porque tinha que ir á Luz ver o jogo do benfica para a champions....
Eu sei em quem não vou votar. Cada um que faça o que quiser.
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,649
5,687
Porto
Essa da "culpa é do motorista" até me fez cuspir o fino que estava a começar a beber. Se sobre o Cabrita tivesse sido só essa questão... A carga fiscal é a maior de sempre. O Costa estava na Lista de HONRA do GATUNO CORRUPTO do Vieira para as eleições do clube do regime. Um ministro disse em Reunião que o Clube do Regime não podia ser tratado como os outros. O Secretário de Estado do Desporto sob a sua tutela tinha os processos todos da claque ilegal do benfica numa gaveta a fazer tempo para os arquivarem. O Centeno apressava aprovações de orçamento porque tinha que ir á Luz ver o jogo do benfica para a champions....
Eu sei em quem não vou votar. Cada um que faça o que quiser.
Tamos a misturar as coisas, como se votar no Chega fosse mudar alguma coisa.
Efectivamente parece haver um fanatismo, o que é extremamente errado, mas gente, o nosso pais nao se resume a cor clubistica.
Sobre o PSD, o Rui Rio tambem foi sempre amplamente criticado por algumas decisoes tomadas face ao NGC. No entanto, o futebol aqui é o que menos importa.
 

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,375
4,625
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Ainda vamos a eleições e não aparece do relatório sobre o atropelamento fatal pelo carro do MAI.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,969
5,936
Bragança
Tamos a misturar as coisas, como se votar no Chega fosse mudar alguma coisa.
Efectivamente parece haver um fanatismo, o que é extremamente errado, mas gente, o nosso pais nao se resume a cor clubistica.
Sobre o PSD, o Rui Rio tambem foi sempre amplamente criticado por algumas decisoes tomadas face ao NGC. No entanto, o futebol aqui é o que menos importa.
So haveria alguem mais lampião que o governo de Costa. seria o ventura se tivesse poder. Nenhum Portista devia votar Chega, ou neste PS. Não digo no PS...só neste, liderado por quem é.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O problema é que em Portugal, quando a empresa paga menos impostos, o diretor geral compra o último modelo da Bugatti ou compra mais uma vivenda na Quinta Patino ou coloca mais uns "trocos" em qualquer offshore desse mundo fora... essa ideia só funciona na teoria. Por cá temos a mania que os trabalhadores são uns malandros e não tem nada de ganhar bem.
Temos que olhar para os dois lados, há muita gente que fazem dos patrões e empresários uns bicho-papões.
Eu tenho um caso na minha família que é o meu tio do lado do meu pai, trabalhava para uma fábrica onde a área principal era electricidade, tinha a mania que era patrão, chegava às horas que queria, respondia mal se for preciso às chefias, tinham até direito a sandes de leitão, mas o meu tio não era caso único, porque era mesmo uma situação geral na fábrica, aquela fábrica não havia ordem nenhuma, nem autoridade. Passado uns tempos a fábrica fecha pelas razões óbvias e muitos deles agora não conseguiam arranjar emprego, muitos deles tiveram que ir função pública e agora é que eles estão a malandrar bem.
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,035
4,986
Nisso do ordenado...tens razao. Acho que em Portugal nao se bate o pé...tem-se medo de se ficar sem o trabalho...quando nao somos dos que tem mais desemprego. Volto a dar como exemplo na Belgica, as proprias pessoas com 50 anos não se sentem velhas (é cultural) para o trabalho. Ou seja, essas pessoas ainda procuram oportunidades para poderem melhorar o seu ordenado ou trabalho. Em POrtugal com 50 anos as pessoas querem é agarar-se a cadeira...com medo de nao voltar a ter um trabalho.
Mas isso sobre os impostos...nao é verdade. As empresas em PT são as que pagam MAIS impostos na europa! É por isso que defendo 1 governo de centro.direita de modo a baixar os impostos as empresas para poderem pagar melhor aos seus colaboradores.
O problema é que a grande das empresas em Portugal nunca iria aproveitar a baixa de impostos para melhorar salários mas sim para abastacerem a sua própria conta bancária.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Tens que olhar para a Estabilidade, equilíbrio de contas do Estado, reformas tais como diminuir o numero de funcionários a cargo do Estado. Se não quiseres a cada 20 anos ou menos recorrer ao FMI, á ajuda externa e tudo que isso implica depois. O resto é negação e viver num mundo que não é o real.
Quantas vezes na história recorreste ao FMI?
Em que contexto?
Causas económicas, sobretudo externas, mas muita incompetência. Tens o ministro das Finanças cavaco silva a gastar por motivos eleitoralistas p.e.

Mas foi o PCP O Chega o BE ou outro extremista que cá meteu o FMI, ou foi o bloco central, os de sempre?
 

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
7,558
8,265
A meu ver, há duas opções pela frente: esquerda com PS, com votos espalhados por BE, PCP e PAN, ou direita com PSD, CDS, Chega, IL. A meu ver, é uma escolha simples e linear: votar na esquerda.

Nunca por nunca votaria na direita, num PSD de um Rio que abomino, um Chicão, um Ventura; políticas de lucros empresarial, bancos, liberalismos, cunhismo privados da saúde, educação, reformas, pessoal que abomina o salário mínimo, que manda imigrar, deixar de ser piegas, que quer trabalhadores a pagar os seus próprios descontos. Apoiados por um Chicão que venera os lucros roubados dos submarinos de Portas ou um Ventura galinhaceo sem tino, não acredito que Portugal possa virar para esse caminho.

Para mim, é uma escolha óbvia e clara. Mas a democracia é perceber que há outras formas de ver. A minha é clarissima e simples: votar para nunca por nunca ser governado por um trio Rio-Chicao-Ventura. E dou de barato que o Rangel com as suas aventuras nos bares de Bruxelas nem tente candidatar-se.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
O processo de vacinação foi um sucesso de tal forma que me faz pensar como é que somos uma "bandalheira" em quase tudo o resto que afecta a nossa sociedade.
Não somos. Somos muito melhores e vive se cá muito melhor do que se pensa.

A questão é mesmo a pouca produtividade e os baixos salários, porque em termos sociais, de segurança, saúde, vive se muito bem em Portugal.
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,649
5,687
Porto
Nisso do ordenado...tens razao. Acho que em Portugal nao se bate o pé...tem-se medo de se ficar sem o trabalho...quando nao somos dos que tem mais desemprego. Volto a dar como exemplo na Belgica, as proprias pessoas com 50 anos não se sentem velhas (é cultural) para o trabalho. Ou seja, essas pessoas ainda procuram oportunidades para poderem melhorar o seu ordenado ou trabalho. Em POrtugal com 50 anos as pessoas querem é agarar-se a cadeira...com medo de nao voltar a ter um trabalho.
Mas isso sobre os impostos...nao é verdade. As empresas em PT são as que pagam MAIS impostos na europa! É por isso que defendo 1 governo de centro.direita de modo a baixar os impostos as empresas para poderem pagar melhor aos seus colaboradores.
Em portugal não se bate o pé pra nada carago! Só para o futebol!

Por exemplo, os combustiveis chegaram a preços ridiculos, não era de as pessoas fazerem uma greve nacional a proposito disto?
Fds, se o pais parasse não circulasse 1 dia que fosse, acham que isto não mudava logo de seguida? Alias, nem greve seria necessario. Um aviso de greve com indicadores de muita afluencia já fazia isso.

Mas claro, muita gente iria pensar: tenho que ir trabalhar para por comida na mesa. É um facto claro, mas carago, se for preciso tao a tirar todos os dias 1 pao na mesa, diariamente, a pala dos combustiveis! Independentemente de nos afectar directamente a nós ou não, entendo que é uma materia preocupante. Eu fazia greve e a mim pessoalmente que uso praticamente só transportes publicos, pouco ou nada me afectava esta questao do combustivel, mas entendo que é algo que o pais inteiro deveria se unir para lutar.

O problema aqui é que somos todos uma cambada de mansos, excepto para o futebol, e somos incapazes de tomar ações. Ahh e sou completamente contra estupidezes, tipo usar greves e manifestacoes para riscar paredes, partir vidros não dei do quê etc. Um gajo a cima de tudo tem que ter uma voz, uma ação, mas tambem temos que ser responsaveis e pensar que muitas vezes o exagero tipo confrontos com policia etc, resolve o quê? Mais gente nos hospitais? Danificar materiais e imoveis? Isso depois vai implicar sempre custos.

Outra materia que me revolta é a ausencia da justiça neste pais. Socrates, vieiras, espiritos santos, rendeiros, berardos, essa gente tem que ir para a cadeia!
Somos roubados diariamente e o que se nota é que nada acontece a não ser uma "danca" entre advogados, juizes, procuradores... Fazem da justica uma autentica palhacada, uma brincadeira!
 

DeZ

Tribuna
9 Março 2012
4,865
7,111
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Acho fantástico como é que em 2021 ainda há quem ache que se os partidos que estivessem no poder fossem os BE desta vida as coisas seriam diferentes. Convençam-se de uma coisa: políticos em Portugal estão lá para o tacho, ponto final.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O problema é que a grande das empresas em Portugal nunca iria aproveitar a baixa de impostos para melhorar salários mas sim para abastacerem a sua própria conta bancária.
Lá está a tal teoria que o empresário e o patrão são uns bichos papões, que comem crianças. O típico de marxistas.
 
  • Like
Reações: PauletaAçores

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,969
5,936
Bragança
Quantas vezes na história recorreste ao FMI?
Em que contexto?
Causas económicas, sobretudo externas, mas muita incompetência. Tens o ministro das Finanças cavaco silva a gastar por motivos eleitoralistas p.e.

Mas foi o PCP O Chega o BE ou outro extremista que cá meteu o FMI, ou foi o bloco central, os de sempre?
O Estado tem a seu cargo quase 4 milhões de pessoas em Portugal. Com a população que temos, com a população ativa que temos, tantos encargos darão sempre o mesmo resultado. Só caímos com o estrondo que caímos perante cada "atchim" que a economia Mundial dá, porque somos frágeis, porque a nossa economia depende demasiado do Estado. E vai continuar a acontecer.