Ciclismo - Mercado de Transferências (rumores e contratações)

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,659
13,463
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Parece que a ideia foi tornar a equipas mais capaz de discutir provas em vários terrenos.

Tem vindo a perder capacidade para a montanha, mas adicionaram capacidade ao sprint.

Basicamente tiram de um lado (montanha), para apostar noutro (sprint).

Até pode ser que a nível de resultados a época seja mais interessante e depois poderemos estar aqui a falar de uma aposta bem sucedida.

O que é certo é que o Boavista mesmo com tantos trepadores e nunca conseguia intrometer-se na luta por um pódio da Volta por exemplo.
Inclusive houve uma edição da Volta que colocaram 4 ciclistas do 9º ao 12º lugar. Taticamente deixam mesmo muito a desejar.
Mas chegaram a discutir o top 3 com o Rui Sousa e o Daniel Silva.

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,659
13,463
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Eu não condeno a aposta no mercado amador espanhol, aliás defendo que o Porto podia muito bem ter 1/2 espanhóis na equipa. Preferia ter 1 espanhol de jeito, do que o Zé Mendes por exemplo, que nada tem acrescentado à equipa.

É um mercado com qualidade e o Maurício depois do infortúnio de passar de PCT para amador soube aproveitar bem a oportunidade e passar novamente a profissional. Ele tinha capacidade para ter ficado na Caja Rural. Ele sempre rolou relativamente bem. A subir é que deu um boost enorme.

Muita gente fala nos espanhóis mas esquece-se que se não forem as provas espanholas, as equipas tugas não saem daqui para competir e tem longos períodos de tempo sem competição.

É preciso saber analisar bem as coisas. E muitas equipas espanholas também acolhem os tugas, nos mais diversos escalões. Desde os profissionais aos amadores.
Por acaso até tenho a ideia que o Mendes até foi útil este ano, mas para fazer aquele papel, mas vale apostar num miúdo.

O mercado espanhol é bom para suprir as lacunas que normalmente há no nosso pelotão que é a falta de roladores e de ciclistas com uma boa ponta final. Já homens para a geral, são mais complicados de arranjar. Mas convém estar atento, até porque há um ou outro miúdo de qualidade que escapa às equipas do segundo escalão.

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,659
13,463
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Marvin Scheulen é para mim o homem que deveria substituir o Mendes.
Eu ia para o Salgueiro. Certo que não são ciclistas parecidos, mas sempre nos dava jeito um homem com boa ponta final e margem de evolução.
O Marvin é esforçado e combativo, rola bem e não tem problemas em andar a puxar sozinho na frente. Mas acho que não chega para nós., tendo em conta o nosso tamanho do plantel Acho que podemos ocupar as 12/13 vagas com ciclistas melhores e com mais margem de progressão.

PedroMonteiro

Tribuna Presidencial
6 Julho 2017
9,642
8,879
Eu ia para o Salgueiro. Certo que não são ciclistas parecidos, mas sempre nos dava jeito um homem com boa ponta final e margem de evolução.
O Marvin é esforçado e combativo, rola bem e não tem problemas em andar a puxar sozinho na frente. Mas acho que não chega para nós., tendo em conta o nosso tamanho do plantel Acho que podemos ocupar as 12/13 vagas com ciclistas melhores e com mais margem de progressão.
O Marvin seria a pensar no futuro do Caldeira.... não dura para sempre, mas claro faz falta alguém para o lugar do Francisco Campos.

• Like
Reações: jpgm97

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,659
13,463
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
O Marvin seria a pensar no futuro do Caldeira.... não dura para sempre, mas claro faz falta alguém para o lugar do Francisco Campos.
O próprio Gonçalves pode fazer um papel semelhante ao Caldeira e se calhar o Samuel nem irá estar presente na próxima Volta.
Idealmente daria jeito arranjar um ciclista que subisse melhor ou que fosse mais versátil que o Marvin para fazer o papel do Caldeira no futuro. Mas se tivéssemos um plantel maior, não me importava de o ter cá.

• Like
Reações: PedroMonteiro

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,679
8,315
Porto
Afinal o Louletano não vai ficar assim tão fraco e até se pode dizer que melhoram o plantel, até porque regressa o Di Mateos e renovam com os melhores ciclistas da equipal. No entanto é um Di Mateos que ultimamente se tem mostrado incapaz de discutir as provas por etapas.

O Feirense é que com isto acaba por perder 3 homens com a saída do Bruno Silva e do Rafael Silva, a juntar-se ao Mateos.

Depois ficamos sem o Mendes que também vai para o Louletano. Diga-se que não perdemos muito mas sempre dava jeito ter mais um homem de trabalho para as provas "menos importantes". Espero que tenhamos novidades em breve e que a vaga dele seja ocupada pelo Raul.

Quanto ao sprinter Argentino que vai para Loulé é um ciclista que já bateu o Linarez da Tavfer no calendário amador espanhol, por isso deve ter qualidade.
O Louletano surpreende um pouco, mas o Piedade é sempre uma caixa de surpresas. Recuperam o patrocínio da Aviludo e isso é sempre de aplaudir.

O Di Mateos depois de todas aquelas trapalhadas com o PB em Espanha nunca mais foi o mesmo. Isto é factual. Basta ver os resultados antes e depois.

Das renovações acho que podiam dar outra oportunidade ao César Paredes, mas provavelmente o orçamento não dava para tudo. De resto parece uma equipa engraçada.

O Feirense também leva um rombo jeitoso. Para além dos 3 que referes perdem também o António Ferreira para a Kelly, o Amado para o Mortágua e devem sair mais. Brevemente irão ser revelados.

• Like

PedroMonteiro

Tribuna Presidencial
6 Julho 2017
9,642
8,879
O próprio Gonçalves pode fazer um papel semelhante ao Caldeira e se calhar o Samuel nem irá estar presente na próxima Volta.
Idealmente daria jeito arranjar um ciclista que subisse melhor ou que fosse mais versátil que o Marvin para fazer o papel do Caldeira no futuro. Mas se tivéssemos um plantel maior, não me importava de o ter cá.
Vamos esperar e confiar no planeamento da equipa!

• Like

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,679
8,315
Porto
Pena o Martingil não ter sido uma "confirmação" cá há uns anos atrás. Mas desde aí pouco ou nada evoluiu.

De facto esse Coterillo é capaz de ser um ciclista interessante, que não deverá ser pescado por nenhuma das equipas espanholas. Há também dois uruguaios no calendário amador espanhol que me parecem bons ciclistas: o Guillermo Silva e o Eric Fagundez. Não sei se a Glassdrive não tenta ir buscar um deles para fazer companhia ao Mauricio.

Perdem claramente na montanha. Mas também nenhum desses nomes é capaz de fazer melhor que um 5º lugar na Volta. E depois há a questão de quem vai trabalhar para quem, até porque são ciclistas de valia semelhante, sendo que o Gaspar é o que sobe menos bem dos referidos.
O Martingil mesmo no Tavira não teve grande sorte. Espero que no Boavista tenha maior sorte. É difícil ser sprinter em PT.

Há bons ciclistas no pelotão amador espanhol. Este que o Louletano sacou também parece interessante.

A nova Efapel enquanto equipa de montanha é superior. O que tem mais capacidade para o presente e futuro, é capaz de ser o Tiago Antunes. O Benta e o Casimiro parece-me que já estão numa fase de menor fulgor. Pode ser que a mudança de ares lhes seja benéfica.

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,679
8,315
Porto
Inclusive houve uma edição da Volta que colocaram 4 ciclistas do 9º ao 12º lugar. Taticamente deixam mesmo muito a desejar.
Mas chegaram a discutir o top 3 com o Rui Sousa e o Daniel Silva.
Fui verificar e em 2012 fazem 2º na Volta com o Rui Sousa, atrás do Veloso, e em 2016 com o Daniel Silva, quando vence o Vinhas mas depois disso já tiveram conjuntos interessantes para a montanha e não chegaram lá.

5 anos sem pódios na Volta é muito. Tiveram plantéis para fazer sempre mais qualquer coisita

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,659
13,463
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
O Martingil mesmo no Tavira não teve grande sorte. Espero que no Boavista tenha maior sorte. É difícil ser sprinter em PT.

Há bons ciclistas no pelotão amador espanhol. Este que o Louletano sacou também parece interessante.

A nova Efapel enquanto equipa de montanha é superior. O que tem mais capacidade para o presente e futuro, é capaz de ser o Tiago Antunes. O Benta e o Casimiro parece-me que já estão numa fase de menor fulgor. Pode ser que a mudança de ares lhes seja benéfica.
Pois é...ainda me lembro do Matias a tentar ser protagonista numa Volta ao lutar pela camisola da montanha.

Esperava mais do Tiago na última Volta. Ele nas etapas de média montanha até conseguiu andar com os melhores. Aliás incusive atacou no final da Senhora da Asssunção. Agora não fez grande coisa na dita alta montanha. Mas não sei até que ponto não terá corrido demasiado ao longo da época em boa forma.

Não sei se o Benta está a perder qualidade. Fez o melhor resultado dele na Volta de 2020 e depois teve azar na Volta deste ano, tendo caído bem cedo na prova. E depois ainda teve a equipa a ser obrigada a abandonar prova. É um bocado complicada avaliá-lo assim.

• Like

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,659
13,463
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Fui verificar e em 2012 fazem 2º na Volta com o Rui Sousa, atrás do Veloso, e em 2016 com o Daniel Silva, quando vence o Vinhas mas depois disso já tiveram conjuntos interessantes para a montanha e não chegaram lá.

5 anos sem pódios na Volta é muito. Tiveram plantéis para fazer sempre mais qualquer coisita
Não só falharam o pódio como o top 5, até porque o Benta perdia sempre posições na geral no último crono.
E esse pódio do Daniel nem sei como não lhe foi retirado. É que ele cumpre suspensão logo no ano a seguir.

Com os planteis que tiveram deveriam ter tido uma postura bem mais ambiciosa e atacante e não andar a proteger o Rui Sousa quando ele já não tinha qualidade para lutar pela Volta.

Última edição:
  • Like

Joaoareias9

Arquibancada
13 Maio 2020
109
163
Ora vejamos o último grande resultado do boavista foi em 2016… isso deve ser mais o menos no ano que o porto entra na estrutura da w52, com o diretor desportivo com um ciclismo mais de ataque e ofensivo diferente do que habia até agora. O problema do boavista e de ciclistas que passaram lá em anos anteriores é uma mentalidade de ir na roda e ver no que dá, Ás vezes a diferença entre fazer o top5 ou 3 é fazer como o fred e seguir o amaro na Sr da graça, agora o boavista era uma equipa que corria de forma horrível. O fred se nunca segui-se o amaro nunca tinha um top3

• Like

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,659
13,463
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Noticia surpreendente. Tinha lugar em todas as equipas PT....
Acaba por abandonar com mais ou menos a mesma idade que o Barbio tinha quando saiu do ciclismo.
Não era um ciclista capaz de obter grandes resultados mas não tinha problemas em dar tudo pelos outros. E tinha caraterísticas quase únicas no nosso pelotão, sendo o rolador puro. Iria dar muito jeito a uma equipa que tivesse ambições de controlar uma etapa ou mesmo ir para frente com o objetivo de mostrar a camisola.

Certamente não iria ter problemas em arranjar colocação, mas ele lá sabe o que é melhor para o futuro dele.

• Like