Departamento de Futebol de Formação - Direcção, Estratégias e Informações

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,505
32,448
Tens opinião sobre o Filipe Ribeiro?
Dá a sensação que é uma opção de improviso
Sim, é isso que me parece também. Tipo, "estava ali à mão" e como teve já uma experiência num cargo similar foi visto como hipótese. Não, não tenho opinião formada sobre ele e muito menos como coordenador. Mas que vou tentar saber mais informações sobre ele vou.
 
  • Like
Reações: Tmgd99

fgomes

A história não é benevolente em quem não votar AVB
26 Maio 2014
18,364
34,058
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
As vendas de jogadores da formação dos últimos anos deveria ter servido para a construção mais do que necessária da Cidade Desportiva.

E importante cativar grandes profissionais, mas só o poderemos fazer com um bom projecto e com infra-estruturas.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,962
1,433
24
Barcelos
Sim, é isso que me parece também. Tipo, "estava ali à mão" e como teve já uma experiência num cargo similar foi visto como hipótese. Não, não tenho opinião formada sobre ele e muito menos como coordenador. Mas que vou tentar saber mais informações sobre ele vou.
Se souberes algo e puderes partilhar...
 
  • Like
Reações: Roberto_FCP

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
1,650
1,524
Rio Tinto, era um luxo. Perto do Dragão. O presidente da Câmara até e portista.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,505
32,448
Tão ou mais importante como infraestruturas, tal como ontem disse no que toca à escolha do novo coordenador são, obviamente, os treinadores da formação. Nesse sentido O JOGO tem hoje na sua capa que o Capucho e o Ricardo Costa irão treinar a formação. Ainda não tive acesso à notícia completa daí que não saiba que escalão irão treinar respectivamente (mas a arriscar diria que o Capucho vai para os sub-19 e o Ricardo Costa para os sub-17, embora neste último tenha mais dúvidas porque tal como já disse por mim nenhum dos treinadores da época passada se mantinha no cargo e isso pode fazê-lo começar pelos sub-15 também).
 

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
2,966
2,200
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
Tão ou mais importante como infraestruturas, tal como ontem disse no que toca à escolha do novo coordenador são, obviamente, os treinadores da formação. Nesse sentido O JOGO tem hoje na sua capa que o Capucho e o Ricardo Costa irão treinar a formação. Ainda não tive acesso à notícia completa daí que não saiba que escalão irão treinar respectivamente (mas a arriscar diria que o Capucho vai para os sub-19 e o Ricardo Costa para os sub-17, embora neste último tenha mais dúvidas porque tal como já disse por mim nenhum dos treinadores da época passada se mantinha no cargo e isso pode fazê-lo começar pelos sub-15 também).
Achar que deve construir uma academia e que qualquer pessoa serve para a formação é um erro. Todo o staff deve ser escolhido com muiro critério. Ter passado no clube é importante? Pode ser. Mas mais importante é a competência.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,505
32,448
Achar que deve construir uma academia e que qualquer pessoa serve para a formação é um erro. Todo o staff deve ser escolhido com muiro critério. Ter passado no clube é importante? Pode ser. Mas mais importante é a competência.
Tal e qual.
 

Ricardo Ribeiro

Arquibancada
1 Julho 2021
138
168
Tão ou mais importante como infraestruturas, tal como ontem disse no que toca à escolha do novo coordenador são, obviamente, os treinadores da formação. Nesse sentido O JOGO tem hoje na sua capa que o Capucho e o Ricardo Costa irão treinar a formação. Ainda não tive acesso à notícia completa daí que não saiba que escalão irão treinar respectivamente (mas a arriscar diria que o Capucho vai para os sub-19 e o Ricardo Costa para os sub-17, embora neste último tenha mais dúvidas porque tal como já disse por mim nenhum dos treinadores da época passada se mantinha no cargo e isso pode fazê-lo começar pelos sub-15 também).
...


Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
 

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,844
5,744
...


Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
Continuamos a apostar em ex jogadores para treinadores da formação. O critério devia ser a competência técnica, a aptidão, a capacidade e o conhecimento nesta área específica para desenvolver e potenciar o talento nas camadas mais jovens. Continuamos a trabalhar como há vinte anos quando o futebol mudou.
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,607
14,319
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
O Capucho eu até nem hostava muito de ver jogar aquela equipa, mas que foram miudos que encaixaram a transição para a equipa B de uma forma conseguida, lá isso foram.

É curioso que só os ex jogadores do F.C.Porto é que não evoluem pessoal e profissionalmente, só nós advogados, serralheiros, téxtil, mecânicos, médicos... só nós é que evoluimos enquanto profissionais.
 
  • Like
Reações: Tmgd99 e JoseDragao

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
2,966
2,200
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
Continuamos a apostar em ex jogadores para treinadores da formação. O critério devia ser a competência técnica, a aptidão, a capacidade e o conhecimento nesta área específica para desenvolver e potenciar o talento nas camadas mais jovens. Continuamos a trabalhar como há vinte anos quando o futebol mudou.

Exatamente. Salivamos por uma academia (e bem), mas o capital humano é o mais importante. Ter história no clube pode ser bom, "bonito", até transmite a tal mística, mas o critério deve ser a competência.
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,368
22,539
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Continuamos a apostar em ex jogadores para treinadores da formação. O critério devia ser a competência técnica, a aptidão, a capacidade e o conhecimento nesta área específica para desenvolver e potenciar o talento nas camadas mais jovens. Continuamos a trabalhar como há vinte anos quando o futebol mudou.
Vês do que eu falava à dias atrás?!! Como podes ter uma formação de topo quando os critérios para escolha dos formadores não são claros. Para o ano apetec-lhes e saltam para outro poiso e andamos nisto. Não existe qualquer estratégia ou plano por muito que queiram passar a imagem contrária e se questionas alguém nesse sentido vão alicerçar as respostas nesta geração Youth League de ouro que está a ser delapidada com tão pouco contributo na equipa principal.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,505
32,448
Continuamos a apostar em ex jogadores para treinadores da formação. O critério devia ser a competência técnica, a aptidão, a capacidade e o conhecimento nesta área específica para desenvolver e potenciar o talento nas camadas mais jovens. Continuamos a trabalhar como há vinte anos quando o futebol mudou.
No fundo é isto. Não quer dizer que um ex jogador não possa ter ou vir a ter todos esses requisitos que assumimos como fundamentais para treinar a formação. Tivemos casos de sucesso bem recentemente. Vou dar o benefício da dúvida ao Ricardo Costa pois será uma estreia. Sem antes ver o trabalho não consigo criticar. Sobre o Capucho não era de todo a minha escolha com base naquilo que tem sido a sua carreira como treinador principal.

Esperar agora pelos restantes técnicos. Oxalá sejam boas escolhas.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Pedro Brandão

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,752
21,995
Gaia
Continuamos a apostar em ex jogadores para treinadores da formação. O critério devia ser a competência técnica, a aptidão, a capacidade e o conhecimento nesta área específica para desenvolver e potenciar o talento nas camadas mais jovens. Continuamos a trabalhar como há vinte anos quando o futebol mudou.
------------------------

Não posso concordar mais.
Falta visão, inovação e até acompanhar as novas tendencias.

Continuamos parados nos anos 90, mas pior é que o professor Vitor Frade já deve ter uns 70 e tal anos e já não pinta nada e a ligação ao FCDEF agora FADEUP e ao conhecimento de topo que nesses anos havia, agora parece distante.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,426
24,602
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O Ricardo Costa vai ter a seu cargo a melhor equipa de formação do ano que se avizinha.

Assim de repente vai ter a somas das últimas 2 equipas do sub 15 do clube, que têm jogadores tão talentosos, como o João Teixeira, o Gil Martins, o Tiago sousa, o Carrasco, o Mora, o Baldé, o Gonçalo Pinto e o Duarte Nogueira ou Filipe Sousa.
 
  • Like
Reações: Tmgd99 e JoseDragao

JoseDragao

Tribuna
15 Agosto 2021
4,521
4,965
------------------------

Não posso concordar mais.
Falta visão, inovação e até acompanhar as novas tendencias.

Continuamos parados nos anos 90, mas pior é que o professor Vitor Frade já deve ter uns 70 e tal anos e já não pinta nada e a ligação ao FCDEF agora FADEUP e ao conhecimento de topo que nesses anos havia, agora parece distante.
Essas instituições estão sempre a atualizar-se e no topo da informação. Nós não os conseguimos acompanhar.
 

Cheue

12 Maio 2016
20,062
31,417
Conquistas
7
108
não se deve escolher constantemente ex-jogadores do clube, até porque a escolha fica bastante limitada
e parece que não há grande critério nas escolhas, é metê-los para lá e logo se vê.

mas também não falem de ex-jogadores como se fossem todos uns burros
os melhores treinadores do mudo são quase todos ex-jogadores...

e normalmente também têm adjuntos com outro perfil a acompanhar, não são equipas técnicas só de ex-jogadores.