Seleção A

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,768
31,429
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Portugal só falta uma coisa para ser um candidato descarado a campeão mundial.

Um top 10 que decida jogos atrás de jogos.

Esta selecção com o prime Ronaldo era top 3 de favoritos.

Dragão de Viena

Tribuna Presidencial
5 Julho 2021
6,102
7,658
É um ponto de vista, mas o Brasil tem sempre tendência a decepcionar quando o nível sobe e o Tite também faz muita borrada. Acho que o Brasil vai penar muito para voltar a ser campeão mundial.
Mas gostaria de perceber o que te leva achar que a Argentina tem hipóteses de ganhar.
O problema do Brasil era a enorme dependência que tinha no Neymar, neste momento tens mais jogadores que podem ajudar.
A equipa que foi eliminada pela Bélgica tinha jogadores como Miranda, Fagner, Paulinho, Fernandinho e Willian só no 11 titular.
Neste momento o Brasil tem mais soluções para quase todas as posições do que tinha no Mundial anterior.

A Argentina acho forte candidato primeiro porque o Scaloni não é mau treinador, tem um plantel decente, jogam bem e os jogadores argentinos para lá de estarem motivados estão com uma vontade enorme de dar o Mundial ao Messi, e claro, o tem o Messi na equipa.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O problema do Brasil era a enorme dependência que tinha no Neymar, neste momento tens mais jogadores que podem ajudar.
A equipa que foi eliminada pela Bélgica tinha jogadores como Miranda, Fagner, Paulinho, Fernandinho e Willian só no 11 titular.
Neste momento o Brasil tem mais soluções para quase todas as posições do que tinha no Mundial anterior.

A Argentina acho forte candidato primeiro porque o Scaloni não é mau treinador, tem um plantel decente, jogam bem e os jogadores argentinos para lá de estarem motivados estão com uma vontade enorme de dar o Mundial ao Messi, e claro, o tem o Messi na equipa.
Sem querer muito contrariar mas não tenho essa visão tão positiva em relação ao Brasil e à Argentina.
O Brasil tem muitas soluções mas é na sua defesa. O Brasil tem extremos como Neymar, Vinícius, Raphinha e Antony, mas depois falta-lhes um verdadeiro PdL goleador, o Gabriel Jesus nunca foi esse tipo de PdL, nem Firmino que agora está em decadência. Há o Richarlison mas não se sabe qual o papel vai ter nesta selecção. O Brasil tem dois médios defensivos de grande nível como Casemiro e Fabinho, mas depois disso só Coutinho, Paquetá, Arthur Melo, Bruno Guimarães, Fred, é um meio-campo muito muito curto para uma equipa com aspirações a ganhar o Mundial. Portugal nesse sector ainda assim consegue apresentar mais talento.

Quanto a Argentina tenho algumas reservas, a vontade e a garra é importante, mas isso não chega. Argentina tem alguma carência de talento e alguns dos seus jogadores mais importantes já estão em decadência como o Messi e Di María, depois há Lautaro que está a emergir. Será que também não existe o mesmo sentimento dos jogadores portugueses e do treinador em relação a Ronaldo?

Última edição:
  • Like
Reações: Dragão de Viena

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
10,708
18,838
Conquistas
7
63
Porto
A coisa mais impressionante dos números do Bruno Fernandes desde que chegou a Inglaterra foi que conseguiu marcar 21 grandes penalidades em ano e meio, o que são 41% de todos os golos que marcou pelo Man United. Marcou a diferença com a sua qualidade na definição e no último passe, e logo da forma que mais gosta, enquanto lançador de homens na profundidade, ao municiar unidades projetadas em transições rápidas a um/dois toques.
Mas esteve, para mim, em sobre-rendimento claro nas primeiras 1.5 temporadas. Não é um jogador de classe mundial a meu ver, longe disso. Mas tem muito boas qualidades criadoras, é um executante muito acima da média de bola parada e tem uma chegada e ameaça de tiro exterior muito grande, mas é um jogador que flutua entre a ausência do jogo e o heroball constante (o que inflaciona os seus números), o que nunca abonará a favor da sua consistência.

Hischier

Bancada central
17 Setembro 2022
2,407
4,818
Portugal anda com Vitinhas e Matheuses Nunes no banco... anda com Otavios e Renatos Sanches fora da convocatoria. Anda com Fabios Vieiras que ainda nem cheirou a seleçao A e é considerado ainda "tenrinho". Tens ainda o super Pote que nao cheira a seleçao. O Palhinha no banco e o Danilo a desenrascar na defesa.
E porque nao referir um Bernardo que muitas vezes nem joga propriamente como médio.
Podemos tambem referir o Joao Mario, outrora titular indiscutivel nomeadamente da equipa que conquistou o Euro 2016 e que hoje é uma opçao de recurso.

Nas laterais sacas o lateral esquerdo do lider da Série A como terceira opçao... e é um belo jogador... mas tapado por Nunos Mendes e Guerreiros...
Do outro lado tens Cancelo e Dalot. Uns Ricardos Pereiras e Semedos como alternativas (embora ambos tenham baixado muito, o primeiro muito por culpa das lesoes).

Relembro que Portugal era considerado um outsider de respeito quando no meio campo jogava com Veloso, Meireles e Moutinho sem que houvesse alternativas (Carlos Martins a dada altura).

Nas laterais andavamos com Joao Pereira (que até nem jogava mal) e Coentrao (pouco tempo) e sem alternativas de jeito. Ricardo Costa e Ruben Amorim andavam por ai a desenrascar... e salvo erra até o André Almeida andou por ai momentaneamente... ah e Antunes tambem andou por ai..

Josué e Lica chegaram a ser convocados para a seleçao.

Havia era um prime Ronaldo e um super Nani sempre que jogava pela seleçao.

Em 2014 apos o fiasco do mundial no Brasil pedia-se uma renovaçao da seleçao. As novidades na primeira paragem da época (que acabou com Paulo Bento despedido) eram Ruben Vezo, Ricardo Horta (nao era o actual do Braga, ainda era tenrinho), Ivan Cavaleiro e Pedro Tiba. Neto tambem andavam nessa seleçao lol.

Portugal esta com um naipe de jogadores convocaveis de luxo.

• Like
Reações: arichard

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
6,121
7,116
Não concordo, de todos o melhor é definitivamente o Tite. E sim acho que este ano o Brasil pode ganhar devido ao facto de muitos tubarões estarem a dececionar. Acho que vai ser entre Brasil, Argentina e Alemanha.
O Brasil tem a frente de ataque mais temível - Neymar, Vinicius, Richarlison, Coutinho, Gabriel Jesus, Antony, Rodrygo.. é de loucos. Já nós não temos um extremo que drible e consiga esticar o jogo. Já tivemos quando o Ronaldo, Nani e Quaresma tinham pernas. E ainda o pessoal acha que somos um dos favoritos..

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,453
O handicap de Brasil e Argentina é que não têm tido oportunidade de se testarem contra as seleções europeias, mas têm algo que falta a muitas seleções europeias que é um espírito de grupo e de missão muito forte, ambas as seleções estão totalmente focadas no mundial. Para mim são ambas claras candidatas, principalmente o Brasil.

Para mim o Tite ao nível de selecionadores, se não for o melhor do mundo, anda lá perto. E conseguiu encontrar um sistema com uma dinâmica muito interessante com o Neymar a 10. Além disso têm todos os jogadores do ataque praticamente numa forma diabólica, jogam de olhos fechados.

A França é uma das favoritas pelas individualidades, mas para mim tem um grande potencial para ser a desilusão da prova. Chega a este mundial atolada em escândalos até ao pescoço, desde os escândalos na Federação envolvendo o presidente até ao Pogba. Para além claro, do fraco nível coletivo.

Depois numa 2ª linha há várias seleções que podem chegar lá: Alemanha, Países Baixos, Portugal, Inglaterra, Espanha, Bélgica e talvez a Dinamarca que talvez possa entrar neste lote.

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
6,121
7,116
Deixo já aqui a minha previsão para os grupos

Com Portugal e Brasil em 1º do grupo temos grande probabilidade de apanhar a Alemanha e a França nos quartos e meias.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,768
31,429
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
A coisa mais impressionante dos números do Bruno Fernandes desde que chegou a Inglaterra foi que conseguiu marcar 21 grandes penalidades em ano e meio, o que são 41% de todos os golos que marcou pelo Man United. Marcou a diferença com a sua qualidade na definição e no último passe, e logo da forma que mais gosta, enquanto lançador de homens na profundidade, ao municiar unidades projetadas em transições rápidas a um/dois toques.
Mas esteve, para mim, em sobre-rendimento claro nas primeiras 1.5 temporadas. Não é um jogador de classe mundial a meu ver, longe disso. Mas tem muito boas qualidades criadoras, é um executante muito acima da média de bola parada e tem uma chegada e ameaça de tiro exterior muito grande, mas é um jogador que flutua entre a ausência do jogo e o heroball constante (o que inflaciona os seus números), o que nunca abonará a favor da sua consistência.
Achas que o Fábio Vieira que partilha a meu ver características o conseguirá suplantar?

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O Brasil tem a frente de ataque mais temível - Neymar, Vinicius, Richarlison, Coutinho, Gabriel Jesus, Antony, Rodrygo.. é de loucos. Já nós não temos um extremo que drible e consiga esticar o jogo. Já tivemos quando o Ronaldo, Nani e Quaresma tinham pernas. E ainda o pessoal acha que somos um dos favoritos..
Nem 8, nem 80. Até um velhaco e decadente como Coutinho serve? Portugal tem uma frente de ataque de luxo com Ronaldo, Jota, Leão, André Silva, João Félix, Guedes, ainda tens Pote, Beto, Podence, Pedro Neto e Ricardo Horta. Otávio e Bernardo também podem jogar no ataque, o Bruno jogando na sua posição é jogador para marcar muitos golos, até te podes dar ao luxo de cagar para o Rafa.
Enquanto que Portugal não tem esse extremo, o Brasil não tem um um verdadeiro PdL goleador.

A nível defensivo o Brasil é talvez a selecção com mais soluções, tem um impressionante leque de escolha de centrais e tem dois dos melhores médios defensivos do mundo, com dois grandes guarda-redes à escolha. O Brasil é das tais selecções que beneficiaria muito de um sistema táctico de 3 centrais.

Última edição:

Cherife

8 Março 2012
10,708
18,838
Conquistas
7
63
Porto
Achas que o Fábio Vieira que partilha a meu ver características o conseguirá suplantar?
Talvez. Na minha visão, o Fábio tem mais talento criativo que o Bruno. Vê e executa coisas que o Bruno não consegue, ou consegue meio segundo depois.
Mas o Bruno tem uma mentalidade competitiva sempre no limite, é um líder dentro de campo e mentalmente muito seguro, enquanto que o Fábio é mais um espírito livre que ainda não tem o perfeito controlo sobre a sua influência e papel no jogo, mas também é fruto da idade.
Uma das grandes capacidades do Bruno é que consegue fazer cagada atrás de cagada sem que isso belisque minimamente a sua compostura dentro de campo, e muitas vezes acaba por acertar numa ação chave do jogo. Não raras vezes é um festival de más leituras, precipitações e passes de rotura mal medidos durante 90min, mas tem a capacidade de insistir naquilo que sabe que para ele dá resultado (heroball), e muitas vezes desbloqueia um jogo em que está a meter nojo em campo, numa ação que já tentou fazer erradamente 10 vezes, mas à 11a sai uma bola perfeita e fabrica um golo.
O Fábio ainda não mostrou esse tipo de resiliência a este nível, ainda que partilhe de algumas das mesmas qualidades.
Contudo, na sua essência, é um criador muito mais puro que o Bruno, que tem raízes de transporte e de médio com chegada em remate. O Fábio é um puro pass-first enquanto que o Bruno olha em primeiro lugar para a baliza.

Cherife

8 Março 2012
10,708
18,838
Conquistas
7
63
Porto
@jorgebest repara que usou "velhaco e decadente" para descredibilizar o teu argumento, e logo imediatamente de seguida, procede a nomear Ronaldo como parte íntegra de uma frente de ataque de luxo.

• Like
Reações: Nonnenmacher

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,169
215,927
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
É precipitado falar de Tchouaméni como um jogador de classe mundial, porque ainda não provou nada.
Duvido que o Brasil jogue com Casemiro e Fabinho juntos, isto é o mesmo que jogar com WC e Danilo juntos. O Brasil a não ser estes jogadores, não tem assim grandes soluções a nível de meio-campo, porque depois de Casemiro e Fabinho tens o quê? Coutinho, Paquetá, Arthur Melo, Bruno Guimarães, Fred? Portugal nesse sector ainda assim consegue apresentar mais talento, porque há Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Ruben Neves, Otávio, Renato Sanches e tens Vitinha.
Alemanha e Espanha parecem-me as equipas que apresentam neste mundial mais talento no meio-campo.
Paquetá e Bruno Guimarães são jogadores do nível dos nossos melhores médios, tirando Bernardo que é o melhor jogador português

Nós não temos um meio campo capaz de ombrear com os melhores e também não temos uma frente de ataque de classe mundial
Esta seleção com o Cristiano de 2013 podia ser candidata, com este Ronaldo é um outsider

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Paquetá e Bruno Guimarães são jogadores do nível dos nossos melhores médios, tirando Bernardo que é o melhor jogador português

Nós não temos um meio campo capaz de ombrear com os melhores e também não temos uma frente de ataque de classe mundial
Esta seleção com o Cristiano de 2013 podia ser candidata, com este Ronaldo é um outsider
Paquetá e Bruno Guimarães são jogadores do nível dos nossos melhores médios: Bernardo, Bruno Fernandes e Rúben Neves? Fdx... que já me engasguei.
Não temos uma frente de ataque não é de classe mundial com jogadores como Jota, Leão, André Silva, Pénix e ainda há Ronaldo(em forma)? Há muita gente que merecia de novo um Postiga e um Hugo Almeida para ver o que é bom para tosse.
Acho o que falta a Portugal são duas coisas: um treinador e mais reconhecimento em relação aos jogadores que temos. Temos uma das melhores selecções de sempre e andamos a chorar.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,169
215,927
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Paquetá e Bruno Guimarães são jogadores do nível dos nossos melhores médios: Bernardo, Bruno Fernandes e Rúben Neves? Fdx... que já me engasguei.
Não temos uma frente de ataque não é de classe mundial com jogadores como Jota, Leão, André Silva e Pénix? Há muita gente que merecia de novo um Postiga que era para ver o que é bom para tosse.
Acho o que falta a Portugal são duas coisas: um treinador e mais reconhecimento em relação aos jogadores que temos. Temos uma das melhores selecções de sempre e andamos a chorar.
Não são do nível do Bernardo, são do nível dos restantes
O Bruno Guimarães é dos melhores médios da liga inglesa, tal como o Neves

E desses 3 da frente, só o Leão tem capacidade para ser de classe mundial
Falta-nos mais um jogador desse nível para sermos uma ameaça maior nas alas

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
6,121
7,116
@jorgebest repara que usou "velhaco e decadente" para descredibilizar o teu argumento, e logo imediatamente de seguida, procede a nomear Ronaldo como parte íntegra de uma frente de ataque de luxo.
Nem 8, nem 80. Até um velhaco e decadente como Coutinho serve? Portugal tem uma frente de ataque de luxo com Ronaldo, Jota, Leão, André Silva, João Félix, Guedes, ainda tens Pote, Beto, Podence, Pedro Neto e Ricardo Horta. Otávio e Bernardo também podem jogar no ataque, o Bruno jogando na sua posição é jogador para marcar muitos golos, até te podes dar ao luxo de cagar para o Rafa.
Enquanto que Portugal não tem esse extremo, o Brasil não tem um um verdadeiro PdL goleador.

A nível defensivo o Brasil é talvez a selecção com mais soluções, tem um impressionante leque de escolha de centrais e tem médios defensivos de grande nível, com dois grandes guarda-redes à escolha. O Brasil é das tais selecções que beneficiaria muito de um sistema táctico de 3 centrais.
O Coutinho não é dos mais perigosos mas aqui seria titular.. nem tão pouco é um jogador que dependa muito do físico pelo que o facto de ter 30 anos acaba por ser irrelevante, alias, poderá bem estar a entrar no seu auge e fazer um grande mundial.

O nosso problema é falta de soluções. Para além de ponta de lança e extremo desiquilibrador também não temos um box do box capaz de conduzir a bola e dominar o meio campo, por isso o FS insiste tanto no William. Acham que ele seria sequer convocado no Brasil ou na França? temos o Renato ok mas fora isso é só médios bons técnicamente mas imóveis que nem caracóis.

Relativamente ao trio atacante, gosto muito do Jota e do Bernardo claro mas tanto um como o outro precisam de craques que realmente façam as coisas acontecer. É possível irmos longe, se a equipa estiver unida e conseguirmos impor o nosso jogo mais apoiado e tirar partido da criatividade ao nosso dispor mas não se enganem aqueles que acham que temos qualquer tipo de favoritismo.

Cherife

8 Março 2012
10,708
18,838
Conquistas
7
63
Porto
Não colocar Vitinha no lote dos nossos melhores médios é de quem percebe da poda. Achar que Bruno Guimarães não está ao nível do Rúben Neves também demonstra grande conhecimento. Mas para quem diz que o Bernardo é melhor que o Deco, não se pode esperar muito mais.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não são do nível do Bernardo, são do nível dos restantes
O Bruno Guimarães é dos melhores médios da liga inglesa, tal como o Neves

E desses 3 da frente, só o Leão tem capacidade para ser de classe mundial
Falta-nos mais um jogador desse nível para sermos uma ameaça maior nas alas
Nem chegam ao nível sequer do Bruno Ferrnandes. No caso de Bruno Guimarães e Rúben Neves é passível de discussão, mas na minha óptica Rúben Neves é melhor jogador que Bruno Guimarães.

• Haha
Reações: Cherife

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
45,323
70,257
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Há aqui pessoal que tem de começar a ver jogos do Newcastle

Tanto o Bruno Guimarães como, já agora, o Saint-Maximin eram titulares de cadeirinha na nossa seleção