Parece-me obvio que o 11 é o que define com mais clareza a valia da equipa.
Mas se achas que os nao titulares do actual plantel tornam o plantel mais forte que o de 2017, tudo bem, é a tua opiniao.
Repara que alem dos 11 titulares, na equipa de 2017 ficam de fora José Sa, Maxi Pereira, Layun, Dalot, Sergio Oliveira, Oliver, Otavio, Soares.
Mas de qualquer forma, independentemente da opiniao de cada um sobre esses dois planteis, em nenhuma circunstancia se justifica achar que em 2017 foi um milagre e uma proeza extraordinaria ser campeao e depois em 2023 achar-se que nao ha desculpas porque o plantel é muito bom.
A questao é que em setembro 2023 muito povo esta a opinar sobre brasas, com uma grande azia e com rancores criados recentemente.
Obviamente que o 11 é o mais importante, mas se não tiveres mais uns 4/5 jogadores de qualidade para fazer parte do núcleo duro basta duas ou três ausências de peso em alturas chave e estás lixado.
Em relação ao plantel de 2017 eu por acaso acho-o dos mais fortes que o SC teve desde que cá chegou. Pode não ter sido possível fazer contratações, mas entre os que cá estavam e os que regressaram de empréstimo (e aqui mérito ao SC por ter sabido reintegrar e tirar rendimento desses jogadores), era um grupo muito interessante.
Portanto não acho que tenha sido nenhum milagre o título em 2017/2018.
Sobre a época actual, vejo vários potenciais problemas:
1) plantel demasiado extenso, com as dificuldades acrescidas que isso traz em termos de gestão de grupo (é impossível toda a gente ter minutos)
2) vários jogadores - que para o treinador são intocáveis - que estão (e alguns deles estarão, parece-me) em claro sub-rendimento
3) modelo/sistema de jogo, sobejamente conhecido pelos adversários que cada vez têm mais facilidade em contrariá-lo e a aparente falta de vontade do treinador em fazer alterações ao mesmo
4) uma defesa presa por arames, em que não abundam opções de qualidade
Vamos ver como corre mas sinceramente estou apreensivo tendo em conta os sinais desta primeira amostra de 5 jogos.