Gostei de ver a alteração no sistema de jogo e acho que pode passar por aí a resposta.Sinceramente a pobreza do nosso futebol resume se a uma dinâmica ofensiva pobre e com poucas variáveis. É um processo ofensivo um bocado estático e portanto previsível.
Se não se trabalha isto então o melhor é mudar o sistema de jogo e promover algumas dinâmicas novas que não sejam já totalmente previsíveis pelo adversário.
Gostava de ver internamente um sistema com 3 centrais (3-5-2 ou 3-4-3). Apostava no Grujic como central do meio (variando entre central e médio defensivo dependendo dos momentos do jogo) porque acho que tem recursos técnicos para dar várias opções na fase de construção. Podia também jogar o Pepe no meio com o Sanchez na direita.
Qualquer coisa como:
…………..Evanilson; Namaso;………..
……………….…Ivan Jaime;
Pepê…… Varela………Nico..……João Mário;
Marcano…..Grujic….. Pepe;
………………….Diogo Costa………..
Galeno, Pepê, João Mário, Borges de certa forma. Tudo jogadores que podem fazer a ala.
Só não sei se a defesa a 3 com Marcano, Carmo e Pepe funcionará… Volto a dizer que o Grujic, para mim, podia ser uma agradável surpresa a jogar como central neste sistema. Ainda ontem vimos a dificuldade que havia na construção e em sair de lá de trás. O Grujic não só tem mais qualidade de passe e decisão, como poderia oferecer outras dinâmicas no sistema (tal como disse antes).