Estar-se a discutir estatísticas de lesões em vez do erro colossal que foi atacar esta época com dois "idosos" como centrais titulares diz muito de como está o clube também.
A frequência é relativa ou absoluta? Não leio nada nos artigos que leve a crer que frequência relativa seja maior.
Por outro lado, li noutro artigo que um dos principais fatores de risco é ter tido lesao anterior no mesmo ligamento (e o Marcano teve). O risco de reincidência é elevado.
Já agora, há pouco tempo numa consulta um médico cirurgião ortopedista falava-me da degradação dos ligamentos com a idade e do risco que se corria em ainda jogar futebol (neste caso de fds) após os 40 anos...
Queres mostrar um estudo que comprove minimamente o que estás a alegar?Depende do que estamos a falar. Estamos a falar apenas de futebolistas de alto rendimento ou de pessoas normais ao longo da vida?
Em futebolistas, nestes cohorts com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, podemos discernir alterações fisiológicas com a idade que aumentam o risco de lesão ligamentar de forma significante? Se assim fosse, parece-me que o número de lesões em atletas acima dos 30 anos seria significativamente mais alto e não é esse o caso, pelo contrário.
Se estivermos a falar de pessoas normais e não de atletas, como é óbvio, com a idade os ligamentos encurtam e perdem flexibilidade. Por outro lado, com a idade as pessoas também se tornam menos ativas e por isso são lesões que ocorrem maioritariamente nos períodos de maior atividade física na vida das pessoas.
No futebol feminino estão a pedir para que façam cada vez mais estudos sobre este tipo de lesão que ocorre com uma frequência muito mais elevada do que nos homens e em idades mais baixas.
E sobre a reincidência sim, lesões anteriores similares são um fator de risco.
Eu pedi primeiro.Eu é que te peço literatura que diga que a probabilidade de ter problemas nos ligamentos diminui com o avanço da idade...
Eu não estou a alegar isso.Queres mostrar um estudo que comprove minimamente o que estás a alegar?
Que o risco do Pepe ter uma lesão ligamentar é inferior ao do Namaso ou do Pepê?
Eu estive a ver o abstract dos 3 e em nenhum vi essa prevalência relativa. Mas não li os artigos completos.Eu não estou a alegar isso.
E não te vou conseguir mostrar nenhum estudo que comprove que o risco de lesão do anterior cruzado no Pepe é menor do que no Namaso, nem o seu contrário, até porque o método científico não funciona dessa forma.
Aquilo que eu disse é que há uma maior prevalência destas lesões em idades ali entre os 20/25 anos e os 3 estudos que coloquei mostram isso. Não se podem tirar grandes conclusões sobre as razões disto acontecer porque não podemos isolar variáveis. Há investigadores que dizem que é porque corresponde à fase do pico de atividade física dos atletas e porque por esta altura os tendões e músculos ainda se encontram em desenvolvimento.
O máximo que se pode fazer é estabelecer associações e há uma associação entre este tipo de lesão e idades mais jovens em futebolistas de elite como está nos 3 artigos sendo que um deles é uma revisão sistemática.
Tens um feito com atletas das Primeiras Ligas Femininas e Masculinas da Suécia, outro de atletas das principais Ligas do Futebol Europeu seguidos durante vários anos e a revisão sistemática.Eu estive a ver o abstract dos 3 e em nenhum vi essa prevalência relativa. Mas não li os artigos completos.
E esses estudos são sobre atletas de alta competição? É que única coisa que li sobre maior prevalência nos mais jovens foi em pessoas normais e a justificação era essa - maior atividade física (o que é perfeitamente lógico quando em comparação com pessas de 40/50 anos...).
O estudo sueco é sobre a recidiva da rotura, não é? Não me parece que se pronuncie aprofundadamente sobre a influência da idade.Tens um feito com atletas das Primeiras Ligas Femininas e Masculinas da Suécia, outro de atletas das principais Ligas do Futebol Europeu seguidos durante vários anos e a revisão sistemática.
A lógica é a mesma, há mais variáveis para além da envelhecimento dos tendões que em atletas de 35 anos deve ser praticamente insignificante em comparação com atletas de 20/25 anos. Estamos a falar de atletas que treinam diariamente e fazem trabalho de fortalecimento muscular, flexibilidade, mobilidade, etc. O pico de atividade da maioria dos atletas é ali entre os 20-27/28 anos, altura em que também há um maior foco no desenvolvimento de capacidades como a força, potência muscular, flexibilidade numa altura em que o sistema musculoesquelético está perto de atingir o máximo de desenvolvimento. Mas como disse anteriormente o máximo que se pode fazer é estabelecer associações, isto são apenas suposições de quem investiga.
Se a única variável fosse a idade e o consequente envelhecimento, obviamente a probabilidade de lesão seria maior em indivíduos mais velhos, mas não é a única variável.
É muito mais provável que um futebolista com 25 anos tenha uma rotura do ligamento anterior cruzado do que um indivíduo de 50 anos saudável.
Neste momento, como já disse atrás, fala-se numa epidemia de rotura do ACL no futebol feminino porque a frequência de lesão é muito maior do que no futebol masculino e em atletas muito mais jovens que no futebol masculino. Porquê, ainda não se sabe.
E tanto Edér Militão como Courtois já não devem jogar mais esta época.4 principais ligas europeias, vários jogadores com roturas de ligamentos.. é só ver a idade.
![]()
Premier League - Jogadores lesionados (Vista detalhada)
Diese Übersicht listet in der Detailansicht alle Spieler der Premier League auf, die verletzungsbedingt pausieren müssen und ob diese sich aber bereits im Aufbautraining befinden.www.transfermarkt.pt
![]()
LaLiga - Jogadores lesionados (Vista detalhada)
Diese Übersicht listet in der Detailansicht alle Spieler der LaLiga auf, die verletzungsbedingt pausieren müssen und ob diese sich aber bereits im Aufbautraining befinden.www.transfermarkt.pt
![]()
Serie A - Jogadores lesionados (Vista detalhada)
Diese Übersicht listet in der Detailansicht alle Spieler der Serie A auf, die verletzungsbedingt pausieren müssen und ob diese sich aber bereits im Aufbautraining befinden.www.transfermarkt.pt
![]()
Bundesliga - Jogadores lesionados (Vista detalhada)
Diese Übersicht listet in der Detailansicht alle Spieler der Bundesliga auf, die verletzungsbedingt pausieren müssen und ob diese sich aber bereits im Aufbautraining befinden.www.transfermarkt.pt
Mas usas a ironia e a pilheria, és um profissional a desconversar e a usar coisas para desqualificar quem "ataca" SC.Não sei se reparaste, mas tu és como ele só que com a opinião oposta. Eu não ando aqui a chamar infiltrado a ninguém, muito menos cartilheiro ou ministro da propaganda só porque não concordo com a opinião ou tenho uma opinião totalmente oposta.
O único a quem eu chamo alguma coisa é ao Jules e chamo carinhosamente de Padeira de Aljubarrota.
Se a média no final da época for 1 em 6 será muito positivo.O Pepe falhou por lesão 11 jogos em 21/22 e 19 em 22/23.
Na época em curso já falhou 1 em 6.
Se há quem ache que não há motivos para preocupação, ok...
Fixed.E sim existe um culto meio parolo à volta do AVB como existia à volta de PdC... muitos passaram de PdC para AVB.
Disse ninguém nunca.Fixed.