O Jesualdo levava com lenços brancos nas bancadas todos os anos, injustamente, na minha opinião, mas levava. A verdade é que nunca foi muito querido pelos adeptos durante o período em que cá esteve, nunca foi unânime. Não sei o que se escrevia no fórum, mas lembro-me bem do quão discutido era o Jesualdo no FC Porto. Diziam que era cagão, que era pouco ousado e dependia muito da qualidade individual de jogadores como o Quaresma.
Mas é uma loucura sequer comparar a conjuntura e o contexto do Jesualdo com o do Sérgio Conceição. O primeiro teve sempre plantéis bem melhores que os dos adversários diretos, por mérito do clube. Lucho Gonzalez, Anderson, Quaresma, Lisandro, depois o Hulk, Falcao... não dá sequer para conversar e discutir isto.
As pessoas falam sobre o período do Apito Dourado, e é verdade que o Jesualdo esteve sozinho a dar o peito às balas e aguentou o barco, mas isso é daquelas coisas que praticamente não afetava dentro do campo. O Benfica estava de rastos e com uma gestão desvairada, e o Sporting teve sempre plantéis bem inferiores. Mesmo assim, a influência que tínhamos nos centros de influência era incomparavelmente maior que atualmente e durante estes últimos 10/15 anos, período em que o Benfica assumiu uma hegemonia e controlo total das instâncias e poderes do futebol português.