A questão é q na realidade as coisas não são bem assim.
Esses rótulos q colocas no “mundo muçulmano”, nestes e nos outros, na realidade são fabricaçoes dos governos para controlo das suas populações. E o que resta, e quiçá sim os mais perigosos, são, como em todo o lado, os frustrados. Agora até ja se pode dizer que também em Portugal.
E sim, há uma matriz que eu chamo de greco-cristã ( sim, ninguem o faz mas orgulho-me da designação

), que acha que todas as virtudes estão deste lado. Uns eram os déspotas, os outros os grandes conquistadores. Sempre foi assim.
Mas sem me desviar mais, se há coisa que aprendi em me imiscuir bem nas populações mais genuinas de inúmeros paises foi esta: o q toda a gente quer é o mesmo, ser feliz, prospero e que ninguém o chateie.
A globalização é inevitável. Os grandes poderes que andam na bruma não são os EUA, a China ou a Russia. São os googles e as Microsofts…
Os estados são construções arcaicas que mais tarde ou mais cedo vão ceder. Basta perderem a confiança das pessoas no dinheiro, por exemplo. Ja faltou mais…