Lista B - André Villas-Boas

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,432
11,816
Tens que fazer a equação a juntar uma modalidade como o futsal como eles pretendem, não é só jogos, são treinos, são várias camadas jovens.
É o desporto mais praticado em Portugal a seguir ao futebol.

O foco não deve ser aonde eles podem ter os jogos, mas sim aonde podem ter os treinos.
Um pavilhão não tem desgaste. Num pavilhão, ao contrario de um estádio relvado, fazes 4 sessoes de treino e 1 um jogo oficial por dia na boa.

Mas se é tudo pelo futsal… bem, la está, apesar de achar q o clube deve ter futsal, também não o valorizo como “modalidade”.
 

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,480
4,716
Continuo a não perceber a importância dada ao pavilhão num centro destes. Ter jogos ali de modalidades profissionais não me parece ter vantagens. Os atletas não moram ali…
Repito que, se faz falta um pavilhão, é um pavilhão para se ter jogos e com boa localização na cidade do Porto.

Falou-se num museu… tb não percebi essa parte.

O André também falou nos 29 anos q faltam do contrato do Olival. Para mim, não é uma eternidade, é uma preocupação. Acho incrível que nenhuma das candidaturas se tenha pronunciado decisivamente sobre o q tem que acontecer daqui a 29 anos.

O CAR é para as equipas profissionais. Alias, todas as valências apresentadas nos edificios confirmam isso. E ficaria o Olival para a formação com o alojamento dos atletas de fora na solução atual e nas tais famílias de acolhimento. Tudo isto me parece claro.

Fora este tema do CAR, gostei. Em particular das intervenções do JPPC, apesar de algumas “cenas” nos quadros apresentados sobre a formação.
Ele não falou na reformulação do Olival que terá que acontecer necessariamente ...
Honestamente não me parece que seja o cerne da questão ... Se houver necessidade de alojamento, faz-se alojamento ... Não me parece que seja por aí ..
Quanto ao pavilhão, pareceu-me que se estava a referir à formação, acho que as equipas profissionais ficariam na mesma no Dragão Arena ...
A mim deu-me a ideia que ele tem o conceito claro ... mas ainda tem que desenvolver muito o conceito ... Aperfeiçoar ... ainda temos que ver as capacidades de construcção ...

Maia acho curto ... para englobar tudo ...

Qual a vantagem de ter o pavilhão incluído? Julgo que é para aproveitar sinergias ...

Sinceramente, um terreno MUITO maior que o actual centro de treinos, com 5 campos, 1 estádio ... ficar pouco mais caro que o actual centro de treinos, mas modernizado ...

Só os flops dos últimos 10 anos dava e sobrava para pagar o CAR ...

Ele falou em loja Museu ... Não sei bem ao que se refere ... mas penso que será mais uma forma de merchandising ...

Mais uma vez não temos naming do centro de treinos, o que ajudaria na construcção ...

Agora resta saber os valores do outro projecto ... Este projecto foi bem claro quanto ao caderno de encargos ... Faseado ... temos um investimento imediato de 25M€ ...

PS: Já agora o CAR não deveria ter esse nome ... A equipa do AVB deveria ter pensado nisso, Centro de treinos dos dragões, Casa dos dragões, etc ...
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,772
10,693
Acho que a diferença de custos não será assim tão pouca...

Pelo que percebi, o projeto da academia na Maia, seria 40M€ SÓ a infraestrutura.

Há a acrescentar custos de terrenos em hasta pública e ABB, que, me parece, poderem estar altamente inflacionados.

Entre custos de terrenos, construção e outros encargos, facilmente todo orçamento pode chegar aos 60M€.

Sem ainda se saber ao certo qual o prazo de execução.

Este CAR, pese algumas das limitações já referidas, ficaria a metade do custo.

Dito isto, concordo que um projeto mais ambicioso se pagará, por si só, em poucos anos.

Mas o verdadeiro ónus de pôr algo em marcha todos estes anos foi da atual direção. AVB apenas conseguiu o milagre dos pôr a mexer - ou fazer que se mexem.

AVB, sem qualquer certeza de retorno, deu-se ao trabalho de procurar uma solução, fazer um cpcv, pagar um gabinete de arquitetura por um projeto, consultar uma construtora de renome para orçamentar a obra. Repito, sem qualquer certeza de retorno. Tem a minha vénia, independente de quais dos projetos ser o melhor para o FC Porto.
Lá está, vai ao encontro do que estava a comentar. Aplicar uma academia numa candidatura é um risco super elevado, pois requer estudos, análises, acordos, logística, fornecedores, licenças, valores base com perspetiva de derrapagens, etc etc etc. Nisso AVB foi mais contido e aproveitou algo menos megalómano e a candidatura do Koehler avança com máquinas como cartada para ganhar votos. Tudo isto deveria ser explicado e ser mais transparente. Academia não é um processo de brincadeira.
 
  • Like
Reações: nprc e arichard

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,480
4,716
Um pavilhão não tem desgaste. Num pavilhão, ao contrario de um estádio relvado, fazes 4 sessoes de treino e 1 um jogo oficial por dia na boa.

Mas se é tudo pelo futsal… bem, la está, apesar de achar q o clube deve ter futsal, também não o valorizo como “modalidade”.
UM pavilhão não tem desgaste?
Não é um relvado, mas tem um desgaste ... tudo tem o seus desgaste ...
 

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
3,156
3,844
Confesso que não fiquei muito bem impressionado com o projecto.

Não lhe vou dar grande relevância porque como disse o AVB não é uma competição entre academias, há assuntos mais importantes na vida do clube.

Mas parece-me claro que o terreno (útil) é pequeno, o desnível do mesmo pode ser uma preocupação, ter os campos a serem usados com as restantes obras a decorrer em paralelo parece-me irrealista, falta dimensão nas estruturas de apoio e equipamentos..

A grande nota positiva é mesmo a aposta na formação que tem sido destacada constantemente e o entendimento de ter as equipas juntas, algo que acontecia no passado e que forma um sentimento de união que entretanto se perdeu.
 

Portista in Sofia

Bancada lateral
29 Agosto 2022
783
1,260
Um pavilhão não tem desgaste. Num pavilhão, ao contrario de um estádio relvado, fazes 4 sessoes de treino e 1 um jogo oficial por dia na boa.

Mas se é tudo pelo futsal… bem, la está, apesar de achar q o clube deve ter futsal, também não o valorizo como “modalidade”.
Não é o desgaste do piso, é o espaço em si, é o calendário para todas as sessões, ainda para mais lá está, com uma modalidade como o futsal a poder vir ser implementada.
 
  • Like
Reações: cybersoze35

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,879
46,348
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Sábado 6 de abril: diretor para o Desporto
Semana 8/14 de abril: direção executiva e fundação FC Porto
Semana 15/21 de abril: direção desportiva

Foram estes os timings que o André deu
 

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,905
2,986
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Um pavilhão não tem desgaste. Num pavilhão, ao contrario de um estádio relvado, fazes 4 sessoes de treino e 1 um jogo oficial por dia na boa.

Mas se é tudo pelo futsal… bem, la está, apesar de achar q o clube deve ter futsal, também não o valorizo como “modalidade”.
Nao é só pelo futsal, é um pavilhao de treino, sabes? Daqueles q têm 3 campos, separa-se com cortinas. O Arena tem 1 campo. Nao podes ter 3 equipas diferentes a treinar ao mm tempo, é óbvio q nao permite treinos de todos os escaloes lá. Mm sem futsal, temos andebol, hóquei, basquetebol e voleibol feminino. Sao mtos escaloes e mtas equipas.
 

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,480
4,716
Um clube como o FCP não precisa de ser tecnocrata. Precisa de risco. A longo prazo tem de se fazer algo mais abrangente. Não faz sentido isso.
Para mim claro.
A tal "poupança" anula-se porque vais ter de gastar a dobrar a longo prazo.
Fiquei admirado com a pouca diferença de custos.
Avança os custos do Projecto da Academia da Maia, pf? Estou cruisoso... Só em termos de terrenos suspeito que seja o triplo de AVB ...
É que ninguém sabe ... Se calhar tu sabes ...
Campo com bancada de capacidade semelhante ... Mais 6/7 campos ... sem pavilhão ...

Foi lançado o valor de 40M€ sem terrenos e sem terraplanagem ... para essa quantidade de campos ... facilmente chegas aos 70M€ ...
É maior que o CAR de AVB, é ...

Será a solução ideial para o momento actual do clube? Na minha opinião talvez não ...

O CAR de AVB é a solução ideal? Talvez não ... Não me agrada soluções transitórias ... Mas com metade resolves o problema da formação e das modalidades e dás as equipas profissionais condições de topo ...

Na Maia gastas o dobro ... acabará por ser uma solução única de formação, daqui a 29 anos estás ao pio pio para o novo Centro de Treinos ... e as equipas profissionais continuam a não ter soluções de topo ...

Acho os prazos apontados pelo Pereira da Costa ambiciosos demais ... Só em licenciamento se estiver tudo feito antes do final do ano ficaria satisfeito ... Ainda falta alterar plano pormenor, certificar projecto, pareceres ambientais ... Enfim ... vamos ver ...

PS: O PdC não teve na direcção anterior ou nesta direcção um membro da família Amorim? É que os terrenos em Gaia são da família Amorim ....
 
  • Like
Reações: Baiao

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,360
22,723
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Fora o assunto academia/centro de alto rendimento, o André focou mais uma vez todos os pontos essenciais da política desportiva e financeira do clube.

Espero mesmo que no final do dia 27, madrugada de 28 estejamos todos a celebrar um virar de página no nosso clube.

Não podemos desperdiçar esta oportunidade.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.