Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,782
13,902
O Rodolfo foi um grande capitão deste clube, alguém que nos representou durante toda a sua carreira. Pode dizer - e diz mesmo - muita merda, mas não consigo sentir raiva ou ranço.

Hoje, aparenta não estar inequivocamente no seu estado normal.
Sempre foi um tipo muito curtinho fora do campo. E sendo supostamente um altavoz do clube nota-se bem isso. Evidentemente foi um grande capitão, mas até o final da sua carreira como jogador demonstra que também era uma pessoa com pouco tino.

• Like
Reações: bluemonday

cigano

Lugar Anual
18 Janeiro 2018
4,885
11,027
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
A chamar cobardes e traidores a certas pessoas, sem dizer nomes. Claro que se refere à nossa direção e outra gente que a apoiou durante a campanha.

Tive de voltar para trás na TV para ver o que tinha dito. Ignorem-no, provavelmente já não estará no seu estado normal, o que é compreensível face à morte do Presidente...
Vergonhoso. Até o paneleiro do Calado conseguiu ter umas declarações dignas de um ser humano normal!

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,604
30,618
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Não sei se disse mas escreveu no livro.

"""Não quero mal a ninguém. Mas porque tanto prejudicaram a paz dos meus últimos dias não gostaria que lá estivesse alguém da atual direção do clube. Nenhum dos ex-jogadores que sempre estiveram comigo e me traíram (por exemplo, Helton, Maniche, Eduardo Luís, André, Sousa). Poderia acrescentar mais nomes, como Antero Henrique, Raúl Costa, Joaquim Oliveira, Tiago Gouveia, Pedro Bragança, mas não é preciso, porque estou certo que não terão 'lata' para lá ir", escreveu Pinto da Costa.""

Acho que com esta clareza, evidentemente que não faz sentido o AVB ir.
Em relação a esse livro, fiquei a pensar nisso quando ouvi falar o Fernando Póvoas.

Os médicos disseram a PdC que ele tinha meses de vida (deveria falecer por volta de Setembro) e ele agendou o lançamento do livro para final de Outubro.

Se acaso tivesse mesmo falecido antes do lançamento do livro, será que o circo no velório ia ser maior ou menor? Não consigo muito bem compreender um livro a discutir o funeral cujo lançamento estava previsto para depois do mesmo já ter acontecido...

PdC a baralhar-nos as ideias, mesmo já não estando entre nós...

• Like
Reações: b10nic

nprc

Bancada lateral
13 Agosto 2019
934
1,991
Porto
Agora não amigos.
Agora não.

Além disso o homem já não está cá.
Não mandou ninguém para lá, eles é que tomam aquilo com complacência da família.
É certo que o homem não mandou ninguém fazer guarda na sua despedida.

Mas também é um facto são os mesmos que manteve perto de si nos últimos dias enquanto líder supremo do clube. E alguns deles ex condenados por crimes graves e/ou que agrediram sócios numa simples AG.

Pessoalmente apreciaria outra "fotografia" final.

E apesar de tudo, digo que me bastava nas eleições (no dia ou nos dias seguintes) ter tido a dignidade de fazer um mea culpa, dar uma palavra aos sócios.

Mas isto sou eu. E eu sou apenas um simples sócio.

Paz à sua alma.

bluegirl

Bancada lateral
9 Fevereiro 2018
617
891
Que pena Pinto da Costa ter escolhido acabar assim a sua vida.... em querra e a dividir o clube. Não é isto que apagará a memória e o legado nas fico com uma certa pena. Em relação ao AVB demostra a educação e o enorme respeito que tem por Pinto da costa e respeitará a sua vontade e da familia.
Estará no seu funeral pessoas que o aconpanharam e quase destruiram o seu clube e não estará o Presidente do FCP que durantes este temo nunca teve uma palavra a denegrir o Pinto da Costa bem pelo contrário

castrius

Tribuna Presidencial
10 Março 2012
5,677
3,094
Conquistas
11
36
Rio Tinto, Porto, Portugal
  • Paulinho Santos
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Bem mas entao o teu problema é com as pessoas que estavam a fazer essa proteção.

Eu so estava a dizer que esse tratamento era normal, fosse quem fosse que o estivesse a fazer
O que me entristece mais é que este final de Pinto da Costa seja rodeado por tudo que de mais reles existe na nossa cidade e na nossa sociedade.

Merecia muito mais!

tocoolant

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,109
967
Pinto da Costa será sempre eterno.

O que deu ao FC Porto não é nem nunca poderá ser menorizado. O património material, o legado desportivo, a cultura que estabeleceu, a força com que lutou e os sonhos que tornou possível são algo que formarão para sempre parte do carácter do nosso clube. Pinto da Costa deu a sua vida ao FC Porto e com o seu sucesso colocou no mapa do país a identidade portuense e os seus anseios. No mapa da Europa e do mundo o nome de Portugal.

Não, não era um homem perfeito. Pinto da Costa terá o seu lado sombrio. Mesmo tendo consciência de que os caminhos condenáveis que trilhou não foram inventados por ele (ao contrário do que muitos adversário apregoam) é impossível dizer que Pinto da Costa não tenha jogado duro e, sem rodeios, com quase toda a certeza jogou feio. Mas jogou duro num campo inclinado para o status quo dos clubes lisboetas num país que não queria ver o Porto a vencer. Com lucidez e o enquadramento devido teremos também que dizer (sem querer desculpabilizar o que quer que seja) que navegou num mar que não era imaculado muitos anos antes de ele assumir quaisquer funções.

Mas goste-se ou não do Homem e goste-se ou não da gestão da última década é e será impossível não recordar com afeto o humor, inteligência e acutilância com que defendeu as nossas cores por mais de quatro décadas. Para os portistas mais novos que têm mais em mente um Pinto da Costa envelhecido e com o desgaste dos últimos anos de insucesso é difícil explicar a 'graça natural' dele e o que significava para todos os portistas a sua presença no clube nos anos 80, 90 e início de século. Nos seus rasgos mais sagazes Pinto da Costa era uma figura mística. A roçar o divino. Infelizmente acredito também ter sido esse estatuto de quasi-divindade que acabou por ser o fermento para uma incapacidade de autocrítica e, numa fase mais tardia da sua presidência, o facto de não ter sabido sair no melhor tempo.

A seu devido tempo e sem estar ao sabor das nossas últimas turbulências internas ninguém poderá deixar de colocar Pinto da Costa no topo do panteão Portista como homem que, não tendo fundado o clube, fundou o sentimento de SER PORTO como o conhecemos.

Obrigado Presidente, obrigado por tudo

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,049
215,261
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Octávio Machado, vai para a puta que te pariu. A chamar hipócrita ao nosso atual Presidente e a dizer que nunca passou de um "mero analista", no que concerne à sua carreira de treinador, que foi PDC que o tornou campeão.

O mero analista foi dos melhores treinadores que passou pelo Porto. Já o Octávio, é um agricultor alcoólico e analfabeto funcional, que teve a sorte de PDC lhe dar um título de campeão...de uma supertaça.
Também tentou fazer de um agricultor alguma coisa e não conseguiu

Mas deve-se mesmo ao facto do Otávio ter sido uma grande merda

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
41,408
82,100
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
O que me entristece mais é que este final de Pinto da Costa seja rodeado por tudo que de mais reles existe na nossa cidade e na nossa sociedade.

Merecia muito mais!
Entao mas ele esta rodeado daqueles que ele escolheu

Viste quem carregou o caixao para a igreja?

• Like
Reações: Portista Azul

Mr. Mister

Tribuna
3 Junho 2019
3,890
11,930
41
Aveiro
Octávio Machado, vai para a puta que te pariu. A chamar hipócrita ao nosso atual Presidente e a dizer que nunca passou de um "mero analista", no que concerne à sua carreira de treinador, que foi PDC que o tornou campeão.

O mero analista foi dos melhores treinadores que passou pelo Porto. Já o Octávio, é um agricultor alcoólico e analfabeto funcional, que teve a sorte de PDC lhe dar um título de campeão...de uma supertaça.
O Otávio é um pau mandado do Rodolfo.
Eu ignoro o Otávio, ele não sabe o que diz.
Nunca soube.

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,905
6,435
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Madjer
  • Bobby Robson

Esse é um merdas. Um enorme merdas.
E estar no mesmo painel que um merdas desses diz muito.