O Papa que trouxe a Igreja para o século XXI. Espero que as sementes de humildade, empatia, compaixão, amor, paz e altruísmo que plantou por lá consigam gerar sucessores de igual ou semelhante carácter durante muitos anos.
Sempre fui católico só no papel, passando toda a minha vida entre o agnosticismo e o deísmo. O Papa Francisco permitiu que me aproximasse mais um bocadinho do Cristianismo, numa jornada que não acabou e que ainda não tem uma conclusão definitiva.
Mesmo não sendo católico (na prática), tive o prazer de acompanhar a sua intervenção na JMJ e constatar a diferença relativamente ao seu predecessor, que era sem dúvida um dos maiores filósofos do século XX, mas que não possuía aquelas virtudes que considero fulcrais numa figura da Igreja.
O Papa Francisco lutou muito contra o ultraconservadorismo que assombra o mundo hodiernamente, e conseguiu mesmo afastar essas forças mal-intencionadas dos círculos de poder. A sua ação contra a hierarquia MAGA da Igreja nos EUA, contra o Opus Dei, contra padres pedófilos poderosos e outros tantos exemplos não será nunca esquecida.
Foram 12 anos. Recordo-me ainda hoje da primeira que apareceu, marcando logo uma distinção com um sorriso simples e humilde. Que Descanse em Paz e que Deus o tenha.