Notava-se bem o "positional play" até ao jogo do Benfica, não faço ideia porquê que a equipa mudou assim tanto. Esse é o meu medo com o Anselmi, que abandone as suas ideias pela pressão de que tem sido alvo.Pronto, ao menos explicaste o que te agrada de forma específica, há muita coisa que não faz sentido absolutamente nenhum na minha óptica, como por exemplo o jogo posicional da equipa, que jogo posicional é esse?
O FC Porto não tem um jogo posicional, a não ser que estejas a falar numa mera tentativa de jogo posicional quando a bola começa a rolar a partir de um pontapé de baliza, de outra forma qualquer o FC Porto só tem uma forma de jogar com Martin Anselmi que é em ataques rápidos.
Outra coisa é falares no jogo interior do FC Porto, como é que podes falar num jogo interior do FC Porto quando estamos constantemente em inferioridade numérica no meio campo em que os dois avançados interiores de apoio ao avançado não sabem se devem recuar ou fazer uma pressão alta, o tal líbero que faz aquele papel de 2+1 que ninguém usa no mundo do futebol numa defesa a 3 e por alguma razão em que o vês a juntar-se a um meio campo quando avançamos um pouquinho que seja, mas depois quando o FC Porto perde a bola é um deus Maria de correrias para trás, deixando um buraco enorme naquela zona central da defesa.
Ou seja, uma anarquia total o atual FC Porto de MA, e isto é as coisas que ele pode e devia controlar independentemente dos jogadores que tem.
O meu problema com MA não é nem nunca foi a tática dos 3 centrais, porque mesmo que preferisse uma tática em 4x3x3, isso não deixa de ser uma preferência pessoal. Não sou burro ao ponto de deixar de entender que é possível ganhar com praticamente qualquer tática no mundo do futebol hoje em dia.
Não se pode é ganhar com muitas das variantes que ele usa nessa mesma tática, isso não. E muito menos se pode ganhar num contexto tugão, numa equipa como o FC Porto, sem um jogo posicional que esta equipa não tem, de todo.
Relativamente ao meio campo isso hoje em dia vê-se muito. As equipas de Guardiola post Barça muitas vezes usavam só 1 ou 2 médios sendo um deles lateral invertido. O resto dos médios interiores eram como avançados.. eram esses atacantes que defendiam primeiro mas depois atrás tinham defesas muito fortes nos duelos e na velocidade..