#EquipaB Plantel 2024/2025

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,574
35,964
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
O Dinis Rodrigues não percebo o que conseguem ver nele.
Muito parte pelo que (não) vês nos Sub-19 na posição. Não tens ninguém melhor, nem sequer no mesmo patamar, nem sequer um DD de raiz para poder promover. Seria uma forma de poupar dinheiro, com um jogador que conhece a casa e que pelo menos é esforçado e rápido.

Se acho que é jogador para chegar à equipa A? Não.

Última edição:
  • Like
Reações: fcportos90

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,203
3,435
Lisboa, 1979
Base a manter para 2025/2026 (provisória):

GR: Gonçalo Ribeiro, Diogo Fernandes
D: Dinis Rodrigues, João Moreira, Luís Gomes, Filipe Sousa, António Ribeiro, Martim Cunha, Kaio Henrique
M: André Oliveira, João Teixeira, Bernardo Lima, Gil Martins
A: Anhá Candé, Melnichenko, Gonçalo Sousa, Tiago Andrade, Brayan Caicedo

Dúvidas:
» Gabriel Brás (promover, manter, emprestar?)
» André Castro (renovar mais 1 ano?)
» Domingos Andrade (manter, promover, emprestar, vender?)
» Alarcón (manter, promover, vender?)
» Jorge Meireles (manter, vender?)
» Vonic (promover, manter?)

Saídas:
» Felipe Silva (não acho que justifique exercer a OC)
» David Vinhas (chegou a hora de cortar o cordão umbilical)
» André Lopes (redundante e em caso de necessidade ainda há José Afonso e Guilherme Carvalho para chamar)
» Rodrigo Fernandes (fim de contrato)
» Rui Monteiro (não entendi bem a renovação)
» Marcus (o prazo de validade dele na B acabou, faz tempo)

Promoções (hipóteses):
» Vasco Santos (para MD e como recurso para DD)
» Tiago Silva (podendo actuar nos Sub-19, não só durante a Youth League, quando se justificar)
» Gonçalo Paiva (jogar como EE canhoto, para ir à linha de fundo cruzar e dar jogo aos avançados, diferente dos que temos na B, opção de recurso para DE)
» Léo Fajardo (podendo actuar nos Sub-19, não só durante a Youth League, quando se justificar)

Outros nomes que já não podem jogar mais pelos Sub-19 na próxima temporada, tem de ser tomada uma decisão (promover ou dispensar?):
» Gonçalo Silva - GR​
» Mamadu Queta - DC​
» Fábio Amaral - ED/DD​
» Konney - MD​
» João Pedra - EE/ED​
» Curvelo - ED​
» Tiago Sousa - PL​

Carências a serem colmatadas no mercado:
» 1 DC mais experiente​
» 1 MD intenso, físico e mais rodado (ainda mais premente se Domingos Andrade e Castro não continuarem)
» 1 EXT (se o Alarcón não continuar)
» 1 PL (mais experiente se o Vonic não permanecer)

Análise muito rápida, pegando neste trabalho do @DeepBlue

Quanto ao plantel base: não vejo benefício em continuar com o Moreira (não tem potencial para justificar o valor que custa), com o A. Ribeiro e com o Kaio. Mantenho dúvidas sérias no Caicedo.

Quanto às dúvidas: espero o Brás e o Domingos na A (definitivo); Vonic e Alarcón na pré-época da A, podendo serem recolocados na B. Espero que o Meireles continue na B. Acho que o Castro está em fim de linha. Não vejo muita mais disponibilidade física para este nível.

Promoções: dos juniores nascidos em 2006, não vejo talento em nenhum para ser opção viável na B. Muito grato, mas o percurso no FC Porto terminou. Dos outros juniores, Filipe Sousa na defesa, Tiago Silva e Bernardo Lima (o único de 2008) e Fajardo, são os únicos actuais sub19 que incluiria no plantel da B.

Carências: Acho que falha uma óbvia ao @DeepBlue - é preciso um GR. E aqui acho que o FC Porto tem que decidir entre G. Ribeiro e D. Fernandes. Um tem que sair para rodar. Fará falta um DC à imagem do Gustavo Marques do regime.

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,574
35,964
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18

Quanto ao plantel base: não vejo benefício em continuar com o Moreira (não tem potencial para justificar o valor que custa), com o A. Ribeiro e com o Kaio. Mantenho dúvidas sérias no Caicedo.

Quanto às dúvidas: espero o Brás e o Domingos na A (definitivo); Vonic e Alarcón na pré-época da A, podendo serem recolocados na B. Espero que o Meireles continue na B. Acho que o Castro está em fim de linha. Não vejo muita mais disponibilidade física para este nível.

Promoções: dos juniores nascidos em 2006, não vejo talento em nenhum para ser opção viável na B. Muito grato, mas o percurso no FC Porto terminou. Dos outros juniores, Filipe Sousa na defesa, Tiago Silva e Bernardo Lima (o único de 2008) e Fajardo, são os únicos actuais sub19 que incluiria no plantel da B.

Carências: Acho que falha uma óbvia ao @DeepBlue - é preciso um GR. E aqui acho que o FC Porto tem que decidir entre G. Ribeiro e D. Fernandes. Um tem que sair para rodar. Fará falta um DC à imagem do Gustavo Marques do regime.
A minha ideia nos GR é que me "cheira" que acontecerá algo parecido com esta época, o 3º GR da A, venha ele a ser quem for, acabará por fazer alguns jogos, senão mesmo bastantes, na B. Mas pensando no que disseste mesmo assim sendo também pensaria bem em ceder um dos "jovens" para jogar com muita regularidade.

• Like
Reações: Dragão_1977

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,128
13,100

De 2006 já a vários anos dava pra ver que só 5 chegavam a profissionais na B. Emprestava Gonçalo. E tenho dúvidas se o Fajardo tem capacidade pra futebol profissional.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,203
3,435
Lisboa, 1979
De 2006 já a vários anos dava pra ver que só 5 chegavam a profissionais na B. Emprestava Gonçalo. E tenho dúvidas se o Fajardo tem capacidade pra futebol profissional.

Também tenho dúvidas da capacidade do Fajardo a este nível. Com Trofim (e sim, acho-o com mais capacidade para ser 9 do que a falso extremo), mais ainda se Vonic ainda ficar na B, Anha e Fajardo são suficientes para compor plantel.

Outra dúvida que tenho é na continuidade do Dinis. Acho que acaba melhor que o Moreira, por exemplo, mas ainda não dá garantias de estar a ficar um jogador regular.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,128
13,100
Também tenho dúvidas da capacidade do Fajardo a este nível. Com Trofim (e sim, acho-o com mais capacidade para ser 9 do que a falso extremo), mais ainda se Vonic ainda ficar na B, Anha e Fajardo são suficientes para compor plantel.

Outra dúvida que tenho é na continuidade do Dinis. Acho que acaba melhor que o Moreira, por exemplo, mas ainda não dá garantias de estar a ficar um jogador regular.
Trofim não tem técnica suficiente pra extremo, mas pra avançado móvel tem a suficiente.

Acho que Vonic podia ser substituto do Namaso que tá na idade de ser vendido. Não esquecer que o Namaso foi a custo zero e o que vier é lucro.

Agora o Dinis é claro que não tem capacidade pra ser de equipa A, mas é claramente melhor que o Moreira. Podíamos era contratar um lateral direito jovem porque nem nos sub-19 e mesmo sub-17 vemos um lateral direito decente. Quanto ao Moreira é tentar despachar já no Verão.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,642
2,063
25
Barcelos
Base a manter para 2025/2026 (provisória):

GR: Gonçalo Ribeiro, Diogo Fernandes
D: Dinis Rodrigues, João Moreira, Luís Gomes, Filipe Sousa, António Ribeiro, Martim Cunha, Kaio Henrique
M: André Oliveira, João Teixeira, Bernardo Lima, Gil Martins
A: Anhá Candé, Melnichenko, Gonçalo Sousa, Tiago Andrade, Brayan Caicedo

Dúvidas:
» Gabriel Brás (promover, manter, emprestar?)
» André Castro (renovar mais 1 ano?)
» Domingos Andrade (manter, promover, emprestar, vender?)
» Alarcón (manter, promover, vender?)
» Jorge Meireles (manter, vender?)
» Vonic (promover, manter?)

Saídas:
» Felipe Silva (não acho que justifique exercer a OC)
» David Vinhas (chegou a hora de cortar o cordão umbilical)
» André Lopes (redundante e em caso de necessidade ainda há José Afonso e Guilherme Carvalho para chamar)
» Rodrigo Fernandes (fim de contrato)
» Rui Monteiro (não entendi bem a renovação)
» Marcus (o prazo de validade dele na B acabou, faz tempo)

Promoções (hipóteses):
» Vasco Santos (para MD e como recurso para DD)
» Tiago Silva (podendo actuar nos Sub-19, não só durante a Youth League, quando se justificar)
» Gonçalo Paiva (jogar como EE canhoto, para ir à linha de fundo cruzar e dar jogo aos avançados, diferente dos que temos na B, opção de recurso para DE)
» Léo Fajardo (podendo actuar nos Sub-19, não só durante a Youth League, quando se justificar)

Outros nomes que já não podem jogar mais pelos Sub-19 na próxima temporada, tem de ser tomada uma decisão (promover ou dispensar?):
» Gonçalo Silva - GR​
» Mamadu Queta - DC​
» Fábio Amaral - ED/DD​
» Konney - MD​
» João Pedra - EE/ED​
» Curvelo - ED​
» Tiago Sousa - PL​

Carências a serem colmatadas no mercado:
» 1 DC mais experiente​
» 1 MD intenso, físico e mais rodado (ainda mais premente se Domingos Andrade e Castro não continuarem)
» 1 EXT (se o Alarcón não continuar)
» 1 PL (mais experiente se o Vonic não permanecer)
Há um nome não foi mencionado nesta lista mas que eu acho que está claramente preparado para jogar a este nível. O Martim Schelmik já tem andamento para assumir na equipa B. Fez uma época espetacular nos juniores e acredito que no Europeu seja o melhor defesa da competição. Acho que faz todo o sentido a sua integração na equipa B.

Quanto ao resto, concordo com praticamente tudo. Aliás, tens aí "dúvidas" que para mim são certezas.
Tiago Silva tem que subir. Leo Fajardo também. André Miranda também.
Jorge Meireles acredito que não fique mas não seri a minha opção.

Gabriel Brás tem lugar garantido na equipa A e tanto o Domingos como o Alarcón como o Vonic têm obrigatoriamente de fazer pré época coma equipa A

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
42,930
64,410
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Há um nome não foi mencionado nesta lista mas que eu acho que está claramente preparado para jogar a este nível. O Martim Schelmik já tem andamento para assumir na equipa B. Fez uma época espetacular nos juniores e acredito que no Europeu seja o melhor defesa da competição. Acho que faz todo o sentido a sua integração na equipa B.

Quanto ao resto, concordo com praticamente tudo. Aliás, tens aí "dúvidas" que para mim são certezas.
Tiago Silva tem que subir. Leo Fajardo também. André Miranda também.
Jorge Meireles acredito que não fique mas não seri a minha opção.

Gabriel Brás tem lugar garantido na equipa A e tanto o Domingos como o Alarcón como o Vonic têm obrigatoriamente de fazer pré época coma equipa A
Questão sem qualquer tipo de segundas intenções: achas que o Domingos e o Vonic têm nível equipa A? É que eu vejo facilmente como o Gabi e o Alarcon se encaixam na equipa A pelas características que têm

Agora o Domingos parece me bastante curto com bola para nível equipa A e o Vonic não me parece bom o suficiente fora da área para ser PL de equipa A (o Anha é muito melhor fora da área nem sequer há comparação possível apesar de ainda precisar de mais 1 ano para aspirar nível equipa A)

Concordo com a tua avaliação do Chelmik e do Tiago. Tenho muita curiosidade em perceber que dupla vai ter mais minutos em 25/26. Acho que me dá qualquer coisinha se o António Ribeiro for titular indiscutível (o que me parece a opção mais provável para começar a época)

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,630
203,807
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Concordo com a tua avaliação do Chelmik e do Tiago. Tenho muita curiosidade em perceber que dupla vai ter mais minutos em 25/26. Acho que me dá qualquer coisinha se o António Ribeiro for titular indiscutível (o que me parece a opção mais provável para começar a época)
Filipe Sousa e Luís Gomes

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,630
203,807
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O FIlipe foi LD na B este ano. Será que o vêem nessa posição no clube?

E o Luís acabou a época atrás do António na hierarquia (é daí que vem o medo)
Espero que não vejam que nessa posição não faz carreira

• Like
Reações: jcmp17

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,642
2,063
25
Barcelos
Questão sem qualquer tipo de segundas intenções: achas que o Domingos e o Vonic têm nível equipa A? É que eu vejo facilmente como o Gabi e o Alarcon se encaixam na equipa A pelas características que têm

Agora o Domingos parece me bastante curto com bola para nível equipa A e o Vonic não me parece bom o suficiente fora da área para ser PL de equipa A (o Anha é muito melhor fora da área nem sequer há comparação possível apesar de ainda precisar de mais 1 ano para aspirar nível equipa A)

Não sei se têm nivel para a equipa A ou não. O que sei é que o que têm feito esta época na equipa B merecem uma opurtunidade de se mostrar. Só depois disso é que se pode tirar conclusões.
Um plantel que se prevê que será remodelado profundamente na situação financeira em que o clube se encontra abre espaço a este tipo de jogadores para terceiras linhas. Temos que aprender com os erros/boas decisões do passado.
Boa decisão: Zé Pedro
Má decisão: João Mendes
Temos que perceber que precisamos de jogadores que sejam úteis. Jogadores que apesar de não terem qualidade para serem titulares quando são chamados fazem o seu trabalho. Jogadores que mesmo que não cumpram o seu potencial (ex: Vasco sousa) conseguem dar resposta quando são chamados.

Quanto à dupla de centrais da equipa B para o ano, acredito que o Luís Gomes seja titular. Eu gostaria que o seu parceiro fosse o Martim Schelmik.
Mas para ser completamente honesto, com o atual treinador jogue quem jogar vai dar merda. Mais do que jogar este ou aquele, o principal reforço da equipa B terá que ser o treinador.
A minha preferência como já todos aqui sabem está bem definida.
Resta saber se ambas as partes conseguem pôr o ego e o orgulho de parte...

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,055
26,490
Gaia
Não sei se têm nivel para a equipa A ou não. O que sei é que o que têm feito esta época na equipa B merecem uma opurtunidade de se mostrar. Só depois disso é que se pode tirar conclusões.
Um plantel que se prevê que será remodelado profundamente na situação financeira em que o clube se encontra abre espaço a este tipo de jogadores para terceiras linhas. Temos que aprender com os erros/boas decisões do passado.
Boa decisão: Zé Pedro
Má decisão: João Mendes
Temos que perceber que precisamos de jogadores que sejam úteis. Jogadores que apesar de não terem qualidade para serem titulares quando são chamados fazem o seu trabalho. Jogadores que mesmo que não cumpram o seu potencial (ex: Vasco sousa) conseguem dar resposta quando são chamados.

Quanto à dupla de centrais da equipa B para o ano, acredito que o Luís Gomes seja titular. Eu gostaria que o seu parceiro fosse o Martim Schelmik.
Mas para ser completamente honesto, com o atual treinador jogue quem jogar vai dar merda. Mais do que jogar este ou aquele, o principal reforço da equipa B terá que ser o treinador.
A minha preferência como já todos aqui sabem está bem definida.
Resta saber se ambas as partes conseguem pôr o ego e o orgulho de parte...
Concordo em absoluto, nem todos podem ser craques, mas garantir um jogador médio alto ou bom menos a preços praticaveis e justos é um trabalho que a B pode garantir e poupar dinheiro ao clube.

O estagio na B pode não garantir craques todos os anos, mas pode evitar compra de chalupas como o Octavio, Veron e outros a elevado preço.

Na equipa B logo podemos verificar que o Wendell é bom jogador mas tolo, mas o Candé, o Vonic, o Mel e outros são dedicados, empenhados a preço de muito baixo e quem sabe podem vir a rebentar na B.

• Like
Reações: Tmgd99