Para quando um centro de Formação no FC Porto?

PortistaAzul

Superior
10 Abril 2025
64
103
Por favor.
Por alguma razão fomos ameaçados pela UEFA de que seríamos afastados das suas competições.
Algo estava a ser muito mal feito.
Em 1994, ano em que se iniciou a caminha para o penta, o FCPorto teve o seu estadio penhorado por dividas e passado meia duzia de anos já estava a construir um novo e a ser novamente campeao europeu

Viviamos outros tempos, houve uma assembleia geral sem confrontos entre socios e a solidariedade e uniao em torno do presidente dos presidentes foi total. Felizmente, não surgiu nenhum grupo de golpistas e oportunistas a acusa lo de ter levado o clube à ruina e a falar na necessidade premente de o substituir sob pena do clube desaparecer num espaço de um ou dois anos. Há pessoas tão gananciosas que são capazes de passar por cima do próprio pai para atingir os seus fins mais mesquinhos e egoistas

https://maisfutebol.iol.pt/efemeride/fc-porto/o-dia-em-que-penhoraram-o-estadio-das-antas

Imaginem só se este episodio da penhora do estadio tivesse ocorrido nos últimos anos, o festim que não teria sido para estes «novos portistas» bem pensantes e esclarecidos das redes sociais

Aragami

Tribuna
1 Junho 2017
2,779
2,870
Em 1994, ano em que se iniciou a caminha para o penta, o FCPorto teve o seu estadio penhorado por dividas e passado meia duzia de anos já estava a construir um novo e a ser novamente campeao europeu

Viviamos outros tempos, houve uma assembleia geral sem confrontos entre socios e a solidariedade e uniao em torno do presidente dos presidentes foi total. Felizmente, não surgiu nenhum grupo de golpistas e oportunistas a acusa lo de ter levado o clube à ruina e a falar na necessidade premente de o substituir sob pena do clube desaparecer num espaço de um ou dois anos. Há pessoas tão gananciosas que são capazes de passar por cima do próprio pai para atingir os seus fins mais mesquinhos e egoistas

https://maisfutebol.iol.pt/efemeride/fc-porto/o-dia-em-que-penhoraram-o-estadio-das-antas

Imaginem só se este episodio da penhora do estadio tivesse ocorrido nos últimos anos, o festim que não teria sido para estes «novos portistas» bem pensantes e esclarecidos das redes sociais
Quando os golpistas já estavam lá dentro com o patrocínio de algumas pessoas, não é preciso vir de fora.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,847
10,562
Vai ficar sem as condições mínimas necessárias para o desenvolvimento dos jovens jogadores bem como para o trabalho diário das equipas técnicas e restante staff.
Isto é tudo muito bonito de se investir recursos na equipa A mas a realidade é que nos últimos anos é a formação que tem "salvado" o clube.
Também convém relembrar que na campanha eleitoral o atual presidente por várias vezes enchou a boca para dizer que a formação seria um dos pilares do clube na sua gestão.
Pois, com esta decisão (e tantas outras), não verificamos isso...

Se o FCP nos próximos anos quer ser competitivo tanto em Portugal como nas competições internacionais tem que se virar para a sua formação. Não há volta a dar. Está mais que provado que a formação do FCP tem enorme qualidade. Resta saber até quando quem "manda" no clube (e aqui também incluo os adeptos) vão acordar para essa realidade.
Amanhã pode ser tarde demais...
Eu ia jurar que a formação irá treinar para um sítio onde agora treina a A. Quer dizer que atualmente a formação tem melhores condições de treino que a equipa A?

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,847
10,562
A narrativa do clube falido não passou de um enorme embuste criado por um grupo de oportunista para tomar o clube de assalto
Quer dizer que os 500 M em passivo que vinham no relatório do mago das finanças eram a brincar. Que gajo burro esse Fernando Gomes por causa dessa dívida a brincar estivemos em fair play, e ainda hoje estamos e pagar multas por ter mentido nos relatórios..

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,770
2,191
25
Barcelos
Vai ficar assim tão mau ?

Face ao que temos hoje em dia, não estou a dizer o ideal/sonho atenção!, face ao que temos agora, quando as obras todas tiverem feitas na formação não vamos passar a ter finalmente sitio/camas para os jovens de todos os escalões ficarem cá (os que vivem longe) e passar a ter campos/relvados para todos os escalões em vez de andarem de um lado para o outro ?

Isto sempre foi a nossa maior fragilidade face aos de la de baixo, certo ?
Quantos campos tem o Olival? Quantas equipas de formação tem o clube? E aqui incluo os escalões femininos.
Onde o presidente falou de obras no Olival em relação a alojamento?

Pior do que o que está não fica. Mas estamos a tratar um problema no coração do clube com analgésicos. Dá um alívio momentâneo mas o problema continua lá e só vai agravar-se

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,770
2,191
25
Barcelos
Eu ia jurar que a formação irá treinar para um sítio onde agora treina a A. Quer dizer que atualmente a formação tem melhores condições de treino que a equipa A?
Eu ia jurar que existem mais de 15 equipas de formação do clube. Vão mesmo todas treinar no Olival?

Não deixa de ser irónico considerares o Olival obsoleto para a equipa A (vá-se lá saber porquê) mas para a formação com uma quantidade absurdamente maior tanto de atletas como staff já é mais que suficiente

• Like
Reações: Alex.88 e Kerouac

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,834
3,358
Vila Nova de Gaia, 1981

Porque comparar dividas de uma qualquer mercearia (que era como qualquer clube era gerido até ao aparecimento das sad's,) a dividas de uma empresa cotada em bolsa, que interage com outros players económicos e depende deles também, que pode ser punida desportivamente, além de financeiramente, pelo incumprimento de regras...realmente faz todo o sentido..

Fodace.. que saudosismo bacoco. Que doença..

Para que raios vamos andar a fazer centros estágios e afins? Afinal antes já ganhamos sem um!!! E só tinhamos 2 campos de treinos..para que 5 ou 6?!?!?

Última edição:
  • Like
Reações: Dragon Lonis

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,479
1,590
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Penso que poderíamos ficar mais descansados se o Presidente apresentasse os planos para o Olival/Academia.

ficar como está. Investir em alojamento. Investir nos acessos. Tentar mais campos. Mandar mais equipas para o CAR

tirar o foco do CAR que não interessa para nada e mostrar a sua estratégia para o Olival. Ou a estratégia conjunta para o Olival/Academia + CAR

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
533
971
Vocês são apologistas de uma academia com instalações para os miúdos viverem ou que tenham a "sua casa" em zonas habitacionais da cidade/arredores?

Pergunto porque parece-me um tema interessante para discussão.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,479
1,590
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Vocês são apologistas de uma academia com instalações para os miúdos viverem ou que tenham a "sua casa" em zonas habitacionais da cidade/arredores?

esse parece ser o modelo do Ajax. Famílias de acolhimento.

eu acho que precisamos de um infraestrutura própria.

o modelo de casas de acolhimento precisa de um longo prazo de trial and error e tem muitos riscos no curto prazo.

uma infraestruta que possa acolher os miúdos parece essencial. Já há uma pequena no Olival

• Like
Reações: hugo mocc e Tmgd99

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
533
971
esse parece ser o modelo do Ajax. Famílias de acolhimento.

eu acho que precisamos de um infraestrutura própria.

o modelo de casas de acolhimento precisa de um longo prazo de trial and error e tem muitos riscos no curto prazo.

uma infraestruta que possa acolher os miúdos parece essencial. Já há uma pequena no Olival
Deixa-me já dizer que não tenho opinião formada nesse tema. Que é para não pensares que estou a defender uma ideia ou outra.

A questão da casa ser no Olival tem um senão. Falamos de miúdos que precisam de conviver, de sair à rua, de fazer umas asneiras se for o caso. E nesta era digital em que passamos o dia com a cabeça enfiada no telemóvel até me parece fundamental.

Enfiar os miúdos no Olival (ou na Maia, se fosse o caso) não sei se era positivo. Aquilo é terra de nenhures. Acordar, treinar, estudar, comer e dormir? Parece-me bem para formar soldados de elite. Para jogadores da bola não sei se é interessante.

Ter essa infraestrutura, por exemplo, em Gaia/Porto onde os miúdos podem conviver, sair à rua, ir beber um copo, familiarizar-se com as pessoas da cidade não seria mais positivo?

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,479
1,590
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Deixa-me já dizer que não tenho opinião formada nesse tema. Que é para não pensares que estou a defender uma ideia ou outra.

A questão da casa ser no Olival tem um senão. Falamos de miúdos que precisam de conviver, de sair à rua, de fazer umas asneiras se for o caso. E nesta era digital em que passamos o dia com a cabeça enfiada no telemóvel até me parece fundamental.

Enfiar os miúdos no Olival (ou na Maia, se fosse o caso) não sei se era positivo. Aquilo é terra de nenhures. Acordar, treinar, estudar, comer e dormir? Parece-me bem para formar soldados de elite. Para jogadores da bola não sei se é interessante.

Ter essa infraestrutura, por exemplo, em Gaia/Porto onde os miúdos podem conviver, sair à rua, ir beber um copo, familiarizar-se com as pessoas da cidade não seria mais positivo?
Bem há miúdos de várias idades, com pais com visões diferentes por isso beber uns copos tem de ser enquadrado.

a vantagem de ter tudo concentrado tem a ver com a logística. Também Investir num edifício no Porto parece-me caro. Arrendar também.

Os miúdos soltarem a franga é um componente mas não parece ser o decisivo.

Mas percebo o teu ponto.

apenas disse que ficarem em famílias de acolhimento parece complicado.

também precisas de solução de longo prazo (para miúdos que vêm de longe) e soluções de curto prazo para miúdos que não precisam de ficar o ano todo mas em alguns dias para poupar logística aos pais

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,076
3,780

Precisámos da nossa casa.

Isso da família de acolhimento é muito bonito mas em termos de burocracia para resolver com cada jogador, seria uma desvantagem brutal quanto tivessemos a competir.

Aqui não há que inventar nada. É olhar para os rivais. É olhar para o sucesso do futebol português em termos de formação. É exponenciar isso da nossa parte.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
Reações: Kerouac

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
533
971
Precisámos da nossa casa.

Isso da família de acolhimento é muito bonito mas em termos de burocracia para resolver com cada jogador, seria uma desvantagem brutal quanto tivessemos a competir.

Aqui não há que inventar nada. É olhar para os rivais. É olhar para o sucesso do futebol português em termos de formação. É exponenciar isso da nossa parte.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Eu não sugeri família de acolhimento. Até porque se fosse um jogador não era solução que me agradasse ir viver para casa de outrem.

O ponto era: ter o alojamento no CAR ou fora dele.
Em termos logísticos, dentro de portas parece-me o ideal. Contudo, acaba por ser uma prisão para miúdos que precisam de ar livre e gostam e têm o direito de sair para as suas actividades. E não me parece que o Olival consiga suprimir essa necessidade.

De carro estamos a 10min de tudo mas de bus a conversa é outra.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
533
971
Bem há miúdos de várias idades, com pais com visões diferentes por isso beber uns copos tem de ser enquadrado.

a vantagem de ter tudo concentrado tem a ver com a logística. Também Investir num edifício no Porto parece-me caro. Arrendar também.

Os miúdos soltarem a franga é um componente mas não parece ser o decisivo.

Mas percebo o teu ponto.

apenas disse que ficarem em famílias de acolhimento parece complicado.

também precisas de solução de longo prazo (para miúdos que vêm de longe) e soluções de curto prazo para miúdos que não precisam de ficar o ano todo mas em alguns dias para poupar logística aos pais
Quando falei em beber uns copos são actividades lúdicas. Podes pôr aí ir ao cinema, levar uma garina a ver o por do sol, ir ao shopping comprar roupa azeiteira, etc. O que nós fizemos na nossa adolescência.
O objetivo é formar jogadores de elite mas também homens funcionais que tiveram uma adolescência normal.

Se o centro de estágio fosse numa zona mais urbana ou com acesso ao metro que em 5min os pusesse na cidade penso que os alojamentos podiam ser dentro do Olival sem qualquer problema.
Sendo fora da cidade onde passa uma camioneta de hora em hora já não me parece que seja linear a escolha.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,479
1,590
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Quando falei em beber uns copos são actividades lúdicas. Podes pôr aí ir ao cinema, levar uma garina a ver o por do sol, ir ao shopping comprar roupa azeiteira, etc. O que nós fizemos na nossa adolescência.
O objetivo é formar jogadores de elite mas também homens funcionais que tiveram uma adolescência normal.

Se o centro de estágio fosse numa zona mais urbana ou com acesso ao metro que em 5min os pusesse na cidade penso que os alojamentos podiam ser dentro do Olival sem qualquer problema.
Sendo fora da cidade onde passa uma camioneta de hora em hora já não me parece que seja linear a escolha.
mas quanto custaria assegurar alojamento num local mais central?

A não ser o tal modelo de casas de acolhimento mas sinceramente não estamos aí.

os miúdos que ficam no Seixal é pior ainda em Alcochete sobreviveram