#Basquetebol Play-off, Final, Jogo 1: SL Benfica-FC Porto 95-94

Vitorino Melo

Bancada central
14 Setembro 2017
1,417
2,280
Ou ganha este ano, ou é bazar! Ele e o adjunto!
Não me associo a essa tua corrente de pensamento. Não é por ganhar uma taça ou super taça que vai fazer a diferença em relação a quem lá estava antes.
O slb tem uma equipa com média de idades superior a 32 anos com os melhores jogadores mais próximos dos 40 anos do que dos 30. Ou ganha este ano ou vai ganhar quando mesmo??

Wake up man!
Nem sempre o que parece é, ás vezes é melhor verificar.
O cinco base das galinhas tem média de idade de 31,2, o nosso tem média de 31,8. Os ois jogadores mais utilizados das galinhas tem média de 30,5, os dois nossos mais utilizados tem média de 32,5, pelo que parece que afinal eles não são assim tão mais velhos do que nós. Betinho, que neste momento está longe de ser um indiscutivel, tem 40, mas Tony que é um titular indiscutivel, tem 39.

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
232
271
Vai ler o zero zero para ver quantas taças ganhou o antecessor e depois falamos. Não sei o que fazes até porque és rookie por aqui mas, meu caro, de Basket a mim não me ensinas nada! Mas obrigado por tentares!
Sim, fica lá com a taça. O típico argumento do "eu sou mais do que tu porque tou aqui há muito tempo". Vou passar a tua opinião ao Paulo Cunha para ele aprender um pouco, pode ser que acabe a recrutar-te.

Mas é engraçado falares do antecessor e queixares-te que o Sá tá aqui há 3 anos sem ganhar o campeonato. O antecessor ganhou 2 em 10.

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
232
271
O cinco base das galinhas tem média de idade de 31,2, o nosso tem média de 31,8. Os ois jogadores mais utilizados das galinhas tem média de 30,5, os dois nossos mais utilizados tem média de 32,5, pelo que parece que afinal eles não são assim tão mais velhos do que nós. Betinho, que neste momento está longe de ser um indiscutivel, tem 40, mas Tony que é um titular indiscutivel, tem 39.
Tu à reencarnação do Kobe não ensinas nada, ele sabe mais do que tu

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
25,851
18,214
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O Benfica tem 6 jogadores com 34 anos ou mais.

O Porto tem 2, e um é o Guerreiro

• Like
Reações: kobejordan

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,715
1,833
O primeiro clássico saiu à casa

Benfica levou a melhor sobre o FC Porto (95-94), em Lisboa, no jogo 1 da final dos Playoffs da Liga

O FC Porto perdeu neste domingo diante do Benfica (95-94), no Pavilhão da Luz, em Lisboa, no jogo 1 da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol, disputada à melhor de cinco.

Era difícil imaginar um primeiro período melhor do que aquele que as duas melhores equipas portuguesas protagonizaram. Com muito talento individual em ambos os lados e elevadas percentagens de lançamento, o FC Porto saiu ligeiramente por cima após os 10 minutos inaugurais (27-26). No caminho para o descanso, a intensidade defensiva aumentou e a eficácia baixou, mas o equilíbrio nunca deixou de ser a nota dominante, como demonstra o 49-48 favorável aos lisboetas ao intervalo.

Max Landis, autor de 18 pontos na primeira parte, era a individualidade em maior destaque num clássico muito disputado e bem jogado, mas a verdade é que o terceiro período correu bem melhor ao Benfica, que entrou para os derradeiros 10 minutos do tempo regulamentar a vencer por 74-66. No período da decisão, o FC Porto ameaçou a recuperação em diversas ocasiões, mas a reação ficou curta e o primeiro clássico da série saiu à casa. Max Landis (37 pontos) foi o melhor marcador do FC Porto e do encontro.

O jogo 2 da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol na próxima terça-feira, às 14h00 (RTP2), novamente no Pavilhão da Luz, em Lisboa.

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 95-94
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, final, jogo 1
8 de junho de 2025
Pavilhão da Luz, em Lisboa

Árbitros: Paulo Marques, Pedro Maia e Vicente Jardim

BENFICA: Ahmaad Rorie (15), Aaron Broussard (16), Trey Drechsel (11), Makram Romdhane (14) e Nico Carvacho (23)
Suplentes: Eduardo Francisco (3), José Silva, José Barbosa (4), Diogo Gameiro, Daniel Relvão, Betinho Gomes (9) e Ivica Radic
Treinador: Norberto Alves

FC PORTO: Toney Douglas (4), Wes Washpun (16), Max Landis (37), Xeyrius Williams (2) e Phil Fayne (16)
Suplentes: Miguel Maria (1), Devyn Marble (11), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado (4), Miguel Queiroz (3) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 49-48
Parciais: 26-27; 23-21; 25-18; 21-28

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,715
1,833
“Estou orgulhoso do caráter e da resiliência que os meus jogadores mostraram”

Fernando Sá sublinhou que “ainda faltam quatro jogos e temos que vencer três se queremos ser campeões”

O primeiro clássico da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol saiu à casa, pois o Benfica levou a melhor por 95-94 no Pavilhão da Luz, em Lisboa, que também será o palco do jogo 2 (terça-feira, 14h00). Após um encontro que se decidiu “por um ponto”, Fernando Sá deixou elogios aos jogadores e prometeu “preparar bem o jogo de terça-feira”. “Este resultado não marca tendência nenhuma, ainda faltam quatro jogos e temos que vencer três se queremos ser campeões nacionais”, acrescentou o treinador dos Dragões.

O clássico que abriu a série
“Evidentemente que o resultado não é o que nós queríamos. Faltam quatro jogos e temos que vencer três. Estamos conscientes da intensidade que colocámos dentro de campo. Como treinador, estou orgulhoso do caráter e da resiliência que os meus jogadores mostraram, pois em muitos momentos parecia que o Benfica ia fugir e conseguimos ir buscar o jogo. O jogo decidiu-se por um ponto, isto são os Playoffs e agora temos que preparar bem o jogo de terça-feira.”

As contas da final
“Agora vamos ver e analisar este jogo, mas há sempre coisas para melhorar. Vamos observar o jogo com calma e perceber o que é preciso mudar. Este resultado não marca tendência nenhuma, ainda faltam quatro jogos e temos que vencer três se queremos ser campeões nacionais.”

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
7,049
12,022
Depois de mais uma missa e à bela maneira portista, bora lá pôr as culpas na nossa equipa. Loles

Pelo menos fechem estes tópicos ao público geral. Os padres ao virem aqui ler as barbaridades que se escrevem, devem rir às gargalhadas.

Clube de mansos (a começar pela direcção), fdx! Gamados em tudo o que é modalidade e criticam quem defende as nossas cores.

• Não gosto
  • Like
Reações: Smaug e The_Boss

The_Boss

Bancada central
11 Junho 2017
1,521
202
Depois de mais uma missa e à bela maneira portista, bora lá pôr as culpas na nossa equipa. Loles

Pelo menos fechem estes tópicos ao público geral. Os padres ao virem aqui ler as barbaridades que se escrevem, devem rir às gargalhadas.

Clube de mansos (a começar pela direcção), fdx! Gamados em tudo o que é modalidade e criticam quem defende as nossas cores.
EXATAMENTE.... EU NAO SEI O QUE ACONTECEU AO PORTO QUE CONHECI EM TEMPOS... o escândalo agora é tanto que se formos roubados não tanto como normalmente somos então são grandes árbitros.. infelizmente ficamos habituados a ser roubados e já achamos normal lol..

• Não gosto
  • Like
Reações: Smaug e fcporto1978

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
591
1,036
SLB

Broussard - 35 anos
Barbosa- 34 anos
Romdhane - 36 anos
Betinho - 40 anos
Tyler Stone - a 2 meses de fazer 34 anos
José Silva - 36 anos
Radic - 34 anos

FCP

Toney Douglas - 39 anos

Factos!

Agora encham os chouriços que quiserem…

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
591
1,036
Sim, fica lá com a taça. O típico argumento do "eu sou mais do que tu porque tou aqui há muito tempo". Vou passar a tua opinião ao Paulo Cunha para ele aprender um pouco, pode ser que acabe a recrutar-te.

Mas é engraçado falares do antecessor e queixares-te que o Sá tá aqui há 3 anos sem ganhar o campeonato. O antecessor ganhou 2 em 10.
Meu caro se quiseres eu mesmo passo ao Paulo! E se preferires até passo ao Sá porque já o conheço há muitos anos desde os tempos do Vasco da Gama. Já joguei várias vezes com e contra ele enquanto jogador e treinador.
Ando no Basket há mais de 38 anos, provavelmente conheço muito mais gente no meio, ainda assim dá-me exatamente igual porque não devo nada a ninguém nem preciso de andar a beijar o rabo de ninguém para ganhar protagonismo.

Não invalida que eu coma tudo o que me ponham á frente nem que tenha de dizer amém á mediocridade que tem sido a nossa defesa, era o que mais faltava.

Posto isto, I rest my case, não perco mais 1s com V/Exa…

Última edição:

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
7,049
12,022
EXATAMENTE.... EU NAO SEI O QUE ACONTECEU AO PORTO QUE CONHECI EM TEMPOS... o escândalo agora é tanto que se formos roubados não tanto como normalmente somos então são grandes árbitros.. infelizmente ficamos habituados a ser roubados e já achamos normal lol..
🔝

É mesmo isso, vamo-nos habituando a ser tão roubados, que nas mentes portistas, começa a ser considerado normal.

Também não ajuda o facto da CS omitir tudo. E o silêncio das direcções muito menos.

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
591
1,036
Não, mas estamos num fórum livre e posso exprimir-me e comentar coisas com as quais não concordo. Certo?
Eu respondi a quem me citou. Se bem me recordo não te incluí nem mencionei, como tal não entendo teres dirigido a mim e já agora o que é que não concordas com o que eu não te disse uma vez que me dirigi a outro user.
Mas sim é um fórum livre, peço desculpa só gostava de entender.

spur

Bancada central
12 Junho 2007
2,111
283
Paredes, 1987
Eu respondi a quem me citou. Se bem me recordo não te incluí nem mencionei, como tal não entendo teres dirigido a mim e já agora o que é que não concordas com o que eu não te disse uma vez que me dirigi a outro user.
Mas sim é um fórum livre, peço desculpa só gostava de entender.
"Vai ler o zero zero para ver quantas taças ganhou o antecessor e depois falamos. Não sei o que fazes até porque és rookie por aqui mas, meu caro, de Basket a mim não me ensinas nada! Mas obrigado por tentares!"

Aqui foste pouco humilde. E atenção, eu adoro o Moncho, mas ele tbm não é um bom exemplo no que toca a campeonatos...mas como disse, apenas não curti alguma petulância neste comentário. Como disse antes também, este é um fórum livre e posso dirigir-me a ti como também o podes fazer em relação a mim.

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
591
1,036
"Vai ler o zero zero para ver quantas taças ganhou o antecessor e depois falamos. Não sei o que fazes até porque és rookie por aqui mas, meu caro, de Basket a mim não me ensinas nada! Mas obrigado por tentares!"

Aqui foste pouco humilde. E atenção, eu adoro o Moncho, mas ele tbm não é um bom exemplo no que toca a campeonatos...mas como disse, apenas não curti alguma petulância neste comentário. Como disse é um fórum livre e posso dirigir-me a ti como também o podes fazer em relação a mim.
Obrigado pela honestidade. Lamento o tom, foi numa resposta individual que não se aplica ao coletivo do fórum.
Em relação ao Moncho, quero sublinhar que fui defensor da sua saída a determinada altura.
As questões em relação ao Fernando Sá que me deixam insatisfeito são as seguintes:

1 - Não gosto, nem me identifico com a forma como o nosso treinador deixa o jogo ofensivo refém do 1x1, 2x2 e da “inspiração” dos atletas fiando-se da sua qualidade individual. Não estamos preparados para taticamente ajustarmos o jogo em função do que o
mesmo pede. Se a equipa estiver inspirada e entrar tudo, espetacular. E caso isso não aconteça, qual é o plano? Eu não vejo set plays com recurso a jogo interior, não vejo set plays de reposição de bola na linha de fundo(este último jogo p. Ex sofremos 8 pontos do adversário neste capítulo do jogo)

2 - A repetição de maus comportamentos defensivos, pessoalmente, irrita-me solenemente.
Quantas vezes metemos uma zona press? Quantas vezes somos comidos no flare screen? O que fazemos para contrariar? Quantas vezes o defensor do bloqueio faz a perpendicular e faz bodycheck?
Quantas vezes temos jogadores de costas para a bola com uma penetração lateral? Quanto tempo demoramos nas rotações defensivas?
Porque não metemos zona 2/3 | 1x3x1 | 3x2 durante os jogos, e limitamo-nos a defender(mal) 1x1, nem que seja momentaneamente e em função do que o jogo pede?

Isto são questões que não são de agora, já vêm de algum tempo e sinceramente, á excepção dos jogos em Matosinhos(melhor jogo da época para mim) não vejo melhorias consistentes e consideráveis e esperava ao final de 3 épocas ver outro tipo de evolução e consistência.