Palmeiras
0
FC Porto
0
Jun 15, 2025 at 11:00 PM

Qual o vosso estado de espírito para este jogo?

• Estou confiante de que vamos ganhar

Votos: 129 34.0%
  • Da forma como andamos a jogar o empate já seria bom

Votos: 167 44.1%
  • Estou pessimista e acho que vamos perder

Votos: 83 21.9%

• Total de eleitores
    379
  • Votação fechada .

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,206
15,020
Temos um problema com o Varela. Eu penso no que oferecia o Tive m

Bolas à queima? Vê novamente todos os passes errados do Varela. Nunca tem um jogador a menos de 1,5 m dele. Eu perceberia essa argumentação caso o Varela não falhasse constantemente passes simples.
O problema é do Varela é que não consegue ter uma bola nos pés mais do que dois segundos e fazer uma coisa tão básica num médio que é receber a bola, usar a visão periférica e perceber logo o que deve fazer - se tem espaço para se virar e subir com a bola controlada, quem é o jogador livre para receber a bola se estiver apertado, etc etc.

Se em vez de futebolista fosse empregado de café, o Varela era aquele gajo em que um cliente podia estar 5 minutos com o braço no ar, que ele nem assim o ia ver.

Última edição:

inot1982

Tribuna Presidencial
28 Agosto 2013
13,319
12,253
O triste disto tudo é ver os brasileiros nas redes sociais do nosso clube a dizer que o Porto no campeonato brasileiro acabava a meio da tabela, e eu próprio chegar ao cúmulo de começar a acreditar que neste momento talvez fosse possível.
Esse discurso também dá ao contrário.
O Palmeiras em Portugal nunca era campeão.
O Palmeiras numa fase boa do clube, com um plantel forte, se calhar o melhor do Brasil, não consegue ganhar a um FC Porto em final de época e com um plantel muitíssimo mais fraco do que o normal.
O FC Porto de 2022 amassava este Palmeiras.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

octux

Tribuna
30 Julho 2013
2,582
2,459
Conquistas
7
45
Albergaria a velha
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • João Pinto
  • Campeão Nacional 19/20
O triste disto tudo é ver os brasileiros nas redes sociais do nosso clube a dizer que o Porto no campeonato brasileiro acabava a meio da tabela, e eu próprio chegar ao cúmulo de começar a acreditar que neste momento talvez fosse possível.
Ver brasileiros nas redes sociais já é triste por si só..

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
39,520
76,779
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
A saída de bola é a primeira coisa a treinar numa equipa. Sei do que estou a falar. Se um jogador não tem capacidade para definir com um gajo em cima, sob pressão, tem que se arranjar maneira de não queimar o jogador e a equipa. O Mourinho uma vez disse sobre o Ricardo Carvalho, para mim o melhor central do mundo durante muito tempo, que ele tinha que se controlar e não fazer coisas que não tinha capacidade. Com o Anselmi é ao contrário. Tenhas capacidade ou não vais agir de uma determinada maneira.
Mas vocês acham que o Vitinha, que para mim é o melhor médio do mundo, se recebesse 15 bolas à queima num jogo solicitava todas?
Sobre pressao claro que nao. Mas o problema é a quantidade de bolas perdidas ou sem pressao ou com pouca pressao, a quantidade de mas opcoes com movimentos tecnicos que os jogadores nao dominam, tentando florear os lances em vez de serem mais
práticos.

Ha varios lances, mas um destacou se.

Na primeira parte, recuperamos a bola, saimos da pressao com umas triangulacoes e a bola chega ao Varela. Sozinho com tempo atras do grande circulo. Para a frente temos no minimo igualdade numerica. Varela sem nenhuma oposição tenta um passe vertical para o Fabio Vieira ( completamente livre de pressao ) mas faz o passe com forca a mais e o Fabio nao consegue dominar. Perdemos a bola e levamos com mais uma transição. Isto nao é responsabilidade de nenhum treinador. E lances destes repetem se com muitos dos jogadores. Nao e so tirar um e colocar outro. Grande parte dos lances de perigo que sofremos, nao so ontem, nascem de erros nao forçados, ou de pessimas opcoes em zonas proibidas, como toques de calcanhar, dribles. Nao e o treinador que lhes diz para fazerem isto. E nao adianta trocar porque os suplentes fazem ainda pior.

Temos um problema de falta de qualidade, agravado por uma mania inexplicável dos jogadores, que se acham craques e tentam jogar como craques.

Enquanto eu vir isto, nao acho que mudar de treinador seja a solucao.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,794
7,045
Porto
A prova que o futebol não se vê por estatisticas está aqui neste jogo...

Notas do FlashScore:
Mora: 6.3
Samu: 6.1
...
Vieira: 7.0
Varela: 7.0

O mora foi sem qualquer duvida a nossa unidade que trazia mais ao jogo.
Samu, fez o que pôde, ganhou faltas, correu, segurou a bola...
ambos tem as 2 pontuacoes mais miseraveis da nossa equipa.

Por outro lado, varela somou uns passes que poderiam bem ter custado golos... e consegue ter "positiva".

Esta é para a malta das estatisticas... futebol joga-se com bola e nao com numeros!

inot1982

Tribuna Presidencial
28 Agosto 2013
13,319
12,253
Esta competição faz parte de 2024/2025.
O plantel é o mesmo, tirando o Veiga, que jogou contra o Gil, Nacional, slb e afins.
O treinador e esta tática não me entusiasmam, mas preciso de ver esta equipa com 4 ou 5 reforços a sério.
Tem a palavra a direção.
Estou mais preocupado com o julho e agosto do que com este torneio.

Rower

Bancada central
3 Junho 2014
1,193
2,043
Jogo fraquinho, mas não era de esperar muita diferença do que vimos no fim do campeonato.
Tivemos alguns períodos positivos, mas o palmeiras também não é nada de especial e em condições normais tínhamos de ganhar este jogo. Os últimos 15min foram horríveis, muito pela quebra física, mas também pelas substituições…a meu ver o Anselmi mexeu muito mal na equipa.

Gabri mostrou bons pormenores enquanto teve pernas, mas é difícil jogar quando 80% das jogadas são bola longo para o Samu(ou para ninguém…) ou quando os colegas não sabem fazer um passe de 4-5m…o Varela desaprendeu a jogar? Grande one season wonder que nos saiu…

o plantel é fraco! Tem de dar para mais do que isto, mas é fraco…

A insistência no Martim a central para ver o JM a titular é absurda! o Fábio não pode ser titular…

fjpfcp

26 Março 2012
39,520
76,779
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Jogo fraquinho, mas não era de esperar muita diferença do que vimos no fim do campeonato.
Tivemos alguns períodos positivos, mas o palmeiras também não é nada de especial e em condições normais tínhamos de ganhar este jogo. Os últimos 15min foram horríveis, muito pela quebra física, mas também pelas substituições…a meu ver o Anselmi mexeu muito mal na equipa.

Gabri mostrou bons pormenores enquanto teve pernas, mas é difícil jogar quando 80% das jogadas são bola longo para o Samu(ou para ninguém…) ou quando os colegas não sabem fazer um passe de 4-5m…o Varela desaprendeu a jogar? Grande one season wonder que nos saiu…

o plantel é fraco! Tem de dar para mais do que isto, mas é fraco…

A insistência no Martim a central para ver o JM a titular é absurda! o Fábio não pode ser titular…
O problema é que é dificil mexeres bem na equipa quando nao tens qualidade no banco. E pior ainda quando o teu rival tira 5 jogadores e mete 5 que provavelmente eram titulares no Porto.

Concordo que o final foi horrivel, mas foi claramente devido à capacidade do Palmeiras de manter um 11 fresco sem perder qualidade vs um Porto que ou mantem um minimo de qualidade com jogadores estoirados ou se refresca perde claramente qualidade

• Like
Reações: fmorais92 e Rower

rvaz

Arquibancada
26 Abril 2016
230
195
Temos um problema com o Varela. Eu penso no que oferecia o Tive m

Bolas à queima? Vê novamente todos os passes errados do Varela. Nunca tem um jogador a menos de 1,5 m dele. Eu perceberia essa argumentação caso o Varela não falhasse constantemente passes simples.
Na primeira grande oportunidade do Palmeiras, ele recebe a bola com um adversário a dois metros e sem linhas de passe. Isso é procurar o erro.
Para mim os nossos jogadores não são assim tão maus. Já lá vão uns anos mas tivemos um grande médio, o Emerson, não sabia fazer um passe. A equipa estava a organizada para ele.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,794
7,045
Porto
Mas tipo, argumentar com eles é ainda mais estupido.
Uma coisa é terem argumentos que sustentem tal coisa, outra é mandar uns bitaites...

É que são de uma realidade paralela, basta ver que tipo:
- Palmeiras, tá em 4o no campeonato, com menos 1 jogo, que com esse jogo passaria para 2.
- tem um plantel que é considerado um "PSG" das americas, claramente candidato a ganhar tudo...

E não ganha a um porto em fase de transição, com a equipa claramente em transicao de tudo, e maturacao, um plantel jovem etc...
mas segundo eles, o porto la tava na segunda liga!

Então se empata com um "TUBARALHO" das americas... se calhar, significa que poderia este plantel do porto que está longe de outros tempos, ser considerado tambem um TUBARALHO se tivesse nas americas!

Explicar isto a pessoas pode parecer facil, mas esta malta "BR" brasileira que se ve por ai a comentar estas coisas nos Xis desta vida, tipo, ou sao bananas ou tem limitacoes de inteligencia muito acentuadas!

fjpfcp

26 Março 2012
39,520
76,779
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Na primeira grande oportunidade do Palmeiras, ele recebe a bola com um adversário a dois metros e sem linhas de passe. Isso é procurar o erro.
Para mim os nossos jogadores não são assim tão maus. Já lá vão uns anos mas tivemos um grande médio, o Emerson, não sabia fazer um passe. A equipa estava a organizada para ele.
entao nao tinha linha de passe? Devolvia ao Claudio Ramos. Passe super facil. Claro que as tantas marcava era um autogolo.

E repara no passe que ele faz. O defesa esta numa boa posicao, ate bastante liberto, e ele a tentar passar lhe a bola, faz um gesto tecnico horrivel e manda e oferece a bola ao adversario. Ou entao nem reparou que aquele gajo era do Palmeira e passou lhe a bola.

Eu ate concordo que o treinador nao pode exigir aos jogadores coisas que eles nao conseguem fazer, mas com o nosso naipe de medios, a solucao passaria sempre pela bola longa do GR.

rvaz

Arquibancada
26 Abril 2016
230
195
Sobre pressao claro que nao. Mas o problema é a quantidade de bolas perdidas ou sem pressao ou com pouca pressao, a quantidade de mas opcoes com movimentos tecnicos que os jogadores nao dominam, tentando florear os lances em vez de serem mais
práticos.

Ha varios lances, mas um destacou se.

Na primeira parte, recuperamos a bola, saimos da pressao com umas triangulacoes e a bola chega ao Varela. Sozinho com tempo atras do grande circulo. Para a frente temos no minimo igualdade numerica. Varela sem nenhuma oposição tenta um passe vertical para o Fabio Vieira ( completamente livre de pressao ) mas faz o passe com forca a mais e o Fabio nao consegue dominar. Perdemos a bola e levamos com mais uma transição. Isto nao é responsabilidade de nenhum treinador. E lances destes repetem se com muitos dos jogadores. Nao e so tirar um e colocar outro. Grande parte dos lances de perigo que sofremos, nao so ontem, nascem de erros nao forçados, ou de pessimas opcoes em zonas proibidas, como toques de calcanhar, dribles. Nao e o treinador que lhes diz para fazerem isto. E nao adianta trocar porque os suplentes fazem ainda pior.

Temos um problema de falta de qualidade, agravado por uma mania inexplicável dos jogadores, que se acham craques e tentam jogar como craques.

Enquanto eu vir isto, nao acho que mudar de treinador seja a solucao.
Desculpa, não concordo. O Varela até começou muito bem a época passada. Não lhe pediam para fazer o que ele faz agora. Tinha mais companhia. Agora a maior parte do tempo está sozinho e ele não tem capacidade para isso.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
7,524
4,256
A prova que o futebol não se vê por estatisticas está aqui neste jogo...

Notas do FlashScore:
Mora: 6.3
Samu: 6.1
...
Vieira: 7.0
Varela: 7.0

O mora foi sem qualquer duvida a nossa unidade que trazia mais ao jogo.
Samu, fez o que pôde, ganhou faltas, correu, segurou a bola...
ambos tem as 2 pontuacoes mais miseraveis da nossa equipa.

Por outro lado, varela somou uns passes que poderiam bem ter custado golos... e consegue ter "positiva".

Esta é para a malta das estatisticas... futebol joga-se com bola e nao com numeros!
É uma perda de bola do Mora que dá aquele contra em que o Palmeiras tem 3 oportunidades de marcar. Só nesse lance devem ter somado 1,5xG

rvaz

Arquibancada
26 Abril 2016
230
195
entao nao tinha linha de passe? Devolvia ao Claudio Ramos. Passe super facil. Claro que as tantas marcava era um autogolo.

E repara no passe que ele faz. O defesa esta numa boa posicao, ate bastante liberto, e ele a tentar passar lhe a bola, faz um gesto tecnico horrivel e manda e oferece a bola ao adversario. Ou entao nem reparou que aquele gajo era do Palmeira e passou lhe a bola.

Eu ate concordo que o treinador nao pode exigir aos jogadores coisas que eles nao conseguem fazer, mas com o nosso naipe de medios, a solucao passaria sempre pela bola longa do GR.
Acho que o o Cláudio ramos tem um adversário por perto. Mas sim a solução deveria ter sido uma bola longa. Simplesmente o treinador não pede isso.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,794
7,045
Porto
O problema é que é dificil mexeres bem na equipa quando nao tens qualidade no banco. E pior ainda quando o teu rival tira 5 jogadores e mete 5 que provavelmente eram titulares no Porto.

Concordo que o final foi horrivel, mas foi claramente devido à capacidade do Palmeiras de manter um 11 fresco sem perder qualidade vs um Porto que ou mantem um minimo de qualidade com jogadores estoirados ou se refresca perde claramente qualidade
Nem mais...
Tenho batido muito sobre isso aqui.

Ter 11 jogadores bons, é positivo... é melhor que não os ter!
Mas no banco, tambem é preciso ter soluções crediveis, ou pelo menos soluções para abrir possibilidades de jogo diferentes, mas tambem tem que haver pelo menos uma alternativa ao titular!

Vejamos o caso do Samu, na epoca passada.
- As alternativas que terminaram a epoca foi Namaso e Gul... Esquecendo a qualidade de ambos, sim, podiam ser interessantes tar no plantel, para dar outros modos de jogo. Agora, não podemos é achar que eles podem ser alternativas ao SAMU. São alternativas à funcao que samu faz/pode fazer, agora, faltou claramente 1 PL com menos capacidade que samu (um bom suplente é um "titular" mais fraquito) mas com um estilo de jogo aproximado ao do samu.

Ontem, se vissemos o nosso banco:
- tinhamos Nehuen e Otavio, ok são alternativas aos centrais.
- Tinhamos eustaquio que pode ser uma alternativao ao varela e eventualmente ao veiga.

Mas fora isto, não ha.
Tomas Perez e william acho que ainda ninguem percebeu exactamente o seu nivel.

O treinador ontem para tirar mora, quem tinha? PP? LOOOLES!
Se quisse tirar samu, quem punha?

Na minha visao, nao havendo capacidade financeira para se melhorar o banco, pelo menos, temos que tentar melhorar com soluções mais solidas, mais experientes, gajos com perfil mais confiavel, tipo o que acontece com eustaquio ou acontecia com Fabio cardoso no seu tempo.
Um gajo com este tipo de jogadores sabe que pelo menos não entram malandros para dentro do campo, como acontece muitas vezes com Pepes, com este tipo de jogadores sabemos que não entram gajos sem estaleca para aguentar a pressao, como os varios jovens que temos.

• Like
Reações: MaffiOoZz

Moradona

Bancada lateral
18 Maio 2025
540
1,227
É uma perda de bola do Mora que dá aquele contra em que o Palmeiras tem 3 oportunidades de marcar. Só nesse lance devem ter somado 1,5xG
A perda de bola do Mora é junto à área do Palmeiras, é uma perda de bola normal, se dá um contra-ataque e o Palmeiras quase marca, não é por culpa do Mora, é porque a equipa estava completamente desequilibrada no momento da perda e isso é trabalho do treinador. Se o Mora tivesse errado um passe dentro do nosso meio-campo em zona central, aí sim, podíamos culpá-lo, agora culpar o jogador por uma perda de bola junto à área do Palmeiras não faz qualquer tipo de sentido.

10 Janeiro 2021
60
102
Aveiro
A nossa primeira fase de construção é simplesmente horrível. Os centrais com a bola nos pés, literalmente não sabem o que fazer com ela. O Varela até dá um peidinho cada vez que recebe a bola de costas para os adversários que o estão a pressionar. Treme que nem varas verdes e acaba muitas vezes por entregar a bola ao adversário em zonas proibidas. Neste momento este é o maior problema a resolver, a primeira fase de construção.
Gostei bastante das nossas bolas paradas ofensivas, finalmente vimos oportunidades flagrantes para marcar golos neste tipo de lances.
Último apontamento que acho importante ter em mente, neste tipo de sistema tático se queremos ter sucesso, os nossos alas NUNCA podem ser o João Mário e o Francisco Moura. Estas 2 posições são de extrema importância para este sistema funcionar. Com estes 2 jogadores andamos literalmente a jogar coxos o jogo todo.

• Like
Reações: Scarface e rvaz