Falando mais a sério, eu acho que os objectivos a curto prazo, até pela urgência da coisa, passavam pela reestruturação financeira.
Sem as contas em dia andávamos sempre com a corda ao pescoço e nessa condição é impossível pensar a médio/longo prazo.
Como não conheço nenhum caso onde a recuperação financeira passe por aumentar gastos mas sim por "cortes", o Porto não ia ser diferente.
Sacrificamos o investimento na equipa. Limitamo-nos a colmatar as saídas de atletas. Não houve um reforço de plantel propriamente dito. Aliás, em Janeiro até se deu o contrário.
O AVB propôs-se a ser campeão na primeira época mas sabia, ele e todos, que ia ser muito difícil. Também nunca pensei que fosse correr tão mal como correu.
Os objectivos a médio prazo têm de passar pela construção de um plantel capaz de vencer. Neste momento não temos.
O Anselmi não tem ajudado nada em melhorar a equipa mas sem reforços vai ser igual seja o que lá está seja o Guardiola seja o Klopp ou o JJ. Isso de se fazer omeletes sem ovos é uma tanga.
A longo prazo deve passar por estabelecer o FC Porto como figura de proa nas decisões do desporto português, manter saúde financeira que nos faça segurar os miúdos da formação por mais tempo no plantel principal e ambicionar troféus internacionais.
As coisas não são tão lineares assim ...
Sem ganhar também perdes o bolo da Champions ea re-estruturação financeira fica cada vez mais dificil ..
Porque a re-estruturação financeira já foi feita ... Já temos as dívidas controladas, prazos alargados ... Vamos viver como os outros clubes rvais, rodando emrpestimos obrigacionistas ...
Sem VMOCs, temos que ser criativos ...
Para mim era imperial vender o Diogo Costa, Pepê e Chico e angariam uns 110-120M€.
Depois vendia o Mora pelos 70M€ e tentava ficar com ele durante 2 épocas ...
Eu diria que com 120M, reformulámos o plantel por inteiro ... Com 6-7 contratações jeitosas e que algumas podem passar por comprar 50% do passe ... e ir adquirindo posteriormente ... mas falo de craques mesmo ... de nível ... Hackney, Rios, Sudakov, Spertyan, Enciso, Centralão .... e depois apostar em algumas penchinchas como Valentin Gomes, Esquivel, Bamba ...
Claro que ainda vamos ter algum dinheiro de jogadores medianos que também deveriam sair ... como JM(15M), Eustaquio(10M), Namaso(10M), Franco(3M), Zé Pedro(4M), Borges(7M) ... Facilmente fazemos o banco com jovens de talento ... uns coelhos da cartola do scouting tipo Gul e Tomas Perez ... e também com algumas subidas da equipa B ...
Não é impossível ... mas as peças do domino têm que ir caíndo ...