André Villas-Boas - Presidente

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
16,754
18,786
O próprio PdC só ganhou o campeonato ao fim de 3 anos como presidente, e já tinha antes algumas épocas de director para o futebol, AVB ter cometido erros numa época de transição que já se esperava complicada não é assim tão surpreendente nem sinal que não possa ter sucesso no futuro, o problema é que alguns adeptos que votaram nele criaram expectativas desmedidas em relação ao seu sucesso imediato e outros ficaram aziados com as últimas eleições e tornaram-se catastrofistas em relação a esta direcção.

Isto de dirigir um clube de futebol requer alguma margem de aprendizagem, não basta perceber de futebol e trazer pessoas competentes para outros ramos, é preciso perceber o momento de intervenção em cada dossier, em quem delegar ou não determinado dossier, que tipo de expectativas criar, e que tipo de risco assumir em cada momento, AVB ainda está a tentar perceber isso.

E como parte desse processo, não é impossível que reveja o grupo de trabalho que criou e chegue à conclusão que haja ali alguém a mais.
Só te esqueceste de dizer que logo no segundo ano foi a uma final europeia onde fomos vergonhosamente roubados …

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,629
30,778
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
My two cents

O Anselmi sai muito mal nisto, pois demonstrou não ter capacidade (ao dia de hoje, que é o mais importante) para ser o nosso treinador.

Tem boas ideias e tal, comunica bem, mas não parece incutir bem essas ideias ao plantel. Ou não se sabe organizar e passar as ideias para o campo. Ou precisa realmente de outro tipo de intérpretes para o futebol que preconiza. Ou de tudo um pouco.
O que fica, no final, é que não tem condições para continuar, depois de quase 6 meses em que pouco ou nada se viu.

Mas, para mim, quem sai pior desta história toda é o Presidente.
Depois de todo o processo da sua contratação ao Cruz Azul, depois de tudo o que disse acerca do treinador, de ser um treinador com uma ideia de jogo arrojada e provocadora, de ser um treinador de projeto, de não concordar com o pouco tempo dado aos treinadores para impôr as suas ideias e ficarem reféns do "resultadismo", de lhe ter prometido uma renovação do plantel, de ser uma aposta pessoal sua...

Tinha de ter um par de tomates e dizer "meus amigos, esta é a MINHA opção. Vamos reformular o plantel e dar armas ao treinador para poder fazer um trabalho que efetivamente seja digno do Futebol Clube do Porto, ao contrário do que se tem visto desde janeiro. Caso corra mal, a culpa é MINHA. Mas estou convicto que vai dar certo." Algo do género.

Assim, arrisca-se a isto virar um cemitério de treinadores.
Vem um cromo novo, faz uma pré-época engraçada, até põe a equipa a jogar, os adeptos entusiasmam-se e ao primeiro desaire começam a chover críticas e pressões.

Por outro lado, também é bom termos um Presidente que tem noção que isto está mal e que talvez a sua opção não seja a mais correta para o clube. Mas vai ter uma enorme pressão para acertar no próximo homem do leme.
Não é tarefa nada fácil, face à situação que passamos. Não queria nada estar no lugar dele.

É uma situação de mixed-fellings, a que estou a passar atualmente
Não concordo contigo.

O erro não esteve em despedir.

O erro esteve ao afirmar peremptoriamente em Março que seria o seu treinador para a próxima época.

A partir daí fica refém da sua entrevista, se não despedir é um egocêntrico que prefere penalizar o clube com os seus erros do que assumir o erro, se despede é um catavento da opinião pública e cedeu À opinião exterior enquanto vendeu falsas promessas ao MA.

Na minha opinião fez o mais certo, porque pese embora o plantel é fraco individualmente MA não fez nada para que colectivamente conseguisse potenciar a equipa que tinha. Antes pelo contrário, tornou os seus pontos fracos ainda mais visíveis a olho nu.

Última edição:

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
16,754
18,786
Eu não gostei daquela do Lotopegui e mais uma ou outra estirada dele. Quanto ao polvo.. esse.. continuou sem o JJ.

Eu sou um homem prático e de poucos sentimentalismos passados. Sim ou não? O JJ é bom treinador e poderia se perspectivar uma melhoria significativa do nosso futebol com ele? Se a resposta a esta questão for sim estou-me bem nas tintas para que ele tenha estado num rival.
Jesualdo já tinha passado pelo Benfica…

RuiDias

Tribuna
29 Abril 2013
2,541
927
Continuo a achar que o AVB está a fazer um bom trabalho como Presidente, criando condições para que possamos ser fortes novamente num futuro próximo.
Parece-me é que, e já o disse aqui, que está mal assessorado. Gostava de saber de onde veio a ideia do Anselmi, pois acho que é alguém que não coloca o clube à frente. A aposta num treinador sem experiência na Europa e que ainda não mostrou grande coisa no Mexico (México???), só significa que alguém lhe fez a cabeça e ele acreditou.
Não sei se foi o Zubi ou o Jorge Costa, mas algo não está lá muito bem. É preciso arrumar a casa, do telhado até à cave, isto é, desde dirigentes, passando pelo treinador e acabando nos jogadores, que são muito culpados disto tudo (alguns são uns autênticos mercenários sem escrúpulos).
Ontem, na TV, o Vitor disse que foram alguns jogadores que queimaram o VB, mas que gostam deste porque dá muitos palmadinhas nas costas.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
16,754
18,786
My two cents

O Anselmi sai muito mal nisto, pois demonstrou não ter capacidade (ao dia de hoje, que é o mais importante) para ser o nosso treinador.

Tem boas ideias e tal, comunica bem, mas não parece incutir bem essas ideias ao plantel. Ou não se sabe organizar e passar as ideias para o campo. Ou precisa realmente de outro tipo de intérpretes para o futebol que preconiza. Ou de tudo um pouco.
O que fica, no final, é que não tem condições para continuar, depois de quase 6 meses em que pouco ou nada se viu.

Mas, para mim, quem sai pior desta história toda é o Presidente.
Depois de todo o processo da sua contratação ao Cruz Azul, depois de tudo o que disse acerca do treinador, de ser um treinador com uma ideia de jogo arrojada e provocadora, de ser um treinador de projeto, de não concordar com o pouco tempo dado aos treinadores para impôr as suas ideias e ficarem reféns do "resultadismo", de lhe ter prometido uma renovação do plantel, de ser uma aposta pessoal sua...

Tinha de ter um par de tomates e dizer "meus amigos, esta é a MINHA opção. Vamos reformular o plantel e dar armas ao treinador para poder fazer um trabalho que efetivamente seja digno do Futebol Clube do Porto, ao contrário do que se tem visto desde janeiro. Caso corra mal, a culpa é MINHA. Mas estou convicto que vai dar certo." Algo do género.

Assim, arrisca-se a isto virar um cemitério de treinadores.
Vem um cromo novo, faz uma pré-época engraçada, até põe a equipa a jogar, os adeptos entusiasmam-se e ao primeiro desaire começam a chover críticas e pressões.

Por outro lado, também é bom termos um Presidente que tem noção que isto está mal e que talvez a sua opção não seja a mais correta para o clube. Mas vai ter uma enorme pressão para acertar no próximo homem do leme.
Não é tarefa nada fácil, face à situação que passamos. Não queria nada estar no lugar dele.

É uma situação de mixed-fellings, a que estou a passar atualmente
E se ele não estiver convencido de que vai dar certo qual o sentido de adiar o inevitável? Comprometer a próxima época ?

• Like
Reações: T-Dragon e matias

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
14 Março 2023
3,059
8,567
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Não concordo contigo.

O erro não esteve a despedir.

O erro esteve ao afirmar peremptoriamente em Março que seria o seu treinador para a próxima época.

A partir daí fica refém da sua entrevista, se não despedir é um egocêntrico que prefere penalizar o clube com os seus erros do que assumir o erro, se despede é um catavento da opinião pública e cedeu À opinião exterior enquanto vendeu falsas promessas ao MA.

Na minha opinião fez o mais certo, porque pese embora o plantel é fraco individualmente MA não fez nada para que colectivamente conseguisse potenciar a equipa que tinha. Antes pelo contrário, tornou os seus pontos fracos ainda mais visíveis a olho nu.
Mas isso é um resumo do que eu escrevi.

Que Anselmi não tem condições para continuar
Que o Presidente disse e prometeu coisas que não devia e, à custa disso, fica mal na fotografia

E que é bom sinal ele ter noção que a sua escolha, a sua opção, acabou por não resultar e que o melhor é cada um seguir o seu caminho, independentemente daquilo que foi dito

MMCorreia

Arquibancada
19 Maio 2025
276
496
Não, não acho...e por isso é que apoiei e votei AVB nas ultimas eleições.
E não estou arrependido desse voto.

No entanto, até agora o AVB não me nenhuma razão para nas proximas eleições voltar a votar nele...
Na minha opinião AVB e a sua direção tem sido uma desilusão em absoluto...
Desilusão em absoluto porque este ano acabámos na mesma posição que o ano passado? sem uma pré-epoca completa para preparar um plantel e sem dinheiro no banco para adquirir jogadores e pagar salários?

Só o facto de termos garantido a recuperação financeira e de finalmente termos avançado para uma academia é um optimo 1º ano! Para ti bom se calhar era termos acabado como o Lyon, falidos e despromovidos à 2 liga...

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,470
27,544
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
3 milhões para contratar anselmi mais 4 para o despedir mais 3 para VB e sua equipa técnica contas por alto já vai em 10 milhões a brincadeira com os treinadores, dinheiro mais que suficiente para contratar um treinador de top. Para mim nunca é demais o dinheiro gasto na contratação de um treinador de top. Vê lá se aprendes AVB
E acabados de f*der 7M por não se passar um grupo de coxos no mundial.

Um desastre de gestão.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,629
30,778
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Mas isso é um resumo do que eu escrevi.

Que Anselmi não tem condições para continuar
Que o Presidente disse e prometeu coisas que não devia e, à custa disso, fica mal na fotografia

E que é bom sinal ele ter noção que a sua escolha, a sua opção, acabou por não resultar e que o melhor é cada um seguir o seu caminho, independentemente daquilo que foi dito
Villas Boas tem de ser melhor assessorado.

Falar menos e agir mais.

Tem também de olhar para o treinador como um treinador para potenciar e crescer, e neste contexto investir forte porque e ele já teve esse exemplo, é o assalariado que pode mais impactar o valor dos activos desportivos do clube.

• Like
Reações: Gatão1983

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
2,152
1,988
37
3 milhões para contratar anselmi mais 4 para o despedir mais 3 para VB e sua equipa técnica contas por alto já vai em 10 milhões a brincadeira com os treinadores, dinheiro mais que suficiente para contratar um treinador de top. Para mim nunca é demais o dinheiro gasto na contratação de um treinador de top. Vê lá se aprendes AVB
Sem duvida. Era mais bem gasto com o Pinho

draco90

Bancada lateral
6 Julho 2020
724
1,028
O AVB arriscou, errou e agora só tem que assumir o erro e acertar no próximo. Manter o treinador só para "reforçar" a sua escolha não faz sentido nenhum.

Qual o presidente que não errou na escolha dos treinadores?

O PdC teve a sequência de Paulo Fonseca, Luís Castro, Lopetegui, José Peseiro e Nuno Espírito Santo, na altura revelaram-se escolhas erradas e depois acertou no Conceição.

O Varandas teve o Keizer, o Leonel Pontes e o Silas e depois acertou no Amorim.

Até o Florentino teve o Queiroz e o Lopetegui fonix.

SuperdragonXXI

Tribuna
10 Novembro 2014
4,417
4,353
O próprio PdC só ganhou o campeonato ao fim de 3 anos como presidente, e já tinha antes algumas épocas de director para o futebol, AVB ter cometido erros numa época de transição que já se esperava complicada não é assim tão surpreendente nem sinal que não possa ter sucesso no futuro, o problema é que alguns adeptos que votaram nele criaram expectativas desmedidas em relação ao seu sucesso imediato e outros ficaram aziados com as últimas eleições e tornaram-se catastrofistas em relação a esta direcção.

Isto de dirigir um clube de futebol requer alguma margem de aprendizagem, não basta perceber de futebol e trazer pessoas competentes para outros ramos, é preciso perceber o momento de intervenção em cada dossier, em quem delegar ou não determinado dossier, que tipo de expectativas criar, e que tipo de risco assumir em cada momento, AVB ainda está a tentar perceber isso.

E como parte desse processo, não é impossível que reveja o grupo de trabalho que criou e chegue à conclusão que haja ali alguém a mais.
Já se gastaram 60 ou 70 milhões em contratações, mais 10 milhões em treinadores. O níveis de competitividade estão em mínimos nunca vistos. ninguém estava à espera de sucesso imediato, agora dizerem-me que esta perda de identidade é comparável aos primeiros anos de PDC, só pode ser gozo. Eu era jovem nessa altura, mas lembro-me perfeitamente das intervenções dele, e de ver a nossa equipa equipa em campo a lutar. Este episódios de balbúrdia no balneário são inadmissíveis. Tanto AVB, como JC e Zubi, não são novatos nisto, todos eles foram profissionais de sucesso. Falta carisma e liderança.

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
2,234
1,833
Porto
Eu desiludido nao estou, mas e preocupante contratar um treinador para preparar a proxima epoca e despedi lo antes da mesma começar.

Agora também e verdade que a estadia de Anselmi ate agora nao foi nada promissora.

Enfim, e uma situacao complicada de gerir
Ele foi contratado para preparar a próxima temporada, mas mostrou zero capacidade de adaptação.
Foi casmurro com a táctica preferida, sem olhar à matéria prima disponível. Táctica que expõe ainda mais as limitações da equipa, principalmente na defesa e meio-campo.

• Like
Reações: Dragon G

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
14 Março 2023
3,059
8,567
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Villas Boas tem de ser melhor assessorado.

Falar menos e agir mais.

Tem também de olhar para o treinador como um treinador para potenciar e crescer, e neste contexto investir forte porque e ele já teve esse exemplo, é o assalariado que pode mais impactar o valor dos activos desportivos do clube.
Também já fiz um post, há uns dias, que o Presidente tem de se calar.

De cada vez que tem falado, só saem merdas ao contrário

• Like
Reações: pfapr

carmim

Tribuna
30 Julho 2018
2,915
3,197
Este pseudo treinador, consegue fazer termos um prejuízo de 15M em menos de 6 meses, impressionante...não nos consegue classificar e nem uma vitoria num grupo dos mais acessíveis deste mundial de clubes e são quase 8 M a voar, a sua contratação e despedimento, mais 7M no total...15M que esta personagem conseguiu que tivéssemos de prejuízo, ainda no meio de tudo isto conseguiu deprimir os adeptos com um dos piores futebol que se viu pelos nossos olhos a dentro...não consigo enumerar um , um jogo que seja que tenhamos tido uma vitoria e um jogo categórico e de qualidade com este Sr ao comando da nossa equipa...até com um Riga da Letonia conseguiu perder crl!!