#EquipaB Pré-Época 2025/26

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,621
5,746
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Ganhamos 3-1 aos sub-23 do Fulham no Olival.

Golos de Tiago Silva, António Ribeiro e Kotaro Nagata.

Foi um treino com jogo tal como aconteceu frente ao Leça e Beira-Mar, ou seja, a nossa equipa jogou com o equipamento de treino.

Destaque para a ausência do Domingos Andrade e continua sem haver sinal do Rodrigo Fernandes.
Tenho quase a certeza que o Rodrigo Fernandes foi dispensado. Já tem mais de 23 anos e as equipas B têm um limite máximo de jogadores maiores de 23 anos

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,836
2,246
25
Barcelos
Há aqui algumas decisões que honestamente me causam alguma perplexidade.

Começando pelos jogadores sem o mínimo nível para uma II Liga. Tanto o Queta como Konney são autênticos mistérios como são chamados para uma pré época. O Rui Monteiro apesar de lhe reconhecer algum talento é curto para este nível. E já nem vou falar da concorrência que é muito superior a ele.
Estes são os três casos que para mim são inexplicáveis.
Já vi aqui muitas críticas à presença do António Ribeiro mas eu tenho uma visão diferente. Apesar de não ter grande utilização em épocas passadas na II Liga devido a lesões, é um jogador já há alguns anos inserido neste contexto e tem perfil de líder. Vai ser muito importante num balneário inexperiente.

Agora vou aos jogadores que claramente precisam de outros estímulos competitivos. Aqui aponto também 3 jogadores. Domingos Andrade, Angel Alarcón e Vonic. Demonstraram na época passada que estão acima do nível da II Liga. Se ficarem mais uma época vão estagnar como já sucedeu com outros jogadores no passado. Não os beneficia a eles nem beneficia o clube ficarem mais uma época na equipa B.

Quanto às contratações/rumores, o Filipe Silva como já o disse na época passada foi uma boa adição e necessária. O médio do Botafogo também é uma contratação necessária face à provável saída do Domingos Andrade. O LD do Flamengo também vem colmatar uma lacuna clara na equipa que já tinha sido identificada por mim no início da época passada. O João Moreira veio amenizar essa situação mas não a resolveu por completo. Acredito que o "sacrificado" será o Dinis Rodrigues. Em relação ao Nagata, do que vi no jogo contra nós pareceu ter muita qualidade. Não digo que tenha sido uma má contratação mas claramente foi desnecessária face à quantidade de talento que temos à disposição que pisam os mesmos terrenos.

Em relação às subidas de escalão, há dois jogadores que tinham claramente que fazer a pré época. Falo do Filipe Sousa que ainda se torna mais incompreensível a ausência visto que na época passada até chegou a ser titular. Falo também do André Miranda que foi claramente um dos melhores jogadores da equipa de juniores do ano passado. Estes dois casos são para mim muito complicados de explicar.
Quanto aos campeões europeus de sub-17 (2008), toda a gente sabe que eu considero esta geração como a geração d'Ouro da nossa formação. No entanto, causa-me perplexidade como jogadores que no ano passado não tiveram qualquer utilização nos juniores e este ano saltam diretamente para a B. Não está em causa a qualidade/potencial desses jogadores. O que está em causa é a decisão que claramente foi tomada devido ao mediatismo da recente conquista do Euro sub17 e não tendo em conta o desenvolvimento dos jogadores.

Resumindo, temos aqui o melhor lote de jogadores de sempre da equipa B. Alguns ainda muito verdes, outros já em ponto de rebuçado prontos para ter a sua época de afirmação e outros que claramente já estão a mais na equipa B. Acredito que há claramente condições para fazer uma época bastante tranquila (já no ano passado havia condições para isso). Resta saber se o treinador está à altura do desafio.
Aqui não vou ser meigo nas palavras. O João Brandão provou tanto na primeira passagem no clube como nesta segunda que não tem o mínimo perfil nem qualidade para integrar o profeto formativo de um clube como o FCP. É incompreensível como ainda se encontra em funções.
Resta-me esperar que de uma época para a outra tenha ganho competências, ou seja, esperar um milagre. Esta época não há desculpas. Tem um plantel para andar no top5. Uma época tranquila é o mínimo que se exige.