Actualidade Internacional

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,942
9,469
O primeiro pogrom da história foi em Alexandria, ano 38 AD. De pagãos gregos contra judeus, Alexandria apesar de em África em trmos geográficos (bacia do Mediterrâneo) em termos culturais era "europeia" ou seja pertencia à parte helenística do Império Romano.

Os primeiros pogroms da Europa per se ocorreram em Inglaterra, em 1189, com os massacres de Londre, Bury e Yorke.
Tudo culminou anos mais tarde com o Édito de Expulsão, redigido por Eduardo I o Pernas Longas em 1290.

Durante este tempo os judeus eram até consideravelmente bem tratados em Portugal, D. João I Mestre de Aviz inclusive deus aos judeus uma administração de Justiça e tribunais próprios, que julgavam todos os feitos entre a comunidade judaica tanto civel como criminalmente, de acordo com as tradições judaicas.
Cada comunidade possuia um rabi e um almotacé (uma espécie de oficial municipal) e para regular estes a nível do reino existia um rabi-mor e um almotacé-mor da corte, nomeados diretamente pelo rei.

Isto manteve-se com D. Duarte I e só no 1º reinado de D. Afonso V onde começaram a aparecer as primeiras insatisfações populares, sobretudo devido aos altos cargos e grande dependência da burocracia do reino dos sefarditas.
Entretanto os judeus acabam expulsos de Espanha, e refugiam-se em Portugal muitos deles fogem com a roupa do corpo, e este contigente de refugiados destitutos. Isto veio acirrar ainda mais os ânimos da populaça.
Os verdadeiros problemas e pogroms só aparecem a seguir sob D. Manuel I com a conversão forçada, a opção era conversão ou exílio AKA expulsão, decretada porque fazia parte do seu acordo de casamento com Isabel de Aragão, filha dos Reis Católicos de Espanha (obviamente os que já haviam expulsados os judeus).
Mas os convertidos nunca foram bem aceites, eram vistos com desconfiança coo "continuando a prática em segredo de rituais judaicos" e isto explodiu no 1º pogrom nacional, Lisboa 1506 ou Matança da Páscoa, nma Lisboa arrasada pela peste.

Ora se queremos ser corretos os primeiros pogroms no mundo "culturalmente europeu" ocorreram 1468 anos antes de ocorrerem em Portugal.
E os primeiros pogroms efetivos em território geograficamente europeu, ocorreram 317 anos antes de ocorrerem em Portugal.
Os primeiros pogroms na Península Ibérica ocorreram em Espanha em 1391, portanto 115 anos antes de ocorrerem em Portugal.

Portanto a última afirmação da tua frase é historicamente e factualmente falsa ou mal informada.
É aí lidia Jorge tem razão nós somos agora os oprimidos e os opressores.
A península ibérica é uma coisa á parte da Europa cada vez tenho mais a certeza disso.
O único aviso que faço á navegação. Cuidado quando Espanha virar á direita a coisa não será bonita. É só uma questão de tempo pois Portugal é Espanha andam á mais de 500 anos a serem cúmplices. E andam á séculos de braços dados
O que não acho mal..

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,515
7,880
46
Lisboa
É aí lidia Jorge tem razão nós somos agora os oprimidos e os opressores.
A península ibérica é uma coisa á parte da Europa cada vez tenho mais a certeza disso.
O único aviso que faço á navegação. Cuidado quando Espanha virar á direita a coisa não será bonita. É só uma questão de tempo pois Portugal é Espanha andam á mais de 500 anos a serem cúmplices. E andam á séculos de braços dados
O que não acho mal..
Concordo. Acho que as reações nas redes sociais ao que se passou em Múrcia são evidência disso mesmo. Independentemente de tudo o que se passou na realidade e de quem é a culpa, percebemos que há uma quantidade enorme de pessoas que acha bem que se punam pessoas pelos crimes de outros só porque têm o mesmo tom de pele, e que não se importam que se exerça violência popular e se quebrem leis só para se obter essa punição.

• Like
Reações: PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,942
9,469
Concordo. Acho que as reações nas redes sociais ao que se passou em Múrcia são evidência disso mesmo. Independentemente de tudo o que se passou na realidade e de quem é a culpa, percebemos que há uma quantidade enorme de pessoas que acha bem que se punam pessoas pelos crimes de outros só porque têm o mesmo tom de pele, e que não se importam que se exerça violência popular e se quebrem leis só para se obter essa punição.
É a reconquista fomos criados nisto. O problema é esse. Existe um problema ibérico na minha opinião é óbvio.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,515
7,880
46
Lisboa

Estes perigosos terroristas

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Pá, ontem mataram quase 80 pessoas nas zonas de distribuição de comida. Ontem morreu um bebé (mais um) de 35 meses por subnutrição. Não percebo como é que a comunidade internacional continua aguentar isto.

Para mim, aqueles gajos que dizem declaradamente que querem que morram todos, é naquela. É um sentimento de desumanidade de tal forma bárbaro que me ultrapassa, que nem me despertam raiva, só perplexidade. Agora o que me fode mesmo, são todos os que supostamente defendem princípios humanistas e se mantêm calados....

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,635
6,028
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Pá, ontem mataram quase 80 pessoas nas zonas de distribuição de comida. Ontem morreu um bebé (mais um) de 35 meses por subnutrição. Não percebo como é que a comunidade internacional continua aguentar isto.

Para mim, aqueles gajos que dizem declaradamente que querem que morram todos, é naquela. É um sentimento de desumanidade de tal forma bárbaro que me ultrapassa, que nem me despertam raiva, só perplexidade. Agora o que me fode mesmo, são todos os que supostamente defendem princípios humanistas e se mantêm calados....
O lobby sionista é demasiado forte e os europeus são uns cagoes

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,515
7,880
46
Lisboa
O lobby sionista é demasiado forte e os europeus são uns cagoes

Nem falo desses. Falo das pessoas normais, aquelas que têm opiniões e que se chateiam com uma série de coisas e que deixam isto passar. Aquelas que exigiriam julgamentos e revoluções se uma criança morresse à fome aqui em Portugal ou um gajo fosse morto dessa maneira.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,746
7,066
A UE prefere judeus a muçulmanos.
Já viu que está enterrada em merda na França e na Alemanha, não vai alimentar o troll.
Um muçulmano morto é menos um que vai tentar entrar na Europa e isso para a UE é suf.
Tá fora de questão acontecer em Espanha e Portugal o que aconteceu em França e Alemanha nos últimos 30 anos.
No way in hell

• Não gosto
Reações: Panda Azul e Branco

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,629
2,676
A UE prefere judeus a muçulmanos.
Já viu que está enterrada em merda na França e na Alemanha, não vai alimentar o troll.
Um muçulmano morto é menos um que vai tentar entrar na Europa e isso para a UE é suf.
Tá fora de questão acontecer em Espanha e Portugal o que aconteceu em França e Alemanha nos últimos 30 anos.
No way in hell
Estás a fazer a apologia do holocausto dos muçulmanos: se morrer um é bom, todos, nem se fala.
Ao fim e ao cabo és igualzinho a qualquer nazi, só muda o objecto do teu ódio.
O que vale é que não tens poder rigorosamente nenhum.

• Like
Reações: Vlk

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,664
15,953

Entretanto, em Portugal

• Furioso
Reações: Porto

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,515
7,880
46
Lisboa

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,021
3,648
Nível de maldade e brutalidade assustadora. Desumanização total do povo de Gaza, desumanização de crianças inocentes.

Fecharam todos os centros de distribuição de comida e ajuda humanitária de Gaza, criaram centros geridos pela IDF e mercenários americanos, provocaram a fome na população, atraem-nos para os centros de distribuição e matam a sangue frio. Todos os dias, não há um único sem assassinarem dezenas/centenas de inocentes.

Gaza é onde os supostos valores humanistas das sociedades ocidentais foram para morrer.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,746
7,066
Estás a fazer a apologia do holocausto dos muçulmanos: se morrer um é bom, todos, nem se fala.
Ao fim e ao cabo és igualzinho a qualquer nazi, só muda o objecto do teu ódio.
O que vale é que não tens poder rigorosamente nenhum.
A minha imagem é no dia a seguir aos ataques ao Bataclan, havia suspeitas que um dos terroristas estava num bairro, a polícia chegou inclusivé com veículos blindados e foram recebidos com cocktails molotov.
Isto à quase 10 anos atrás.
Foi indicação de um ponto de não retorno.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,746
7,066
Nível de maldade e brutalidade assustadora. Desumanização total do povo de Gaza, desumanização de crianças inocentes.

Fecharam todos os centros de distribuição de comida e ajuda humanitária de Gaza, criaram centros geridos pela IDF e mercenários americanos, provocaram a fome na população, atraem-nos para os centros de distribuição e matam a sangue frio. Todos os dias, não há um único sem assassinarem dezenas/centenas de inocentes.

Gaza é onde os supostos valores humanistas das sociedades ocidentais foram para morrer.

Finalmente a sociedade ocidental / democracias deixaram de ser os coninhas do quarteirão e igualaram o nível de ódio reciproco do radicalismo islâmico.
Agora sim há equilíbrio nos pratos da balança

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,746
7,066
Desculpas de mau pagador.
Factos
Se alguns podem ter reacções emocionais ao verem um prédio com 400 pessoas ruir com Gaza para abaterem 2 soldados do Hamas, outros tb as podem ter quando a polícia entra de blindado num bairro em França para procurar um terrorista e é recebida com cocktails molotov.

O conceito de inocência é muito vasto e abrangente

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,664
15,953
Finalmente a sociedade ocidental / democracias deixaram de ser os coninhas do quarteirão e igualaram o nível de ódio reciproco do radicalismo islâmico.
Agora sim há equilíbrio nos pratos da balança
Tens que tomar rivotril para ficar mais calmo e controlar a fase maníaca da bipolaridade.

Um gajo que perante a morte propositada de inocentes que estão na fila para comida reage com "Agora sim há equilíbrio nos pratos da balança" tem problemas sérios e é um perigo para a comunidade.