Os trans?? Mas achas que cá em Portugal os professores passam o tempo da disciplina de cidadania a falar de trans??Se transmites a crianças de 10 ou 12 anos a ideia de que o sexo delas não corresponde necessariamente com um género estás a incutir-lhes uma ideologia. Porque isso de ciência não tem nada. Uma coisa é admitir que numa ínfima minoria da população há pessoas que não se identificam com o sexo com que nasceram, e não há mal nenhum nisso, outra coisa é dizer que isso é normal. Se fosse normal (estatisticamente) os trans não seriam 1% ou menos da população. A única coisa que se deve ensinar às crianças é a aceitar a diferença. Quando o que se faz é PROMOVER a diferença, está-se a agredir psicologicamente a imensa maioria dos que não são "diferentes". E isso para mim é violência infantil.
Mesmo que essa percentagem tivesse essa relevância toda, para além de trans há muitas outras tendências sexuais que na realidade são mais do que 1%. E isto numa sociedade que ainda é culturalmente condicionada. Ou seja, sem qualquer condicionamento cultural muito provavelmente a quantidade de pessoas que não são exclusivamente heterossexuais é muito superior a 10%.
Mas eu digo-te porque é que faz falta a inclusão da sexualidade na cidadania. Porque na turma do meu filho mais novo que anda na primária ainda se chamam gays uns aos outros como ofensa. Porque nessa mesma turma um miúdo que está sempre com miúdas é tratado por "Joana". Porque na da minha filha mais velha se uma miúda andar com muitos miúdos é uma puta e um gajo filmar uma miúda despida é um herói. É preciso que alguém ensine aos miúdos que ninguém é melhor ou pior porque tem mais ou menos namorados deste ou daquele género, e que é ok foderem com quem querem as vezes que quiserem desde que tenham os cuidados necessários.