Samu Aghehowa

Samu Omorodion 9

Samu Omorodion

5.63

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.63 Performance da Época
Jogos
45
Golos
25
Assistências
3
Amarelos
6
Vermelhos
1

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,565
4,996
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Não existe sequer proposta e já vejo colegas a falar em acordos.

É o que digo. Estão cheios de vontadinha.
Desde 2015, quando vendemos o Jackson Martínez, que o FC Porto não conta com um ponta-de-lança do perfil e eficácia do Samu. Aos 20 anos, na sua primeira época sénior num contexto de ataque continuado, o Samu marcou 27 golos e fez isso num clube em crise, com modelos táticos inconsistentes e inconsequentes, que raramente potencializaram as suas qualidades.

Querer “despachar” um ponta-de-lança com estes números e este potencial, sob a justificação de que é “cepo” ou que “não oferece apoios”, é ignorar o valor real e o contexto da sua produção. Um avançado com esta capacidade de finalização, nesta idade, é um ativo raríssimo e ainda mais num mercado onde jogadores com muito menos golos, mas com físico interessante, são vendidos por valores astronómicos.

O argumento de que “não oferece apoios” parte de uma visão redutora do papel do ponta-de-lança moderno. O Samu, mesmo que não seja o avançado mais participativo na construção, compensa com o que mais custa encontrar no futebol, golos. E golos mudam jogos, títulos e balanços financeiros. Além disso, o que falta em apoios pode ser trabalhado taticamente, já a frieza e a capacidade natural de finalizar são atributos muito mais difíceis de ensinar.

Abrir mão de um ponta como o Samu nesta fase seria repetir erros do passado, desperdiçando uma oportunidade de ter finalmente um goleador que pode marcar uma era no clube.

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
14 Março 2023
3,200
9,201
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Desde 2015, quando vendemos o Jackson Martínez, que o FC Porto não conta com um ponta-de-lança do perfil e eficácia do Samu. Aos 20 anos, na sua primeira época sénior num contexto de ataque continuado, o Samu marcou 27 golos e fez isso num clube em crise, com modelos táticos inconsistentes e inconsequentes, que raramente potencializaram as suas qualidades.

Querer “despachar” um ponta-de-lança com estes números e este potencial, sob a justificação de que é “cepo” ou que “não oferece apoios”, é ignorar o valor real e o contexto da sua produção. Um avançado com esta capacidade de finalização, nesta idade, é um ativo raríssimo e ainda mais num mercado onde jogadores com muito menos golos, mas com físico interessante, são vendidos por valores astronómicos.

O argumento de que “não oferece apoios” parte de uma visão redutora do papel do ponta-de-lança moderno. O Samu, mesmo que não seja o avançado mais participativo na construção, compensa com o que mais custa encontrar no futebol, golos. E golos mudam jogos, títulos e balanços financeiros. Além disso, o que falta em apoios pode ser trabalhado taticamente, já a frieza e a capacidade natural de finalizar são atributos muito mais difíceis de ensinar.

Abrir mão de um ponta como o Samu nesta fase seria repetir erros do passado, desperdiçando uma oportunidade de ter finalmente um goleador que pode marcar uma era no clube.
O Samu tem características incríveis, inatas.
E tem muita margem para evoluir, apesar de ser uma “corrida contra o tempo”

O potencial físico, a forma como se movimenta na área, como ataca a bola, são coisas que, como referes e bem, nasceram com ele, são naturais.

O único “problema” aqui é que o futebol pede atualmente muito mais que isso, caso contrário não víamos o Ronaldo na Arábia e sim, nos melhores palcos do mundo. Porque não há ninguém como ele dentro da área. Pé direito, pé esquerdo, cabeça, calcanhar, piroca, qualquer parte serve porque ele está quase sempre no sítio certo, à hora certa. Tem movimentação e timing perfeito. Mas só isso, não chega.

Dou um exemplo prático do porquê de achar que por 80M era uma proposta de aceitar na hora pelo Samu: um PL de 80M não pode falhar uma oportunidade de finalização por claro défice técnico, como o que aconteceu contra o Twente. Ganha a frente ao central, e depois não sabe colocar o corpo de modo a não perder posição e ainda se atrapalha

tem demasiadas lacunas técnicas. Acho que ainda vai bem a tempo de aprimorar, mas nunca será nada de extraordinário. O que não quer dizer que não venha a ser uma das grandes referências a nível mundial, na sua posição

E também não o estou a desvalorizar, atenção. Ficamos muito bem servidos com ele e até acho que não é preciso grandes alternativas, ao contrário do que vejo muita gente a pedir

Tulaodinho_FCP

Superior
29 Junho 2025
85
293
80M e levo-o ao aeroporto. O meu jogador favorito do plantel, a par do Mora, mas o Samu tem claras lacunas técnicas que até chegam a ser graves, é jogador de correr, dar no máximo 2/3 toques na bola, ou ganhar de cabeça na área, pouco mais. Mesmo o Farioli certamente que não se importava de o vender e trazer outro, porque pede do PL contribuição de costas para a baliza em envolvimento curto com os colegas que o Samu não tem. Basta ver golos do Ajax do ano passado

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,565
4,996
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
O Samu tem características incríveis, inatas.
E tem muita margem para evoluir, apesar de ser uma “corrida contra o tempo”

O potencial físico, a forma como se movimenta na área, como ataca a bola, são coisas que, como referes e bem, nasceram com ele, são naturais.

O único “problema” aqui é que o futebol pede atualmente muito mais que isso, caso contrário não víamos o Ronaldo na Arábia e sim, nos melhores palcos do mundo. Porque não há ninguém como ele dentro da área. Pé direito, pé esquerdo, cabeça, calcanhar, piroca, qualquer parte serve porque ele está quase sempre no sítio certo, à hora certa. Tem movimentação e timing perfeito. Mas só isso, não chega.

Dou um exemplo prático do porquê de achar que por 80M era uma proposta de aceitar na hora pelo Samu: um PL de 80M não pode falhar uma oportunidade de finalização por claro défice técnico, como o que aconteceu contra o Twente. Ganha a frente ao central, e depois não sabe colocar o corpo de modo a não perder posição e ainda se atrapalha

tem demasiadas lacunas técnicas. Acho que ainda vai bem a tempo de aprimorar, mas nunca será nada de extraordinário. O que não quer dizer que não venha a ser uma das grandes referências a nível mundial, na sua posição

E também não o estou a desvalorizar, atenção. Ficamos muito bem servidos com ele e até acho que não é preciso grandes alternativas, ao contrário do que vejo muita gente a pedir
Percebo a tua visão, mas eu não vendia o Samu já, a ser vendido já apenas e só pela cláusula. Um ponta com as características dele é demasiado raro para abdicar nesta fase. As lacunas técnicas que identificas, são pontos que podem ser trabalhados, especialmente num jogador que ainda está a dar os primeiros passos a este nível, não podemos nunca esquecer que vai agora para a segunda época em ataque continuado (e na época passada taticamente com uma equipa perdida), o que faz uma enorme diferença. O que ele tem de inato não se ensina, o que mencionas é muito fruto da experiência e de trabalho.

Acredito que, com mais tempo, treino específico e experiência em jogos de alta intensidade, vai melhorar muito na gestão corporal, receção e finalização sob pressão. Além disso, o próprio contexto do FC Porto, com um sistema que privilegia a exploração da área e do último terço, vai acelerar essa evolução.

Última edição:

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
14 Março 2023
3,200
9,201
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Percebo a tua visão, mas eu não vendia o Samu já, a ser vendido já apenas e só pela cláusula. Um ponta com as características dele é demasiado raro para abdicar nesta fase. As lacunas técnicas que identifica, são pontos que podem ser trabalhados, especialmente num jogador que ainda está a dar os primeiros passos a este nível, não podemos nunca esquecer que vai agora para a segunda época em ataque continuado (e na época passada taticamente com uma equipa perdida), o que faz uma enorme diferença. O que ele tem de inato não se ensina, o que mencionas é muito fruto da experiência e de trabalho.

Acredito que, com mais tempo, treino específico e experiência em jogos de alta intensidade, vai melhorar muito na gestão corporal, receção e finalização sob pressão. Além disso, o próprio contexto do FC Porto, com um sistema que privilegia a exploração da área e do último terço, vai acelerar essa evolução.
Concordo com tudo, de todo!

Apenas acho que tudo o que seja de 80M para cima, não se pode recusar. Pelo menos não na situação em que nos encontramos.

Espero (e acredito) que chegaremos um dia ao ponto de nos “darmos ao luxo” de rejeitar uma proposta de 80M, seja por quem for

• Like
Reações: bad_person

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
21,211
13,994

60/80 milhões é despachar.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,968
283
Se um clube oferecesse 80M por ele só posso imaginar como seria o contrato equivalente. Nem ele quereria ficar.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,100
965
80M?! Onde é que leram isso?

Vejo aqui muitos comentários a falar desse valor mas isso só pode ser ficção científica. Sem qualquer desrespeito pelo valor do Samu.

• Like
Reações: blue_Dragon

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,968
283
80M?! Onde é que leram isso?

Vejo aqui muitos comentários a falar desse valor mas isso só pode ser ficção científica. Sem qualquer desrespeito pelo valor do Samu.
Duplicar o que se pagou por ele já seria fantástico.
Mais do que isso só se houvesse leilão.

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,380
148,679
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Prefiro o melhor Aboubakar (17/18) ao Samu. Mas sim, querer vender Samu nesta fase, e com o mercado de 9's da maneira que está, é uma parvoíce.
E não me acredito que saia.
O Aboubakar perdia a relação com a baliza a meio da época, diabos do rapaz.
Mas em dia sim, era entusiasmante.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,775
16,153
Investimos para estar na posição cómoda em que só temos que apontar para a clausula. Nesse caso, nada a fazer. Para os valores que os clubes ingleses andam a pagar por avançados, 80M nem sequer é um absurdo.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,968
283
Investimos para estar na posição cómoda em que só temos que apontar para a clausula. Nesse caso, nada a fazer. Para os valores que os clubes ingleses andam a pagar por avançados, 80M nem sequer é um absurdo.
O Liverpool arrisca-se a pagar pelo Isak praí 150% do valor real dele. Se aquilo viesse por aí abaixo tipo efeito dominó eu não tinha problema nenhum em pagar 150% do valor de um bom PL se nos tivessem pago pelo Samu 150% do valor dele.

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
10,696
18,796
Conquistas
7
63
Porto
O Aboubakar perdia a relação com a baliza a meio da época, diabos do rapaz.
Mas em dia sim, era entusiasmante.
Era um avançado muito completo em todas as fases do jogo. Não tinha o instinto que tem Samu, mas tinha outras valências que no nosso build-up nos ajudavam ao mesmo tempo que também ameaçava muita rotura no espaço. Tecnicamente muito acima da média, faltava-lhe um pouco o que Samu tem de sobra, que é box play e faro, daí que o seu output nunca tenha sido o mais estável ao longo das temporadas. Mas naquela primeira metade de 17/18 demonstrou um nível que ainda não vi num 9 nosso desde então.

N10

Arquibancada
24 Agosto 2012
489
624
41
Espero que o Samu não saia, para além de ter golo ainda tem aquela garra aquele atitude que eu gosto, mas há propostas que não podemos recusar no estado em que o clube está. Se aparecer mesmo essa tal proposta de 80 milhoes era impossível recusar.

• Like
Reações: Edgar Siska

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
10,696
18,796
Conquistas
7
63
Porto
Vendia por 70M€ mais 20/25% de futura venda. Para muitos é um valor baixo, para mim parece-me o justo por um 9 do nível e potencial de Samu aos 21 anos a jogar no contexto em que joga.
Mas isto sou eu, tenho a certeza que AVB não ponderaria sequer uma oferta desta ordem.