Jorge Costa - Eterno #2 (1971 - 2025)

hugo mocc

Bancada lateral
24 Maio 2017
590
928
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Vou na página 58 e tenho pelo menos mais trinta e tal páginas de mensagens para ler, uma por uma. Estava no tópico da Silly Season quando soube que se tinha sentido mal. Pensei que fosse só um susto mas fomos-nos apercebendo que era mais grave. Quando se confirmou a morte ficou o choque. Perdi a vontade de tudo.

Vou ser sincero, sou daqueles adeptos que privilegia muito os aspetos estéticos, por exemplo, em vez das mecânicas do jogo. Por isso venho aqui ler acerca do Porto, dos nossos jogos e jogadores, e tento aprender com todos os que por aqui vão contribuindo.

Cresci na era João Pinto e o Jorge Costa nunca foi dos meus jogadores favoritos. Não jogava bonito. Não galgava kilometros com a bola controlada a fintar adversários. Era prático e refilão. Não fazia cerimónias a defender. Marcou uns poucos golos de cabeça na raça mas não era um Geraldão com "pontapé canhão", nem sequer entre os nossos defesas do seu tempo era dos mais vistosos. Mas estava lá sempre e percebe-se porquê.

O Jorge Costa é um ícone portista, um do top 5 dos maiores símbolos vivos do FC Porto. E digo vivos porque o era ontem de manhã, anteontem e por aí fora. O que ele ganhou enquanto jogador de futebol é surreal para alguém que fazia da raça e da auto-superação as suas maiores qualidades.

Só tinha mais dois anos do que eu. Não sei que família deixa mas a família portista, na qual me incluio, fica de facto muitíssimo mais pobre. Como já alguns disseram nos seus comentários, parece que perdemos um irmão.

Agradeço-lhe do fundo da alma o que fez pelo "meu" Porto, sem nunca se ter servido do clube. Sempre disponível sem nunca se vergar a outros interesses que não fossem os do clube que amava.

Tal como a maioria dos portistas apenas gostaria de lhe dizer o seguinte:

Capitão, foste, és e hás de ser sempre a nossa muralha, a nossa força, um pilar central do Porto mais forte. Onde quer que estiveres, sabemos que estás connosco e nós estamos contigo.

Última edição:

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,725
23,942
34
Vila Das Aves
Acho que não se devia retirar o nr.2 das camisolas, da mesma forma devíamos retirar o nr.9 pelo nosso Bibota.

Ambos os números devem manter-se para que sirva de exemplo, inspiração e responsabilidade para quem a usar.

Em relação a dar nomes ao Olival ou ao novo centro de estágio, isso dependerá sempre da vontade da família dos falecidos..

Dragão_1977

Arquibancada
27 Maio 2024
422
760
Só hoje consegui rever a entrevista do nosso eterno Capitão ontem à SportTV, a mesma terminou às 12h30, às 14h17 já não estava entre nós 🥺

FCP_Blue_Dragon

Bancada central
30 Abril 2024
1,057
2,087

Bonitas as palavras ontem do Rui Costa. Foi preciso alguma coragem para as dizer naquele universo de grunhos e neste período específico. Gostei imenso da atitude dele e via-se que eram bons amigos.

E de salientar que o Benfica não colocou (e bem…) a nota de pesar nas redes sociais, contrariamente ao Sporting, simplesmente por saber que muitos dos comentários seriam de baixo nível.

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
1,826
679
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Reinaldo Teles
Tenho dúvidas se retirar a camisola 2 será a verdadeira homenagem a Jorge Costa.

A camisola 2 tem um simbolismo enorme. Mais que um simples número estampado, representa a essência do que é ser Portista.
Raça, coragem, determinação, resiliência, coração, orgulho, honra, liderança.

Vestir a camisola do Porto deve ser motivo de orgulho, mas usar a número 2 deve ser visto como uma espécie de Santo Graal, apenas ao alcance dos escolhidos.
Mais que retirar a camisola, agora mais que nunca, apenas aqueles verdadeiramente merecedores da mesma a devem vestir.
Não é um simples número de plantel. É o símbolo da liderança do clube. E todo precisamos de líderes fortes.
E saber que alguém reúne todas essas qualidades para a envergar, será a maior homenagem a quem tão profundamente defendeu esses valores.
A verdadeira homenagem ao Jorge Costa, na minha opinião, será preservamos todos os valores que ele possuía e transportá-los para dentro de campo! Será nunca esquecermos de quem foi e é Jorge Costa e lembramos-nós sempre dele nas nossas conquistas! Este ano, não será só por ele, mas também será por ele!

BM

Bancada central
30 Junho 2017
2,459
4,315
Conquistas
10
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Penso que uma bonita e justa homenagem seria dar o seu nome ao campo de treinos ou a uma futura academia do nosso clube. Pelo que representa e pelo exemplo que era penso que teria toda a lógica.

fcp79

Tribuna Presidencial
18 Março 2012
7,400
2,636
E de salientar que o Benfica não colocou (e bem…) a nota de pesar nas redes sociais, contrariamente ao Sporting, simplesmente por saber que muitos dos comentários seriam de baixo nível.
O comunicado do benfica não é uma mera nota de rodapé institucional, foi algo de bom tom, que dignifica a instituição ao contrário de outros episódios, provavelmente pelo facto do actual presidente ter sido amigo de JC durante décadas, o benfica esteve bem. Nestas alturas não se deveria esperar outra coisa.

Pessoalmente revejo-me no facto do nosso presidente ter representado o clube pessoalmente quando foi do Manuel Fernandes.

Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
41,488
71,272
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Acordei a pensar que isto tinha sido só um pesadelo. Mas não. Continuamos lá.

Isto vai demorar a passar. Se é que alguma vez passará. Talvez com um título europeu para relembrar e homenagear o grande vencedor que ele foi.

Olho para as peças de roupa de cor azul e tudo me parece desbotado, quase cinza quase ausência de cor. O céu continua ocre, doente, a querer desabar. O sol parece ainda mais distante e pálido.

Quero dizer tudo mas acabo por não dizer nada. E a dor não passa, foda-se. Nem ameniza sequer.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,737
5,171
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
O Jorge deixou-nos muito cedo, mas felizmente pôde desfrutar de uma carreira inteira. Inteira de sonhos realizados, de muitas alegrias, títulos e memórias incríveis que viveu e nos proporcionou. Foi um verdadeiro Bicho nos relvados e um digníssimo capitão que engrandeceu a mítica camisola #2 nos maiores palcos do futebol europeu.

A mística da camisola #2 forjada por João Pinto, temperada por Jorge Costa não pode desaparecer dos relvados! Deverá no entanto ser atribuída com especial cuidado e carinho, de preferência e sempre que houver um capitão digno desse nome que ame e digne o FC Porto dentro e fora do campo. Não atribuída como um prémio, mas antes como uma responsabilidade! Jogador algum pode vestir a camisola #2. É a camisola #2 que vestirá o seu próximo porta-estandarte!