Provavelmente até nem teria obrigação de estar ali tanto tempo de pé, mas fê-lo. E fê-lo porque é o que se exige de um líder, um líder que fez questão de estar sempre junto de outro líder, um líder mítico e eterno, mas acima de tudo um amigo, um amigo que o André não só adorava, como também respeitava e admirava, perdeu não só o braço-direito como um companheiro, uma referência.
Fê-lo também por respeito e consideração por todos os sócios, adeptos e simpatizantes deste nosso grande clube, por honra também a um compromisso que assumiu aquando da passagem de testemunho de outro grande líder mítico de seu nome Jorge Nuno Pinto da Costa.
Fez questão de organizar todas as cerimónias ao pormenor e com toda a atenção e carinho que tanto o Jorge, como a família, amigos, adeptos e instituição merecem.
Tal como organizou de igual forma aquando das cerimónias fúnebres do "presidente dos presidentes" como sempre, sincera e carinhosamente, o afirmou e continuará a afirmar.
Não esteve na altura presente nas mesmas por expresso desejo da família de Pinto da Costa mas nem por isso deixou de proporcionar uma cerimónia condizente e à altura de tão ilustre e histórico homem.
Teve uma postura exemplar agora e teve uma postura exemplar então, tal como teve uma postura exemplar durante todo o processo eleitoral, apesar dos constantes ataques não só injustos como infundados. Continuou a tê-la durante todo o seu primeiro ano como presidente e continua a tê-la actualmente não só no que devolveu aos sócios e adeptos, como também na tão necessária revitalização financeira e desportiva do clube.
Tenho que o dizer: Quem por acaso, por esta altura, ainda critica ou duvida do comprometimento, do amor e do profissionalismo do André para com a nossa instituição num todo...nem sei que lhes diga. Ou melhor, até sei, sei que estão redondamente enganados e que mantendo essa postura estão a menosprezar um homem não só de princípios mas com uma vontade inabalável não só de honrar da melhor maneira os legados do Pinto da Costa e do Jorge como também honrar o enorme historial e prestígio desta grandíssima instituição de todos nós.
Chegou ao fim do dia exausto certamente, de coração pesado mas cheio, mas com o sentimento de dever cumprido e de certeza com ainda mais vontade e querer de transportar este grande clube para novo patamar de sucesso a todos os níveis.
Têm sido dias madrastos para a família portista.
Tem sido, aliás, um 2025 madrasto para a família portista.
Resta-nos a todos seguir em frente com a promessa de compromisso connosco próprios, com as nossas famílias, com os nossos amigos e com o nosso clube, sempre com todos aqueles que não estando presentes fisicamente estarão sempre no nosso pensamento, de forma a honrarmos da melhor forma as suas obras, feitos e legados.
Altura de unir, altura de lutarmos todos juntos pelo nosso adorado Futebol Clube do Porto.
Obrigado Presidente.
Obrigado Portistas.
Obrigado Jorge Nuno Pinto da Costa.
Obrigado Jorge Costa, eterno capitão, foste, és e serás sempre um de nós, um símbolo eterno do que é ser um verdadeiro Portista, abnegado, lutador, apaixonado, profissional e forte, muito forte.
#E2ERNO
- Gustavo