Sabes qual é o grande problema? É o endeusamento.
Ao contrário dos deuses politeístas, o Deus de Abraão é perfeito. Tudo o que faz é bom e tem um propósito. Morrem 50k crianças em Gaza em agonia mas "quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!".
Tanto Sérgio Conceição como Pinto da Costa têm os seus seguidores que os idolatram como seres divinos e tudo fazem para justificar os seus actos mesmo que este sejam difíceis de compreender. Mistério da Fé.
Há quem consiga encontrar desculpa para o Pedro Pinho mamar 10% de futuras vendas que nem sequer vai ter uma palavra a dizer. E mesmo que não arranjem justificação voltamos ao "quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!".
Falando desta questão em concreto, deixa-me dizer que esta atitude só compromete o Sérgio Conceição e mais ninguém.
Presidente e clube saem de cara mais do que limpa desta conversa.
A mim chateia-me por uma simples razão: é que SC foi nosso treinador durante 7 anos. E durante estes 7 anos, defendi-o dos ataques dos rivais. Se calhar até tinham razão mas ninguém bate nos meus. Eu bato nos meus. Os outros não. É como os nossos filhos.
E tenho pena de olhar para alguém que faz parte da nossa história e não ter qualquer apreço por ele. Gostava de ter orgulho em dizer que foi nosso treinador. Treinador do meu FC Porto. Mas não tenho.
Agora que, pelas piores razões, teremos de encontrar um novo DD, SC podia perfeitamente ser esse homem. Mas todas as atitudes que tem tido neste último ano não só são desrespeitosas com o clube e os seus adeptos como são lesivas.
Pouco me interessa se ele gosta ou não gosta do AVB. Pouco me interessa se tem ou não tem razões para tal.
O FC Porto está de luto. Todos nós - portistas - estamos de luto. Perdemos um dos maiores símbolos deste clube.
Eu, que só me cruzei uma vez com o Jorge Costa na sede de candidatura do AVB, estou em lágrimas desde terça feira. Nunca falei com ele. Nunca falei com ninguém que fosse amigo dele. Mas sinto a perda como se um familiar se passasse.
Como eu, certamente, estamos todos.
Dar um aperto de mão ao AVB é dar um aperto de mão a todos os portistas pois ele é o nosso presidente. Indiferentemente se votamos nele, se concordamos com ele. O que for.
É o Nosso Presidente e representa todos os portistas.
Ao não o ter cumprimentado, além de dizer muito do seu carácter, não cumprimentou a família portista que supostamente o próprio faz parte.
Faltou-nos ao respeito a todos. Sem excepção. Aos que gostam e aos que não gostam dele.
Podes dar as voltas que quiseres mas este acto não tem desculpa. Esteve mal e espero que reflicta sobre ele e se redima do mesmo.
Eu sei que a queda dum ídolo é sempre difícil para qualquer um mas já somos todos adultos para acreditar em deuses de carne e osso. Somos humanos; somos falíveis.
Sérgio Conceição não é excepção.