A religião é uma espécie de alucinação colectiva que assenta numa série de crenças sem qualquer validade científica.
Uma dessas crenças é que algo acontece positivo por influência de " alguém" ou "entidade superior".
Se limpares 60% dos crentes, os restantes vão se questionar se as suas crenças efectivamente são benéficas.
A religião perde total influência quando tu começas a pensar e questionar...
Aconteceu com o Cristianismo no séc 16/17 quando se começou a questionar determinados dogmas.
Com o Islamismo temos de dar um "empurrão" para acelerar o processo se é que me entendes...
Vives num mundo a preto e branco. Laicismo=good, religião=bad. Quando as maiores atrocidades dos últimos cem anos foram cometidas em nome da "razão" e do ateísmo.
Dizer que a "religião perde influência quando começas a pensar e questionar" é não saber nada de psicologia humana. As crenças irracionais nunca vão desaparecer porque muitas vezes são as únicas que dão sentido à vida. Não importa que sejam "mentira", só importa é que ajudem a viver.
Eu conheço pessoas muito inteligentes, com carreiras profissionais e intelectuais com que tu nem poderias sonhar, que acreditam em Deus. Até tive um amigo, já falecido, professor universitário e esquerdista, que aos 70 anos teve um cancro e acabou a converter-se ao catolicismo. Vou dizer que ele ficou burro de repente? Não, vou dizer que poucas pessoas conseguem enfrentar transes desses sem o apoio de crenças irracionais.
Eu não sou crente, mas sempre achei que se um grupo de crianças de cinco anos fossem deixadas sozinhas numa iilha, iam acabar por inventar a ideia de Deus.
Aliás, nunca houve sociedade nenhuma sem crenças espirituais ou sobrenaturais. Por alguma razão há-de ser.