Só vai gramar é um frio engraçoso no Inverno, mas como vai viver num condomínio privado XPTO com aquecimento, no problemo.
Não vai dar é para frequentes viagens a Vigo para a noitada.
Sobre Montreal, e tendo familiares no Canadá (uns que vivem em Toronto e outros em Laval que é arredores de Montreal), é uma cidade no geral boa para se viver, com um custo de habitação menor que Toronto, combustíveis mais baratos, tem uma organização muito boa no que concerne a transportes públicos por exemplo, há facilidade e extensão de acesso.
É também uma cidade mais viva relativamente a eventos, comunidade etc comparativamente a Toronto que segundo o meu primo é mais fria e americanizada,é muito work work work. Por outro lado embora ambos tenham invernos rigorosos em Montreal é um bocadinho mais rigoroso, mas o verão também é ligeiramente mais quente curiosamente que em outras cidades, especialmente as da British Columbia como Vancouver.
Um contra são os impostos sobre rendimentos que são mais altos, embora para um Dexter ou Siska isso fosse problema, para um "Iván Jaime" isso são peanuts.
Ou quiçá não, quiçá um gajo a ganhar um salário médio perca menos em termos relativos do que um gajo a ganhar um salário principesco, agora fiquei a pensar.
Quem pode confirmar melhor ainda estas informações que me vão sendo passadas pelos familiares é o
@canadian dragao
Ele é de Toronto acho eu, é do país, pode constatar melhor as diferenças.
Já agora embora o ambiente seja bilingue, o mesmo é maioritariamente francófono, embora existam bairros anglófonos em Montreal, mas beware, o francês quebequois pode ser desafiante mesmo que fales francês "europeu" heheheheheh!!! Por acaso adoro ouvi-los falar, é uma pronuncia tão porreira e menos pretensiosa que o francês da Europa...