André Villas-Boas - Presidente

brunovale1893

Superior
18 Setembro 2025
74
60
Mas há formas muito mais inteligentes de o fazer.

Daqui não saiu nada de bom para o clube, a pressão mediática está aqui em vez de nos casos do fim de semana.

Isto parece mais uma reacção a quente do que uma coisa pensada. Queriam ter mais impacto, faziam uma conferência de imprensa com vídeos dos 2 lances e faziam um pedido de esclarecimento público sobre o critério a seguir.
Ninguém liga a essas coisas. Teria zero impacto.

• Like
Reações: blueriver

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
1,757
3,835
Não não voto, fiz 600km pra votar AVB.

Alias desde o R&C de 2005 que uma champions não me tapa os olhos sobre um sorvedouro de dinheiro do clube.

Voltando ao tema, se não percebeste, posso tentar fazer uns desenhos, mas sinceramente não tenho muito jeito. E provavelmente não valeria a pena o esforço.
Força, ilumina-me o caminho

bluegirl

Bancada lateral
9 Fevereiro 2018
656
957
Tenho uma duvida, O arbitro denunciou a situação no meomento ao delegado da liga ou só o fez no relatório do final do jogo?

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
6,129
7,971
Percebo o teu ponto mas as reações do clube têm de ser medidas pela eficácia que têm (não pela aparência que tomam). Assim sendo, que eficácia prática terá isto além de deixar os árbitros ainda com mais vontade de nos prejudicar? É isso que é preciso medir.
Vai fazer grande diferença para o que esses meninos têm feito.
Coagir frente a frente, num intervalo, não há problema algum. Agora uma TV é que não pode ser.
E quando diz que a TV não pode ser desligada é de bradar aos céus. Ainda bem que não sou o presidente porque senão era todo o santo jogo a TV em loop. Aliás se quiserem pago +x nas quotas para as multas.
No entanto estou solidário com o merdissimo, ninguém merece ver a merda que faz.

• Love
Reações: Dragaoinvicto
bad_person

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,719
5,434
Conquistas
4
Portugal
Percebo o teu ponto mas as reações do clube têm de ser medidas pela eficácia que têm (não pela aparência que tomam). Assim sendo, que eficácia prática terá isto além de deixar os árbitros ainda com mais vontade de nos prejudicar? É isso que é preciso medir.
Acho que essa lógica parte de uma base perigosa, a ideia de que o FC Porto deve “medir” as suas reações em função da sensibilidade dos árbitros, quase como quem tem de andar em bicos de pés para não os incomodar.

Isso, na prática, seria normalizar o medo e aceitar que o poder disciplinar ou arbitral pode ser usado como retaliação.
E se chegamos a esse ponto, então o problema não está na reação do clube, está no estado das coisas.

O clube fez o que tinha de fazer, marcar território, mostrar que está atento, que não aceita critérios diferentes nem um padrão de prejuízo consecutivo mascarado de “erros humanos”.
Não houve insultos, contacto físico, invasão de campo nem pressão direta, houve um gesto simbólico.

A eficácia aqui não se mede por “melhorar a relação com os árbitros”, mede-se por romper o conforto de quem se habituou a errar contra nós sem consequências.
Quando o Porto reage, como o fez, obrigou o árbitro a olhar-se ao espelho.
E é precisamente isso que lhes incomoda.

Eu não acho que o clube acredita, de um dia para o outro, os árbitros vão deixar de errar contra o FC Porto por causa de uma reação mais firme. O que acredito é que a forma como o clube reage pode alterar o enquadramento em que esses erros acontecem.

Explico:
Quando o clube se cala, cria-se uma zona de conforto. O árbitro que erra contra nós sabe que, no pior dos cenários, vai haver um desabafo de adeptos nas redes sociais e nada mais. Não há ruído institucional, não há pressão pública, e o erro é absorvido sem ondas. Resultado?
O erro passa a ser “seguro”, normalizado. E como o esquema está montado, até leva com um muito satisfatório e a carreira anda sobre rodas.

Quando o Porto reage, mesmo que polémico, muda-se o contexto psicológico e mediático.
Obriga o Conselho de Arbitragem e o VAR a saber que cada decisão errada vai ter resposta.
Obriga as nomeações futuras a serem feitas com mais cuidado, porque qualquer reincidência passa a ter custo mediático.
E, sobretudo, quebra o ciclo de impunidade, já não é totalmente indiferente errar contra o Porto.

Os árbitros não vão de repente tornar-se pró-Porto, nem é isso que se pretende. Mas vão pensar duas vezes antes de decidir de forma leviana ou enviesada, porque sabem que o clube deixou de ser o alvo fácil que engole tudo “para não criar polémica”.

No fundo, não é sobre os árbitros “pararem de errar”, é sobre fazer com que errar contra o Porto deixe de ser o caminho de menor resistência.
E isso só se consegue com presença, ruído e firmeza.
Silêncio nunca travou injustiça nenhuma.
Mas exposição e desconforto, esses sim, acabam por mudar comportamentos, mesmo que lentamente.

B

brunovale1893

Superior
18 Setembro 2025
74
60
Só por curiosidade, quem são essas excepções? É que não há um árbitro em Portugal que eu confie para fazer uma arbitragem séria de um jogo do nosso clube ou dos de lá de baixo...
O último árbitro sério de que me lembro foi o Jorge Coroado. Beneficiou-nos e prejudicou-nos, mas era sério.
O Artur Soares Dias, por exemplo, também nos beneficiou e nos prejudicou. Mas não era sério.

Tiago Magalhães

Bancada lateral
16 Maio 2017
690
618
Porto
Como é que é malta? Tou a ver que a malta da "capital do império" nos quer na 2ª divisão, e agora como é a nossa vida? Até já vejo a dizerem que o Benfica e o Sporting deviam unir forças, e até porta chaves do arabe fez barulho :ROFLMAO: :ROFLMAO:

fcp79

Tribuna Presidencial
18 Março 2012
7,561
2,834
Achar que o bom senso ou imparcialidade se aplica no tugão é de uma fé tremenda.

O ano passado fomos a Aveiro jogar em casa, no prox jogo o sporting vai ter um sector fechado, do outro lado da segunda circular foram dezenas de interdições na gaveta.

o Hulk e o Sapunaru por perderem a cabeça num roubo tipico naquele antro também não era critico alguma vez ficavam 21 jogos sem jogar, no tal jogo que o paladino RuiCosta andou a apontar cameras para o balneario previamente.

os Roubos sucedem-se jornada sim jornada sim, agora estamos à espera que alguem acabe com isso na liga ou na federaçao?

A estratégia na minha opiniao deveria passar por queimar carreiras internacionais de arbitros, o verdadeiro ganha pao daquela gente com exposiçoes fundamentadas em factos na UEFA e na FIFA.

Dualidades da liga e da federaçao tem que ser levadas até ao TAD e lutar por compensaçoes economicas, as unicas que eles nao poderia fugir.

Não opino sobre o nosso gabinete juridico do qual tenho 0 informação mas é fundamental ter um de alto nível.

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
18,039
16,466
O último árbitro sério de que me lembro foi o Jorge Coroado. Beneficiou-nos e prejudicou-nos, mas era sério.
O Artur Soares Dias, por exemplo, também nos beneficiou e nos prejudicou. Mas não era sério.
O menos mal, apesar de nos roubar para mim foi o proença, mas claro que por se escudar em ser o melhor arbitro também temos muitas razões de queixa, basta lembra o caso em que cardoso jogou basquet na sua área e não marcou penalidade, e ganhamos num fora de jogo de 20cm por erro do assistente, mas quem ficou marcado, claro o proença e branquearam a penalidade escandalosa!

• Like
Reações: fcp79
miguel

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,781
16,893
Mostrar imagens de lances ou erros de arbitragem é, em princípio, um ato de liberdade de expressão e informação, protegido pela Constituição Portuguesa (art. 37.º) e até pela Convenção Europeia dos Direitos Humanos (art. 10.º).

Ou seja:
  • Se um canal mostra lances, compara decisões e discute critérios,
  • sem insultos, ameaças ou difamações,
    então isso não é coação nem crime.
    É apenas crítica pública legítima a um tema de interesse geral.

----------------------------------

Só haveria crime (coação ou difamação) se a intenção fosse intimidar o árbitro, por exemplo:
  • Usar o programa para ameaçar (“vais pagar por isto”, “sabemos onde moras”);
  • Fazer uma campanha continuada e pessoal contra um árbitro específico;
  • Divulgar informação privada, ou incitar o público a hostilizar o árbitro.
Nesse caso, poderia configurar coação, difamação ou tentativa de condicionamento, mas isso é excecional e teria de ser provado com clareza.

Posto isto, é só para o show off....